Obter sucesso na Criação de Azulão

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Obter sucesso na Criação de Azulão

Mensagem por Davi Hemerly em Sab Set 08, 2012 9:27 am

Criando Azulões


Não sou especialista mas ... pode ser grande a dificuldade inicial de reproduzir esta ave lindíssima. A fêmea quase sempre abaixa quando vê o macho, confundindo os menos ex­perientes mas, o macho sabe o mo­mento exato e nem sempre vai ... quando conseguimos ajustar um casal e tudo parece ir dando cer­to, ela não carrega palha e não de­sencadeia o choco, ao que chamamos "ausência de choco" além do que algumas fêmeas colocam o ovo no ninho e simplesmente o ignoram.

As vezes da tudo certo e parece ir tudo muito bem, nascem os filhotes e ela não os trata ou os joga do ninho num impulso fatal, sem contar com trovoadas que algumas vezes goram os ovos e inúmeros outros problemas. Mas contudo vale a pena pelo que consegui até hoje ... COMO FIZ? fui aprendendo com meus erros até que resolvi ir ao encontro deles na natureza, mais precisamente no seu habitat e ver como e o que faziam, quais os seus costumes e confesso que fiquei surpreso com o que vi.

O Azulão é o pássaro mais docil de todos, aos poucos consegui trata-Ios com à mão e fazer ficar junto a mim, descobri que são os maiores amantes fêmea e macho e embora truculento é muito carinhoso é belíssimo e resolvi adquirir o meu primeiro casal mas passei por vários até chegar nos exemplares que tenho hoje ... É brigão e como a maioria dos pássaros não admite invasões e por aí a fora. Hoje posso garantir que o ideal para sua reprodução é usar de muita técnica e lugar apropriado.

Uma gaiola criadeira 30x40x60m encostada a uma gaiola onde estará o macho que eu retiro frequentemente deixando ele cantar bastante e trago de volta mostrando sempre a ela mas cuidado ela poderá botar sem gala, uso no máximo dois machos por vezes deixo um encostado na gaiola da fêmea sem abrir o passador por algumas horas no outro dia abro passador para que fique um pouco com a fêmea e se familiarize com o ambiente e não venha a perder o momento da cópula olhando para algum utensilho diferente que possa disperssa-Io, tiro e coloco novamente, será cada vez mais freqüente o choco despertado até que fique muito quente e ele comece a galar uma ou duas vezes no máximo aí, é só esperar de dois a dez dias não nos desesperemos isto vai acontecer, o ovo ela vai botar e estará galado e vai botar no ninho invariavelmente, daí é só torcer pelo resto, devo lembrar que é importante que possam receber luz do sol pelo menos a da manhã isso ajuda muito além do que o ambiente deve ser claro e sossegado.

Já consegui azulões de exelente linhagem canto perfeito, surdina, com boa postura já que ele é um dos maiores cantores e não desafina nem destoa é um cantor firme com exelente padrão ao contrario do curió e bicudo que podem pegar outros cantos mas este é outro tema pois também os crio e aprecio muito. Já sofri muitas decepcões e tive muitas alegrias mas tem de haver comprometimento. Espero ter ajudado principalmente aos que tanto me procuram. Lembrete: jamais permita que um macho na mesma gaiola da fêmea enxergue o outro, pois, ele vai atacá-Ia e poderá até mata-Ia no impeto de avançar sobre o outro ele ficará absolutamente violento e a fêmea completamente desesperada.

Metabolismo e as penas Como evitar problemas de penas


Freqüentemente, tenho me deparado com pessoas que estão tendo problemas de penas com seus azulões. Dessa maneira, vi a necessidade de estudar o assunto e escrever este artigo, de forma que passe a servir como consulta para os mantedores de azulões, minimizando a ocorrência de problemas de plumagem.
De início, temos de frisar que as diferentes espécies de aves nativas do Brasil divergem muito quanto a sua dieta em estado natural. As espécies chamadas de onívoras, como é o caso do azulão, têm varIações na sua dieta em estado selvagem, variando de acordo com a disponibilidade, exigências, eficiência de aproveitamento, palatabilidade, predadores, etc.

As diferenças anatômicas en­tre espécies que ingerem diferentes dietas são grandes. Uma espécie que se alimente de néctar, por exemplo, tem um aparelho digestivo mais curto e simples do que uma espécie que se alimenta de vegetais ou insetos. Vale ressaltar que o fato de as aves voarem traz vantagens no sentido de encontrar alimentos e percorrer grandes distâncias, porém um melhor aproveitamento alimentar nem sempre seria vantajoso, pois isto implicaria num sistema metabólico mais complexo, e conseqüente menor capacidade de voar e menor agilidade.
Observar o que a espécie ingere em estado selvagem seria uma forma de se tentar formular uma dieta adequada, porém há limitações quanto a essa prática, pois numa espécie onívora como o azulão, a dieta é muito variável, além de as condições domésticas serem muito diferentes das selvagens - Em domesticidade os pássaros estão num ambiente termoneutro, e tem uma exigência energética menor pelo fato de estarem confinados.

Muitos dos proprietários de azulões têm se espelhado no tratamento oferecido com sucesso há décadas para bicudos e curiós para tratar de seus azulões. Porém, temos observado que essa prática não é a mais indicada, pois com esse tratamento notamos ocorrência de problemas de plumagem, principalmente após a muda dos azulões. Em reprodução doméstica de azulões, em alguns casos foram notadas penas brancas nas asas dos filhotes, sendo esse também um sintoma de desbalanceamento de aminoácidos da dieta, em especial da lisina. Baseado na informação de que existem grandes variações anatômicas dentre as espécies de acordo com seus hábitos alimentares, e com base nos sintomas apresentados, podemos concluir que os azulões devem receber um tratamento diferenciado, que seja mais adequado à espécie.

Além da água, energia, vitaminas, minerais, etc que devem estar presentes na dieta dos azulões, notamos que os nutrientes diretamente envolvidos com os problemas de penas dos azulões são os Aminoácidos. Dos 20 aminoácidos contidos na proteína, noves são chamados de essenciais, isto é, não são sintetizados pelos pássaros, devendo estar necessariamente presentes na dieta. São eles: Arginina, Isoleucina, Leucina, Usina, Metionina, Fenilalanina, Treonina, Triptofano e Valina. Histidina, Glicina e Prolina são sin­tetizados por pássaros, porém em quantidades pequenas, que em alguns momentos podem passar a ser essenciais, devendo ser suplementados pela dieta.

Esses nutrientes devem estar presentes todos os dias na dieta de um azulão, porém, notamos que em alguns momentos da vida, os requerimentos são maiores, como por exemplo, no desenvolvimento do filhote, período no qual ocorre intensa deposição muscular e formação de penas. Durante a muda, há formação de novas penas, formadas em mais de 90% de proteínas na matéria seca. Outra fase em que a demanda por aminoácidos essenciais cresce é durante a fase de postura de uma fêmea.

Predizer qual a quantidade fornecer de cada aminoácido para um azulão na mantença ou nas fases de maior exigência é quase impossível. O que nos resta, é utilizarmos algumas práticas simples que têm dado resultado:
> Mistura de sementes: A mistura de sementes deve ser bem variada. Utilizar maior proporção de alpiste, e jamais exagerar na quantidade de girassol, semente que os azulões adoram, mas que é muito oleosa (altamente energética).

> Farinhada: O fornecimento de uma farinhada de excelente qualidade é indicado durante todo o ano. Dar preferência aquelas farinha das secas que possuem ovo e insetos na sua fórmula.

> Fornecimento de Ovo: Principalmente durante a fase de procriação, o fornecimento de ovo cozido, além de uma excelente farinhada, tem proporcionado aos filhotes pleno atendimento das exigências, não aparecem penas brancas nas asas e o desenvolvimento é muito satisfatório.

> Ração extrusada: Segundo os fabricantes, este produto é completo e balanceado, atendendo totalmente as exigências dos pássaros. Vale ressaltar que não possuímos informações sobre seu fornecimento contínuo durante anos seguidos e que no caso de fornecimento, deve-se procurar por produtos de empresas idôneas.

> Banho e Frutas: Importante lembrar, que a alimentação pode ser complementada com o fornecimento de frutas, legumes e larvas, sem exageros (ex: pepino, maçã). Além disso, devemos proporcionar banhos de água e de sol pela manhã, fundamentais para a beleza, qualidade e brilho das penas.
Concluindo, podemos afirmar que, utilizando algumas simples práticas, não notamos qualquer dificuldade com os azulões. Pelo contrário, podemos dizer que o azulão é um pássaro fantástico, de lide muito fácil, temperamento calmo na proximidade humana, um verdadeiro companheiro!
Fonte:http://www.criadourokakapo.com
Fórum Nação dos Pássaros


Última edição por Davi Hemerly em Dom Jan 20, 2013 7:08 pm, editado 2 vez(es)


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Dicas Importantes:
- Clique no botão [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]para escolher a melhor Resposta.
- Respeite as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e conheça as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Como abir um [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Curta a nossa página no Facebook
- Não peça suporte por MP

Davi Hemerly
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : K2
Quantos pássaros você cria? : 2
Mensagens : 9779
Reputação : 868
Idade : 24
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : Vitória ES

Ver perfil do usuário http://www.nacaodospassaros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Obter sucesso na Criação de Azulão

Mensagem por NDP BOT em Sex Nov 23, 2012 2:23 pm

Olá.

Ótimo artigo.

NDP BOT
Criador nível 3
Criador nível 3

Feminino
Mensagens : 532
Reputação : 17
Idade : 25
Data de inscrição : 01/11/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Obter sucesso na Criação de Azulão

Mensagem por Arthur Ferreira em Sex Nov 23, 2012 2:51 pm

Super Completo.


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Arthur Ferreira
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Mensagens : 1398
Reputação : 153
Idade : 18
Data de inscrição : 11/09/2012
Localização : Salinas-MG

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Obter sucesso na Criação de Azulão

Mensagem por Pablo Lins em Sab Jan 05, 2013 6:09 am

Belo tópico, super completo e esclarecedor


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


Pablo Lins
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Mensagens : 62
Reputação : 4
Idade : 25
Data de inscrição : 05/01/2013
Localização : Escada-PE

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Obter sucesso na Criação de Azulão

Mensagem por Esmithi em Qui Jan 10, 2013 4:31 pm

otimo texto...
me ajudou muito para que eu possa dar inicio a criação.

Esmithi
Criador novato
Criador novato

Masculino
Mensagens : 3
Reputação : 5
Idade : 32
Data de inscrição : 10/01/2013
Localização : Saracuruna, Duque de caxias

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Obter sucesso na Criação de Azulão

Mensagem por Davi Hemerly em Qui Jan 10, 2013 4:32 pm

Esmithi escreveu:otimo texto...
me ajudou muito para que eu possa dar inicio a criação.
Fico muito feliz por você ter gostado, amigo.
Depois faça a sua apresentação, conte-nos um pouco sobre você e seus pássaros Very Happy
Abraço.


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Dicas Importantes:
- Clique no botão [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]para escolher a melhor Resposta.
- Respeite as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e conheça as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Como abir um [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Curta a nossa página no Facebook
- Não peça suporte por MP

Davi Hemerly
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : K2
Quantos pássaros você cria? : 2
Mensagens : 9779
Reputação : 868
Idade : 24
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : Vitória ES

Ver perfil do usuário http://www.nacaodospassaros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Obter sucesso na Criação de Azulão

Mensagem por Nonato Luciano em Dom Jan 20, 2013 6:40 pm


Colegas,

Vejo aqui um grande suporte sobre a criação de azulão. Estou super contente com as informações encontradas neste FÓRUM. Parabéns.

Nonato Luciano
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Mensagens : 70
Reputação : 16
Idade : 50
Data de inscrição : 19/01/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Obter sucesso na Criação de Azulão

Mensagem por Reryson Colares em Dom Jan 20, 2013 7:08 pm

Realmente ótimo artigo.


Respeite as regras do fórum!!!
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Reryson Colares
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : RC
Mensagens : 5855
Reputação : 562
Idade : 20
Data de inscrição : 12/09/2012
Localização : Fortaleza-ce

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Obter sucesso na Criação de Azulão

Mensagem por Diego Henrique em Seg Jan 21, 2013 6:39 am

Muito bom, e otimo ver que estamos ajudando as pessoas!!!


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Diego Henrique
Moderador
Moderador

Masculino
Mensagens : 2659
Reputação : 280
Idade : 26
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : Brasilia Df

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Obter sucesso na Criação de Azulão

Mensagem por Tarantinni em Ter Set 02, 2014 12:01 pm

Ótimo..


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


Dicas Importantes:
- Clique no botão [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]para escolher a melhor Resposta. 
- Respeite as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e conheça as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]




Tarantinni
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Sub-Nick : Theodoro
Quantos pássaros você cria? : 46
Mensagens : 1478
Reputação : 142
Idade : 24
Data de inscrição : 24/05/2014
Localização : Caratinga - MG

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Obter sucesso na Criação de Azulão

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 3:24 pm


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum