Pena longa, pena curta, nevado e intenso

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Pena longa, pena curta, nevado e intenso

Mensagem por Davi Hemerly em Dom Jan 06, 2013 8:15 am

Pena longa, pena curta, nevado e intenso

A maior parte dos criadores sabe que em relaçăo aos cruzamentos, é necessário cruzar pena longa x pena curta; Nevado e Intenso. E isto a fim de conservar na pena e na plumagem, uma qualidade de média, muitas vezes a melhor.

Mas, o que significam estes termos e onde estăo as diferenças? A diferença Nevado, Intenso é a mais nítida. Ela aparece nitidamente nos canários de cor.

Concerne ŕ coloraçăo da pena, e, mais exatamente, das pequenas penas ou tetrizes. No canário Intenso, as tetrizes săo coloridas desde sua extremidade, enquanto que no canário Nevado, a ponta năo é colorida. Ela torna-se entăo branca e um canário Nevado em seu peito, na cabeça, sua rabadilha (croupion) mais ou menos “empoado” de branco.

No Intenso, pelo contrário, a plumagem é bem uniformemente colorida; de mais este pássaro apresenta, muitas vezes, contornando os olhos, um traço sombreado, quase negro, o “traço do olho” que está ausente no canário Nevado.

As grandes penas, Remiges das asas, Retrizes da cauda, săo muitas vezes parecidas nestes dois tipos, contudo, mais estreitas aparentemente, no Intenso.

Atribuem-se os caracteres Intenso e Nevado a dois alelos de um gene de coloraçăo: No (I) está o fator Intenso, o outro(i) está o fator Nevado. O maiúsculo diz que o Intenso é dominante sobre o Nevado.

Se cruzarmos dois canários Nevados, teremos somente Nevados, enquanto que, se cruzarmos Intenso x Intenso, teremos Nevados e Intensos.

Năo há entăo, aparentemente canários dominando unicamente o fator Intenso Nevado. Admita-se entăo que um canário Intenso pode-se escrever (Ii), enquanto num canário Nevado escreve-se (ii). O fator (I) năo podendo existir duplamente no exemplar, dizemos que ele é mortal, no entanto, homozigoto (em duplo).

Na natureza, observa-se que em diversos pássaros, o Nevado é freqüente, sobretudo nas fęmeas, mas, o Intenso existe igualmente, sobretudo os machos tęm a plumagem mais colorida que aquele das fęmeas. E pode acontecer que macho e fęmea sejam Intensos.

Comparando-se as tetrizes de um canário Intenso e de um canário Nevado na mesma variedade, observando no Nevado a pena mais densa, mais ramificada.

As comparaçőes com outros pássaros mostram que a pena é mais rica em carotenóide (amarela ou vermelha) e menos ramificada.

O atraso do depósito do carotenóide no canário Nevado favorece entăo o crescimento das barbas e bárbulas, e dá também, uma penugem mais abundante (a penugem dos canários corresponde ŕ base de suas tetrizes, coloridas ou năo). Resulta que a plumagem de um canário Nevado é mais cheia, mais densa, que aquelas de um canário Intenso.

A simplificaçăo das pequenas tetrizes em volta dos olhos, que dá o traço negro do olho dos Intensos; esta cor negra estando “due” na pele, mais sombreada a “cet endroitlá”, como se pode constatar, notadamente no canário lipocrômico, isto nos leva a falar de pena longa e pena curta, termos sobretudo empregados para os canários de porte. A diferença do comprimento do porte está nas tetrizes.

Os canários de pena longa possuem uma plumagem mais abastecida, fato que dá mais volume aos pássaros; enquanto os canários de pena curta tęm uma plumagem mais comedida, achatada, que acentua bem sua forma.

Segundo o objetivo perseguido, procura-se tal e qual tipo de pena; assim, os Yorkshires tęm de preferęncia penas curtas, enquanto que os Norwicks tęm penas longas.

Parece que pode-se assimilar Intenso e pena curta, Nevado e pena longa, os canários de pena curta colorem-se melhor e mais intensamente, enquanto que os de pena longa năo.

Para falar dos fatores genéticos, duas proposiçőes se impőem. O fator Intenso parece ser letal no estado homozigoto, mas sua nocividade năo é imediata, porque constata-se notadamente nas pequenas criaçőes consangüíneas, que o cruzamento Intenso x Intenso produz somente Intenso, mas enquanto o tamanho é menor, a forma mais desfiada, a pena quebradiça. Poderá existir entăo, homozigotos Intensos (duplo fator Intenso), mas estes pássaros săo de qualidade inferior.

Em relaçăo aos canários Nevados o Nevado pode ser mais ou menos importante, isto pode-se explicar, seja por intervençăo de outros fatores desconhecidos, seja admitindo que existe o polielismo; por outro lado, diz-se que vários genes ferivam um do outro, dariam retardos cada vez mais importantes na pigmentaçăo das penas.

Nós dissemos que o atraso no depósito do carotenóide favorece a ramificaçăo das barbas e bárbulas. Na realidade, pode-se dizer também que quando o crescimento das barbas e bárbulas é rápido, que o carotenóide năo se deposita, ou se deposita pouco.

O canário Nevado e o canário de pena longa refletem estes dois aspectos de se ver as coisas.

Sobre o plano prático, o cruzamento de Intenso e de Nevados, de penas longas e de penas curtas, dependerá do objetivo perseguido.

No que concerne aos canários de cor, Intensos x Nevados é a regra, e teremos em conta que o Intenso reforça a cor sempre, enquanto o Nevado a suaviza.

Nos canários de porte, temos a seleçăo entre Intenso x Nevado leve, e Nevado x Nevado que a gente pode alternar; tendo em conta que o Nevado possui de maciez, enquanto que o Intenso obtém uma plumagem apertada.

Isto é o aspecto dos pássaros que devem presidir os cruzamentos.

Maurice Pomarede
Revista Canaricutura & Ornitologia


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Dicas Importantes:
- Clique no botão [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]para escolher a melhor Resposta.
- Respeite as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e conheça as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Como abir um [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Curta a nossa página no Facebook
- Não peça suporte por MP

Davi Hemerly
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : K2
Quantos pássaros você cria? : 2
Mensagens : 9779
Reputação : 868
Idade : 24
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : Vitória ES

Ver perfil do usuário http://www.nacaodospassaros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Pena longa, pena curta, nevado e intenso

Mensagem por Reryson Colares em Dom Jan 06, 2013 8:54 am

Ótimo artigo.


Respeite as regras do fórum!!!
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Reryson Colares
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : RC
Mensagens : 5855
Reputação : 562
Idade : 20
Data de inscrição : 12/09/2012
Localização : Fortaleza-ce

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum