Megabacteria em Aves: A verdade omitida!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Megabacteria em Aves: A verdade omitida!

Mensagem por Davi Hemerly em Qui Jan 31, 2013 9:37 am

Megabacteria em Aves: A verdade omitida!
Dr Felipe Bath

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Ola Amigos! Como sabem fiz meu Mestrado em Microbiologia Veterinária na UFRRJ e hoje trago um assunto muito polêmico nesse meio e revelador. O fungo Macrohrabdus ornithogaster, até pouco tempo conhecido apenas por Megabacteria, é um ascomiceto anamórfico, oportunista , que se torna patogênico em algumas circunstâncias, como em situações de imunossupressão, tendo sua manifestação clínica conhecida como megabacteriose. Sua principal fonte de infecção ocorre por aves portadoras assintomáticas, durante a alimentação entre parentes, através da regurgitação e contaminação fecal-oral.

Para diagnosticar a presença e sintomas de M. ornithogaster em aves de forma geral, podem ser realizados esfregaços de fezes frescas examinados no microscópio, achados microscópicos e macroscópicos de necropsia incluindo dilatação pró-ventricular e pontos hemorrágicos, e ainda esfregaço da moela.

Muitos vão pensar que é comum a doença em canários, mas afeta qualquer ave. O problema é que a criação de canários é desenvolvida a muito mais tempo e por pessoas com tempo e maior poder aquisitivo. Com isso investe-se em diagnóstico.

A foto da necropsia nem é tão impactante e insuportável assim. A abertura foi feita por um estagiário e poderia ter sido melhor. Mas o importante é observar o principal sinal clínico nessa calopsita que é a dilatação pró-ventricular. Lógico, sempre a um engraçadinho que vai dizer que a ave acabou de se alimentar e que a foto não é minha e coisas do tipo.. blá.. blá blá.. não deveriam nem estar no meu face.. Após o esfregaço realizado pode-se confirmar a suspeita.

Os sinais clínicos relatados para a doença são diarréia, fezes com alimentos não digeridos, desidratação, emagrecimento, depressão e nos avestruzes, o animal bica o alimento sem conseguir ingeri-lo. Nas demais espécies, o animal alimenta-se continuamente, porém perde peso drasticamente. Peito seco?! Já sabemos que peito seco é consequência de alguma doença crônica ne?!

A megabacteria ocorre nas porções inferiores de proventrículo e glândulas superficiais, causando uma hipersecreção das glândulas mucosas e espessamento da parede do ventrículo associada a pequenas hemorragias. O diagnóstico é feito por esfregaço das fezes ou do proventrículo corado com Gram ou PAS. A técnica de Gram é muito mais simples e eficaz. E eu tenho a competência necessária para a realização do exame com êxito na clínica.

O microorganismo é anaeróbico facultativo e cresce bem em Agar sangue. Na maioria dos casos, trata-se de uma infecção oportunista que acomete principalmente animais imunossuprimidos. O tratamento e prevenção consistem da acidificação da água de beber, fornecimento de alimentos com alta digestibilidade e suporte nutricional com vitaminas. Em alguns casos, a administração de anfoterecina B ou um fungistático impede a infecção.
Parte do texto foi removido do site:http://www.canarilformosura.com

Autor:Dr Felipe Bath
Postagem autorizada por:
Dr Felipe Bath
Visite:[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]




Última edição por Davi Hemerly em Qui Jan 31, 2013 11:01 am, editado 1 vez(es)


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Dicas Importantes:
- Clique no botão [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]para escolher a melhor Resposta.
- Respeite as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e conheça as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Como abir um [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Curta a nossa página no Facebook
- Não peça suporte por MP

Davi Hemerly
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : K2
Quantos pássaros você cria? : 2
Mensagens : 9779
Reputação : 868
Idade : 24
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : Vitória ES

Ver perfil do usuário http://www.nacaodospassaros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Megabacteria em Aves: A verdade omitida!

Mensagem por Reryson Colares em Qui Jan 31, 2013 11:00 am

Hehe tinha postado este artigo um dia desses, é muito importante.


Respeite as regras do fórum!!!
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Reryson Colares
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : RC
Mensagens : 5855
Reputação : 562
Idade : 20
Data de inscrição : 12/09/2012
Localização : Fortaleza-ce

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum