Cérebro das aves tem estrutura semelhante a dos humanos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Cérebro das aves tem estrutura semelhante a dos humanos

Mensagem por Davi Hemerly em Seg Out 08, 2012 8:59 am

Cérebro das aves tem estrutura semelhante a dos humanos
Pesquisa comprova que cérebro dos pássaros tem uma região semelhante ao neocórtex, que nos humanos é responsável por funções complexas, como a consciência e a linguagem.

O neocórtex é uma região essencial do cérebro dos mamíferos. Localizada na parte externa do órgão, está relacionada com funções importantes como percepção sensorial, comandos motores, consciência e linguagem. Ela é muito desenvolvida em humanos e outros primatas. Nos demais mamíferos, ela é um pouco menor. E, até agora, era considerada ausente do cérebro dos outros animais. No entanto, uma pesquisa publicada nesta segunda-feira na revista PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences) mostrou que células similares às do neocórtex mamífero podem ser encontradas no cérebro de aves, em uma estrutura anatômica diferente.

O estudo confirma uma teoria levantada há mais de meio século para explicar a função de uma região chamada crista ventricular dorsal (DVR, na sigla em inglês), presente no cérebro das aves. Tanto o neocórtex dos mamíferos quanto a DVR se originam nos embriões em uma região chamada telencéfalo. Mas, durante seu desenvolvimento, acabam assumindo formatos distintos. Enquanto o neocórtex é formado por seis camadas diferentes, a DVR é constituída de aglomerados de neurônios, que formam pequenos núcleos.

Por causa da anatomia diferente, muitos cientistas defendiam que as áreas não realizavam a mesma função. "Todos os mamíferos têm um neocórtex, e ele é virtualmente idêntico entre todos eles. Mas, quando analisamos os animais mais próximos, que são pássaros e répteis, eles não têm nada que seja remotamente similar ao neocórtex", diz Jennifer Dugas-Ford, pesquisadora da Universidade de Chicago, e um dos autores do estudo.

Hipótese antiga — Nos anos 60, o neurocientista Harvey Karten descobriu que a DVR possuía conexões neurais semelhantes às do neocórtex e chegou a formular uma teoria dizendo que as regiões desempenhavam a mesma função, apesar da anatomia diferente. Depois de décadas de debate, os pesquisadores da Universidade de Chicago resolveram testar a hipótese. Para isso, eles usaram marcadores moleculares recém-descobertos capazes de identificar camadas específicas do neocórtex — mais especificamente, as camadas 4 e 5 da região. Os autores então procuraram descobrir se os genes responsáveis por esses marcadores eram expressos na região DVR dos pássaros.

Ao realizar a pesquisa com frangos e mandarins (Taeniopygia guttata), eles descobriram que os marcadores das camadas 4 e 5 estavam expressos em diferentes núcleos da DVR, mostrando que a hipótese estava correta. "A pesquisa original de Karten havia encontrado conexões neurais semelhantes entre as áreas, e alguns pesquisadores negaram essa semelhança. Agora, nós encontramos marcadores que sinalizavam áreas específicas do neocórtex e descobrimos que, em duas aves muito diferentes, os genes responsáveis por esses marcadores correspondiam às conexões neurais", disse Clifton Ragsdale, professor de neurobiologia da Universidade de Chicago.

Tartaruga – Depois de descobrir a região similar ao neocórtex no cérebro dos pássaros, os pesquisadores fizeram uma pesquisa semelhante no cérebro de tartarugas. O resultado foi parecido, revelando mais uma possibilidade anatômica para a organização das células do neocórtex. Em vez de ser formado por seis camadas ou núcleos, o cérebro da tartaruga tinha as mesmas células espalhadas ao longo de uma única camada de seu córtex. “É muito interessante que tenhamos todas essas morfologias diferentes construídas a partir do mesmo tipo de célula”, diz Joanna Rowell, uma das autoras do estudo.

No futuro, os pesquisadores pretendem descobrir os diferentes caminhos percorridos pelos mesmos neurônios para formar regiões cerebrais de formato tão distintos. Além disso, eles pretendem testar os prós e os contras de cada formação. A linguagem complexa e o uso de ferramentas por parte de alguns pássaros sugerem que a organização nuclear dessas células também é capaz de suportar funções avançadas – e pode, em alguns casos, até oferecer vantagens em relação à estrutura humana.

clubedocriador.com

Fórum Nação dos Pássaros


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Dicas Importantes:
- Clique no botão [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]para escolher a melhor Resposta.
- Respeite as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e conheça as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Como abir um [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Curta a nossa página no Facebook
- Não peça suporte por MP

Davi Hemerly
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : K2
Quantos pássaros você cria? : 2
Mensagens : 9779
Reputação : 868
Idade : 24
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : Vitória ES

Ver perfil do usuário http://www.nacaodospassaros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cérebro das aves tem estrutura semelhante a dos humanos

Mensagem por Reryson Colares em Seg Out 08, 2012 6:32 pm

Interessante study


Respeite as regras do fórum!!!
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Reryson Colares
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : RC
Mensagens : 5855
Reputação : 562
Idade : 20
Data de inscrição : 12/09/2012
Localização : Fortaleza-ce

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cérebro das aves tem estrutura semelhante a dos humanos

Mensagem por Tarantinni em Ter Jul 22, 2014 10:30 pm

Muito interessante..


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


Dicas Importantes:
- Clique no botão [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]para escolher a melhor Resposta. 
- Respeite as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e conheça as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]




Tarantinni
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Sub-Nick : Theodoro
Quantos pássaros você cria? : 46
Mensagens : 1478
Reputação : 142
Idade : 24
Data de inscrição : 24/05/2014
Localização : Caratinga - MG

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cérebro das aves tem estrutura semelhante a dos humanos

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 3:31 am


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum