Canto e Fibra

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Canto e Fibra

Mensagem por Davi Hemerly em Seg Set 24, 2012 10:58 pm

Canto e Fibra

São duas modalidades de torneio que existem na atualidade para Curiós. Seguem algumas considerações sobre cada uma delas:

Canto:

Os pássaros são avaliados quanto à sua capacidade de cantar com perfeição um determinado dialeto. Há vários dialetos no Brasil. Os mais conhecidos são o Praia Grande, o Paracambi, o Florianópolis e o Vi-Te-Téu (ou Vi-Vi-Téu-Téu).

Dentro da categoria "Canto" existem as subcategorias "com repetição" e "sem repetição". Neste caso, os Curiós são divididos em dois grupos: um deles é o de Curiós repetidores e o outro é o de Curiós que passam somente um canto.

Dentro destas categorias ainda existe a subdivisão "Pardos", para Curiós que ainda não estão virados. Cada associação estabelece qual a porcentagem de penas pretas que o Curió pode ter no corpo para que ainda seja considerado Pardo.

A competição se desenvolve da seguinte maneira: o dono da ave tira a capa da gaiola e pendura o Curió em uma estaca. O pássaro tem um determinado tempo para fazer sua "apresentação" enquanto uma mesa de juízes faz a avaliação.

Fibra:

Os pássaros são avaliados pela sua capacidade de cantar em desafio a outros machos. Nestas competições não existe nenhum tipo de avaliação quanto à qualidade do canto da ave. Elá será analizada quanto ao número de cantos que consegue passar na presença de outros machos (sejam seus cantos perfeitos ou não). A competição se desenvolve da seguinte maneira:

Etapa 1:
Os pássaros são colocados em gaiolas parecidas, com um mesmo padrão de tamanho. Estas gaiolas são penduradas em estacas (como na figura ao lado).

Etapa 2:
Forma-se um grande círculo com as gaiolas dos pássaros competidores, quase encostando umas nas outras, separadas apenas por 15cm.

Etapa 3:
Os juízes chamam colaboradores que vão ajudar a fazer a marcação dos cantos. A este momento os pássaros já estão cantando, pois estão incomodados com a presença de outros machos ao redor.

Etapa 4:
Os juízes dão início à competição. Eles soltam o cronômetro e avisam aos colaboradores para começarem a contar os cantos dos passarinhos. Cada vez que um passarinho canta, o colaborador deve marcar na ficha.

Etapa 5:
Ao final da rodada (geralmente 10 minutos), o juiz avisa que o tempo se encerrou. Os colaboradores devem devolver as fichas onde eles marcaram o número de vezes que o passarinho cantou.

Etapa 6:
Os juízes fazem a contagem e anunciam qual foi o pássaro que cantou mais vezes durante os 10 minutos de competição. Caso esta seja uma rodada única, o pássaro já é o vencedor. Caso haja muitos pássaros, os juízes podem classificar os melhores pássaros de cada rodada e fazer uma rodada final, com os melhores pássaros de cada uma delas.

No caso das competições de fibra, é desejável que o Curió tenha uma cantoria curta, pois assim ele poderá repetir sua cantoria mais vezes (fazendo mais pontos). Curiós com canto longo podem ser prejudicados (pois demoram mais para passar um novo canto).

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Fórum Nação dos Pássaros


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Dicas Importantes:
- Clique no botão [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]para escolher a melhor Resposta.
- Respeite as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e conheça as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Como abir um [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Curta a nossa página no Facebook
- Não peça suporte por MP

Davi Hemerly
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : K2
Quantos pássaros você cria? : 2
Mensagens : 9779
Reputação : 868
Idade : 24
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : Vitória ES

Ver perfil do usuário http://www.nacaodospassaros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Canto e Fibra

Mensagem por NDP BOT em Qui Nov 22, 2012 7:58 am

Olá.

Muito bom esse artigo.

NDP BOT
Criador nível 3
Criador nível 3

Feminino
Mensagens : 532
Reputação : 17
Idade : 25
Data de inscrição : 01/11/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum