Diamante de Gould - Alimentação

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mensagem por Davi Hemerly em Dom Out 07, 2012 10:59 am

Considero a alimentação como um dos pontos mais importantes para a obtenção de boas criações e boas aves:
A mistura de grãos para aves exóticas que se vendem nas lojas da especialidade, é suficiente como uma dieta básica, não estando no meu entender, no entanto preparadas para o Diamante de Gould, ave esta que me leva a escrever o presente artigo.
A mistura que utilizo atualmente e que me tem dado bons resultados é a seguinte:

40-50 % de alpista.
20-30 % de milho alvo branco.
10-15 % de milho alvo vermelho.
5-10 % de perilha.
5-10 % de Níger.

No entanto o alimento preferido é a espiga de milho-alvo em rama, pois aparte de serem um alimento essencial, é comido de uma forma incrível pelos diamantes de Gould durante a criação, sendo assim aconselhável dar duas vezes por semana um par de espigas aos casais reprodutores.
É também interessante oferecer uma pequena quantidade de verduras, papa de criação, osso de choco e um composto de vitaminas A, B, C, D e E.
A sua alimentação estará assim composta por uma mistura de sementes que contenha uns 30% de milho-alvo branco, 30% de alpista, 30% de milho-alvo vermelho e 10% de níger.
Por vezes certos criadores afirmam que o milho branco não será muito bom para este tipo de aves, mas no entanto antes de experimentar se isto realmente se aplica a todos os diamantes de Gould, é aconselhável utilizar um substituto para esta semente.
Esta alimentação será no entanto mais completa se lhe adicionar-mos papa para insectívoros, cálcio, insectos, carvão vegetal, isto sobretudo durante a época de criação.
O período da muda é igualmente um momento de extrema importância, onde os diamantes de Gould têm que receber um aumento extra de proteínas, vitaminas, minerais e semente germinadas.
O grit é importante em todas as fases da vida do Diamante de Gould e nunca deve faltar no interior do viveiro, num comedouro

Nota final:
Da minha experiência enquanto criador, e depois de muitas experiências quer a nível das misturas e das papas, cheguei a esta conclusão, conforme descrito anteriormente e posso dizer que não me posso queixar da criação, quer da quantidade de aves nascidas e bem como da sua qualidade para futuros concurs

avedomestica.com.br

Fórum Nação dos Pássaros

Última edição por Davi Hemerly em Seg Dez 03, 2012 7:34 am, editado 1 vez(es)

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Dicas Importantes:
- Clique no botão [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]para escolher a melhor Resposta.
- Respeite as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e conheça as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Como abir um [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Curta a nossa página no Facebook
- Não peça suporte por MP

Davi Hemerly
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : K2
Quantos pássaros você cria? : 2
Reputação : 868

Ver perfil do usuário http://www.nacaodospassaros.com