Reprodução Canários Gloster !

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Resolvido Reprodução Canários Gloster !

Mensagem por Victor Hugo em Sab Set 05, 2015 6:54 pm

Eai pessoal !

Bom, faz um bom tempo que não entro no fórum.... um booom tempo e pelo jeito vai ser dificil eu voltar com a frequencia que eu tinha antes, pois minha vida está super corrida e também alguns problemas para serem resolvidos , mais o trabalho , ai não da para ficar entrando.

Bem, vamos deixar de picuinha e vamos falar dos Gloster !

Comprei um "casal" de Gloster , aonde ambos são Gloster Consort ( Sem Topete) , eu andei pesquisando bastante sobre os gloster e uma coisa me chamou a atenção referente a reprodução deles.... em muitas páginas percebi que elas mencionavam o cruzamento de Corona X Corona que seria aqueles gloster com topete , nesse pequeno trecho vocês vão ver oque se fala desse cruzamento:

"De todas as recomendações alusivas à criação de Glosters , é de salientar a mais significante: nunca cruzar Corona x Corona! O factor coroa (que não é mais do que uma deformação craniana) é um factor dominante, ou seja, se o cruzamento consistir em Corona x Corona estaremos a conjugar dois genes dominantes que se traduzem numa descendência débil em que a taxa de mortalidade rondará os 25%."

Fonte: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Bem, como podem ver , eles falam que esse cruzamento é letal , pois podem nascer crias mortas , com topete deformado, falhas nas penas e etc....

Também vi em outro site que o cruzamento de Consort era essencial para que nasce-se crias com topetes "perfeitos" ou algo do tipo.

Imagem do site aonde se diz sobre isso:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Fonte: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Bom galera, minha dúvida é , eu posso reproduzir um casal Consort X Consort sem que possa ter as chances de nascer crias deformadas, com falhas como no cruzamento dos Coronas ?

Desde já agradeço !

Última edição por Victor Hugo em Seg Set 07, 2015 9:29 pm, editado 1 vez(es)

Meu blog: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Página: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Victor Hugo
Moderador
Moderador

Masculino
Reputação : 469

Ver perfil do usuário

Resolvido Re: Reprodução Canários Gloster !

Mensagem por Celia Maria Cayres em Sab Set 05, 2015 8:13 pm

Boa noite amigos da Nação dos Pássaros !

Victor,

Fiz uma pesquisa para poder comentar com você e já faz um bom tempo que tenho acompanhado o assunto sobre a Genética dos Topetes:

Pesquisa - TRANSMISSÃO DO CARACTER

Hoje sabemos que o topete é uma mutação autossomal dominante e letal quando o pássaro é homozigoto para o fator que determina a formação do topete. Mas somente este gene é responsável pelo topete? Não vários outros genes influem na forma como o topete se apresenta. O gene letal em homozigose é aquele que determina a modificação para que seja possível o crescimento de um topete.

Robert Stroud afirmava que havia uma modificação na estrutura dos ossos do crânio e que os pássaros a duplo fator não eclodiam ou morriam nos primeiros dias de vida pois ficavam com parte do cérebro sem proteção e qualquer pancada poderia matá-los.

Outros genes como localização do centro de irradiação das penas, localização e tamanho da mancha calva, tipo e comprimento das penas, forma da nuca, largura entre os olhos, etc., já são acertos como fatores que podem modificar a forma do topete, daí a diversidade com que se apresentam nas diversas raças que o possuem.

Os pássaros sem topete, oriundos de pássaros com topete, carregam em seu patrimônio genético alguns dos genes complementares e daí a importância de sua utilização para se obter bons pássaros de topete.

Pássaros sem topete descendentes de bons pássaros de topete criados por algumas temporadas entre si não dão origem a pássaros com topete mas, conforme citava Stroud, quando acasalados a outros de topete, produziam topetes semelhantes aos de seus ascendentes. O topete depende assim dos genes que complementam determinadas  características que possuem os parceiros sem topete.

Existem 2 tipos de Canários Gloster:Os Gloster Corona e os Gloster Consorte.

Os Gloster Corona chamam-se assim porque possuem uma poupa(coroa).Nestas aves o objectivo é que o exemplar tenha a coroa o mais perfeita possível.

Os Gloster Consorte não possuem coroa.

Um conselho importante: nunca acasalar um casal Glosters Corona entre si.

Pelo que eu entendi (Célia) :

Pode cruzar um canário(com topete) com um descendente de topete(sem topete) para chegar aos filhotes com topetes.

Cruzar um casal de descendentes de topetes (sem topete) irá nascer filhotes (sem topetes) pelo que entendi com problemas de genética e plumagens.

Cruzar um topete (com topete) com canário não descendente de topetes poderá originar filhotes com topete, mas serão considerados (mestiços).

Gostei do tópico !

Parabéns !

CÉLIA

Celia Maria Cayres
Vip
Vip

Feminino
Quantos pássaros você cria? : canários do reino
Reputação : 393

Ver perfil do usuário

Mensagem por Victor Hugo em Seg Set 07, 2015 6:28 pm

Olá Celia !

Muito obrigado pela explicação. Eu estava muito curioso em saber e em ter minha resposta e acabei no calor do momento eu li os textos e nem percebi a resposta sobre minha cara rsrsrs

Ali na imagem já diz para mim sobre isso, neste pequeno trecho :

"Não se deve cruzar dois canários de topete, pois oque garante um bom topete é a cabeça perfeita de um sem topete. A forma arredondada do Gloster, provem do cruzamento de dois canários sem topete, assim é aconselhável cruzar dois canários sem topete, com o objetivo de garantir a forma, para após, cruzar com topete , com sem topete."

Então neste caso, se eu reproduzir dois Consort , eu terei crias Consort e Corona e para mim ter crias com topete perfeito , eu terei que reproduzir um dos meus filhotes Consort com um Corona ou um filhote meu Corona com um Consort.

Mas no meu caso eu não pretendo buscar melhorar os futuros filhotes, pois só comprei o casal por hobbie mesmo , mas me preocupou o fato de tal cruzamento entre CoronaXCorona resultar em crias defeituosas, com falha nas penas e crias mortas.

Agora algo que me deixa em dúvida é quanto a suposta fêmea, eu to na dúvida se ela realmente é fêmea... até agora ela não cantou, apenas piou, vamos ver !

Victor Hugo
Moderador
Moderador

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Celia Maria Cayres em Seg Set 07, 2015 9:07 pm

Boa noite amigos da Nação dos Pássaros !

Victor,

Parabéns pela sua preocupação e consciência em reproduzir canários com uma Genética saudável, é importante sermos responsáveis pelo bem estar dos nossos animais e pássaros de estimação !

CÉLIA

Celia Maria Cayres
Vip
Vip

Feminino
Quantos pássaros você cria? : canários do reino
Reputação : 393

Ver perfil do usuário

Mensagem por Victor Hugo em Seg Set 07, 2015 9:28 pm

Boa noite Celia !

Muito obrigado, eu sempre busco conhecer tudo sobre a ave quando adquiro, desde alimentação, reprodução e seus hábitos.

E quando estava lendo sobre a reprodução deles e vi essa possibilidade de uma cruza entre CoronaXCorona resultar em crias mortas ou defeituosas , me preocupou bastante, pois se eu não soube-se e nasce-se crias assim , eu iria ficar muito frustado e nunca saberia que era por causa de tal cruzamento.

Bom, agradeço. Vou finalizar o tópico.

Tópico Encerrado

Victor Hugo
Moderador
Moderador

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 7:36 am

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: