Trinca ferro e suas manhas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Trinca ferro e suas manhas

Mensagem por Pedro Alencar em Qui Jan 17, 2013 12:27 pm

Esta é uma ave muito apreciada, e que empolga pelo porte físico e sua extrema fibra. Várias pessoas têm,criam ou gostam, porém é notável o grande número de queixas relativas á: Fibra, muda, reprodução, ordem e comportamento..
O que falta na verdade é respeito e observação do criador, e a falta destes itens são de peso negativo e influencia de forma direta nas decisões, corretas ou não.
Uma ave que caí penas constantemente, logo se fornece medicamentos direcionados a muda, encapa, guarda e segue medicando...Esta ave está realmente na muda ou está dando sinais de pevite ? Também não sei, só o veterinário para responder.
Uma ave que saiu da muda e está "enxuta", " ah, vou atestar para ver como está. Ela realmente saiu da muda ? O rabo já igualou ? e o bico está perfeito ?...Se a resposta foi não, você tem tudo para estragar sua ave forçando de forma desnecessária e precipitada, tenha paciência pois o tempo deles é diferente do nosso. Queremos vê-los cantando forte, mas precisamos dar condições para tal, e o respeito e paciência se fazem fundamentais.
Meu trinca ferro não tem fibra !!! O amigo está enganado, pois a fibra é natural e de extrema importância para uma ave territorialista, cabe a você entender o motivo de sua ave não estar confiante para defender o território que é dela que é a sua casa, após dominar este ambiente, comece a expandir os territórios para ela, de forma gradativa e consciente...Garanto á você, quê, não é levando na casa de seu amigo ou em baderna que irá ajudar neste momento...Passeie encapado ou não, aproveite a alvorada, busque lugares onde tenham pardais, papa arroz = garibalde, bem-te-vi, sanhaço...a variedade de cantos de manhã cedo, estimula sua ave a "se soltar".
O trinca ferro do meu amigo é assim ou assado, ótimo. Lembrando que o seu manejo é direcionado para a sua ave e cada TF é único, o que faz bem ao dele pode ser uma geladeira aberta para o seu.
Qual medicamento devo dar para aprontar meu TF ? Nenhum !!! Forneça uma alimentação excelente e não economize em comprar as melhores rações, forneça frutas, verduras, folhas ( hortelã graúdo, broto de goiabeira, mastruz, melão de São Caetano, velame, flor de jurubeba e outros de sua região ).
Canhamo é bom ou não ? Vários colegas defendem o uso e juram seus resultados, outros dizem que engorda e que não vê efeito...Eu não uso, mas a questão do engordar eu não acredito, sendo boa ou não cabe a você decidir se vai fornecer, lembrando que todo o excesso é prejudicial. Uma ave que vive em uma passeadeira e recebe canhamo, girassol, jiló, maçã ...etc vai engordar pois não tem espaço para queimar as calorias, esta mesma ave em um voador, recebendo uma alimentação equilibrada não passará por tais problemas.
Vou comprar uma fêmea !!! Para qual finalidade ? Aprontar seu TF ou reprodução ?
Reprodução, ótimo. Solicite as anilhas coma antecedência e tenha certeza que seu TF é galador, passando por todas as fases do namoro e sabendo diferenciar a gala falsa da verdadeira.
Aprontar meu TF. Vá com calma, e não esfregue a todo o momento na cara dele, apenas para vê-lo estufar o peito e dançar, acredito que as melhores fêmeas para tal finalidade são as que chamam, as que pedem gala com muita facilidade estimulam muito a fibra podendo tornar o TF muito valente, e não render bem nas rodas.
Medicamentos: Prefiro não comentar, pois não uso e não tenho problemas...Deixo para os amigos levantarem tal discussão.

Esta é uma ave muito complexa e tem muito assunto para ser abordado e discutido de forma sadia, sempre respeitando o ponto de vista do outro...
Não é minha intenção ensinar ninguém a criar, pois não tenho gabarito para tal, apenas convido os amigos a lançar questões e dúvidas para debates.

Pedro Alencar
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Reputação : 65

Ver perfil do usuário

Re: Trinca ferro e suas manhas

Mensagem por DRYKA em Qui Jan 17, 2013 12:51 pm

muito bom .....

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

DRYKA
Criador nível 1