Esclarecimento de Profissionais da Saúde sobre as vitaminas Lipossolúveis

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Esclarecimento de Profissionais da Saúde sobre as vitaminas Lipossolúveis

Mensagem por Reryson Colares em Dom Maio 19, 2013 6:03 pm

Esclarecimento de Profissionais da Saúde sobre as vitaminas Lipossolúveis

Por Raul Eduardo Arias Palacios - Médico Veterinário CRMV RJ – 11293
O uso correto de suplementos vitamínicos pode trazer grandes benefícios ao criador, seja ele de aves exóticas ou de criações comerciais. Para se realizar uma utilização eficaz destes compostos é importante reunir alguns conhecimentos básicos sobre sua estrutura e funcionamento.
As vitaminas podem ser divididas em 2 grupos principais:
As lipossolúveis (A, D, E, K), que possuem estrutura semelhante a alguns lipídeos e as hidrossolúveis ( complexo B, C, H) que são facilmente excretadas pelo organismo.
As vitaminas Lipossolúveis podem ser encontradas no mercado em 2 apresentações: Liquidas e em pó.
Muitos profissionais acreditam que vitaminas desse grupo são mais confiáveis quando utilizadas em pó: Acredita-se que por serem lipossolúveis, estas não podem ser administrada com o auxilio da água dos bebedouros das aves, visto que a mesma tende a não se misturar adequadamente.
Porem, diversos complexos vitamínicos líquidos presentes no mercado fazem uso de vitaminas lipossolúveis. Este tipo de apresentação tem em sua composição substancias agregadas que permitem que as vitaminas em questão sejam perfeitamente incorporadas ao meio aquoso. A essas substancias emprega-se o nome de “tenso ativos”. Com essa técnica é possível a utilização de complexos vitamínicos e outras substancias lipossolúveis com segurança e eficácia em bebedouros.
A utilização de vitaminas em pó é mais freqüente em criações comerciais (aves de corte/postura) em razão do volume a ser utilizado. Por esse motivo é mais fácil agregar a ração utilizada pelo criador. A utilização de vitaminas em bebedouro é recomendado para pequenos criadores (exóticas/domesticas), por ser esta uma administração muito prática. A eficácia em ambos os casos é igual.

Por Maria Regina Diniz Granado – Farmacêutica CRF-RJ-3382

As vitaminas classificadas como lipossolúveis são Vitaminas A,D, E e K, como a descrição já diz, vitaminas solubilizadas em meio oleoso e insolúveis em meio aquoso.
Existem no mercado farmacêutico, tanto humano como veterinário medicamentos polivitamínicos cuja composição consiste de vitaminas A,D,E e K está ultima com menos frequência.
Como solubilizar, em água, substancias notadamente insolúveis? Isto é possível com a aplicação de tecnologia farmacêutica, onde são utilizadas substancias auxiliares denominadas tenso ativos, que permitem a solubilização destas vitaminas, de forma que o produto final, o medicamento, pode ser adicionado água no momento da administração ao paciente sendo ele humano ou animal.
Existem no mercado formas de vitaminas lipossolúveis especiais para serem adicionadas a alimentos secos, que permitem melhor distribuição e homogeneidade do mesmo modo que as que foram solubilizadas em água.

Por Ana Roberta de Almeida Coutinho Médica - Veterinária CRMV RJ – 6954
As vitaminas lipossolúveis são aquelas que se dissolvem em lipídeos (gorduras) são elas: Vitamina A, Vitamina D, Vitamina Em e Vitamina K, estas possuem suas particularidades, descritas a seguir:
· Vitamina A:
É importante para manutenção da integridade das células hepáticas, além de ajudar na regeneração e renovação dos tecidos do organismo; Protege o sistema ocular; É considerada antioxidante, por inativar os radicais livres produzidos por células e por vários agentes provocadores de estresse; Ajuda a manter a integridade estrutural e funcional de importantes células do sistema imune.
Esta pode ser encontrada nos alimentos, tais como os vegetais de cor amarela, laranja ou verde (Frutas, Legumes e Verduras), e são convertidos em Vitamina A na mucosa intestinal e no fígado por hidrólise enzimática, antes desta conversão esta vitamina é denominada Beta-Caroteno.

· Vitamina D:
São compostos derivados de esteróis com propriedades anti-raquíticas que deram origem à vitamina D (calciferol). Assim as formas mais usadas na terapêutica são a Vitamina D2 (ergocalciferol) e a Vitamina D3 (colecalciferol). Estes compostos são formados pela exposição à radiação ultravioleta do ergosterol (origem vegetal) e 7-desidrocolesterol (origem animal), precursores das vitaminas D2 e D3, respectivamente.
Vias de administração e absorção: a vitamina D é produzida na epiderme através de reações fotoquímicas desencadeadas pela exposição à luz solar (UV). Sua absorção ocorre no intestino delgado e pode ser alterada por uma série de fatores, como afecções hepáticas, ingestão de óleos minerais, etc. Por ser lipossolúvel, a vitamina D necessita de sais biliares para ser absorvida adequadamente.

· Vitamina E:
A suplementação de vitamina E nos animais protege o organismo contra formação de radicais livres, impedindo a peroxidação de metais pesados, drogas ou outras substâncias químicas. Esta suplementação geralmente se faz necessária da deficiência de selênio, pois há inter-relação importante entre a vitamina E e este elemento mineral. Apresenta um efeito benéfico nas células reprodutivas de machos e fêmeas.

· Vitamina K:
Um grupo de compostos químicos naturais e sintéticos dá origem à vitamina K. As formas naturais mais importantes são a vitamina K1 (filoquinona ou fitonadiona) e a vitamina K2 (menaquinonas), formadas pela síntese bacteriana nos alimentos. A vitamina K3 (menadiona ou menaftona) é um composto sintético derivado da naftaquinona. A única vitamina K natural para uso terapêutico é a filoquinona ou fitonadiona (vitamina K1), que é convertida no organismo em vitamina K2. A vitamina K2 é três vezes mais ativa que a K1 e a K3. A vitamina K3 também necessita de uma conversão em K2 para atuar no organismo.
As formas naturais de vitamina K são encontradas em vegetais verdes como repolho, couve, espinafre (K1) e caso aja necessidade pode-se fazer uso terapêutico de medicamento a base de vitamina K.

Concluímos então que as vitaminas lipossolúveis anteriormente citadas podem ser absorvidas de forma natural através de alimentos, síntese dentro do próprio organismo e fatores externos (sol / raios UV) como no caso da vitamina D e também através de suplementos vitamínicos.
Os suplementos vitamínicos podem ser administrados sob a forma em pó ou líquido. Na forma líquida a sua eficácia se dá através de substâncias farmacológicas tenso ativas (substâncias tecnicamente apropriadas para promover à dissolubilização/dissolução e absorção dessas vitaminas em meio aquoso), fazendo assim com que as vitaminas sejam completamente absorvidas pelo organismo.
Ao contrário do que muitos profissionais com pouca experiência e totalmente desinformados sobre o assunto, que pensam e até escrevem erroneamente. Nós profissionais informados e cuidadosos de nossas diferentes áreas de atuação, esclarecemos e alertamos com essa matéria, quanto às características, formas de administração e formas de absorção das vitaminas lipossolúveis.
Em nome da Revista Pássaros viemos corrigir e elucidar qualquer informação que possa ter ocorrido equivocadamente referente a este assunto no exemplar anterior. Esclareceremos possíveis dúvidas caso venham ocorrer. Neste caso entrem em contato conosco.

Fonte:http://www.criatoriomontesclaros.com.br/


Respeite as regras do fórum!!!
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Reryson Colares
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : RC
Mensagens : 5855
Reputação : 562
Idade : 20
Data de inscrição : 12/09/2012
Localização : Fortaleza-ce

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Esclarecimento de Profissionais da Saúde sobre as vitaminas Lipossolúveis

Mensagem por Davi Hemerly em Dom Ago 18, 2013 8:48 am

É um artigo muito importante, amigo.
Muito bom, abraço.


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Dicas Importantes:
- Clique no botão [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]para escolher a melhor Resposta.
- Respeite as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e conheça as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Como abir um [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Curta a nossa página no Facebook
- Não peça suporte por MP

Davi Hemerly
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : K2
Quantos pássaros você cria? : 2
Mensagens : 9779
Reputação : 868
Idade : 24
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : Vitória ES

Ver perfil do usuário http://www.nacaodospassaros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum