Receita de papinhas de emergência para filhotes de calopsitas, periquitos e outros

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Receita de papinhas de emergência para filhotes de calopsitas, periquitos e outros

Mensagem por Davi Hemerly em Sab Fev 16, 2013 9:12 pm

Olá a todos, vou postar 3 receitas de papinha para filhotes de calopsitas.]
Essas receitas são para uma eventual emergência, dos tipos: A fêmea parou de alimentar os filhotes no sábado e no sábado você não encontra nenhum Petshop aberto ou casa de ração.

Eu recomendo usar papinhas caseiras somente para quebrar o galho, pois nelas não contem todas as vitaminas e nutrientes necessárias para promover o crescimento saudável dos filhotes.

Aqui estão as receitas de papinhas de emergência para filhotes de calopsitas, periquitos e outros psitacídeos:

Receita - 1 - Papinha básica - um ovo cozido amassado para duas colheres de farinhada de milho (fina = fubá ou média).

Outra papinha básica: para cada ovo cozido amassado + 1 colher de sopa de proteína de soja texturizada + 1 colher de sopa bem cheia de farinha de milho média + 1 colher de sopa bem cheia de milheto. Dar 1 vez por semana. Pode-se eventualmente acrescentar uma pitada de levedura de cerveja (rica em complexo B). Experimentar colocar Mucilon junto como ovo cozido. Espremer uma cenoura cozida junto com o ovo.

Receita - 2 - Papinha incrementada - Um ovo cozido descascado e amassado, para uma colher cheia de fubá, mais uma colher de sopa de soja texturizada média ou fina, e mais uma pitada de Penavit Plus em pó.

Receita - 3 - Papinha proteica - Farinha de rosca 20%, Neston (Floco de cereais – trigo,cevada e aveia)- 60%, Farinha Láctea – 20%. Para cada quilo de farinhada pronta acrescentar 45 gramas de pré-mix (aminoácidos essenciais) encontrado em lojas de animais e 45 gramas de fosfato bi-cálcico. Para cada quatro colheres (sopa) das farinhas acrescentar um ovo cozido triturado.

Receita - 4 - Papinha sopão - 1 Kg de farinha de rosca, 1Kg de farinha de mandioca, 1Kg de farinha de milho, 3 colheres de sopa de casca de ovo moída no liquidificador (bem miúda),5 ovos espremidos em peneira (gema e clara), água. Misture tudo até tomar um formato uniforme.Vá adicionando água para que a farinhada fique úmida.
Fonte: Universo das calopsitas

Isso é para uma eventual emergência. Espero que todos gostem.
Abraço.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Dicas Importantes:
- Clique no botão [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]para escolher a melhor Resposta.
- Respeite as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e conheça as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Como abir um [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Curta a nossa página no Facebook
- Não peça suporte por MP

Davi Hemerly
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : K2
Quantos pássaros você cria? : 2
Reputação : 868

Ver perfil do usuário http://www.nacaodospassaros.com

Re: Receita de papinhas de emergência para filhotes de calopsitas, periquitos e outros

Mensagem por Henrique Tenório em Sab Fev 16, 2013 9:53 pm

muito bom espero testar elas mais n quero q meus quitos fiquem orfaõs mas se for o caso é dessas papinhas q irei utilizar na minha cidade n se encontra papinha nas petshps n a unica foi fechada quando eu quero comprar eu tenho q ir a outra cidade Embarassed

Última edição por Henrique Tenório em Sab Fev 16, 2013 9:55 pm, editado 1 vez(es) (Razão : eros de digitação)

Henrique Tenório
Criador nível 2
Criador nível 2

Masculino
Reputação : 12

Ver perfil do usuário

Re: Receita de papinhas de emergência para filhotes de calopsitas, periquitos e outros

Mensagem por Davi Hemerly em Dom Fev 17, 2013 8:55 am

Henrique Tenório escreveu:muito bom espero testar elas mais n quero q meus quitos fiquem orfaõs mas se for o caso é dessas papinhas q irei utilizar na minha cidade n se encontra papinha nas petshps n a unica foi fechada quando eu quero comprar eu tenho q ir a outra cidade Embarassed
rs Boa sorte amigo, abraço.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Dicas Importantes:
- Clique no botão [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]para escolher a melhor Resposta.
- Respeite as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e conheça as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Davi Hemerly
Administrador
Administrador

Masculino

Mensagem por Reryson Colares em Dom Fev 17, 2013 9:26 am

Legal, eu fazia com aquelas AC-100 batia no liquidificador e peneirava, era muito boa.

Respeite as regras do fórum!!!
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Reryson Colares
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : RC
Reputação : 562

Ver perfil do usuário

Mensagem por Davi Hemerly em Dom Fev 17, 2013 9:55 am

Vou mover esse tópico para a área de Calopsita para ser melhor visualizado.

Davi Hemerly
Administrador
Administrador

Masculino

Mensagem por vinicius nunes em Ter Jul 08, 2014 8:49 pm

Pessoal Devo dar na seringa essas papinhas ?

vinicius nunes
Criador novato
Criador novato

Masculino
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Mensagem por Cissa Sousa em Ter Jul 08, 2014 9:12 pm

Acho que sim Vinicius,ou então com uma colherzinha de café...

[img][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][/img]

Cissa Sousa
Supervisor
Supervisor

Feminino
Sub-Nick : Cissa
Quantos pássaros você cria? : 7
Reputação : 447

Ver perfil do usuário

Mensagem por leticia_cristina em Ter Jul 08, 2014 9:16 pm

Vinicius, é uma emergência mesmo ou seria possível você adquirir a papinha industrializada?

Pois como o título do tópico já diz, esse procedimento só deve ser utilizado se for uma "emergência", devido a qualidade da papinha industrializada ser bem mais satisfatória do que a caseira, que possui bem menos nutrientes do que os filhotes necessitam...

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : Lele
Quantos pássaros você cria? : 3
Reputação : 235

Ver perfil do usuário

Mensagem por vinicius nunes em Ter Jul 08, 2014 9:44 pm

MAs me refiro aos 2 tipos de Papinha a caseira e a Industrializada ....
As 2 Deve ser na Seringa ?

vinicius nunes
Criador novato
Criador novato

Masculino
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Mensagem por leticia_cristina em Ter Jul 08, 2014 10:01 pm

Sim, mas antes é recomendado que você encaixe uma sonda no bico dessa seringa... Dê uma olhada nesse vídeo que certamente irá lhe ajudar como preparar a papinha e de que forma administra-la:

leticia_cristina
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : Lele
Quantos pássaros você cria? : 3
Reputação : 235

Ver perfil do usuário

Mensagem por Mateus Leite Ferreira em Qua Jul 09, 2014 9:26 am

por quanto tempo essas papinhas caseiras pode ser armazenadas ou por quantos dias pode ser dadas as aves?
eu já fiz por conta propria e ajuda muito + só no caso de emergência mesmo,e foi por poucos dias.

Mateus Leite Ferreira
Ajudeiro
Ajudeiro

Masculino
Reputação : 225

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 11:29 pm

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: