Canários, A evolução dos topázios

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Canários, A evolução dos topázios

Mensagem por Davi Hemerly em Ter Dez 25, 2012 3:22 pm

A evolução dos topázios

A reprodução do canário domestico (Serinus canarius) conduzida pelo homem já dura cinco séculos.
Os meios empregados, a organização e o volume fizeram com que nos últimos 50 anos a canaricultura de cor tivesse um extraordinário desenvolvimento. A introdução do fator vermelho na década de 1930, pelo cruzamento com o Tarin, e as mutações dos últimos 50 anos proporcionam hoje uma vasta gama de cores que fazem de nossas exposições um espetáculo de cores.

Dentro dessas mutações vamos tratar neste artigo da mutação Topázio.
Após a aparição dos inos–fator que inibe o negro, despigmenta os olhos e cria o desenho típico dos feos - começaram a aparecer nessas linhagens pássaros atípicos que, contrariamente ao fator ino, concentraram a melanina junto ao canal central das retrizes e remiges. Esses pássaros foram chamados de"melanina central".
Iniciou-se, então, um longo processo de seleção e cruzamentos até se chegar aos topázios que conhecemos atualmente.

É evidente que a beleza do fator topázio se manifesta em todo o seu potencial nas séries ÁGATA, aliás, as mutações pastel e eumo também encontram melhor base para se expressar nas séries ágata.
Como em todas as mutações a evolução vai fazendo aparecerem exemplos cada vez mais bonitos que nos surpreendem e que fazem com que a descrição inicial da cor necessite ajustes para que seja a mais fidedigna possível do pássaro real.
Assim, na reunião técnica OBJO de 22 de abril passado, os juizes presentes, após estudo e discussões das nomenclaturas OMJ e FOI, procede-se a ajustes da descrição e critérios da mutação TOPÁZIO que reproduzimos a seguir.

Generalidades
A mutação Topázio caracteriza-se pela modificação da tonalidade da eumelanina. Há concentração desta à volta do canal medular das penas, deixando assim, aparecer largos contornos claros sobre as grandes penas, bem como sobres penas de cobertura.

Nota: A presença do fator óptico favorecerá notavelmente nos mosaicos um melhor contraste do desenho.
Características típicas dos Negro-Marrom Oxidado Topázio
Desenho similar ao negro-marrom oxidado clássico, bem visível, tonalidade marrom escuro (chocolate negro) com contorno marrom reduzido. O desenho é reduzido, porém, nítido. A expressão melânica das retrizes é reduzida e com contornos marrons. Ráquide clara contornada de eumelanina concentrada, bico, patas e unhas amarronzadas.

Muito bom: Desenho completo (reduzido) de tonalidade cor marrom escuro (chocolate negro), nítido e bem definido, com presença mínima de feomelanina na periferia.

Bom: Boa expressão melânica. Desenho menos nítido, evidente presença de feomelanina na periferia, bordas das penas com marcação mais reduzida.

Regular: Tonalidade melânica mais fraca que os tipos anteriores, desenho confuso e/ou irregular, notável presença de feomelanina. Bordas das penas de cobertura muito reduzidas. Ráquide quase normal, bico e patas claros.

Fraco: Tonalidade melânica "clara" tendendo ao tipo Ágata, desenho "entrecortado" e irregular ou carente, presença excessiva de feomelanina na periferia, bordas das penas de cobertura sem os contornos típicos. Ráquides normais; bico, patas e unhas cor de carne. Indivíduo tendendo ao tipo canela tradicional.
Características típicas dos Ágatas Topázio
Conformação de desenho, embora reduzido, similar ao ágata tradicional, de tonalidade marrom muito escuro aproximando-se do negro, desenho nítido e evidente, remiges e retrizes com marcação reduzida, com bordas amplas de cor perolada, máxima redução de feomelanina, ráquide clara contornada de eumelanina concentrada. Bico, patas e unhas de cor carne.

Muito bom: Desenho completo, de tonalidade cinza escuro (antracito), nítido e evidente. Remiges e retrizes com marcação reduzida e amplas bordas de cor perolada. Ráquide clara contornada pela eumelanina concentrada. Bico, patas e unhas cor de carne.

Bom: Desenho pouco reduzido de dimensões similares ao do Ágata tradicional, leve presença de feomelanina sobre o dorso. Remiges e retrizes com bordas ligeiramente menores que o tipo muito bom. Ráquide menos clara, contornada pela eumelanina concentrada. Bico, patas e unhas cor de carne.

Regular: Desenho evidente com estrias dorsais quase contínuas e ligeiramente alargadas, de tonalidade negra ou marrom escuro (marrom negro), sensível presença de feomelanina na periferia. Bordas das penas pouco evidentes. Ráquide não tão clara, presença de sinal escuro na ponta do bico.

Fraco: Desenho excessivamente evidente (do tipo clássico), ou confuso, de tonalidade negra, ou em outro extremo quase desfeito. Ráquide normal. Exemplares de aparência tendendo ao Isabelino tradicional ou ao Ágata Pastel.

Revista da S.O.S. – 2006
Luiz F.F.Beraldi


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Re: Canários, A evolução dos topázios

Mensagem por Andre Bass em Ter Dez 25, 2012 4:24 pm

bom artigo.


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