Afecçőes Estomatológicas em aves

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Afecçőes Estomatológicas em aves

Mensagem por Davi Hemerly em Dom Fev 24, 2013 5:46 pm

Afecçőes Estomatológicas em aves

O estudo dos problemas odontoestomatológicos já ocorre desde os tempos antigos, e ARISTÓTELES (384-322 a.C.) já mencionava a ocorręncia de problemas dentais em cavalos e PELAGONIUS (350 a.C.) compilou um tratado de medicina veterinária que no capítulo 18 intitulava-se DE DENTIBUS ("Sobre os Dentes").

Assim verificamos que o interesse pela odontoestomatologia em animais é tăo antigo quanto o interesse pela própria medicina em animais.

A cięncia médica veterinária é indispensável para a manutençăo da saúde de qualquer plantei de animais silvestres. Com relaçăo as aves manadas em cativeiro, seja em Parques Zoológicos, e o entendimento da anatomia, fisiologia, nutriçăo e comportamento das aves em seu meio:

Criadouros. amadores ou profissionais, Parque ecológico ou domicílios, tal afirmaçăo tem ainda uma dimensăo mais ampla. O maior conhecimento do ambiente, o emprego de imunobiológicos mais eficazes e a maior eficięncia dos meios de diagnóstico foram contribuiçőes definitivas da cięncia para
aumentar em muito a qualidade de vida e a longevidade das aves de cativeiro.

Em relaçăo a cavidade oral, entretanto, os cuidados médicos veterinários foram, durante muito tempo negligenciados, apesar do bico ser o inicio do tubo digestivo da ave, e estrutura fundamental ŕ sanidade geral do animal. A cavidade oral năo apenas é a porta de entrada para os órgăos, mas, com os dentes e estruturas associadas, é uma regiăo anatômica de características únicas, na qual o diagnóstico de enfermidades pode, com grande freqüęncia, ser apenas pelo exame físico.

Distúrbios dos bicos e estruturas associadas devem ser identificados em seus estágios iniciais, antes que o animal esteja enfraquecido pela desnutriçăo provocada pela anorexia.

Os passeriformes tem particularidades anatômicas e sua boca é de estrutura óssea recoberta por tecido córneo, semelhante as unhas dos căes e também possuem particularidades fisiológicas, pois a forma do bico é determinada pelo tipo de dieta da ave. A seguir vou comentar alguns problemas orais que encontramos em aves de cativeiro.

1 - Fraturas do bico

- Podem ocorrer por acidentes e/ou traumas na gaiola ou voadeira e a correçăo mediante procedimentos ortopédicos especiais e mudanças de hábitos alimentares.

2 - Crescimento excessivo do bico

- Deformidades congęnitas

- Problemas nutricionais, podem ocorrer em hipovitaminose como também nas hipervitaminoses, portanto muita atençăo com os suplementos nutricionais.

- Problemas parasitários, podem ocorrer quando houver falhas na higienizaçăo das gaiolas, que devem ser periódicas.

- Sarna Knemodokoptes ssp, precisamos ter atençăo a pássaros errantes que por ventura possam passar por nossos criatórios, vetoriando este ectoparasita.

2 - Hipovitaminose A

- Alta incidęncia de abscessos em toda a cavidade oral da ave (palato, língua e glote), causando uma Estomatite que provoca uma anorexia letal.

3 - Beak andFeather Syndrome

- Enfermidade virai exótica que acomete os psitacídeos, causando uma degeneraçăo nos bicos e nas penas e tem 100% de mortalidade, e que por proximidade pode acometeres passeriformes.

4 - Bouba

- Enfermidade causada pelo Poxvirus avium (17 tipos) que atinge as aves causando lesőes proliferativas no bico, pálpebras e cavidade oral com interferęncia no processo alimentar e morte por sufocaçăo em virtude de sua forma diftérica, sendo mais difícil de visualizaçăo.

5 - Trícomoníase

- Causa placas caseosas amareladas na cavidade oral, língua, faringe, esôfago, papo e cloaca. A ave fica apática anoréxica, com dificuldade respiratória e diarréia. Doença também vetoriada por pássaros errantes (pardais e pombas).

6 - Singamose

- Parasitose de aves causado pelo Syngamus tracheae que provoca dificuldade respiratória e podemos até visualizar os parasitas na cavidade oral com uma pequena lente de aumento. Respiraçăo sibilante e que em estados avançados podem provocar asfixia no pássaro. Vetoriado por aves silvestres.

7-Candidiase

- Caracteriza-se por aparecimento de membranas brancas e aveludadas na cavidade oral das aves e provoca diarréia e emagrecimento. As principais fontes de contaminaçăo săo água, alimentos e areia. Cuidado com pássaros errantes em seu território.

8 - Psitacose ou Ornitose

- Doença antes só registrada aos psitacídeos, hoje já diagnosticada em passeriformes que podem estar contaminados sem apresentar sintomas.
Quando presentes săo: sonolęncia, tristeza, perda do apetite, diarréia e dificuldade respiratória.

9 - Apoplexia

Ocorre quando houver um rompimento de um vaso sanguíneo por qualquer motivo: stress da captura ou síndrome do disparo cardíaco. Pode ocorrer também quando há oferecimento de alimentos com alto teor de gordura.

O tratamento estomológico em aves é um procedimento veterinário novo, mas que deve ser parte integrante e indissociável de um programa geral de cuidados com a saúde das aves de cativeiro, visando a detecçăo precoce dos problemas e eliminaçăo das causas de futuras condiçőes patológicas.

Revista SOBC 2005
Francis Magno Flosi - Médico Veterinário Clínico-Cirurgiăo de aves e animais silvestres de cativeiro urbano.
Docente da Faculdade de Medicina Veterinária - UniABC-SP
e-mail: francisflosi@'uniabc.br



[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Dicas Importantes:
- Clique no botão [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]para escolher a melhor Resposta.
- Respeite as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e conheça as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Como abir um [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Curta a nossa página no Facebook
- Não peça suporte por MP

Davi Hemerly
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : K2
Quantos pássaros você cria? : 2
Mensagens : 9779
Reputação : 868
Idade : 24
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : Vitória ES

Ver perfil do usuário http://www.nacaodospassaros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Afecçőes Estomatológicas em aves

Mensagem por NDP BOT em Qua Fev 27, 2013 8:43 am

Ótimo artigo, muito explicativo.
Ate.

NDP BOT
Criador nível 3
Criador nível 3

Feminino
Mensagens : 532
Reputação : 17
Idade : 25
Data de inscrição : 01/11/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Afecçőes Estomatológicas em aves

Mensagem por Reryson Colares em Dom Maio 19, 2013 6:05 pm

Muito bom!!


Respeite as regras do fórum!!!
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Reryson Colares
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : RC
Mensagens : 5855
Reputação : 562
Idade : 20
Data de inscrição : 12/09/2012
Localização : Fortaleza-ce

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Afecçőes Estomatológicas em aves

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 11:07 pm


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum