Espero que desta vez eu tenha postado minha dúvida no local certo.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Espero que desta vez eu tenha postado minha dúvida no local certo.

Mensagem por Marcos.Antônio em Dom Maio 12, 2013 6:43 pm

Pessoal, boa noite.

Comprei hoje meu primeiro casal de "BAVETES".

Sinceramente, nem sabia que existiam. Quando os vi na loja, achei lindos. E como meu objetivo como criador, é o de cuidar bem e ter o máximo de espécies diferentes no viveiro quanto for possível, trouxe os bichinhos pra casa.

Mas pra falar a verdade, fiquei um pouco assustado agora a pouco, quando fui pesquisar sobre a raça. Vejam porque:

"Bota de 3 a 7 ovos que devem ser transferidos para casais de amas secas (manon), é aconselhável de 4 a 6 casais de manons para cada casal de bavettes...

É muito difícil estes pássaros chocarem seus ovos em tempo integral e criarem seus filhotes, na grande maioria das vezes não o fazem....

O correto é que você providencie cinco casais de manons, para cada casal deles....

Não um pássaro para o iniciante, mas sim para um criador mais experiente...."

Viram, está então lançado o desafio.

Alguém aí tem alguma experiência concreta com esse tipo de pássaro que pudesse me dar uma força? Dicas serão muito bem vindas? A dificuldade existe mesmo, é toda essa complicação ou é muito mito em torno da ave?

Obrigado.

Daqui um tempo eu conto pra vocês como ficou esta história.

Marquinho / Belo Horizonte.

Aos mais ´experientres´ (Moderador Geral, por exemplo) no Fórum, peço desculpas e paciência. Estou chegando agora, e lógico, aprendendo e trabalhar com o site.

Obrigado. e mais uma vez parabéns pelo Fórum. É muito bom e imprescindível pra todos nós criadores.

att.,

Marquinho.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Marcos.Antônio
Criador nível 3
Criador nível 3

Masculino
Reputação : 32

Ver perfil do usuário

Re: Espero que desta vez eu tenha postado minha dúvida no local certo.

Mensagem por William Monteiro em Ter Jun 18, 2013 7:14 pm

Marcos , vou tentar ajudar você!

O diamante Bavette é sim um pássaro indicado para criadores mais experientes, isso se tratando de reprodução.

A dificuldade na criação dessa ave não é mito, mas também não difere muito da ciração do Gould.
  Nos dois casos existe a dificuldade no choco e caso isso aconteça vem a dificuldade no trato das crias, então posso afirmar que os dois diamantes são semelhantes na dificuldade de criação direta.

Em relação a amas (Manons), é você que determina quantos casais quer para cada casal de Bavette, ou seja, um casal de Bavette tem de 4 a 5 posturas anuais e para aproveitar todas é indicado o uso de um casal de Manon para cada postura aproveitando o máximo da reprodução.

Caso não tenha interesse comercial, você pode manter apenas ou dois casais de Manons e as outras posturas vc deixa mesmo na tentativa de uma criação direta com os próprios Bavettes.

Eu no seu caso não ficaria desanimado com o fato de ter lido algo sobre os Bavettes que veio a se tornar desanimador. O que você relatou é uma teoria voltada para se obter o máximo de crias possíveis e não Hobye como imagino ser o seu caso.

Solte os seus Bavettes no viveiro e deixe que a natureza deles faça a parte inicial que é galar e botar os ovos, depois disso coloque os ovos no Manon e vai ver que muito sobre o Bavette extrapola um pouco a realidade que não difere muito do Diamante Gould.

Só existe um detalhe que pode mudar tudo isso , vc tem certeza que é mesmo um casal?

Diferenciar Bavette macho e fêmea é complicado!

William Monteiro
Ausente

Masculino
Reputação : 166

Ver perfil do usuário

BAVETTES - ESTÃO CONSTRUINDO NINHO MAS NÃO O MACHO GALAR A FÊMEA. E AÍ?

Mensagem por Marcos.Antônio em Ter Jun 18, 2013 10:16 pm

Willaim, guardarei com carinho essas dicas.
Veja bem, meu casal de Bavette está consturindo seu próprio ninho. Já está quase pronto, contudo, ainda não vi o macho galando a fêmea. Mas estão constuindo o ninho juntos. Está quase pronto. Eles não quiseram usar uma das várias opções de ninho que tenho viveiro. Preferiram lançar mão da sua própria e natural engenharia. Talvez pro ser mais confiável, do ponto de vista deles né...rsrsrs... Enfim, agora, como você mesmo disse, é esperar e ver no que vai dar.
Abraço,

Marcos.

Marcos.Antônio
Criador nível 3
Criador nível 3

Masculino
Reputação : 32

Ver perfil do usuário

Mensagem por William Monteiro em Qua Jun 19, 2013 2:51 pm

Completando a postura se vc retirar os ovos e colocar nos manons , vai aumentar a possibilidade de ter filhotes de Bavettes...

William Monteiro
Ausente

Masculino
Reputação : 166

Ver perfil do usuário

Mensagem por ErickTierling em Dom Dez 14, 2014 8:24 am

Tópico encerrado por tempo excessivo sem comentários. Poderá ser reaberto mediante solicitação do autor à Staff

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

ErickTierling
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 93
Reputação : 357

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 4:16 pm

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: