Periquito com "chiado"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Periquito com "chiado"

Mensagem por cristrust em Sex Ago 28, 2015 9:48 am

Olá meu nome é Cristiane e estou criando meu primeiro casal de periquitos.Laughing  Fico muito feliz em poder participar desse fórum e assim poder dividir minha experiência.Embarassed  Amigos estou precisando de ajuda caso alguém já teve uma experiência parecida.Crying or Very sad  Exatamente à 2 mêses ganhei meu primeiro periquito o nome dele é kikito e ele é um periquito de 3 ou 4 meses de vida, no inicio percebi que ele veio com uma pequena coriza a ração vivia grudando no bico, com a ajuda de alguns tópicos dei a ele Avitrin Antibiótico por 4 dias diretamente no bico e a coriza desapareceu. Percebi que ele precisava de companhia e adquiri uma periquita que chama pitica. Porem o kikito começou a tossi, espirrar e "chiar" principalmente anoite e pela manhã No . Ele se alimenta normal, brincava mesmo com o cansaço e se manteve curioso.   Levei o Kikito ao veterinário no qual me disse que ele estava com pneumonia, pediu para separar ele da companheira e usar novamente o Avitrin Antibiotico por 10 dias alem de fazer inalação 2x ao dia com soro e meia ampola de Acetilcisteína. Fiz tudo conforme o recomendado pelo Dr. isso aliviava as crises de "chiado" porem a tosse, o espirro e o chiado não desapareceu fazem 2 semanas que ele está assim e o pior de tudo é que passou para a companheira, mas pelo fato dela ser maior e mais forte os sintomas não afetaram ela na intensidade que esta nele. Estou medicando os 2 no momento, mas estou com medo de perde-los. Alguém ja teve alguma experiência parecida? Se puderem me orientar não sei mais o que fazer :( e nesse momento não posso levar eles no veterinário novamente pois é uma consulta salgadinha  Embarassed  
Obrigado

cristrust
Criador novato
Criador novato

Feminino
Quantos pássaros você cria? : 2
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Re: Periquito com "chiado"

Mensagem por Celia Maria Cayres em Sex Ago 28, 2015 12:51 pm

Boa tarde amigos da Nação dos Pássaros !

Cristrust,

1) O prazo de retorno no veterinário venceu ?

2) você tem razão levar ao veterinário, as consultas não são baratas, levei recentemente a minha calopsita para exames de rotina ou seja uma vez por ano, quase caí de costas com o valor, mas faço uma reserva para essa ocasião, mas fico tranquila pois os exames feitos mostram que a minha calopsita está saudável, isso me deixa tranquila. Smile

3) Voltando ao caso dos periquitos:
Quando adquirimos um pássaro novo, precisamos deixa-lo de quarentena, longe dos outros pássaros que temos.
Assim você terá certeza que o novo pássaro está bem saúde e evite o contagio de doenças para os seus outros pássaros.

4) Precisa reforçar a alimentação balanceada, nos informe qual alimentação que está fornecendo.

5) Mantenha os periquitos doentes separados e longes dos pássaros saudáveis, se possível em outro ambiente.

6) Os periquitos precisam estar bem alimentados para aguentar o tratamento, se precisar alimente-os no bico, com papinha de filhotes ou uma Farinha úmida e também farinhada seca.
Alimentos não podem ser oferecido gelados.
Alimentos que se estragam rápido não devem ficar expostos na gaiola.

7) O primeiro tratamento durou quantos dias?

Cool Você está repetindo o tratamento de novo, mas a orientação foi do veterinário, pois os medicamentos como antibiótico da Avitrin precisa ter um tempo de aplicação, pois em seguida sem orientação do veterinário, poderá comprometer o fígado dos periquitos.

9) Notou se os periquitos estão se alimentando bem, não basta eles quebrarem as sementes, precisam comer as sementes, por isso o ideal é manter alimentos que sejam fáceis deles comerem.

10) Verifique se os periquitos tem uma divisão no peito ou magreza, pode ser peito seco.
Ah ! eu pego os meus periquitos com luvas, pois as beliscadas doem e chegam até sair sangue. 

11) Esperarei o retorno das minhas perguntas para que possamos analisar um novo tratamento. 

Lembrando que há tratamentos que demoram para surtir bons efeitos, depende como o pássaro se encontra se não tiver muito debilitado e tiver alimentado pode ocorrer bons efeitos do tratamento.

Temos ótimos amigos aqui no Fórum que são excelentes criadores de periquitos, vamos aguardar também os comentários deles, ok ? Wink

CÉLIA

Celia Maria Cayres
Vip
Vip

Feminino
Quantos pássaros você cria? : canários do reino
Reputação : 393

Ver perfil do usuário

Mensagem por cristrust em Sex Ago 28, 2015 1:30 pm

Célia boa tarde muito obrigada por sua atenção! Very Happy
Vamos lá as respostas:
- O prazo da veterinário já venceu a 2 dias atras. Ele pediu para tomar o antibiótico por 10 dias e manter a inalação com acetilcisteína ate o prazo.
- Concordo que falhei em junta-los imediatamente após adquirir a fêmea, hoje aprendo com essa experiência dolorosa em saber que ela esta doente também.
- Estou alimento eles com a ração nutrópica para periquitos. Eles ainda não comem fruta e verduras mas estou no processo para que eles possam aprender a comer.
- O Veterinário disse que agora que ela esta doente também poderiam juntar eles após finalizasse o tratamento dele. Sendo assim ela também esta passando pelo  processo de medicação por 10 dias.
- O primeiro tratamento no kikito para tratar a coriza durou 4 dias. Ai ele ficou 2 semana ótimo como se não tivesse nada e na terceira semana ficou com tosse, espirro e "chiado" Só que na terceira semana a pitica ja estava com ele na gaiola. Eles conviveram 4 dias e ele começou a manifestar os sintomas. Ai separei eles na quarta semana. Porem não tinha separado eles de ambiente :( isso foi outra falha. Só me preocupei em separar eles de gaiola e não de ambiente.
- Eles aparentemente estão se alimentando bem.
- O veterinário fez todos os exames de "palpação" ate pesou eles e ouviu o peito com um equipamento acredito que não seja peito seco. No dia da consulta do kikito tambem levei ela para que pudesse ser avaliada, onde no qual, ela foi diagnosticada que também estava doente mesmo não apresentando os sintomas pois era maior que ele e mais forte. Ai ele me pediu para prosseguir com a mesma medicação com ela também.
O único que tosse, espirra e tem "chiado" é o kikito. Já era pra ele ter melhorado  Crying or Very sad  Ela aparentemente esta bem, eu nem saberia se não tivesse levado ela na consulta que ela estava doente também. pale

Obrigado
Laughing

cristrust
Criador novato
Criador novato

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por fernando de jesus em Sex Ago 28, 2015 5:47 pm

Criadora , quem sou eu para descordar da analise de um veterinario , mais as vezes osq uitos fazem este barulho parecendo um espiro , torce quando a alguma coisa presa na garganta , pode ser alguma casca de semente , pos a criadora disse que eles só tem 4 mêses , e ainda são meio desajeitados para se alimentar , e a fêmea não contraiu a doença do macho mais sim se engasgou tanbém , isso pode se culpa da alimentação e não uma doença , essa é só mais uma opinião , espero ter ajudado .

fernando de jesus
Criador nível 3
Criador nível 3

Masculino
Reputação : 33

Ver perfil do usuário

Mensagem por cristrust em Dom Ago 30, 2015 12:32 pm

Fernando muito obrigada pela sugestão. Uma amiga veterinaria ja me orientou e vou ter que leva-lo para fazer um exame para saber se é fungo ou bacteria.
Agradeço muito a vcs que tentaram me ajudar!

cristrust
Criador novato
Criador novato

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Celia Maria Cayres em Seg Ago 31, 2015 12:45 am

Bom dia amigos da Nação dos Pássaros!

Cristrust,

É melhor levar para fazer exames, assim poderá saber o que está acontecendo com os periquitos.

Desejo melhoras para os periquitos !

Nos mantenha informados !

CÉLIA

Celia Maria Cayres
Vip
Vip

Feminino
Quantos pássaros você cria? : canários do reino
Reputação : 393

Ver perfil do usuário

Mensagem por ErickTierling em Seg Out 12, 2015 11:29 am

Tópico encerrado por tempo excessivo sem comentários. Poderá ser reaberto mediante solicitação do autor à Staff

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

ErickTierling
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 93
Reputação : 357

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 9:57 pm

Conteúdo patrocinado