Dez espécies de aves limícolas sofrem algum tipo de risco

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dez espécies de aves limícolas sofrem algum tipo de risco

Mensagem por Davi Hemerly em Sab Dez 29, 2012 7:00 am

Dez espécies de aves limícolas sofrem algum tipo de risco
Dez espécies de aves limícolas inspiram cuidados de proteção e podem ser enquadradas em alguma categoria de risco.


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Dez espécies de aves limícolas – aquelas que dependem de ambientes úmidos para sobreviver e buscam seu alimento nas zonas entre-marés e margens de ecossistemas aquáticos – inspiram cuidados de proteção e podem ser enquadradas em alguma categoria de risco, de acordo com os critérios da União Internacional de Conservação da Natureza (UICN). Essa é uma das conclusões do workshop que reuniu no início do mês pesquisadores e especialistas de todo o Brasil na Floresta Nacional (Flona) da Restinga de Cabedelo, na Paraíba. Eles avaliaram o estado de conservação de 43 espécies dessas aves, sendo 27 migratórias.

O diagnóstico vai servir de base para o novo Plano de Ação Nacional (PAN) para a Conservação das Aves Limícolas, que deverá ser lançado no próximo ano pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), organizador do workshop. O PAN conterá um conjunto de ações a serem desenvolvidas em prazos de tempo determinados por vários setores da socidade com o objetivo de garantir a proteção dessas espécies.

As dez mais

Segundo o coordenador do Cemave, João Luiz Nascimento, as dez aves limícolas em situação mais preocupante são a tarambola-cinzenta ou batuiruçu-de-axila-preta (Pluvialis squatarola), a batuíra-bicuda (Charadrius wilsonia), o pirupiru (Haematopus palliatus), o maçarico-de-costas-brancas (Limnodromus griseus), o maçarico-galego (Numenius phaeopus), o maçarico-de-asa-branca (Tringa semipalmata), a rola-do-mar ou vira-pedras (Arenaria interpres), a seixoeira ou maçarico-de-papo-vermelho (Calidris canutus), o pilrito-semipalmado ou maçarico-rasteirinho (Calidris pusilla) e o pilrito-canela ou maçarico-acanelado (Tryngites subruficollis). Ele salientou, no entanto, que a divulgação do grau de risco de cada espécie só deverá ser realizada após a homologação do processo de avaliação, prevista para abril de 2013.

Ainda segundo Nascimento, o diagnóstico, elaborado com base nas categorias e critérios da UICN, levou em consideração dados de ocorrências, estimativas populacionais e ameaças à conservação dessas espécies, como a perda de habitats críticos (aqueles prioritários para conservação dessas aves, com elevado grau de ameaças, a exemplo da planície costeira do Rio Grande do Sul e de unidades de conservação em Alagoas e Maranhão), o turismo desordenado, o avanço de empreendimentos imobiliários, a implementação de infraestruturas e de atividades de exploração de recursos naturais para fins comerciais e de subsistência e a caça e coleta de ovos das aves limícolas.

Plano de ação

O PAN das Aves Limícolas Migratórias deverá definir ações que assegurem a proteção dos habitats críticos para as aves limícolas até 2018, incluindo ações como a implementação de projeto piloto para avaliar impactos do turismo e de empreendimentos imobiliários nas populações dessas espécies, buscando propor recomendações de ordenamento para minimizar os impactos nos hábitats críticos, bem como fiscalizar atividades de turismo desordenado e ocupações irregulares em tais áreas.

Além disso, o PAN deve desenvover programas de educação ambiental e campanhas de marketing social para conscientizar comunidades locais e turistas da importância de se conservar aves limícolas em seus hábitats críticos; elaborar e encaminhar justificativa para criação de unidades de conservação em habitats críticos para aves limícolas; e implementar um programa de monitoramento das espécies ameaçadas em todos os hábitats críticos identificados.

Nesse trabalho, o Cemave terá o apoio do Ibama, universidades federais do Maranhão (UFMA), de Pernambuco (UFPE), Rural de Pernambuco (UFRPE), da Bahia (UFBA) e de Campina Grande (UFCG), Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP), além de instituições como Save Brasil, Manomet Center for Conservation Sciences e Censo Neotropical de Aves Aquáticas, entre outras.

Fonte:http://www.institutocarbonobrasil.org.br/noticias6/noticia=732783


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Dicas Importantes:
- Clique no botão [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]para escolher a melhor Resposta.
- Respeite as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e conheça as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Como abir um [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Curta a nossa página no Facebook
- Não peça suporte por MP

Davi Hemerly
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : K2
Quantos pássaros você cria? : 2
Mensagens : 9779
Reputação : 868
Idade : 24
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : Vitória ES

Ver perfil do usuário http://www.nacaodospassaros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dez espécies de aves limícolas sofrem algum tipo de risco

Mensagem por Reryson Colares em Sab Dez 29, 2012 8:22 am

Interessante, merecem nosso cuidado.


Respeite as regras do fórum!!!
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Reryson Colares
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : RC
Mensagens : 5855
Reputação : 562
Idade : 20
Data de inscrição : 12/09/2012
Localização : Fortaleza-ce

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dez espécies de aves limícolas sofrem algum tipo de risco

Mensagem por Gil Vieira em Seg Dez 15, 2014 12:10 pm

Tópico antigo e sem movimentação. Encerrado.


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Gil Vieira
Ajudeiro
Ajudeiro

Feminino
Quantos pássaros você cria? : 18
Mensagens : 3010
Reputação : 447
Idade : 20
Data de inscrição : 13/04/2014
Localização : Parnaíba/PI

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dez espécies de aves limícolas sofrem algum tipo de risco

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 5:38 am


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum