Gestão de Criação

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Gestão de Criação

Mensagem por trindade em Qua Ago 07, 2013 7:39 am

Bom dia pessoal, tenho andado a pensar em como irei fazer a gestão da minha criação e gostaria de ler a vossa opinião e saber como vocês fazem. O william e Thalles têm sido de grande ajuda, mas todos estão convidados a a dar a sua opinião.

Pensei da seguinte forma:

1) Quando for altura da postura irei separar as espécies por casais em gaiolas mais pequenas.

2)Posteriormente, quando as crias de Gould e Mandarim forem autónomas transfiro-as para este viveiro.

3)De seguida irei trocar algumas crias com outro criador, para não juntar casais parentes (julgo que poderá enfraquecer a linhagem sanguínea e poder causar algum problema nas gerações futuras)

4) Repetirei o processo quando as crias estiverem adultas e prontas a serem separadas em casal.

a)Acham que está correto ou nem por isso? b)O que farei quando não quiser que os casais se reproduzam? c)Volto a juntá-los num viveiro grande? d)Posso juntar os adultos com os adolescentes?

Um abraço e desculpem a quantidade de perguntas, mas espero que sejam úteis a futuros membros novatos Smile

trindade
Criador novato
Criador novato

Masculino
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Re: Gestão de Criação

Mensagem por Thalles Gregorio em Qua Ago 07, 2013 8:12 am

Vou tentar ajudar não sei se consigo responder todas, vamos lá...

1) E bom separar sim, no meu caso ele ja ficão em gaiolas com um ninho, e administro Avitrim Vitamina E da ajuda eles a entra na postura. (não sei se em Portugal teria avitrim).

2) Sim sim amigo, vc ja viu os Goulds como nascem? o Willian postou umas fotos depois da uma olhada no Tópico "UMA DAS MINHAS CRIAS DE GOULDS COM AMAS" que vc vai ver como eles nascem rs.

3) E amigo a terceira tbm e uma duvida minha, mais pelo que vejo em quitos (meu amigo tem) tudo fica num viveiro e nasce entre irmãos e nunca ti verão problemas, mais deixa outra pessoa responder a nossa duvida. rs

4) Só fico em duvida uma coisa, como vc vai separar o casal adulto em um viveiro?
Vc pode juntar todos as aves, pois são otinas aves e são doceis não teria esse problema.

Qualquer divida ainda pode ficar a vontade em perguntar, e espere tbm resposta de pessoas mais experientes.

E obrigado pelo carinho =D

Vtem
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Criador Nº ML 439

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][i][u]

Thalles Gregorio
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Reputação : 58

Ver perfil do usuário http://avesdothalles.blogspot.com.br/

Mensagem por trindade em Qua Ago 07, 2013 11:24 am

Thalles Gregorio escreveu:Vou tentar ajudar não sei se consigo responder todas, vamos lá...

1) E bom separar sim, no meu caso ele ja ficão em gaiolas com um ninho, e administro Avitrim Vitamina E da ajuda eles a entra na postura. (não sei se em Portugal teria avitrim).

2) Sim sim amigo, vc ja viu os Goulds como nascem? o Willian postou umas fotos depois da uma olhada no Tópico "UMA DAS MINHAS CRIAS DE GOULDS COM AMAS" que vc vai ver como eles nascem rs.

3) E amigo a terceira tbm e uma duvida minha, mais pelo que vejo em quitos (meu amigo tem) tudo fica num viveiro e nasce entre irmãos e nunca ti verão problemas, mais deixa outra pessoa responder a nossa duvida. rs

4) Só fico em duvida uma coisa, como vc vai separar o casal adulto em um viveiro?
Vc pode juntar todos as aves, pois são otinas aves e são doceis não teria esse problema.

Qualquer divida ainda pode ficar a vontade em perguntar, e espere tbm resposta de pessoas mais experientes.

E obrigado pelo carinho =D

Não precisa de agradecer amigo. Você o o William têm sido uma grande ajuda. Agora estou numa ansiedade...pois não sei ao certo a idade das aves (apenas que são de 2013) e um dos Goulds ainda têm umas pintas brancas na cara (deve estar a terminar a muda da pena). Julgo que (no mínimo) só lá para finais de Outubro, inícios de Novembro poderei pensar em juntá-los para reprodução.

Realmente será melhor juntar os adultos e os mais novos num viveiro até à altura da reprodução, já que eles se entendem bem, mas futuramente terei que construir mais alguns viveiros. Eu gostaria era de ter um espaço grande completamente vedado para poder ter várias espécies a conviver e procriar livremente, mas...quem não gostaria Very Happy Very Happy

Quanto às vitaminas, também não sei, mas para além da ração, estou a dar-lhes uma papa que o criador me deu para ajuda na muda da pena e da postura.

trindade
Criador novato
Criador novato

Masculino
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Mensagem por William Monteiro em Qua Ago 07, 2013 5:33 pm

trindade escreveu:Bom dia pessoal, tenho andado a pensar em como irei fazer a gestão da minha criação e gostaria de ler a vossa opinião e saber como vocês fazem. O william e Thalles têm sido de grande ajuda, mas todos estão convidados a a dar a sua opinião.

Pensei da seguinte forma:

1) Quando for altura da postura irei separar as espécies por casais em gaiolas mais pequenas.

2)Posteriormente, quando as crias de Gould e Mandarim forem autónomas transfiro-as para este viveiro.

3)De seguida irei trocar algumas crias com outro criador, para não juntar casais parentes (julgo que poderá enfraquecer a linhagem sanguínea e poder causar algum problema nas gerações futuras)

4) Repetirei o processo quando as crias estiverem adultas e prontas a serem separadas em casal.

a)Acham que está correto ou nem por isso? b)O que farei quando não quiser que os casais se reproduzam? c)Volto a juntá-los num viveiro grande? d)Posso juntar os adultos com os adolescentes?

Um abraço e desculpem a quantidade de perguntas, mas espero que sejam úteis a futuros membros novatos Smile

Trindade , vou tentar tirar suas dúvidas que pelo tenho visto são muitas mas estamos aqui para isso.

Pelo que entendi , você quer juntar todos os casais de Goulds neste viveiro que você postou e manter estes casais todos juntos até a época de postura e separa-los em gaiolas pequenas formando o casal.
Uma curiosidade sobre os Goulds que deve ser considerada é que essas aves escolhem seus parceiros principalmente quando estão em um viveiro por um tempo ,fato que pode prejudicar sua criação já que você pensa em separa-los futuramente. Como você vai identificar estes casais na hora de separa-los ?
Tenho algumas fêmeas que não aceitam outro macho , e isso é normal nos Goulds!

Trindade manter algumas aves em viveiro é uma situação , e ter o pensamento de criação é outra situação.

Se a sua intenção é fazer uma criação comercial ou tem a intenção de tirar uma quantidade maior de filhotes , você tem que manter a criação em gaiolas independentes para melhor aproveitamento retirando os ovos e colocando para os Manons ( Bengalins ) procederem com o choco e cria.

Se sua intenção é tirar crias por consequência e sem obrigação , você pode estar colocando dois machos para cada fêmea e deixar por conta dos próprios Goulds a tarefa de criar seus filhotes de forma direta dentro do próprio viveiro.

Se sua intenção é ter um viveiro colorido e bonito sem a intenção de tirar crias , você deve manter somente Goulds machos que podem ser em um numero maior sem maiores problemas.

Vejo que você está tentando adaptar as três situações em uma só e se for isso eu acredito que pode não dar certo.

Eu faria o seguinte ( DICA ).

Manteria um numero de dois machos para cada fêmea introduzida no viveiro , ninhos disponíveis instalados nas partes mais altas do viveiro. Manteria Manons em gaiolas separadas para chocar e criar os filhotes dos Goulds . Quando os filhotes atingissem a maturidade , trocaria com crias diferentes e proporcionais entre e machos e fêmeas dentro do seu viveiro e assim iria enchendo este viveiro apenas com os Goulds.

William Monteiro
Ausente

Masculino
Reputação : 166

Ver perfil do usuário

Mensagem por ErickTierling em Dom Dez 14, 2014 6:27 am

Tópico encerrado por tempo excessivo sem comentários. Poderá ser reaberto mediante solicitação do autor à Staff

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

ErickTierling
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 93
Reputação : 357

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 6:58 pm

Conteúdo patrocinado