Tudo sobre o Curió

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tudo sobre o Curió

Mensagem por Davi Hemerly em Seg Nov 05, 2012 9:59 am

Tudo sobre o Curió


Curiosidades – Curió

O seu curió pode cantar um canto extinto na natureza

O canto mais difundido por todo o Brasil é o chamado Praia Grande. Esse canto é originário das praias paulistas e, atualmente, está extinto na natureza, ou seja, os pássaros selvagens não mais o emitem. Por isso, a preocupação dos criadores de todo Brasil é que seja mantido, em cativeiro, esse tipo de canto. Para que um curió seja um cantor perfeito do canto Praia Grande, ele deve desenvolver as variações desse canto tais como o “quim quim”, “virada de Samaritá” e “arremate”, ou término de canto em “purru”. Dentro do canto Praia Grande existem seis modalidade diferentes. O canto clássico, com e sem repetição, é um canto suave e lento. Se o curió repete o canto até 5 vezes ele não é considerado um repetidor. Acima de 5 vezes ele se classifica como repetidor. O canto perfeito, é mais acelerado do que o clássico, porém com as mesmas notas. O canto Praia Simples, não apresenta a chamada “virada de samaritá”, nome dado pelos criadores a uma variação do canto. O canto Pardo é o canto executado pelos filhotes e o canto Peito de Aço, consiste em várias repetições do mesmo canto.
É um pouco difícil transmitir com palavras como seria cada tipo de canto. O melhor a fazer é observar de perto um curió cantando. Você verá a suavidade e a diversificação das belíssimas notas musicais emitidas por esse maravilhoso cantor brasileiro.

Compre discos interpretados por curiós famosos

Você pode encontrar no Brasil, discos contendo gravações de canto de curió, especiais para o treinamento de filhotes e aperfeiçoamento do canto de curiós adultos. Um desses discos já foi até tocado na rádio BBC de Londres, como exemplo do belíssimo canto desse pássaro brasileiro. Você pode conseguir informações de como obter esses discos consultando as Associações de Criadores. Nesses discos você encontra gravações de curiós campeões, emitindo o canto “Praia Grande”, tipo de canto mais difundido e apreciado pelos criadores de todo o Brasil. As gravações mais aconselháveis pelos criadores são os que tem como cantores os curiós Xodó, Ana Dias, Patrício, Tiradentes e Prelúdio, todos grandes campeões. Para submeter seu curió às primeiras aulas você deve proceder da seguinte forma: coloque-o em uma gaiola isolada de qualquer ruído ou canto de pássaros. Instale o alto-falante próximo da gaiola, num volume normal, nem alto nem baixo demais, e deixe o disco tocando se possível o dia inteiro. Seu curió poderá receber essas aulas do disco durante a vida inteira. Se você possuir mais de um passarinho, faça extensões de alto-falantes e coloque um próximo de cada gaiola.

Reprodução – Curió

A reprodução começa na escolha das gaiolas ou viveiros. Estes devem ser desinfetados com lysoform a 10%. Elas devem ser colocadas em local arejado, que não seja escuro, não sofra correntes de ar e nem excesso de calor ou frio e, se possível, receba os raios solares da manhã.

O ninho deve ser comprado feito de arame e fios, deve ser colocado no canto da gaiola um pouco abaixo dos puleiros. Também deve amarrar na tela 10 cm de corda desfiada na gaiola para a fêmea arrumar o ninho. Mas antes de coloca-lo na gaiola pulverize-o com a cal para evitar o aparecimento de piolhos.

Você deve escolher um reprodutor fogoso que goza de total saúde, e uma fêmea também com boa saúde que esteja pronta (ajeitando o ninho). Deve-se também evitar o procriamento de pássaros consangüíneos para não ocorrer degeneração. A fêmea deve ter de 1 a 4 anos de idade, que é seu período de postura, embora algumas continuam com a postura mais tempo.

Se ocorrer da fêmea botar, chocar e não nascer os filhotes, deve trocar o macho e, se a fêmea não botar é preciso trocar a fêmea. Depois do nascimento do filhote é aconselhável tirar o macho e deixar só a fêmea cuidar, mas o macho deve estar por perto para ensinar o filhote a cantar.

O acasalamento ocorre no mês de agosto até o fim de março. A Femea com 6 meses a 1 ano começa seu período fértil, ela pode botar de 1 a 3 ovos por ninhada. O período de incubação é de 13 dias.Os Filhotes quando nascem precisam de uma grande quantidade de alimentos. No 12º dia é colocado o Anilho. Mas é comum a fêmea rejeitar o filhote por causa do anilho, por isto deve cobrí-lo com esparadrapo ou outro material fosco da cor da perna do filhote. O anilho deve ser pedido com antecedência à associação a que pertence.

Com 20 a 25 dia os filhotes começam a gorjear. Quando eles estiverem com aproximadamente 30 dias já se alimentam sozinhos e retiramos da companhia da mãe. Isto é muito importante porque um pouco antes deste período a fêmea é galada novamente e pode chocar os novos ovos com tranquilidade.

A alimentação dos filhotes deve ser deixada por conta das mães. Além da alimentação básica, disponibilizamos diariamente mistura da gema do ovo cozido com milharina, milho verde e/ou talo de couve para a fêmea tratar dos filhotes. Nos primeiros três dias deixamos também a fêmea tratar dos filhotes com Tenébrio molitor, que é uma grande fonte de proteína. Colocamos algumas num recipiente com uma pequena camada de milharina toda manhã.

Lembre-se: Um bom filho aprende-se com um bom pai, com os curiós é a mesma coisa um bom canto se aprende com bons instrutores… Caso o pai não seje um bom cantador após a separação do macho coloque outro de bom canto por perto para que o filhote dentro do ovo já escute o canto, se não possuir ou o bom cantador estiver na muda de pena coloque uma fita para ele escutar, quanto mais tocar mais rápido ele irá aprender, mas o ideál seria o canto do pai.

Alimentação – Curió

Diariamente a mistura: 70% de alpiste, 20% de painço branco, 10% de painço verde. Ocasionalmente e em pequenas quantidades painço português, senha, milheto, quirera de milho, arroz com casca, níger e aveia.

Água sempre filtrada, renovada diariamente, em bebedouro limpo.

Canto – Curió

Após saírem do ninho, você já poderá ouvir os primeiros piados dos filhotinhos. Esses primeiros sinais de canto são chamados de “currichio” pelos criadores. Assim como com outros pássaros, o dom de cantar na família dos curiós é concedido somente aos machos. Entretanto, algumas fêmeas, quando ainda são filhotes, podem arriscar algumas notas chegando até a confundir o criador. Mas em 90% dos casos, se o seu filhote começar a cantar, ele será macho, mesmo porque em questão de tempo, as fêmeas cantoras voltarão a possuir um repertório de pequenos piados. Na natureza e também em cativeiro os filhotes machos aprendem a cantar com o pai. Você deve, por isso, deixar seu curiozinho ao lado do pai, para as primeiras aulas de canto. Lembre-se, contudo, de que os filhotes devem ser separados dos pais quando estiverem com 40 dias. Na oportunidade, coloque-os em gaiolas próximas da gaiola ou viveiro onde esteja o pai, para que aprendam a cantar. Se você possuir dois filhotes, ponha-os em gaiolas diferentes, perto da gaiola ou viveiro do pai, mas não deixe que um filhote veja o outro. Se isso acontecer, eles poderão querer brigar, distraindo assim a atenção das aulas ministradas pelo papai curió. Tome muito cuidado para que os filhotes ouçam somente o canto do pai. O curió é um excelente imitador e ouvindo o canto de outros pássaros, fatalmente acabará cantando como eles. Com 6 meses os filhotes já terão assimilado muito bem as lições do papai curió, e já estarão cantando tão bem quanto eles. Se o pai tem o canto perfeito, seus filhos também cantarão muito bem. Se você não quiser que seu curió mude de canto, não o distancie do pai. Mas, se você quiser melhorar as qualidades de sua música, pode colocá-los próximos à outro macho que cante melhor. A alimentação e cuidados especiais, não variam nesse período de aprendizagem dos filhotes.
Os criadores aconselham que os filhotes ouçam o canto do pai, somente se este canto for perfeito. Se você tiver dúvidas sobre a perfeição do canto de seu curió, consulte uma Associação de Criadores de Curió espalhadas pelo Brasil. Se você constatar que o pai de seus curiozinhos é um mau cantor, separe-os dele e arrume outro macho, ou recorra aos discos de treinamento de canto.

Biografia – Curió

Você mesmo pode ensinar o seu curió a cantar. Saiba que existem até discos especiais para esse fim. Veja agora, nesta reportagem, algumas dicas de treinamento que farão de seu curió um cantor perfeito.

Na natureza, o curió canta muitíssimo bem, mas em cativeiro pode acontecer dele ouvir o canto de outros pássaros cuja influência pode distorcer sua maneira natural de cantar. A maior preocupação dos criadores de curiós é preservar as características originais do canto deste passarinho genuinamente brasileiro. Por isso, depois de algumas dicas, você pode, em sua própria casa, contribuir para que seu curió torne-se um rei da voz.
Em primeiro lugar vamos falar dos filhotes. De 8 a 13 dias, após o nascimento, os curiozinhos saem do ninho. Se estiver fazendo muito calor, eles poderão sair até antes de 12 dias. Isto acontece porque eles se desenvolvem melhor em condições de clima mais quente.

Fonte:http://planetabird.wordpress.com


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Dicas Importantes:
- Clique no botão [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]para escolher a melhor Resposta.
- Respeite as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e conheça as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Como abir um [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Curta a nossa página no Facebook
- Não peça suporte por MP

Davi Hemerly
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick: K2
Quantos pássaros você cria?: 2
Mensagens: 9741
Reputação: 829
Idade: 22
Data de inscrição: 04/09/2012
Localização: Vitória ES

Ver perfil do usuário http://www.nacaodospassaros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tudo sobre o Curió

Mensagem por Reryson Colares em Seg Nov 05, 2012 1:18 pm

Perfeito!


Respeite as regras do fórum!!!

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Reryson Colares
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick: RC
Mensagens: 5759
Reputação: 545
Idade: 18
Data de inscrição: 12/09/2012
Localização: Fortaleza-ce

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tudo sobre o Curió

Mensagem por Arthur Ferreira em Seg Nov 05, 2012 2:09 pm

Este é o Curió mesmo com este lindo texto !


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Arthur Ferreira
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Mensagens: 1391
Reputação: 153
Idade: 16
Data de inscrição: 11/09/2012
Localização: Curvelo-MG

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tudo sobre o Curió

Mensagem por Andre Bass em Seg Nov 05, 2012 5:48 pm

mto bom =)


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Andre Bass
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Mensagens: 950
Reputação: 88
Idade: 22
Data de inscrição: 13/09/2012
Localização: Ibitirama

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum