Dicas e modos de reproduzir Diamantes sem amas.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dicas e modos de reproduzir Diamantes sem amas.

Mensagem por Mylena Diniz em Sex Jun 28, 2013 11:30 pm

Boa noite pessoal da NDP.
Como mostrei no tópico de apresentação, eu tenho um casal de diamantes.
Na primeira postura, houve choco e nasceram 4 filhotes. Porém os 4 morreram de fome.
Em seguida houve mais duas posturas, uma com oito ovos e a última com seis.
Ao que me parece, o casal está animado. Mas estes últimos ovos goraram. Acredito que era por falta de saber meu. Mas depois de ler bastante descobri alguns pontos importantes. (Sobre o meu caso)
O pai, ADORA, fazer o ninho. Diferente de outros pássaros que não gostam ou rejeitam convecções no ninho. Ele adora fazer, e capricha bastante. Mas vi que ele não gosta de serragem, pois toda que eu coloquei na primeira ninhada ele pos pra fora. E colocou pedaços de jornal.
Então tive a ideia de cortar tiras de papel A4 e foi tiro e queda!
Pelo menos este problema está resolvido.
Outro ponto importante, minha fêmea só começa a chocar depois de acabar a postura. E quando acontece, o choco é revezado pelo casal.
Outra observação foi que no nascimento dos filhotes. Um foi tratado antes de falecer. E os mesmos faleceram por que o pai os colocou para fora do ninho. Vendo-os assim como invasores.
Neste tipo de caso, vale a insistência de por os filhotes de volta ao ninho, plena saúde dos pais e reforço na alimentação.
Agora eu quero saber se vocês. Eu estou disposta a tentar mais uma postura, já sabendo todas as exigências do macho e da fêmea.
Mesmo eles sendo um pouco mais "chatos" do que outras espécies. Vale a pena a tentativa.
Mas vocês acham que eles podem vir a ser um bom casal?
*Anexada uma foto da primeira ninhada deles.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Última edição por Mylena Diniz em Seg Jul 01, 2013 4:58 pm, editado 1 vez(es)

Mylena Diniz
Criador nível 3
Criador nível 3

Feminino
Reputação : 17

Ver perfil do usuário http://petsmy.wix.com/mylapets

Re: Dicas e modos de reproduzir Diamantes sem amas.

Mensagem por Marcos.Antônio em Sab Jun 29, 2013 3:38 am

Mylena Diniz escreveu:Boa noite pessoal da NDP.
Como mostrei no tópico de apresentação, eu tenho um casal de diamantes.
Na primeira postura, houve choco e nasceram 4 filhotes. Porém os 4 morreram de fome.
Em seguida houve mais duas posturas, uma com oito ovos e a última com seis.
Ao que me parece, o casal está animado. Mas estes últimos ovos goraram. Acredito que era por falta de saber meu. Mas depois de ler bastante descobri alguns pontos importantes. (Sobre o meu caso)
O pai, ADORA, fazer o ninho. Diferente de outros pássaros que não gostam ou rejeitam convecções no ninho. Ele adora fazer, e capricha bastante. Mas vi que ele não gosta de serragem, pois toda que eu coloquei na primeira ninhada ele pos pra fora. E colocou pedaços de jornal.
Então tive a ideia de cortar tiras de papel A4 e foi tiro e queda!
Pelo menos este problema está resolvido.
Outro ponto importante, minha fêmea só começa a chocar depois de acabar a postura. E quando acontece, o choco é revezado pelo casal.
Outra observação foi que no nascimento dos filhotes. Um foi tratado antes de falecer. E os mesmos faleceram por que o pai os colocou para fora do ninho. Vendo-os assim como invasores.
Neste tipo de caso, vale a insistência de por os filhotes de volta ao ninho, plena saúde dos pais e reforço na alimentação.
Agora eu quero saber se vocês. Eu estou disposta a tentar mais uma postura, já sabendo todas as exigências do macho e da fêmea.
Mesmo eles sendo um pouco mais "chatos" do que outras espécies. Vale a pena a tentativa.
Mas vocês acham que eles podem vir a ser um bom casal?
*Anexada uma foto da primeira ninhada deles.  

Os pais dos meus filhotes de CB.
Abraço.

Marcos.Antônio
Criador nível 3
Criador nível 3

Masculino
Reputação : 32

Ver perfil do usuário

Mensagem por Mylena Diniz em Sab Jun 29, 2013 7:45 am

Suas aves são lindas Marcos, obrigada por mostrar!

Facebook
Site

Mylena Diniz
Criador nível 3
Criador nível 3

Feminino

Mensagem por Mylena Diniz em Sab Jun 29, 2013 7:46 am

Amantes das aves, agora preciso de uma orientação.
Acabei de achar um ovo no fundo da gaiola. A Lisa (Fêmea de Gould) botou novamente. E iniciou uma nova postura. Com isso eu recoloquei o ninho e estou dando material pra forração.
Minha dúvida é a seguinte.
Eu queria vermifuga-los.
Mas vermifugar em postura tem algum problema?

Facebook
Site

Mylena Diniz
Criador nível 3
Criador nível 3

Feminino

Mensagem por Thalles Gregorio em Sab Jun 29, 2013 9:16 am

Eu acho melhor depois que os filhotes tiverem grandes vc da os vermefungos.

Vtem
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Criador Nº ML 439

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][i][u]

Thalles Gregorio
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Reputação : 58

Ver perfil do usuário http://avesdothalles.blogspot.com.br/

Mensagem por Mylena Diniz em Sab Jun 29, 2013 9:23 am

É.. Acho que vou deixar do jeito que está.

Facebook
Site

Mylena Diniz
Criador nível 3
Criador nível 3

Feminino

Mensagem por Mylena Diniz em Dom Jun 30, 2013 3:42 pm

Bom, devido aos novos membros aqui em casa. Tive que fazer uma arrumação. Então eu coloquei o casal de diamantes com o ninho na criadeira de Periquitos. Adivinhem o que aconteceu?Eles estão dormindo dentro do ninho agora Razz
Que alívio, pelo menos algo deu certo hahahaha. Só resta saber quando os filhotes nascerem.  

Facebook
Site

Mylena Diniz
Criador nível 3
Criador nível 3

Feminino

o que faço

Mensagem por apaduabr em Dom Jun 30, 2013 11:55 pm

Preciso de algumas dicas. Tenho um casal de diamantes gold há cerca de um ano. A fêmea já botou diversos ovos. Até agora, sempre punha para fora do ninho ou, acho, bicava e comia. Faz 14 dias que de manhã cedo vi no chão da gaiola um filhote e não soube muito o que fazer. Pesquisei na internet e um criador dizia que, nesses casos, recolocando o filhote no ninho pode dar certo. Minha gaiola tem uma caixa de madeira, onde os diamantes fizeram o ninho, que abre o tampo superior e permite ver o interior. Então, abri o tampo para recolocar o filhote e vi que tinha outro lá. Cerca de dois dias depois, um morreu, provavelmente o que recoloquei no ninho. O filhote que ficou cresceu e hoje está com 14 dias. Tenho algumas dúvidas:
1 – o filhote, que segundo pesquisei na internet, deve estar adulto aos 40/45 dias, vai descer do ninho sozinho (que se encontra na parte superior da gaiola);
2 – o ninho, feito pelo macho, com raízes compradas numa pet shop, que estava sempre limpo, agora esta cheio de cocô. Deve ser do filhote, que ainda não saiu de lá. Faço alguma coisa ou deixo como está?;
3 – Quando tudo isso se resolver (o filhote crescer e sair do ninho), preciso remover as raízes que fazem o ninho, que se encontra cheias de cocô, e colocar novas raízes na gaiola para o macho preparar de novo o ninho?
Obrigado pela ajuda.

apaduabr
Criador novato
Criador novato

Masculino
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Mensagem por Mylena Diniz em Seg Jul 01, 2013 2:15 am

apaduabr escreveu:Preciso de algumas dicas. Tenho um casal de diamantes gold há cerca de um ano. A fêmea já botou diversos ovos. Até agora, sempre punha para fora do ninho ou, acho, bicava e comia. Faz 14 dias que de manhã cedo vi no chão da gaiola um filhote e não soube muito o que fazer. Pesquisei na internet e um criador dizia que, nesses casos, recolocando o filhote no ninho pode dar certo. Minha gaiola tem uma caixa de madeira, onde os diamantes fizeram o ninho, que abre o tampo superior e permite ver o interior. Então, abri o tampo para recolocar o filhote e vi que tinha outro lá. Cerca de dois dias depois, um morreu, provavelmente o que recoloquei no ninho. O filhote que ficou cresceu e hoje está com 14 dias. Tenho algumas dúvidas:
1 – o filhote, que segundo pesquisei na internet, deve estar adulto aos 40/45 dias, vai descer do ninho sozinho (que se encontra na parte superior da gaiola);
2 – o ninho, feito pelo macho, com raízes compradas numa pet shop, que estava sempre limpo, agora esta cheio de cocô. Deve ser do filhote, que ainda não saiu de lá. Faço alguma coisa ou deixo como está?;
3 – Quando tudo isso se resolver (o filhote crescer e sair do ninho), preciso remover as raízes que fazem o ninho, que se encontra cheias de cocô, e colocar novas raízes na gaiola para o macho preparar de novo o ninho?
Obrigado pela ajuda.
Bom, primeiramente parabéns pela sua cria.
E sim... Eles rejeitam o filhote colocando-o pra fora do ninho. Você fez correto em colocar de volta.
Vamos as dúvidas...
1- Com 40;45 dias eles ainda é muito dependente dos pais e só sairá do ninho com cerca de 60 dias de vida. Na mesma época em que perderá os "Diamantes" aos lados da boca.
2- Sim, está tudo correto.. O macho que faz mesmo e a fêmea ajeita do modo dela. O ideal é limpar o ninho uma vez por semana. Mas cuidado! Os diamantes são chatos com mexidas no ninho. Então faça isso num horário que eles não estejam que é no final da tarde ou noite. Pode até não ser neste horário, mas quando perceber que eles estão comendo, bebendo água, qualquer coisa fora do ninho, o retire. Coloque o filhote em uma caixinha, mesmo que de papelão. Com um pouco de raízes ou palha de hamster dentro. Pra ele não fica desaquecido e no duro. Daí jogue fora toda a raiz que estava lá e coloque limpas mas do jeito que estava antes.
*Se for serragem de hamster prefira sacos não compactados, evitam que faça pó e dê espirros ao seu filhote. Sacuda dentro do saco para tirar as migalhas antes de por ninho.
3- Quando o filhote sair do ninho, com esta idade que lhe falei. RETIRE O NINHO IMEDIATAMENTE!
Filhotes, ainda mais aqueles que mal saíram do ninho, tem tendência a voltar. E a mãe pode fazer uma nova postura ou tentar acasalar com o macho. Sendo assim vendo o filhote como intruso. Neste caso você tem duas opções. Tire o filhote da gaiola e deixe o ninho limpo para uma nova ninhada. Ou tiro o ninho assim que perceber que o filhote está se alimentando sozinho é com 60 dias.
Eu te aconselho a tirar o ninho, dar descanso ao casal. E recolocar o ninho depois de um mês.

Espero ter te ajudado.

Facebook
Site

Mylena Diniz
Criador nível 3
Criador nível 3

Feminino

Mensagem por apaduabr em Seg Jul 01, 2013 5:17 pm

Obrigado pelas dicas, mas com relação a retirar as raízes sujas e colocar outras limpas, estou com receio de mexer no ninho e o casal passar a refugar o filhote, tipo deixar de alimentá-lo. Se não mexer, quais os riscos que o filho corre.

apaduabr
Criador novato
Criador novato

Masculino
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Mensagem por Mylena Diniz em Seg Jul 01, 2013 5:32 pm

Por nada Smile 
Devido a fungos e bactérias acumulados nas fezes. Os pais podem ficar doentes, e geralmente, mata a cria de infecção.

Facebook
Site

Mylena Diniz
Criador nível 3
Criador nível 3

Feminino

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 11:24 am

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: