Garantia de equilíbrio - Função das vitaminas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Garantia de equilíbrio - Função das vitaminas

Mensagem por Davi Hemerly em Seg Out 29, 2012 8:13 am

Garantia de equilíbrio - Função das vitaminas

Conheça a função das vitaminas e saiba por que elas são importantes, também, para a vida dos pássaros.

Além de uma alimentação correta e bem equilibrada, as aves, assim como todos os animais, necessitam de um complemento alimentar para que possam manter uma boa saúde durante o ano todo e, consequentimente, estarem preparadas para a troca de penas, os torneios, a época da reprodução, entre outras fases.


Esse "reforço alimentar" é feito por meio das vitaminas, como por exemplo a A, B1, B2, B12, C, D, E, cálcio, ferro e os aminoácidos.

Nesta reportagem, dois especialistas da área vão esclarecer dúvidas sobre algumas vitaminas e também sobre a importancia delas para que o pássaro tenha uma vida saudável. É necessário lembrar, que o uso desses produtos sem orientação veterinária não é aconselhável, pois o criador corre o risco de fornecer remédio errado, dosagem maior que a recomendável, ou mesmo prolongar o prazo do tratamento mais que o necessário, ou seja, em ambos os casos ele poderá intoxicar a ave, podendo levá-la à morte.

Mas, além disso e tudo o que será citado por esses profissionais, o criador jamais poderá deixar de lado um tratamento com as aves, para se obter excelente retorno por parte delas.
Neste caso, o medicamento não é fabricado e muito menos vendido em casas de rações. O sucesso de uma boa criação está muito mais no carinho, amor e respeito que nós, os passarinheiros devemos ter pelos pássaros.

P&C - Que tipo de vitaminas não deve faltar o ano todo para os pássaros?

Evandro Tratcha e Avelino C. de Osti: Todas vitaminas são de grande importância e obrigatoriedade para a correta funcionalidade do organismo. Algumas não podem ser sintetizadas em quantidades suficientes ao organismo, e a falta delas facilita o aparecimento de doenças, pois o organismo não funciona corretamente, na falta de uma ou outra vitamina. Vale lembrar que vitamina em excesso tambem pode ser prejudicial.

P&C: Ainda seguindo o raciocínio da primeira pergunta, em que determinada fase do ano deve ser administrada a referente vitamina? Como por exemplo, vitamina E na época de reprodução?

ET. AO: Somos a favor de uma dieta balanceada. Evitando o uso abusivo e desnecessário de complexos vitamínicos milagrosos. Saúde entra pela boca também!

P&C: Além das vitaminas líquidas, fale sobre os nutrientes que podem ser encontrados nas farinhadas?

ET. AO: Cada tipo de farinhada possui sua formulção e balanceamento nutricional, algumas são de boa qualidade e outras não. Vale o criador optar por qual utilizar, levando em conta alguns fatores, como marca, embalagem disponível, composição, entre outros. A utilização de raçãoes extrusadas foi uma grande evolução na criação de aves, visto que antigamente as aves de gaiolas alimentavam-se praticamente de alpiste e rações caseiras, o que favorecia uma alimentação desbalanceada, trazendo várias complicações pra a saúde da ave.

P&C: O uso de areias, ossos de siba e frutas também é recomendável como proteína para aves?

ET. AO: O uso de areia para aves de gaiolas tem seus prós e contras. A areia ajuda na digestão das aves, funcionando como se fosse dentes, mas pode trazer varias doenças, visto que a maioria a utiliza como substrato, o que faz com que a ave venha a procurar o chão, entrando em contato com suas fezes. O criador pode optar pelo uso da areia, mas a mesma deve ser esterilizada e servida em comedouros suspensos do chão da gaiola.
O osso de siba é uma importante fonte de minerais para as aves, especialmente cálcio. A ave deve ter sempre um pedação à sua disposição por todo o ano. Algumas aves apreciam frutas. Pode ser utilizada na alimentação, como por exemplo, pepino, mas não é ideal que a ave se alimente somente dele.

P&C: Como deve ser o ciclo da administração de vitaminas das aves para evitar a intoxicação, e se caso ela acontecer, o que deve ser feito para "limpar a ave"?

ET. AO: A administração de vitaminas para aves se torna desnecessária quando ela se alimenta com ração balanceada, salvo em fases críticas da vida dela, como muda de penas, troca de bico, reprodução, stress e torneios. Ao ser usada a vitamina, o criador deve procurar a orientação de um profissional da área, pois em cada situação a ave necessita de uma certa vitamina, e se não utilizada corretamente, poderá trazer complicações para o correto funcionamento do organismo.

P&C : Quais são as vitaminas mais indicadas no mercado? Algum tipo de medicamento não é recomedável para ser administrado às aves?

ET. AO: Existem várias vitaminas de excelente qualidade no mercado, cabe ao criador escolher a que deve utilizar, seguindo os sintomas qua a ave estará apresentando. Mas é sempre recomendável o acompanhamento de um veterinário.

P&C: As aves criadas em cativeiro têm mais resistência que aquelas encontradas na natureza devido ao uso de vitaminas ou não?

ET. AO: Aves de cativeiro não são mais resitentes que aquelas que vivem no seu habitat, pois lá a mesma está com a nutrição balanceada, pratica exercícios diários, e várias outras coisas que só o habitat pode lhes proporcionar, o que fornece maior resitência à ave contra as doenças.

Segundo pesquisadores, os criadores devem sempre procurar utilizar rações especiais pra o tipo de ave que está criando, devido ao balanceamento nutricional que cada espécie necessita, evitando assim complementar a alimentação com vitaminas e trazer problemas ao plantel. Além disso, ele deve sempre procurar o médico veterinário, evitando o "autotratamento".

Confira abaixo as dicas dos pesquisadores sobre algumas vitaminas e suas respectivas funções no organismo

Vitamina A: Nome químico retinol: Substância importante na formação, regeneração e proteção da ectoderme e mucosas, primordial para o crescimento, desenvolvimento do esqueleto (formação de ossos) e fecundidade das aves. Além disso, atua no processo da visão, melhora a formação de anticorpos e resitência, a regulação do metabolismo de carboidratos, graxas, pele e proteínas.

Sinais da falta da vitamina: Os sinais clínicos são: distúrbios oculares, inclusive corrimento, ataxia (incoordenação muscular), sinusite, infecções respiratórias e placas nodulares brancas na cavidade oral. A deficiencia de vitamina A é comum em aves mantidas com alimentaçaõ não balanceada, principalmente com dietas à base de sementes e frutas.

Tratamento: Consiste na aplicação de vitamina A e o uso de ração balanceada para aves. Espinafre, cenoura, pepino e gema de ovo são ricos neste tipo de vitamina.

Consumo exagerado: A ingestão exagerada pode ocasionar manifestações como pele seca, áspera e descamativa, ceratose folicular, dores ósseas e articulares, cãibras, lesões hepáticas e paradas do crescimento. Pode surgir também a falta de apetite, edema, cansaço, irritabilidade e sangramentos.

Vitamina B: É um complexo de várias vitaminas, como a B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12.

B1: Tem grande importância para o bom funcionamento do sistema nervoso, músculos e coração.

B2 ou riboflavina: Favorece o metabolismo, gorduras, açúcares e proteínas. Tem grande importância para a saúde dos olhos e bico. É encontrada em ovos, couve, agrião, repolho e sementes de girassol. Sua falta no organismo ocasiona coceira e ardor nos olhos, além de pele seca.

B6 ou piroxina: Favorece a respiração das células e ajuda no metablismo das proteínas. Pode ser encontrada no germe de trigo, aveia, arroz, banana e algumas leguminosas. Na falta da vitamina pode ocorrer dermatite, anemia e nervosismo.

B12 ou cobalamina: Necessária para a parte do metabolismo dos aminoácidos e dos ácidos nucléicos. Não é encotrada em vegetais, onde a maioria das outras vitaminas existe em abundância. Daí a grande importância da utilização de rações balanceadas na alimentação.
Entretanto, pode ser encontrada em produtos de origem animal como ovos, carne e leite. Existe uma acentuada transferência de vitamina B12 da fêmea para o filhote. Pode ocorrer uma alta mortalidade dos recém-nascidos quando os ovos incubados resultam de aves deficientes nessa vitamina.

A falta de B12 no organismo pode provocar anemíase, alterações neurológicas, progressivas e mortais, crescimento retardado, decréscimo na eficiência de utilização dos alimentos, alta mortalidade e redução na fertilidade do ovos.

Vitamina C: As aves normalmente sintetizam vitamina C, não havendo necessidade de suplementaçaõ dela na alimentação. Entretanto, em condições de stress é necessário o seu uso, por meio de água de beber, ou pela ração. Em alguns casos alivia os efeitos. É uma das vitaminas hidrossolúveis, o que significa que o organismo usa o que necessita e elimina o excesso. É importante para a cicatrização, a resposta do sistema imunológico às doenças, a absorção de ferro, na respiração celular, e protege os vasos sanguíneos. Sua falta no organismo provoca a avitaminose designada por escorbuto. Ela pode ser encontrada em abundância nas frutas cítricas, como laranja, limão, morango, pimentão, ou no brócolis e na cenoura.

Vitamina D: Também conhecida como vitamina anti-raquítica, pois controla o aproveitamento do fósforo e do cálcio. Ambos são importantes para o perfeito desenvolvimento dos ossos. Mesmo ingerindo alimentos que contenham os dois suplementos, essas substâncias não se fixam nos ossos quando há deficiência de vitamina D.
A ave com falta da vitamina apresenta o bico e as unhas moles e dobraveis, raquitismo e envelhecimento precoce. Além disso, a grade causa de ovos com casca mole ou até mesmo sem casca esta relacionada à deficiencia de vitamina D. A vitamina pode ser encontrada na gema de ovo, no fígado, manteiga e em alguns tipos de peixes, como a cavala e o arenque. Outro fator que ajuda neste caso é a exposição da ave ao sol.

Vitamina E: É uma vitamina lipossolúvel e tem a função de garantir o bom desenvolvimento do tecido muscular. É necessária para a formação das células sexuais, além de ser vital ao sangue. Pode ser encontrada em nozes, avelã, gérmem de trigo, brócolis, batata doce, leite, cereais integrais, aveia e abacate.
Sua falta no organismo provoca a esterilidade, que é uma das maiores preocupações no meio dos criadores de aves. Além disso, é responsável por derrames, cataratas, alguns tipos de câncer, disfunção neurológica que afeta o sistema nervoso, olhos e os músculos.

Vitamina K: Conhecida como vitamina anti-hemorrágica, pois favorece a formação de susbstâncias importantes para a coagulação do sangue. Sua falta no organismo causa hemorragias. Pode ser encontrada na alfafa, espinafre, couve-flor e repolho.

Por Alessandro Perin
Jornalista e criador de bicudos

Entrevistados
Avelino C de Osti
Evandro Tratcha


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Dicas Importantes:
- Clique no botão [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]para escolher a melhor Resposta.
- Respeite as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e conheça as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Como abir um [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Curta a nossa página no Facebook
- Não peça suporte por MP

Davi Hemerly
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : K2
Quantos pássaros você cria? : 2
Mensagens : 9779
Reputação : 868
Idade : 24
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : Vitória ES

Ver perfil do usuário http://www.nacaodospassaros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Garantia de equilíbrio - Função das vitaminas

Mensagem por NDP BOT em Qui Nov 22, 2012 7:32 am

Olá.

Muito bom esse artigo.

NDP BOT
Criador nível 3
Criador nível 3

Feminino
Mensagens : 532
Reputação : 17
Idade : 25
Data de inscrição : 01/11/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum