Trinca ferro: Ave complicada ou manejo errado 5 5 6

Trinca ferro: Ave complicada ou manejo errado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Trinca ferro: Ave complicada ou manejo errado

Mensagem por Pedro Alencar em Seg Jan 21, 2013 10:32 am

"Trinca ferro frio, como aprontar meu trinca, vitaminas para meu trinca, trinca ferro não canta ou não abre canto, muda encruada, trinca ferro sem fibra.......e por ai vai "
Com certeza já viram estas perguntas.
Enfim, na natureza ele entra na muda e sai da muda, para de cantar e volta a cantar a todo vapor, alimenta-se de tudo que precisa para manter em pleno funcionamento a máquina que é o corpo...principalmente de uma ave. que precisa de total comunhão entre penas, aparelho respiratório e de um território demarcado pelo canto.
Ou seja ocorre tudo de forma natural e sem alcon club, avitrin ( e outros ), gotas de vinagre na banheira dentre outros cuidados...alguns mais parecem simpatias.
Vemos pessoas em busca de uma máquina de canto, quando na verdade não é bem assim. Não é pelo fato de ser jogador de futebol que você receberá o salário de neymar.
Nenhum trinca ferro é igual ao outro ou está no mesmo preparo ( no dia do torneio ou roda ) que o outro.
Não adianta simplesmente apostar tudo e esperar tudo de uma ave que não tenha um desempenho satisfatório, e o pior é quando se sabe a média de cantos da ave e se espera que por mágica ela resolva triplicar a média que todos já conhecem.
Se o seu TF não fez uma boa muda, a culpa é sua. pois ele tem tudo o que precisa para trocar as penas de forma normal e dentro do seu tempo.
Se o seu TF está frio, entenda que é uma fase natural onde não se tem motivo para cantar ou demarcar território, normalmente ele saiu da muda ou não aguentou á alguma disputa, isso mesmo...quando você viu que o rendimento caiu e simplesmente deixou ele na estaca simplesmente por orgulho, dizendo : Só tiro se gritar !.
Se seu TF não abre canto é por que não chegou o momento, ele ainda está inseguro e não se sente preparado para cantar forte para intimidar os outros, dizendo : " Aqui quem manda sou eu ".
Antes de pensar em criar TF aconselho que façam um estudo profundo, pois o TF é diferente e o tempo dele também é diferente.
A preocupação com a alimentação é geral, na verdade buscam em 1º lugar a marca, se for de marca famosa e de alto valor ( $ ), já é um grande passo para julgar esta ração a melhor.
Meus amigos, o TF gosta e precisa é de alimento natural e ponto final. SEJA : SEMENTE DE VELAME, ARAÇÁ DO MATO, MELÃO DE COBRA, MARACUJÁ DO MATO, JUÁ, MANGA, MAMÃO, BANANA, BREDO, BERDUEGA, DENDÊ MADURO, MILHO VERDE.... entre outros ( ele gosta do que a região oferece ).
FÊMEA : não adianta mostrar a fêmea em qualquer tempo somente por achar que está fogueando seu TF, o tempo de mostrar é somente no período de reprodução, antes disso ele pode ouvir a vontade. mesmo que a fêmea esteja se abaixando antes do período de reprodução, não é indicado mostrar pois ela não está ovulando e poderá alterar o cronograma de reprodução, passando por cima das estações de reprodução e viciando machos e fêmeas em fazer cena para agradar algum amigo que sequer sabe a raça da ave que estar dançando, macheando, abaixando a asa e levantando o rabo.
Torneio : não é porquê seu TF canta bem em casa e troca canto com um outro TF seu que ele esteja pronto para o torneio, pois na roda ele vai encontrar TF rápido, de canto forte, de muita fibra, e também encontrará alguns que já entram frios, que atrapalha bastante o desenvolvimento de um trinca de fibra.
Certifique-se que ele realmente esteja preparado .

O que escrevi foi meu ponto de vista, o Trinca Ferro è muito mais complexo do que poderia eu ou qualquer pessoa descrever com palavras, cada criador uma metodologia e uma forma de ver as coisas, mas o TF é o mesmo seja aqui ou em qualquer parte do Brasil.

Observação e Respeito

1 - OBSERVAÇÃO: procure entender sua ave, pois ela é única e as preferências dela devem ser bem aproveitadas.

2 - RESPEITAR O TEMPO DA AVE: Algumas aves precisam de todo um processo para aprontar, outras não. Algumas esfriam após a muda, outras passam por este processo em plena ordem, mas não é por isso que forcará a ave em disputa, tentando provar que é uma ave fora de série e que até na muda está pronta para combate ( tem tudo para estragar uma ave de fibra ).
Tudo tem seu tempo, tempo de plantar e tempo de colher...se você planta algo e encontra clima favorável, terra preparada com adubação corrigida, você tem tudo para obter uma boa coleita.
Se você resolve colher antes do tempo, não poderá reclamar do resultado da colheita precipitada..pois a decisão foi sua.
A diferença de um TF para uma plantação é que na plantação, a depender da infraestrutura você pode plantar o ano inteiro, um TF entrando em ordem, sendo forçado, ele pode e deve correr, desta foma você perde todo o manejo e volta ao zero, pois a depender da ave e da forma que correu, só o tempo e o manejo de recuperação com toda paciência para, promover a confiança perdida....
Trinca ferro é de extrema fibra, porém quando perde esta fibra, perde pra valer.

Fica esta dica: Observe e respeite o tempo dele.

Att Pedro Alencar

Quanto mais me elevo, menor eu pareço aos olhos de quem não sabe voar.
.....a parada não é pra poney, é pra cavalo.....

Pedro Alencar
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Reputação: 65

Ver perfil do usuário

Re: Trinca ferro: Ave complicada ou manejo errado

Mensagem por Diego Henrique em Seg Jan 21, 2013 10:41 am

Muito bom viu!!

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Diego Henrique
Vip
Vip

Masculino
Reputação: 231

Ver perfil do usuário

Mensagem por Reryson Colares em Seg Jan 21, 2013 1:23 pm

Show de bola mano.

Respeite as regras do fórum!!!

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Reryson Colares
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick: RC
Reputação: 537

Ver perfil do usuário

Mensagem por Eduardo Júnior em Seg Jan 21, 2013 1:40 pm

Gostei Very Happy

Parabéns!

Eduardo Júnior
Criador nível 2
Criador nível 2

Masculino
Reputação: 93

Ver perfil do usuário

Mensagem por Davi Hemerly em Seg Jan 21, 2013 8:36 pm

Olá, muito bom, Pedro, parabéns Very Happy
Abraço.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Dicas Importantes:
- Clique no botão [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]para escolher a melhor Resposta.
- Respeite as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e conheça as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Como abir um [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Curta a nossa página no Facebook
- Não peça suporte por MP

Davi Hemerly
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick: K2
Quantos pássaros você cria?: 2
Reputação: 827

Ver perfil do usuário http://www.nacaodospassaros.com

Mensagem por Bruno Buzinaro em Seg Jan 21, 2013 9:16 pm

Muito bom concerteza ira ajudar.

Só dê ouvidos a quem te ama. Não te preocupes tanto com o que acham de ti. O que te salva não é o que os outros andam achando, mas é o que Deus sabe a teu respeito.
Padre Fábio de Mello.

Bruno Buzinaro
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Reputação: 208

Ver perfil do usuário

Mensagem por WarDoll em Sex Ago 09, 2013 9:51 am

Pedro Alencar, resumiu tudo.

Apesar de conhecer pessoas que insistem em colocar sempre o defeito ou culpa do baixo rendimento nas aves, de já ter visto até "monstros", soltarem ou matarem seus pássaros por não terem rendido em badernas e torneios, acredito que o manejo e a alimentação sejam determinantes para que a ave de o máximo do seu potencial.

Tem gente que "puxa" errado e acaba estragando grandes aves. Aqui no RJ tem gente deixando ave morrer de sede e reclamando q não tem uma ave boa pra cantar.

Complicado, meu trinca come frutas que nem eu como, deixei de usar o PC a noite pra que ele durma melhor. Cada um com seu pensamento e manejo, sei que é Agosto ainda, e já estou colhendo os frutos de um tratamento de excelência oferecido a ele.

abraços a todos e boa temporada

WarDoll
Criador novato
Criador novato

Masculino
Reputação: 1

Ver perfil do usuário

Mensagem por genilson reis santos em Sex Dez 20, 2013 2:14 pm

uma liçao de conhecimento , falou mt e falou o correto , pra tudo tem seu tempo e principalmente respeito , na minha opinião um amigo que poe seu pasaro pra disputa sem que o mesmo esteja pronto não tem respeito e nem gratidão por sua ave .

genilson reis santos
Criador novato
Criador novato

Masculino
Reputação: 0

Ver perfil do usuário

Mensagem por Walmir Wendling em Ter Fev 18, 2014 4:27 pm

Exatamente isso Pedro Alencar, artigo corretissímo, TF é uma ave maravilhosa, e tem q ser respeitada. Pena que mts veês como uma mina de ouro!
Meus TF só entram em gaiolas pra irem a torneios, e raramente tbm, já que eu não gosto de força-los, e todos os meus TF moram em grande viveiros com mt espaço e árvores para que se sintam a vontade!!!

Walmir Wendling
Criador novato
Criador novato

Masculino
Quantos pássaros você cria?: hoje em torno d 15

Ver perfil do usuário

Mensagem por Vandeilson em Ter Fev 18, 2014 9:55 pm

Muito bom

Vandeilson
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Quantos pássaros você cria?: 3
Reputação: 10

Ver perfil do usuário

Mensagem por luciano .ltc em Qui Fev 27, 2014 4:24 pm

estou com um nessa situação amigo esfriou e começou a cair penas continuo dando frutas legumes e verduras a vontade e avitrin muda alem das extrusadas estava na media de 22 cantos minutos amigo jamais vou estragar uma ave dessa como vc disse tudo tem seu tempo logo logo posto video do TF fora da muda obrigado pelas dicas

luciano .ltc
Criador novato
Criador novato

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por jocélio em Sex Jun 20, 2014 7:56 pm

Parabéns muito me ajudou

jocélio
Criador novato
Criador novato