PARA QUEM VAI INICIAR UMA CRIAÇÃO DE DIAMANTES...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

PARA QUEM VAI INICIAR UMA CRIAÇÃO DE DIAMANTES...

Mensagem por William Monteiro em Ter Jun 18, 2013 8:13 pm

A beleza e toda diferença que um pássaro exótico expõe diante da nossa fauna, trouxe um crescimento na preferência de criação desses lindos pássaros.

Mas quando escolhemos e buscamos adquirir um Diamante, infelizmente não recebemos informações satisfatórias por parte de quem vende sobre as facilidades ou dificuldades de cada espécie.

Sendo assim, para aqueles que querem iniciar na criação de diamantes vai uma dica sobre eles.

Vou indicar uma escala para o iniciante adquirir experiência e conhecimento sobre particularidades de cada espécie que compõe os diamantes e outros exóticos.

Um casal de Manons é indicado como o numero um dessa escala, se quer iniciar e não tem conhecimento, o Manon vai proporcionar um nível básico para você evoluir pois juntar um casal e oferecer um ninho e material para a construção do mesmo, vai obter sem maiores complicações filhotes dos mesmos. Vai observar que os Manons são bons criadores, resistentes e excelentes pais tanto no choco quanto no trato dos seus filhotes.

O Diamante Mandarim é o segundo dessa lista, também é indicado para iniciantes pela facilidade no manejo e criação, são pássaros muito ativos e reprodutivos exigindo a mesma atenção que nos Manons , mas são menos resistentes e necessitam de uma atenção em relação a correntes de ar e temperatura. O Mandarim proporciona muitas crias e muitas mutações sem maiores problemas, são ótimos no choco e também no trato de seus filhotes não necessitando de amas. Geralmente preferem os ninhos usados para criação de Canários e oferecer algum material como fibra de coco, incentiva a sua já fácil procriação.

O CALAFATE (pardal de Java) seria o terceiro da lista para aqueles que iniciam na criação de pássaros exóticos. São pássaros lindos e de canto suave e fascinante, o Calafate se reproduz sem problemas, chocando e cuidando dos filhotes sem a necessidade de amas. É um pássaro de fácil manejo e se reproduz muito facilmente, mas não deve ser mantidos em viveiros com aves menores pois são agressivos. O ninho deve ser de caixa com muito material para a sua confecção , capim e fibra de coco são os mais recomendados, e uma dica é oferecer muito desses materiais pois o Calafate tem uma particularidade em relação ao ninho , eles preenchem o interno da caixa praticamente sem deixar nenhum espaço vazio somente aonde vão depositar seus ovos.

O DIAMANTE GOULD, DIAMANTE BAVETTE E DIAMANTE ESTRELA , são os penúltimos da lista devido ao fato de serem pássaros indicados para criadores mais experientes.
   Eu acredito que depois do conhecimento adquirido na criação de Manons , Mandarins e Calafates o iniciante já pode partir para a criação de Goulds, Bavettes e Estrelas, pois estes são de difícil postura, são maus criadores em relação a choco e maus pais no trato de suas crias.
   São aves que necessitam de amas para se obter sucesso na sua criação , e o mais indicado é o Manon . O Iniciante já conhecendo como se comporta e cria o Manon , tem a possibilidade de enfrentar as dificuldades que os Goulds , Bavettes e Estrelas proporcionam.
   O ninho para Goulds , Bavettes e Estrelas são os de caixas e também deve ser oferecido para construção do ninho , capim e fibra de coco, mas o local da gaiola de criação deve estar em lugar que receba luz e arejado sem receber correntes de ar frio ou mudanças bruscas na temperatura ambiente. O Estrela requer um ninho mais protegido que os de Goulds e Bavettes, eu uso plantas artificiais que cerco praticamente todo o externo do ninho oferecendo segurança para os Estrelas e suas crias.

O DIAMANTE DEGOLADO , são aves lindas e de canto suave mas a ultima da minha lista de indicação entre os exóticos mais populares para aqueles que pretendem criar essas espécies.
  O Degolado é uma ave muito resitente o que o difere dos Goulds , são diamantes grandes e extremamente agressivos quando acasalados em relação a aves comunitárias.
  É uma ave exigente em relação ao ninho (caixa maior), que deve apresentar uma visão de segurança para a ave fazer sua postura e posteriormente gerar suas crias. Eu costumo cobrir o externo do ninho e parte da gaiola  com plantas artificiais tornando o ambiente mais próximo do natural para a ave.
   Vencido a etapa da postura , vem a fase da criação dos filhotes já que os pais na maioria das vezes abandonam suas crias , e para dificultar mais um pouco , nenhuma outra espécie aceita como amas as crias de Degolado, rejeitando completamente os filhotes pelo fato dos mesmo serem muitos escuros e diferentes de qualquer outro filhote. Com sorte um casal de Manon adota os degolados , coisa que eu nunca vi aqui , e com muito mas muito mais sorte os pais cuidam dos seus filhotes, restando o trato manual e um a um todos os dias.

Existem outros diamantes, mas aqui ficou a dica dos mais populares.

Antes de comprar um pássaro , procure saber antes sobre as particularidades de cada espécie, siga um aprendizado para depois tentar aquelas que exigem mais de você.

Ficou aqui um básico para tentar ajudar aqueles que pretendem obter e criar uma dessas aves, e no que eu puder ajudar etarei sempre a disposição...

William Monteiro
Ausente

Masculino
Reputação : 166

Ver perfil do usuário

Re: PARA QUEM VAI INICIAR UMA CRIAÇÃO DE DIAMANTES...

Mensagem por Thalles Gregorio em Sex Jun 28, 2013 6:42 am

study 

Adorei cara, nota 10.
Eu to doido por um Sparrow e um Papagaio e um Gould. Mais aqui não acho =(

Vtem
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Criador Nº ML 439

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][i][u]

Thalles Gregorio
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Reputação : 58

Ver perfil do usuário http://avesdothalles.blogspot.com.br/

Mensagem por William Monteiro em Sab Jun 29, 2013 7:09 pm

Thalles , pelo que eu sei ai no Rio é um pouco carente de criadores dessas espécies , diferente de São Paulo e Minas , mas se algum dia encontrar são espécies fantásticas e cada um com seus segredos.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

William Monteiro
Ausente

Masculino
Reputação : 166

Ver perfil do usuário

Mensagem por Thalles Gregorio em Dom Jun 30, 2013 9:05 am

To quase encomendando de outro estado as aves, quero muito uns desses exemplares. Vc não tem noção

Vtem
Criador Nº ML 439

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][i][u]

Thalles Gregorio
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Reputação : 58

Ver perfil do usuário http://avesdothalles.blogspot.com.br/

Mensagem por ErickTierling em Dom Dez 14, 2014 8:29 am

Tópico encerrado por tempo excessivo sem comentários. Poderá ser reaberto mediante solicitação do autor à Staff

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

ErickTierling
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 93
Reputação : 357

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 9:10 pm

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: