Papagaios são primos de sabiás e gaviões

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Papagaios são primos de sabiás e gaviões

Mensagem por Davi Hemerly em Qui Mar 07, 2013 10:35 am

Papagaios são primos de sabiás e gaviões
A confusão está formada a partir do DNA

Papagaios são primos de sabiás e gaviões, revela álbum de família das aves

Com a ajuda de dados de DNA, uma equipe internacional de pesquisadores diz ter traçado o primeiro álbum de família confiável de todas as espécies vivas de aves, refletindo o parentesco evolutivo entre os penosos. O resultado é de deixar qualquer um de boca aberta: os primos mais próximos de papagaios e araras são os pássaros cantores (ou passeriformes), como os sábias, seguidos pelos falcões e gaviões; os diurnos e coloridos beija-flores têm a mesma origem que os noturnos e quase invisíveis curiangos; e uma série de outras esquisitices que decorrem da história evolutiva complicada desses seres alados.

A pesquisa está na edição desta semana da revista especializada americana "Science", uma das mais conceituadas do mundo. Os autores do estudo encararam um pepino dos grandes, porque até hoje não havia acordo entre os cientistas sobre como classificar as milhares de espécies de aves. Só existiam duas certezas: os penosos mais primitivos seriam o grupo das emas e avestruzes e, classificados num outro grupo à parte, estariam as galinhas, patos e assemelhados. No resto das aves (cerca de 95% das espécies conhecidas), a bagunça reinava.

Boa parte da culpa é da maneira como o grupo evoluiu, explicou ao G1 a americana Rebecca Kimball, pesquisadora do Departamento de Zoologia da Universidade da Flórida em Gainesville. Tudo indica que houve um salto sem precedentes de diversificação nos primórdios da existência das aves. "Há quem considere que elas se diversificaram para ocupar uma grande quantidade de nichos ecológicos vazios no fim do Cretáceo (há 65 milhões de anos), quando os dinossauros se extinguiram", conta Kimball. "Por outro lado, alguns estudos genéticos apontam que essa diversificação se deu antes disso, então não dá para ter certeza."

Sinal apagado - De todo modo, o que está claro é que a diversificação rápida "apagou" o sinal de parentesco entre os vários grupos de aves - como os vários padrões avianos foram surgindo com pouca diferença de tempo entre si, cria-se a ilusão de que todos estão à mesma distância um do outro. Ao mesmo tempo, desaparecem as formas que poderiam ser intermediárias entre um grupo e outro, com subconjuntos muito bem definidos de aves. "Todos os papagaios, araras e periquitos se parecem muito entre si e quase não se parecem com as demais aves", exemplifica a pesquisadora da Flórida.

Kimball e companhia puseram-se a desembaralhar esse rolo usando amostras de DNA de 171 espécies avianas, representando praticamente todas as famílias do grupo, além de dados genéticos de dois grupos de crocodilos, que servem de base de comparação. Os pesquisadores compararam 19 trechos diferentes de DNA em todas essas espécies, tomando o cuidado de misturar, na análise, regiões que mudam rápido e devagar, o que ajuda a dar uma visão geral das alterações genéticas nas aves ao longo de milhões de anos.

As surpresas foram variadas, a começar pelas citadas no começo desta reportagem. Para ser mais exato, o "grupo-irmão" de papagaios e assemelhados é a ordem dos passeriformes, envolvendo todos os passarinhos cantores, enquanto os falconídeos (falcões e gaviões) são o grupo-irmão dos dois combinados. Outro dado interessante envolve os urubus, normalmente considerados primos das aves de rapina, mas na verdade mais próximos de um grupo mais "genérico" de aves terrestres.

Estranhos no ninho - O dado mais surpreendente, no entanto, é que nada menos que 35% dos subgrupos de aves aceitos hoje pelos ornitólogos não correspondem a relações evolutivas reais, pelo menos a julgar pelo DNA. Na prática, isso quer dizer que os cientistas estão classificando maçãs com bananas, o que, obviamente, não é uma boa.

A confusão provavelmente surgiu por causa da chamada evolução convergente - aves não aparentadas se adaptando aos mais variados estilos de vida, diz Kimball. "A convergência é um fenômeno extremamente comum. A adaptação a ambientes aquáticos, ou à vida noturna, por exemplo, surgiu múltiplas vezes entre as aves", afirma.

(Fonte: Reinaldo José Lopes/ G1)



[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Dicas Importantes:
- Clique no botão [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]para escolher a melhor Resposta.
- Respeite as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e conheça as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Como abir um [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Curta a nossa página no Facebook
- Não peça suporte por MP

Davi Hemerly
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : K2
Quantos pássaros você cria? : 2
Mensagens : 9779
Reputação : 868
Idade : 24
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : Vitória ES

Ver perfil do usuário http://www.nacaodospassaros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Papagaios são primos de sabiás e gaviões

Mensagem por NDP BOT em Sab Mar 09, 2013 8:19 am

Muito interessante.
Abraço.

NDP BOT
Criador nível 3
Criador nível 3

Feminino
Mensagens : 532
Reputação : 17
Idade : 25
Data de inscrição : 01/11/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Papagaios são primos de sabiás e gaviões

Mensagem por Reryson Colares em Sab Mar 09, 2013 8:49 am

Poxa legal.


Respeite as regras do fórum!!!
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Reryson Colares
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : RC
Mensagens : 5855
Reputação : 562
Idade : 20
Data de inscrição : 12/09/2012
Localização : Fortaleza-ce

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Papagaios são primos de sabiás e gaviões

Mensagem por Itamar Júnior em Sab Mar 09, 2013 9:16 pm

Muito bom!

Itamar Júnior
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Mensagens : 1680
Reputação : 132
Idade : 16
Data de inscrição : 13/01/2013
Localização : Santa Catarina

Ver perfil do usuário http://www.facebook.com/junior.rossatto.9

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Papagaios são primos de sabiás e gaviões

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 11:24 pm


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum