As manifestações nos canários de Cor

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

As manifestações nos canários de Cor

Mensagem por Davi Hemerly em Sex Mar 01, 2013 9:55 am

As manifestações nos canários de Cor

As manifestações nos canários de Cor

Todo criador de canários já ouviu falar exaustivamente sobre as melaninas como elemento integrante da cor dos pássaros da "linha escura". Este componente da cor, apresenta variantes extremamente interessantes e a sua compreensão é muito importante para o nosso desempenho nos concursos. Tentaremos analisá-las da forma mais simples para poder melhorar o conhecimento das mesmas.

As melaninas presentes na plumagem dos canários podem ser divididas em 2 grandes grupos: Eumelaninas e Feomelaninas.

TONALIDADES

Eumelaninas: se apresentam em duas tonalidades diferentes: marrom e negra.

EUMELANINAS NEGRAS: está presente exclusivamente nos canários cobres e suas mutações e nos ágatas e suas mutações.

Eumelanina marrom: está presente nos canários canelas e suas mutações e nos isabelinos e suas mutações.

Feomelanina: se apresenta numa tonalidade marrom "chocolate" ou "bege". Está presente em todos os canários da linha escura.

A título de comentário, podemos dizer que recentemente, apareceu na Espanha uma mutação que muda a tonalidade da feomelanina de marrom para o preto, mas esta mutação ainda não está reconhecida oficialmente.

DISTRIBUIÇÃO

As eumelaninas, tanto pretas como marrons, se apresentam de duas formas diferentes na plumagem: 1) desenho, 2) envoltura

1) Desenho: A eumelanina tem como característica principal a sua concentração no centro das penas. A superposição das penas com concentração de eumelanina no centro provoca um verdadeiro desenho na plumagem dos canários, principalmente no dorso e flanco, aparecendo estrias bem características. Nos canários cobres, azuis, verdes e canelas, estas estriais de eumelanina devem ser o mais largas, escuras e contínuas possíveis. Nos canários ágatas o desenho deve ser o mais fino possível, além do negro e entrecortado. Nos canários isabéis deve ser fina, nítida, de tonalidade bege e entrecortado.

2) Envoltura: além da presença concentrada do centro das penas, a eumelanina também se apresenta em forma "dispersa" em toda a plumagem formando um conjunto de tonalidade característica chamado de envoltura. Nos canários azuis, verdes e cobres, a visualização da envoltura é muito fácil, considerando que a eumelanina é negra e nesses canários deve apresentar a sua máxima expressão. Olhando por exemplo o peito desses canários, apreciamos a presença da envoltura da eumelanina negra sem desenho, o que facilita a compreensão do conceito de envoltura. Nos canários canelas, a eumelanina marrom também deve apresentar a maior presença possível de envoltura, dando ao conjunto de plumagem uma tonalidade marrom o mais escura possível. Nos exemplares ágata e isabel, a envoltura deve ser o mais reduzida possível, sendo esta característica a que mais o diferencia dos anteriores. Desta forma, quando olhamos o peito do ágata e isabéis, devemos poder apreciar a cor de fundo (branco, amarelo ou vermelho) o mais nítida possível.

As feomelanina tem como expressão mais característica, a presença na região periférica das penas, sempre numa tonalidade que varia do bege ao marrom "chocolate".

IDENTIFICAÇÃO

A eumelanina é a mais fácil de distinguir, por se tratar da única que apresenta a cor preta. As feomelaninas e eumelaninas marrons, apresentam bastantes dificuldades quando juntas, devido a que ambas são marrons, variando apenas a sua tonalidade, fato este que exige bastante experiência para uma correta identificação.

PADRÕES PARA JULGAMENTO

Nos canários chamados "clássicos" (azuis, verdes, cobres, ágatas, canelas e isabéis), a presença de feomelanina deve ser a maior possível, permitindo uma maior nitidez nos desenhos e envoltura desses exemplares.

A presença de feomelanina também é indesejada em todas as outras expressões melânicas em que deve aparecer desenho em forma de estrias. Desta forma podemos dizer que a presença de feomelanina é indesejada em todas as cores de canários da linha escura. Com exceção dos canários canelas, pastel isabel, pastel e feos. No caso dos canários canelas opalinos, temos notado na prática que quando utilizados reprodutores com presença de feomelanina extremamente reduzida, os filhotes apresentam um desenho extremamente reduzido, razão pela qual temos concluído que nos canela opalinos, embora a presença de desenho eumelânico e o elemento mais importante, podemos aumentar a carga melânica dos filhotes utilizando reprodutores com feomelanina.

ACASALAMENTO

Feitas as observações acima, devemos concluir que dependendo da cor que desejamos obter, será um tipo de reprodutor a utilizar. Considerando por exemplo que desejamos obter um canário canela pastel de excepcionais qualidades, concluímos que devemos utilizar reprodutores com pouco desenho e bastante carga de feomelanina, o mesmo ocorrendo com os canários feos. Já no caso dos canários clássicos, sempre devemos procurar a redução da feomelanina. Um excelente canela tem muito pouco feomelanina, razão pela qual deverá ser acasalado dentro de um plantel de feos. Já os melhores canelas para obter feo-inos, devem apresentar a maior carga feo melânica possível, e por este motivo, quanto melhores forem para produzir feo-inos, piores serão como exemplares de concurso.

Como comentário final, gostaria de enfatizar como elemento de extrema importância no êxito do seu produto, o profundo conhecimento da cor a ser desenvolvida. Utilize sempre como ponto de partida o objetivo final a ser perseguido e em função dele, realizar-se os acasalamentos corretos. Quando o objetivo final é obter canários clássicos, fixe bem a sua atenção na prioridade do desenho envoltura e ausência de feomelanina, etc. conhecendo bem o seu objetivo final, tenho certeza que saberá escolher sempre o caminho certo. Boa Sorte!

Álvaro Blasina
Juiz OBJO/FOB de Canários de Cor
Extraído Revista CEDO - 1998


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Dicas Importantes:
- Clique no botão [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]para escolher a melhor Resposta.
- Respeite as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e conheça as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Como abir um [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Curta a nossa página no Facebook
- Não peça suporte por MP

Davi Hemerly
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : K2
Quantos pássaros você cria? : 2
Mensagens : 9779
Reputação : 868
Idade : 24
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : Vitória ES

Ver perfil do usuário http://www.nacaodospassaros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: As manifestações nos canários de Cor

Mensagem por NDP BOT em Sab Mar 02, 2013 8:44 am

Muito esclarecedor.

NDP BOT
Criador nível 3
Criador nível 3

Feminino
Mensagens : 532
Reputação : 17
Idade : 25
Data de inscrição : 01/11/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum