Muda francesa nos periquitos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Muda francesa nos periquitos

Mensagem por Henrique Tenório em Seg Jun 24, 2013 8:35 pm

Eu peguei esse artigo em um site pra ajudar a tirar futuras duvidas pois estou com um periquito que esta com essa doença e queria compartilhar essas informações com vcs.

Se já teve a infelicidade de ter o problema da Muda Francesa no seu aviário, pode juntar-se ao clube.
  Esta doença aparece sem qualquer aviso, não mostra piedade e devasta toda a criação que tenha na altura e no futuro.
  Este problema tanto pode ser pouco preocupante, fazendo as aves perderem apenas uma ou duas penas ou, pode ser devastadora mas, em qualquer dos casos, o mais sensato que se pode fazer é retirar de imediato todos os ninhos e tentar de novo alguns meses mais tarde.
   Como é que este problema surge? Qual é a sua causa e, acima de tudo, o que se pode fazer para o prevenir?
   Estas são as perguntas que tantas vezes se têm colocado. Elas têm respostas diferentes de diferentes pessoas mas, no final, o resultado é o mesmo. Não existe nenhuma resposta concreta para estas perguntas. Uns acreditam que se trata de um parasita, outros que se trata de um vírus.
    No ano passado fui atingido pela Muda Francesa pela primeira vez. Inicialmente apenas tinha um casal cujas crias apresentavam esta doença mas depois, por cada ave que tinha as penas normais, tinha duas que perdiam as penas. No inicio não me apercebi do que se passava. Ainda julguei que se pudesse tratar de algum problema de falta de vitaminas, excesso de criação…
    Quando inspeccionava as crias nos ninhos, tudo parecia bem mas, quando elas saiam, acabavam por perder as penas por volta dos 31 dias. Não sabia o que fazer.    
    As aves que pareciam saudáveis no ninho, 1 ou 2 dias depois de saírem acabavam por perder as penas das asas e da cauda.
   Assim que essas crias desse tal primeiro casal atingiram a sua independência coloquei-as numa gaiola separadamente, onde acabaram por se cobrir completamente, não se reconhecendo qualquer sinal de que tinham sido afectadas pela Muda Francesa.

Nas semanas seguintes, descobri que todos os meus casais que estavam a criar tinham sido afectados pelo problema. Quando mais eu tentava criar, pior eram as crias que, na maioria dos casos, não recuperavam as penas. Vi-me obrigado a parar a criação e a dar as aves que pareciam ser portadoras da doença a particulares, uma vez que os adultos não apresentavam qualquer sintoma da doença.
   Entretanto fiz uma experiência. Antes de me ter desfeito de todos os casais portadores da doença, quando num dos ninhos de um desses casais aparecem a primeira cria, coloquei um dos seus ovos num ninho de um casal saudável de forma a testar se a Muda Francesa se transmitia de cria para cria no ninho ou se, esta lhe era passada pelos pais e já estava presente na cria mesmo antes de esta nascer. Quando estes ovos eclodiram, os que eram do casal portador de Muda Francesa sofriam realmente desse problema e as crias dos ovos que pertenciam ao casal saudável não foram afectadas pela Muda Francesa.

Entretanto, segundo um criador que conheço e que também já foi afectado por este problema, acreditamos que a infecção se fez de uma forma diferente. Nesse criador, pensamos que a Muda Francesa foi causada por um vírus que veio do exterior e se transmitia de ninho para ninho, acabando por afectar todos os ninhos, enquanto que a variante que eu tive parecia ser passada de pais para filhos, ficando assim confinada apenas a essa família de aves.
    Descobri também que uma ave com Muda Francesa tem mais possibilidades de recuperar e ganhar novamente as penas se for mantida em sossego e numa gaiola pequena que não lhe possibilite movimentos muito bruscos. No entanto, aves que foram extremamente afectadas pela Muda Francesa nunca conseguirão ganhar novamente as penas.

De momento já não tenho nenhum dos casais que eram portadores da Muda Francesa mas fiquei com uma fêmea que nunca apresentou o problema mas, no ninho onde nasceu, havia aves que tiveram Muda Francesa.
     Recentemente cruzei essa fêmea com um macho saudável para ver o resultado. Desse cruzamento resultaram duas crias saudáveis e sem qualquer sintoma de Muda Francesa. O casal está neste momento a ter a sua segunda ninhada, já com 4 crias com cerca de 10 dias… Vejamos o que acontece desta vez…

Seguem abaixo algumas imagens:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Henrique Tenório
Criador nível 2
Criador nível 2

Masculino
Reputação : 12

Ver perfil do usuário

Re: Muda francesa nos periquitos

Mensagem por Gladson Edgar em Seg Jun 24, 2013 8:53 pm

owtt , que judiação ... T___T

'' Você pode ter dezenas, milhares,
mas se não souber amar, vai ser a mesma coisa
de não ter nenhuma. Vago de Sentimento.
Criar, Ter, Amar, são palavras diferentes
no quisito criação, hobby, dedicação.''

Gladson Edgar
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 46
Reputação : 55

Ver perfil do usuário

Mensagem por Anthony Fernandes em Ter Jun 25, 2013 5:40 am

Muito bom o artigo! Vai ajudar a identificar. Parabéns!

Anthony Fernandes
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 13
Reputação : 480

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 3:27 am

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo