Muda encruada

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Muda encruada

Mensagem por Davi Hemerly em Qua Set 26, 2012 9:26 am

Muda Encruada

A maioria dos pássaros silvestres têm processos de muda de penas sem maiores complicações. Este é um período difícil para a ave, em que algumas delas chegam a ficar em estado febril. Mas, no fim, a maioria delas supera as dificuldades desta fase e entram no inverno com sua plumagem completa.

O problema do Azulão é que esta espécie tem facilidade para perder suas penas em períodos que não são os de muda. É comum ver Azulões com penas faltando em períodos do ano em que deveriam estar com sua plumagem completa. Este problema parece ser ainda maior quando consideramos que o Azulão é uma das aves que mais chama a atenção por sua plumagem. O efeito inverso também vale; ou seja, quando a bela plumagem do Azulão está com falhas, todo mundo nota.

Existem algumas razões para que o Azulão fique sem penas. Algumas delas por fatores externos, outras por questões psicológicas da própria ave. No que toca aos fatores externos, há de se mencionar os ácaros, a alta umidade e os problemas hepáticos (no fígado do pássaro). No que toca aos fatores psicológicos, há de se mencionar a presença de outros machos cantando próximos ao Azulão enquanto ele faz sua muda (ou a presença de fêmeas, mantendo-o quente enquanto ele deveria estar descansando).

Para diagnosticar os ácaros, é necessário levar a ave a um profissional veterinário. Só o profissional especializado pode identificar com precisão se o problema do Azulão está efetivamente ligado à presença de ácaros (e poderá prescrever o medicamento apropriado). Para evitar que o Azulão tenha problemas com ácaros, recomenda-se banhos constantes, sol pela manhã e manutenção correta das gaiolas (com uma higiene rigorosa).

Quanto à umidade, o criador pode perceber se deixa sua ave pendurada em lugares úmidos ou em lugares ventilados, arejados e que recebem luz do sol. Se seu Azulão tem problemas de penas e você desconfia que o problema pode ser a umidade, mude-o de lugar. Talvez, na próxima muda, o problema seja resolvido.

Quanto à umidade, há uma prática entre criadores para tentar diminuí-la e fazer crescer novamente as penas do Azulão: Carvão triturado no fundo da gaiola por 15 dias (trocados DIARIAMENTE). O carvão puxa toda a umidade do ambiente próximo à gaiola e as penas do Azulão voltam a crescer. Criadores conceituados têm tido sucesso com esta técnica.

CQuanto aos problemas hepáticos (do fígado do Azulão), recomenda-se um cuidado especial com a alimentação da ave. Muitas vezes o problema de penas está relacionado à alimentação desequilibrada do pássaro. Muitos criadores oferecem boa diversidade de alimentos para seus pássaros, mas mesmo assim eles apresentam problemas nas penas. A razão é que alguns dos pássaros podem estar abusando de um determinado alimento (e deixando de lado os demais). Nestes casos, o recomendável é utilizar somente ração extrusada e água (para que haja um equilíbrio naquilo que o pássaro come).

Por fim, há os problemas psicológicos. Azulões valentes que ficam expostos ao canto de outros azulões enquanto estão fazendo sua muda podem ter problemas de penas. Isso acontece porque ele fica instigado a manter-se valente e cantando (quando deveria estar repousando e concentrando todas as suas forças na muda de penas). Nestes casos, é necessário afastar o Azulão do outro macho.

O mesmo problema pode ser causado pela presença de uma fêmea. Pode acontecer de o Azulão manter-se cantando enquanto deveria estar canalizando suas forças para a muda de penas. Mas o azulão fica muito desgastado para cantar para a fêmea e acaba ficando sem forças para concluir a muda. Também neste caso é necessário separar os dois.

Há também algumas práticas populares para resolver os problemas de muda no Azulão. O caso clássico é o de colocar um prego enferrujado (ou um prego virgem) na água do Azulão; mas não há nenhum tipo de estudo que confirme esta teoria. O sucesso nos casos em que o Azulão ficou sem penas e o criador tratou do problema com prego na água se deve, provavelmente, ao acaso.

O que não se recomeda é ficar medicando o passarinho sem saber o que realmente o está prejudicando. O fígado da ave pode ficar sobrecarregado com medicamentos e a recuperação dele certamente será pior. Sempre que a ave apresentar qualquer tipo de problema, recomenda-se levá-la ao veterinário, para que o mesmo prescreva um tratamento adequado.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Nação dos Pássaros


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Dicas Importantes:
- Clique no botão [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]para escolher a melhor Resposta.
- Respeite as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e conheça as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Como abir um [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Curta a nossa página no Facebook
- Não peça suporte por MP

Davi Hemerly
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : K2
Quantos pássaros você cria? : 2
Mensagens : 9779
Reputação : 868
Idade : 24
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : Vitória ES

Ver perfil do usuário http://www.nacaodospassaros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Muda encruada

Mensagem por NDP BOT em Sex Nov 23, 2012 2:25 pm

Olá.

Ótimo artigo.

NDP BOT
Criador nível 3
Criador nível 3

Feminino
Mensagens : 532
Reputação : 17
Idade : 25
Data de inscrição : 01/11/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Muda encruada

Mensagem por Arthur Ferreira em Sex Nov 23, 2012 2:48 pm

Ótimo,será de muita importância.


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Arthur Ferreira
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Mensagens : 1398
Reputação : 153
Idade : 18
Data de inscrição : 11/09/2012
Localização : Salinas-MG

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Muda encruada

Mensagem por Tarantinni em Ter Set 02, 2014 12:00 pm

Ótimo artigo..


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


Dicas Importantes:
- Clique no botão [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]para escolher a melhor Resposta. 
- Respeite as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e conheça as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]




Tarantinni
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Sub-Nick : Theodoro
Quantos pássaros você cria? : 46
Mensagens : 1478
Reputação : 142
Idade : 24
Data de inscrição : 24/05/2014
Localização : Caratinga - MG

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Muda encruada

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 9:35 am


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum