Dúvida sobre óbito.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dúvida sobre óbito.

Mensagem por gustavoav em Qua Ago 07, 2013 3:07 pm

Amigos, vinha esperando um filhote de roseicollis há bastante tempo, era uma ave mansa que foi tirada do ninho bem jovem e acostumada pelo criador com as pessoas e manuseio. Infelizmente a busquei no inicio do mês passado e dois dias após se mudar acabou vindo a óbito. Como ainda não estava se alimentando apenas de ração nos poucos dias que tive com a ave a alimentei com papinha 2 vezes ao dia e deixava sempre disponível dentro da gaiola em potes distintos painço (alimento que o criador costumava dar como base para suas aves) e uma ração da "Nutriave", uma ração bem completa que havia sido indicada pelo vendedor e não havia tido veto do criador. O busquei no final da tarde de um domingo e logo na segunda feira de tarde reparei que ele estava com diarreia antes de comer a papinha na hora do almoço, logo tirei a ração da Nutriave e o deixei comendo a papinha. Reparei que após retirar a ração o pássaro começou a melhorar rápido e no intervalo de uma hora da tarde até as três e meia, quatro horas já não apresentava mais diarreia. A ave parecia estar bem, disposta, brincando, animada, etc. No dia seguinte (terça feira) sai para um compromisso as seis e meia da manhã, antes de sair fui ver como estava e a ave estava animada, porém meu pai me informou que entre sete e meia e oito horas ela veio a falecer. Gostaria de pedir a opinião dos criadores mais experientes para entender o que pode ter acontecido. Já havia lido em diversos lugares sobre aves que estavam doentes, porém ficavam desanimadas, sonolentas, com penas de cor opaca, etc e a minha não apresentava esses sintomas. Suspeito que o que pode ter ocasionado o óbito é a ração que havia comprado da Nutriave, que poderia estar estragada, contaminada ou algo do tipo. O que acham que pode ter sido? Moro no litoral, em uma cidade quente que tem bastante vento, porém a varanda da minha casa estava fechada no momento (fica como se fosse um quarto sem janelas) e o clima no dia não estava quente, estava de ameno para frio.

gustavoav
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Reputação : 5

Ver perfil do usuário

Re: Dúvida sobre óbito.

Mensagem por Anthony Fernandes em Qui Ago 08, 2013 10:24 am

Amigo você ofereceu alguma fruta ou outro alimento além da ração para ele ?
Então qual a medida de papinha foi dada a ele ? Pois ele poderia ter ficado com o papo muito cheio e veio a falecer. Espere mais respostas de nossos amigos pois eu não sei oque pode ter causado a morte dele.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Anthony Fernandes
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 13
Reputação : 480

Ver perfil do usuário

Mensagem por gustavoav em Qui Ago 08, 2013 2:06 pm

Anthony ele estava comendo apenas o painço, a ração e aproximadamente uma colher de papinha, porém um pouco mais pastosa. A última vez que ele havia comido foi no final da tarde do dia anterior. Pensei bastante, porém como era meu primeiro pássaro não tenho a menor noção do que pode ter acontecido e por isso acredito que podia ter algo errado com a ração.

Anthony Fernandes escreveu:Amigo você ofereceu alguma fruta ou outro alimento além da ração para ele ?
Então qual a medida de papinha foi dada a ele ? Pois ele poderia ter ficado com o papo muito cheio e veio a falecer. Espere mais respostas de nossos amigos pois eu não sei oque pode ter causado a morte dele.

gustavoav
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Raquel F em Qui Ago 08, 2013 4:38 pm

Ele comeu só uma colher de papa?
Eles comem aproximadamente 6 ml em cada refeição que tem que ser no minimo 3 vezes ao dia e preparada do modo correto morna e pastosa.
Filhotes devem comer de 3 em 3 horas para terem um bom desenvolvimento.

Raquel F
Supervisor
Supervisor

Feminino
Reputação : 834

Ver perfil do usuário

Mensagem por gustavoav em Qui Ago 08, 2013 5:49 pm

Raquel, esqueci de falar sobre isso na primeira postagem, ele já não era tão novo, ele tinha mais ou menos três meses e como já havia começado a comer o painço com o criador a papinha era dada apenas para "completar" a alimentação. A única mudança sofrida na alimentação foi a da ração da Nutriave que começou a ficar a disposição na gaiola quando o busquei. Obs: ela era dada como você falou, morna e pastosa.

Raquel F escreveu:Ele comeu só uma colher de papa?
Eles comem aproximadamente 6 ml em cada refeição que tem que ser no minimo 3 vezes ao dia e preparada do modo correto morna e pastosa.
Filhotes devem comer de 3 em 3 horas para terem um bom desenvolvimento.

gustavoav
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Anthony Fernandes em Qui Ago 08, 2013 6:08 pm

Amigo mais você verificou se ele estava comendo corretamente e o papo estava cheio ? Pois as aves aprendem rápido como também sentem falta da papa e ele poderia não estar se alimentando corretamente e veio a morrer de fome ou fraqueza.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Anthony Fernandes
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 13
Reputação : 480

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 10:57 am

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo