Ibama obtém sucesso na reintegração de psitacídeos na natureza em Goiás

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ibama obtém sucesso na reintegração de psitacídeos na natureza em Goiás

Mensagem por Davi Hemerly em Sab Out 20, 2012 3:13 pm

Ibama obtém sucesso na reintegração de psitacídeos na natureza em Goiás

Goiânia (25/06/2012) – O Ibama acaba de devolver à liberdade 30 araras-canindé (Ara ararauna) na região de Cocalzinho-GO. A soltura faz parte do Projeto ASAS – Áreas de Soltura de Animais Silvestres, que desde 2008, trabalha com o manejo de fauna silvestre, a reabilitação e soltura de passeriformes no Estado de Goiás.
A preparação para a soltura durou mais de um ano. Inicialmente, os 30 indivíduos, todos criados ilegalmente em cativeiro e que foram apreendidos ou entregues espontaneamente, foram examinados, em parceria com o Senai/Anápolis-GO e com a UFG, e a Faculdade Anhanguera, em Anápolis-GO. Em seguida, passaram por treinamento de vôo para fortalecimento muscular e foi-lhes oferecido alimento que encontrariam na natureza, visando uma melhor reintegração.

As araras foram colocadas em recinto de 10 metros de comprimento, do tipo “voadeira”, construído com o objetivo do fortalecimento de suas musculaturas. Antes da soltura, todas foram sexadas e identificadas com anilhas individuais. Além disso, foram tatuadas com uma mancha de tinta preta na face branca, sendo que os machos do lado direito e as fêmeas, do esquerdo, para auxiliar na visualização dos sexos com o uso de binóculos pelos monitores. Depois da soltura, o Ibama iniciou o monitoramento do comportamento dos animais e, a cada momento registrado, demonstrava um grande passo para o projeto. Foi verificada a vocalização estridente característica da espécie, a formação de casais e vôos mais distantes.

Das 30 araras soltas, apenas duas vieram a óbito: uma por provável picada de cobra e outra de causa ainda indefinida, e um animal foi recolhido por apresentar comportamento muito dócil. Ainda, está sendo investigada a recaptura de três indivíduos. Até março/2012, 24 araras foram vistas na área durante os monitoramentos. Durante boa parte do dia elas “desapareciam” atrás de comida (um comportamento natural, pois muitas podem voar mais de 10 km em busca de alimentos).

Os técnicos do Ibama/GO e os voluntários do Projeto ASAS iniciaram visitas às propriedades vizinhas, onde apresentam o projeto e pedem informações sobre as araras soltas. Muitos repassam informações preciosas e contribuem com o projeto. Com a ajuda dos vizinhos, já foi possível identificar três prováveis locais de alimentação, com mais de 7 km do ponto de soltura. Segundo os biólogos, após 10 meses de soltura, apenas 14 araras ainda utilizam o local de soltura como dormitório, as demais provavelmente localizaram um local mais “interessante” como moradia durante esta nova fase de suas vidas.
Diante disso, solicitamos a quem veja os animais marcados com a pintura na face, nos municípios de Cocalzinho e Corumbá de Goiás, que entre em contato com o Ibama/GO, através dos telefones (62) 3946-8140, (62) 9679-5137 ou dos e-mails [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.], [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.].
Mirza Nóbrega
Ascom/Ibama/GO

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Nação dos Pássaros


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Dicas Importantes:
- Clique no botão [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]para escolher a melhor Resposta.
- Respeite as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e conheça as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Como abir um [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Curta a nossa página no Facebook
- Não peça suporte por MP

Davi Hemerly
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : K2
Quantos pássaros você cria? : 2
Mensagens : 9779
Reputação : 868
Idade : 24
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : Vitória ES

Ver perfil do usuário http://www.nacaodospassaros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ibama obtém sucesso na reintegração de psitacídeos na natureza em Goiás

Mensagem por NDP BOT em Ter Fev 12, 2013 3:28 pm

Ótimo trabalho.

NDP BOT
Criador nível 3
Criador nível 3

Feminino
Mensagens : 532
Reputação : 17
Idade : 25
Data de inscrição : 01/11/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum