É bom variar a alimentação?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

É bom variar a alimentação?

Mensagem por Lucas Sousa em Sab Abr 27, 2013 2:17 pm

Boa tarde amigos.

Tenho um manom e um mandarim, formando um casal numa mesma gaiola.
Eu gostaria de saber se é bom variar a alimentação?

E quais alimentos, dá de oferecer aos dois?

Lucas Sousa
Criador novato
Criador novato

Masculino
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Re: É bom variar a alimentação?

Mensagem por Raquel F em Sab Abr 27, 2013 2:23 pm

Olá amigo forneça ração para pássaros de porte pequeno se não tiver você pode oferecer ração para canário.
Eles adoram verduras e algumas frutas como maçã, pêra, mas lembre-se de tirar as sementes que podem fazer mal a eles, não esqueça de fornecer pedra de cálcio e osso de siba. Nunca dê a eles alface e abacate faz mal e pode levá-los a morte.

Raquel F
Supervisor
Supervisor

Feminino
Reputação : 834

Ver perfil do usuário

Mensagem por Lucas Sousa em Sab Abr 27, 2013 3:40 pm

Raquel F escreveu:Olá amigo forneça ração para pássaros de porte pequeno se não tiver você pode oferecer ração para canário.
Eles adoram verduras e algumas frutas como maçã, pêra, mas lembre-se de tirar as sementes que podem fazer mal a eles, não esqueça de fornecer pedra de cálcio e osso de siba. Nunca dê a eles alface e abacate faz mal e pode levá-los a morte.

Amigo mais tipo é bom colocar frutas?
Ou é melhor deixar apenas as sementes ?

Lucas Sousa
Criador novato
Criador novato

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Daniel Elias de oliveira em Sab Maio 18, 2013 9:33 pm

Cara é bom dar maça,jiló,clara de ovo cozido eles gostam demais,,,e pedra de cálcio eles gostam demais tambem.

Daniel Elias de oliveira
Criador novato
Criador novato

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 2
Reputação : 4

Ver perfil do usuário

Mensagem por Anthony Fernandes em Dom Maio 19, 2013 8:12 am

Maçã, perâ, couve, jiló, sementes para canários, etc.. É otimo para as aves, sempre é bom sim váriar a alimentação, assim a ave não fica com falta de vitaminas, como a Raquel já disse ofereça também pedra de cálcio, ossiba é muito bom para as aves, pode dar tranquilo só retire as sementes das frutas e nunca dê alface nem abacate, no começo eles não vão demostrar interesse pelo alimento pois não estão acostumados a comer, mais com o tempo vão se interessar e começar a comer.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Anthony Fernandes
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 13
Reputação : 480

Ver perfil do usuário

Mensagem por marcusvc em Ter Maio 21, 2013 2:02 pm

Anthony Fernandes escreveu:Maçã, perâ, couve, jiló, sementes para canários, etc.. É otimo para as aves, sempre é bom sim váriar a alimentação, assim a ave não fica com falta de vitaminas, como a Raquel já disse ofereça também pedra de cálcio, ossiba é muito bom para as aves, pode dar tranquilo só retire as sementes das frutas e nunca dê alface nem abacate, no começo eles não vão demostrar interesse pelo alimento pois não estão acostumados a comer, mais com o tempo vão se interessar e começar a comer.

Eu trocaria a couve por almeirão. Ouvi dizer que a couve pode causar cólicas, então na dúvida eu não arriscaria. Mas estou me referindo ao mandarim (pois tenho um casal), agora com relação ao manom, não sei dizer.

marcusvc
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por William Monteiro em Ter Jun 18, 2013 5:31 pm

Amigo , eu tenho um costume um pouquinho diferente do exposto por eu ter muitos casais criando em gaiolas individuais.

A mistura de sementes eu faço e não compro aquelas misturas prontas , e o porque?
    A maioria das misturas prontas não conseguimos perceber se as sementes estão perfeitas, ou seja, sem aquela poeira que se forma por contato com bichinhos ou por ser uma semente velha. Eu compro individualmente uma a uma a granel e misturo em casa.
     Para os Goulds, Calafates, Mandarins , Degolados e Manons que crio eu faço uma mistura de 60% de painço e os outros 40% eu divido com alpiste, painço vermelho, painço verde e senha.
      As sementes são muito importantes e tenho como base na alimentação. A farinhada é um pouco complicado, pois muitas causam diarreia principalmente nos Goulds e Mandarins , eu uso no lugar da farinhada aquelas rações extrusadas para exóticos , onde a presença é certa de vitaminas e cálcio.
      Costumo oferecer casca de ovos torrado, é uma fonte alta de cálcio e os pássaros pegam muito bem.

Vitamina E , Calcio , e complexo de aminoácidos eu utilizo no bebedouro em dias alternados e espassados.

O cálcio é indispensável principalmente na fase de postura e a vitamina E também devido a importância de suprir uma carência que os diamantes tem dessa vitamina onde acaba influenciando em um problema embrionário gerando baixos índices de ovos férteis.

Verduras, frutas e legumes eu evito por desregular um pouco a parte intestinal da ave, já que ofereço e suplemento com as vitaminas necessárias de outra forma como já exposto.

A agua sempre filtrada, além do cloro a agua da torneira contem outros elementos que facilitam a baixa fertilidade e saúde das aves.

Sempre tive sucesso com estes procedimentos e todo ano sou presenteado com as ninhadas do diamantes...

William Monteiro
Ausente

Masculino
Reputação : 166

Ver perfil do usuário

Mensagem por marcusvc em Ter Jun 18, 2013 6:35 pm

william monteiro escreveu:Amigo , eu tenho um costume um pouquinho diferente do exposto por eu ter muitos casais criando em gaiolas individuais.

A mistura de sementes eu faço e não compro aquelas misturas prontas , e o porque?
    A maioria das misturas prontas não conseguimos perceber se as sementes estão perfeitas, ou seja, sem aquela poeira que se forma por contato com bichinhos ou por ser uma semente velha. Eu compro individualmente uma a uma a granel e misturo em casa.
     Para os Goulds, Calafates, Mandarins , Degolados e Manons que crio eu faço uma mistura de 60% de painço e os outros 40% eu divido com alpiste, painço vermelho, painço verde e senha.
      As sementes são muito importantes e tenho como base na alimentação. A farinhada é um pouco complicado, pois muitas causam diarreia principalmente nos Goulds e Mandarins , eu uso no lugar da farinhada aquelas rações extrusadas para exóticos , onde a presença é certa de vitaminas e cálcio.
      Costumo oferecer casca de ovos torrado, é uma fonte alta de cálcio e os pássaros pegam muito bem.

Vitamina E , Calcio , e complexo de aminoácidos eu utilizo no bebedouro em dias alternados e espassados.

O cálcio é indispensável principalmente na fase de postura e a vitamina E também devido a importância de suprir uma carência que os diamantes tem dessa vitamina onde acaba influenciando em um problema embrionário gerando baixos índices de ovos férteis.

Verduras, frutas e legumes eu evito por desregular um pouco a parte intestinal da ave, já que ofereço e suplemento com as vitaminas necessárias de outra forma como já exposto.

A agua sempre filtrada, além do cloro a agua da torneira contem outros elementos que facilitam a baixa fertilidade e saúde das aves.

Sempre tive sucesso com estes procedimentos e todo ano sou presenteado com as ninhadas do diamantes...

Ótimas dicas!!!
William, vou aproveitar o espaço aqui para tirar umas dúvidas. Minha fêmea está em fase de postura, e percebo que ela está comendo bastante, inclusive a farinhada. Mas depois que você disse que ela pode causar diarreia, fiquei preocupado, ainda mais pelo fato de que eles não gostaram do alimento extrusado. Já tem quase 1 mês que coloco alimento extrusado, mas eles não comem. 
Aí eu te pergunto: você acha melhor eu suspender ou diminuir a farinhada??? Mas caso eu suspenda, posso substituir por qual alimento???

Obrigado.

marcusvc
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por William Monteiro em Qui Jul 04, 2013 7:34 pm

Marcusvc , na época de postura eu suspendo s farinhada pelos motivos já descritos, ofereço apenas sementes e suplemento a agua do bebedouro com Calcio. Vejo isso como o necessário nesta fase com a finalidade de evitar desarranjos intestinais na fêmea.
Sobre a ração extrusada , é normal a ave rejeitar e preferir a semente , mas vc deve misturar a extrusada com as sementes e oferecer de forma conjunta os dois tipos de alimentos.
Eu uso a extrusada da Mega Zoo, até meus Goulds pegam ela em conjunto com as sementes.

Após a postura a farinhada entra novamente como suplemento na alimentação dos pais e crias também.

William Monteiro
Ausente

Masculino
Reputação : 166

Ver perfil do usuário

Mensagem por ErickTierling em Ter Dez 23, 2014 2:53 pm

Tópico encerrado por tempo excessivo sem comentários. Poderá ser reaberto mediante solicitação do autor à Staff

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

ErickTierling
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 93
Reputação : 357

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 2:56 pm

Conteúdo patrocinado