Nova amiga

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Nova amiga

Mensagem por Josizg em Ter Set 22, 2015 7:05 am

Bom dia pessoal!

Hoje venho aqui pedir umas dicas sobre minha nova pequena, uma Agapornis que chegou em sua nova casinha neste sábado passado, dia 19. Comprei de um criafouro aqui em Curitiba e, de acordo com o criador, ela tem uns 70 dias (vou levar no vet pra fazer o exame). Eu moro sozinha em um apartamento pequeno, então quero ser muito amiga dela e que ela tenha confiança em mim. Eu tenho um Ringneck de quase 3 anos, mas ele não se adaptou bem no espaço e atualmente está na minha mãe, e creio que a Aga vai se adaptar melhor.

Eu li as dicas de como amansar periquitos aqui no forum, se começar com ela se acostumando com o espaço e com a minha presença, depois com o painço, etc. Porém li em outros lugares que a pessoa já no início pegava a avezinha, independente do receio dela, pra ir se acostumando com as mãos.

Como minha pequena está comigo há apenas 3 dias, gostaria das dicas de vocês, como é mais adequado eu lidar com ela neste início.

Ela é bem boazinha e percebo que ficou à vontade, meus pais já vieram aqui, ela fica quietinha, não é nada apavorada. Se me aproximo ela não se bate nem nada, fica em alerta mas me observa tranquila. O criador tratava todos na mão, e foi o caso dela também. Portanto ela já conhece o ser humano rsss, só eu que ainda sou nova pra ela.

Podem me ajudar, por favor?

Desde já agradeço!

Abraços

Josizg
Criador novato
Criador novato

Feminino
Mensagens : 10
Reputação : 0
Idade : 26
Data de inscrição : 15/06/2015

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Nova amiga

Mensagem por Gil Vieira em Ter Set 22, 2015 9:25 am

Oi Josi!
Então, você já sabe o básico. Se quer ter uma interação maior com ela, aconselho não deixa-la muito na gaiola.. deixe ela solta dentro de casa mas sempre supervisionando porque agapórnis são muito arteiros e bagunceiros então não deixe fios de eletricidade ao alcance dela e nem outras coisas que podem vir a feri-la ou que ela possa vir a quebrar rsrs. Comece pegando ela todos os dias, deixe um tempinho seu disponível só para ela visto que está sozinha, ela pode se sentir abandonada e consequentemente ficar depressiva então é essencial que você dê muita atenção para ela em seu tempo livre e também que tenha brinquedos na gaiola para que ela possa se divertir quando você não está presente. Ensine ela a comer na sua mão e sempre que ela fizer algo que lhe agrade como deixar fazer carinho, subir no dedo etc.. dê um agrado, pode ser algum alimento que ela goste de comer para que possa assimilar que fazendo aquele gesto irá receber algo em troca rsrs. Com o passar dos dias, ela irá ficar mais a vontade com o ambiente e com você. Boa sorte, abraços!


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Gil Vieira
Ajudeiro
Ajudeiro

Feminino
Quantos pássaros você cria? : 18
Mensagens : 3010
Reputação : 447
Idade : 20
Data de inscrição : 13/04/2014
Localização : Parnaíba/PI

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Nova amiga

Mensagem por Josizg em Qui Set 24, 2015 8:16 pm

Oi!!

Obrigada pelas dicas! No dia seguinte ja soltei ela no banheiro, dava umas fugidinhas mas pulava nas minhas pernas, consegui pegá-la pra colocar mais perto de mim e fiquei fazendo carinho no pescocinho dela, ficou até com sono rsss quando fui pegar ela pra colocar na gaiola ela nem se mexia, ficou anestesiada com a coceirinha hahahaha

Ela é um docinho!

Josizg
Criador novato
Criador novato

Feminino
Mensagens : 10
Reputação : 0
Idade : 26
Data de inscrição : 15/06/2015

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Nova amiga

Mensagem por Josizg em Sex Nov 13, 2015 7:32 am

Oi gente!! Tudo bem?  Smile

Estou de volta pra falar da minha pequena Agazinha, a Tufi =) (acabei de descobrir que ela é uma Personata Pastel Azul hehehe)

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

(Desculpem por estar virada, é a primeira vez que insiro uma imagem aqui rsss essa foto é do começo de Outubro)

Como vcs podem ver no post acima, eu peguei ela dia 19/09, então está a quase 2 meses comigo (ela tem em torno de uns 4 meses e pouquinho de idade agora). Gostaria de novamente pedir uns conselhos pra vcs. Como essa é minha primeira Aga, e eu tenho um Ringneck além dela, quero saber se tenho me comportado certo com a pequena, até porque é muuuuuito diferente do Rigneck, que exige paciência até demais rsss e com ela já consegui fazer coisas que com meu ring não consigo até hoje =/ Enfim, vamos lá.

Desde que peguei ela, venho dar atenção pra ela sempre no mesmo horário da manhã, 06:30, até umas 07:30 - 08hs. Eu fico no bwc com ela pois ela é rapidinha, e meu apartamento, mesmo sendo pequeno, tem vários lugares que ela poderia se esconder (embaixo ou ao lado da geladeira/fogão/tanque de lavar roupas/sofá, cama, etc). Apenas uma vez tentei soltá-la na sala mas ela quis dar uma fugidinha e fiquei com medo de ela se esconder em algum lugar que eu não conseguisse pegá-la e poderia apavorá-la mais ainda. Neste dia, infelizmente ela machucou a asinha pois ficou assustada =( mas logo foi voltando ao normal.

Quando não tinha feito um mês ainda que eu estava com ela, ela tava super calminha como eu descrevi na história acima. Porém, literalmente de um dia pro outro (de uma 4a feira pra 5a rsss), parece que ela ligou uma outra "chavinha" nela, não queria mais que eu fizesse coceirinha no pescoço (e só faço com um dedo, bem levinho), fugia mais, não queria ficar no meu braço aconchegada como antes, e mesmo ao pegá-la para deixar mais próxima ela não queria mais. Notei com os dias que umas peninhas estavam crescendo no pescoço dela, seria essa mudança de comportamento devido à troca de penas?

Quanto à alimentação, fui tentando dar frutinhas e castanha em pedacinhos pra descobrir o que ela mais gostava. Ela chega e dar uma "lambidinha" nas frutas, mas não quer nem saber rsss. Já deixei banana, uvinha, maçã na gaiola, e ela não pega. E notei que na misturinha ela também não pega quase nada de semente de girassol. Como eu observava meu Ringneck, ele costuma pegar tudo com as patinhas e segura enquanto come. Já o agapornis creio que não tem esse costume (não sabia rsss), então ela acaba pegando as coisinhas menores que dá pra comer só com o biquinho mesmo.

Já nas primeiras semanas com ela, além de aproximar minha mão, fui colocando as sementes na palma da mão também, e ela já come ali sem problemas. Claro que ela não confia em mim 100% ainda rsss, mas até que tá indo bem. Por ela estar no chão, ela consegue pegar o girassol, pois ele cai e ela pega de volta (sendo que na gaiola se ela pega a semente cai =/), mas noto que ela não dá bola pra semente que está dentro! Ela quer ficar moendo a casca da semente até virar pó! Rss Percebi que ela gosta muito de uma sementinha maiorzinha que parece um arroz hehehe

De uns tempos pra cá ela tem se acostumado a dar umas bicadinhas na minha mão, às vezes doem um pouco mas percebo que não é raiva, é só um "chega pra lá, aqui não" rsss até porque, na maioria das vezes, ela encosta mais a língua pra conhecer minhas mãos, pés, pernas, até os pelinhos dos braços rsss.

Há uns dias eu levo ela pro bwc mas sem dar a comidinha, pois ela já entendeu que pode comer da minha mão (dou apenas as sementes uma por uma). E exclusivamente hoje ela conseguiu pegar sementinha por sementinha da minha mão quando dei pra ela por fora da gaiola, já que a deixei por um período sem a comidinha pra conquistá-la pelo estômago rsss. Já percebo que ela vem ficando mais confiante pouco a pouco com minha presença e minhas mãos, sabendo que pode ganhar comida delas hehehe

Minha dúvida com isso tudo é se devo continuar desta maneira, ainda mais no bwc que é onde me sinto mais segura de soltá-la. Pela casa sei que ela fugirá pois mesmo no bwc às vezes dá uma fugida...o que vcs me aconselham?

Quanto ao contato físico, o vet dela me disse que eu poderia tentar colocá-la próximo ao meu pescoço pois eles gostam de se aninhar, mas ela ainda não se sente 100% confortável em minha mão para fazer isso...por isso comecei a tentar pegá-la (pegar mesmo, de leve, e não só deixá-la empoleirada nos dedos) do chão do bwc e soltá-la perto de mim, entre minhas pernas (fico sentada de índio no chão junto com ela), ou seja, pego de um canto e coloco perto de mim. Com isso ela sobe nas minhas pernas e volta pro cantinho, aí faço novamente. Fiz isso hoje algumas vezes e notei que ela já ia se abaixando quietinha para eu pegá-la. Não fico tanto tempo segurando ela pra ela não se incomodar, já logo solto perto de mim.

Como eu pego ela cedo, ela ainda tá sonolenta, então é a hora que consigo fazer coceirinha no pescoço dela. No início ela chegou até a dormir! Parei de fazer e ela nem abriu os olhos rsss porém agora ela só deixa eu fazer carinho cedinho e depois não quer mais. Aproximo meu dedo e ela baixa o pescoço e depois dá a louca e foge. Ela deixa e não deixa ao mesmo tempo rsss.

Gente, desculpem pelo mega post, mas só quero fazer um acompanhamento pra saber se estou indo no caminho certo e quais são os próximos passos que devo tomar. Como minha experiência com meu Ringneck foi bem difícil, ainda mais depois que ele trocou as penas pra fase adulta, ficou mais rebelde ainda (e as mordidas dele doem demais =/), então não gostaria que minha Aga ficasse assim também. Como ela já tá super diferente do Ring em pouco tempo comigo, creio que não ficará. Mas cuidado nunca é demais né! =)

Abraços pessoal!

Josizg
Criador novato
Criador novato

Feminino
Mensagens : 10
Reputação : 0
Idade : 26
Data de inscrição : 15/06/2015

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Nova amiga

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 5:50 am


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum