A envoltura dos canários de cor

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A envoltura dos canários de cor

Mensagem por Davi Hemerly em Dom Fev 24, 2013 11:52 am

A envoltura dos canários de cor

A idéia deste artigo surgiu após percebemos inúmeras dúvidas de vários criadores sobre a identificaçăo de cor.Torna-se nítido que esta dúvida é fruto de domínio das características do TIPO de cada cor no que diz respeito, principalmente a ENVOLTURA.Isto porque quando questionamos sobre Tipo, as respostas sempre se referem ŕs estrias, ŕs patas, e ao bico do exemplar. Quase nunca os criadores se referem a ENVOLTURA.

A ENVOLTURA, além de ser de grande importância na identificaçăo das cores, é de fundamental importância na avaliaçăo do Tipo do canário ao ser julgado no concurso. Assim como as estrias tem determinado formato, mais grossas ou mais finas, e coloraçăo variando de negra ao cinza chumbo, ou de marrom forte ao bege claro, a ENVOLTURA também assume determinadas tonalidades dependendo da cor do canário. Nos possuidores de eumelanina negra ela vai do negro ao cinza clarinho e nos de eumelanina marrom a tonalidade da envoltura passa pelo marrom forte ao bege bem clarinho.

Analisando mais atentamente a ENVOLTURA dos canários, notaremos que ela acompanha normalmente o que ocorre com a eumelanina em cada mutaçăo.Portanto, fique atento em mais esta característica do Tipo, pois isto vai facilitar consideravelmente vocę distinguir um mau Canela de um Isabelino, um Ágata de um Verde Pastel, etc. Vai também ajudá-lo a separar seus exemplares para o concurso.

DEFINIÇĂO DA ENVOLTURA

A definiçăo de ENVOLTURA foi aprovada na Assembléia Geral Ordinária da OBJO do dia 04 de julho de 1994 e publicada no Boletim Técnico de julho de 1995. Para definir ENVOLTURA nos baseamos na teoria das tręs melaninas utilizadas pela OBJO/FOB, a saber:

Eumelanina Negra - presença marcante na regiăo central das penas e também dispersa por toda plumagem.

Eumelanina Marrom - mesma localizaçăo da negra.

Feomelanina - presença exclusiva nas bordas das penas.


Pelo exposto acima, fica claro que as melaninas se depositam na plumagem de duas maneiras:em regiőes concentradas formando as estrias ou escamas e; dispersas por toda a plumagem do exemplar formando a envoltura, que se mistura a cor do fundo.

ENVOLTURA č EUMELANINA DISPERSA

DESENHO č EUMELANINA CONCENTRADA


ENVOLTURA é toda manifestaçăo de eumelanina negra ou marrom, que NĂO faz parte do desenho e que se encontra pulverizada (dispersa) sobre a cor de fundo, misturando-se a ela, produzindo tonalidade própria da mutaçăo.É esta melanina que faz com que um canário Verde năo seja apenas um canário Amarelo com estrias negras. É que neste caso, a melanina negra misturada ao lipocromo amarelo, produz uma sensaçăo visual equivalente a cor verde, até porque, um outro elemento chamado de Fator Azul também marca presença.

Porque prestar atençăo na ENVOLTURA de todas as cores e conhecer suas tonalidades? Pois fica fácil diferenciar os canários e identificá-los.

Como a ENVOLTURA se mistura ao lipocromo, isto dará diferentes variaçőes na sensaçăo visual dependendo do TIPO e também da cor de fundo que esteja presente.Devido a isto os canários Negro-Marrons Oxidados variam do Verde ao Azul e ao Cobre, mesmo possuindo as mesmas características de Tipo.

Verde = envoltura de eumelaninas negra e marrom + cor de fundo amarela + fator Azul

Azul = envoltura de eumelaninas negra e marrom + cor de fundo branca + fator Azul

Cobre = envoltura de eumelaninas negra e marrom + cor de fundo vermelha + fator Azul


Observando o que foi dito acima, veremos que a envoltura é igual para todos os casos citados, e que varia é a cor do lipocromo, provocando as diferentes sensaçőes visuais.

A ENVOLTURA NOS MELÂNICOS CLÁSSICOS

NEGRO-MARROM OXIDADO

(Verde, Azul, Azul Dominante e Cobre ) A envoltura deverá possuir grande quantidade de eumelanina negra, para que o exemplar expresse tonalidade negra.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

NEGRO-MARROM DILUÍDO

(Ágata Amarelo, Ágata Prateado, Ágata Prateado Dominante e Ágata Vermelho) Devido a produçăo da quantidade de eumelanina negro nos Ágatas, a envoltura passa ŕ tonalidade cinza claro permitindo assim boa expressăo da cor de fundo.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

MARROM OXIDADO

(Canela Amarelo, Canela Prateado, Canela Prateado Dominante e Canela Vermelho). A envoltura será formada por grande quantidade de eumelanina marrom oxidada assumindo tonalidade marrom.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

MARROM DILUÍDO

(Isabelino Amarelo, Isabelino Prateado, Isabelino Prateado Dominante, Isabelino Vermelho). Devido ao fato de ocorrer sensível reduçăo da eumelanina neste grupo, a envoltura apresentará pouca quantidade de eumelanina marrom, permitindo por isso boa percepçăo da cor de fundo, tornado-o a cor clássica de expressăo melânica. A tonalidade da envoltura fica marrom fraco.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Devido ao fato de ocorrer sensível reduçăo da eumelanina neste grupo, a envoltura apresentará pouca quantidade de eumelanina marrom, permitindo por isto boa percepçăo da cor de fundo, tornando-o a cor clássica de menor expressăo melânica. A tonalidade da envoltura fica marrom fraco.

A IMPORTÂNCIA FUNDAMENTAL DA ENVOLTURA

Poderíamos citar vários casos nos quais a ENVOLTURA seria decisiva na identificaçăo da cor. Porém, para năo nos alongarmos muito, citaremos apenas o caso dos carinhosamente chamados Ágatas Paulistinhas ( AG VM MS ). Estes belíssimos e revolucionários exemplares quando surgiram possuíam - e muitos ainda possuem - estrias que contrariam a definiçăo dos Ágatas contida no Manual Técnico da OBJO: săo relativamente grossas para um Ágata.

Mas como o item TIPO năo é formado só pelo desenho das estrias, a reduçăo da eumelanina negra, características dos Ágatas, fica caracterizado na ENVOLTURA que é cinza claro, assim como na reduçăo do depósito melânico nas partes córneas. Assim sendo, a ENVOLTURA passa a ser o grande diferencial desta cor e năo as unhas e pés claro como alguns criadores pensam, até porque existem Ágatas com estas regiőes um pouco melanizadas, o que năo chega a ser um defeito grave de tipo. Por outro lado, imagine um Ágata Vermelho Mosaico Fęmea, com estrias largas, afetado por uma forte ENVOLTURA. Ninguém teria duvidas que se trataria de um Cobre Mosaico Fęmea.
Fonte:http://criadourokakapo.com


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Dicas Importantes:
- Clique no botão [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]para escolher a melhor Resposta.
- Respeite as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e conheça as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Como abir um [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Curta a nossa página no Facebook
- Não peça suporte por MP

Davi Hemerly
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : K2
Quantos pássaros você cria? : 2
Mensagens : 9779
Reputação : 868
Idade : 24
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : Vitória ES

Ver perfil do usuário http://www.nacaodospassaros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A envoltura dos canários de cor

Mensagem por Arthur Ferreira em Dom Fev 24, 2013 12:58 pm

Muito bom este tópico !


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Arthur Ferreira
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Mensagens : 1398
Reputação : 153
Idade : 18
Data de inscrição : 11/09/2012
Localização : Salinas-MG

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum