Palavra de Mestre: Dr. Felipe Bath

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Palavra de Mestre: Dr. Felipe Bath

Mensagem por Andre Bass em Sex Dez 14, 2012 4:30 am

Meus correligionários, nesta postagem o veterinário Dr. Felipe Bath especialistas em aves esclarece algumas dúvidas relacionadas à alimentação/nutrição dos Trinca-Ferros.

Confiram na integra a entrevista


TFV - Sabemos da importância de uma boa alimentação para que um pássaro tenha bom desempenho tanto reprodutivo quanto em competições de canto além de favorecer uma boa saúde para a ave, seguindo esse raciocínio quais alimentos (frutas, verduras, sementes e legumes) são as mais indicadas para os trinca-ferros e com que freqüência devemos oferecer esses alimentos?

FB - Busque uma dieta que se aproxime ao máximo do que encontraria na natureza. Frutas a vontade e verduras verdes escuras a vontade. Evite apenas abacate se bem não comeria tão facilmente e alface pelo excesso de água. Em termos de sementes somente alpiste. Misturas de torneio devem ser evitadas pois são muito duras e levarão sua ave a pivite. Ofereça no mínimo 3 opções de frutas/verduras ou legumes por dia, com a ressalva de jiló e milho apenas 1x por semana, ok.

TFV - Dando continuidade a pergunta anterior, nos podemos dividir o manejo dos Trinca-Ferros em quatro fases: Muda de Penas, Manutenção, Preparação e Criação. É verdade ou mito que alguns alimentos influenciam de forma direta e indireta no desempenho dos pássaros? Sendo assim, como seria o esquema de alimentação ideal?

FB - Todas as aves que acompanho ganharam simplesmente quase tudo este ano entre Nacional, Estadual e Carioca. E simplesmente a dieta delas é a mesma ao longo do ano inteiro. Fazem exames periódicos e remédio quase nunca. A dieta é a mesma o que muda é o condicionamento físico. Um atleta jogador de futebol come a mesma coisa todos os dias seja de férias ou treinando.

TFV - Sabemos da importância da qualidade nutricional das rações extrusadas, mas muitos criadores ainda preferem fornecer na dieta de seus pássaros rações peletizadas (exemplo: Gorjeio) ou rações com um mix de frutas e sementes (exemplo: Saporito Mix). Esse tipo de alimentação ao longo do tempo pode causar algum problema para os Trinca-Ferros?

FB - Não estou aqui para julgar qualidade de nenhum tipo de ração ou mistura. O grande problema das sementes oleosas e misturas é o alto índice de contaminação por micotoxinas e o teor de gordura e com certeza sua ave sofrera com isso futuramente. Vale o ditado: Você é o que você come... Frutas cristalizadas chega ser uma afronte a saúde de sua ave. Frutas desidratadas é até tolerável.

TFV - Trinca-ferros têm por habito comer insetos, de fato existem rações comerciais balanceadas que substituem a ingestão de insetos do ponto de vista nutricional, por outro lado sabemos dos benefícios dos alimentos vivos para nossas aves. Quantas larvas de tenebrio podemos oferecer por semana aos nossos Trinca-Ferros levando em consideração as quatro fazes de manejo.

FB - Complicado, vale de seu bom senso. Existem inúmeras opções como tenébrios, besouros, grilos, etc.... Costumo fazer de 3 a 5 3x por semana. Fêmeas criando muito mais chegando a 20 por dia.

TFV - Quais as causas pra um pássaro não encher ovo, e se tem alguma solução, e se a tal vitamina E, é mito pra fertilidade ou se realmente ajuda em alguma coisa?

FB - Tem muito blá blá nesta historia. O que se tem que entender que uma ave só enche ovo quando esta bem consigo mesma. Bem de tudo. Qualquer alteração a primeira mudança é a não reprodução, pois reproduzir-se passa a ser supérfluo neste momento e o segundo passo é repetir muda. Então o inicio de tudo é bom planejamento sanitário; uso quase zero de medicamentos/suplementos e tal. Muitas vezes só o fato de suplementar qualquer coisa a ave já entende como uma agressão e para de encher ovo. Muita gente coloca a culpa nos antibióticos... Mas se você usar antitóxico por 10 dias tenho certeza que também para de encher ovo. A vitamina E aumenta a espermatogênese, ou seja, o numero de espermatozoides, mas se o problema não for esse e for um defeito no próprio não resolve o problema e continua a mesma historinha. Descubra efetivamente a causa.

TFV - O que pode estar ocorrendo quando uma fêmea faz todo o ciclo pra se aprontar, aninha, pede gala é galada, mas não põe ovos?

FB - Ela não ovulou. O mesmo principio algo não esta bem para ela e simplesmente não ovulou. Pode ser ambiental, pode ser patológico como salmonelose e outras afecções bacterianas.

TFV - Qual a influência da luminosidade no ciclo reprodutivo dos pássaros é realmente necessário as lâmpadas UV? E quanto de Sol um pássaro deve tomar semanalmente pra que desenvolva uma vida saudável?

FB - Totalmente desnecessário. Basta que você tenha luminosidade natural. Quanto ao sol efetivamente também não é tão necessário basta que se abra os vidros para que a radiação UV possa chegar ao ambiente. Mas se tiver condições de colocar as aves no sol o faça pelos menos 2x por semana. Mas em nada mudara a fixação de vitamina D ou qualidade do ovo.

TFV - A obesidade influência na fertilidade e de que forma? E qual a melhor maneira pra trata - lá?

FB - A ave normalmente superaquece e você tem azoospermia no macho. Na fêmea a gordura fica em volta do ovário atrapalhando a ovulação ou fazendo ovulação ectópica. O melhor tratamento é dieta e exercício.

TFV - Quais as vantagens ou desvantagens em fazer um tratamento preventivo para as doenças?

FB - Não vejo ninguém se prevenir contra doença alguma ou alguém toma antibióticos 2x ao ano?! O que existe é um bom programa sanitário que passa por uma quarentena descente e os exames parasitológico de fezes, salmonelose, micoplasmose ou de acordo com seu objetivo e direcionamento do seu veterinário.

TFV - Como fornecer cálcio na medida apropriada aos pássaros, e qual a melhor maneira pra que absorvam isso no organismo? Existe algum produto ou medicamento que forneça essa medida necessária de cálcio pra que os pássaros tenham um desenvolvimento saudável ao longo de suas vidas?

FB - Esse com certeza é um grande mito. Vejo muita gente dar cálcio para as fêmeas crente que esta abafando... Fazendo altos ciclos vitamínicos... A relação cálcio-fósforo já é desequilibrada. A grosso modo tudo que vem da terra (sementes) possui uma relação de 5:1 quando o ideal é de 2:1 Então na verdade o que falta é fosforo e não cálcio. Por isso dar cálcio é estupidez total; ainda mais se tiver problemas de qualidade de ovo. Suplemente fósforo. Normalmente uma areia com casca de ovo e farinha de ostra já resolve seu problema, ok. Mas no próximo artigo falarei sobre isso.

TFV - O uso de polivitaminicos e aminoácidos realmente são necessários para que os pássaros apresentem boa saúde?

FB - Totalmente desnecessários e a grande maioria dos medicamentos hoje destinados para aves são péssimos.

TFV - Quais os pontos principais a serem observados nas fezes das aves, para que possamos detectar uma possível doença?

FB - Infelizmente muito pouco. O ideal é fazer os exames. Mas “fezes com halo de água”´ muito grande. Este halo esverdeado pode indicar alguma hepatopatia. Fezes negras podem indicar sangue. Mas faça os exames que é bem melhor.

TFV - Ao perceber alterações nas fezes como odor forte e fétido, coloração de doce de leite ou da borra de café e conteúdo espalhado no fundo da gaiola, o que pode estar acontecendo?

FB - As variáveis são muitas e podem estar ocorrendo simultaneamente. O odor fétido com certeza vai te indicar alguma alteração de flora intestinal. Pode ser alguma enterobactéria presente como Salmonela ou Klebsiella. Mas isso pode ter sido resultado de uma infecção por protozoários. Então a causa primaria é por protozoários e você esta tratando bactéria.

TFV - O que você acha da conduta do IBAMA com os passarinheiros?

FB - Sempre fui contra pessoas possuírem 50, 100, 300 fêmeas em seu plantel de amador e comercializar abertamente as aves. Vi muita gente ficar rica, sem pagar imposto, ou gerar algum tipo de beneficio a sociedade como geração de emprego seja para tratadores, veterinário ou contadores. Pelo menos neste ponto me desculpe quem fez disso um comercio ate hoje, mas isso pelo menos chegou ao fim. Quem realmente possui algumas aves e tem filhotes por hobby e vai a campeonatos e tal não mudara muita coisa não. Infelizmente alguns são mais afetados que outros. É muito difícil você falar de uma IN que vem recente. As pessoas devem buscar a historia desde o inicio e saber como iniciou o SISPASS e as determinações ate mesmo da ECO 92 que já sinalizava para o fortalecimento do criador comercial. Mas a verdade é que essa IN não sofrera qualquer alteração. Só se muda uma IN com nova IN ou uma Lei que regulamentize o setor que é isso exatamente o que falta. As IN surgem para cobrir o buraco pelo legislador maior. Não sou advogado e nem politico e vejo inúmeras reuniões pelo país todo e com essas pessoas que estão à frente vai ser bem difícil conseguir alguma coisa. Lamentável a nova IN, mas agora é se adequar e bola pra frente. Busquem seus advogados e vejam seus direitos constitucionais e outros envolvidos.


Teve alguma dúvida!? Então deixe um comentário!


Dr. Felipe Victório de Castro Bath
Médico Veterinário CRMV-RJ 8772
Especialista em Biologia, Manejo e Medicina da Conservação dos Animais Selvagens SENAC/RioZOO
Mestre em Microbiologia Veterinária pela UFRRJ

Tel.: (21)81014122/ (21)78795270
ID.:10*96860 / (21)22786652
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] / [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Rua Dona Zulmira, 11 Maracana Rio de Janeiro – RJ CEP.: 20550-160

fonte:http://trincaferroverdadeiro.blogspot.com.br/2011/02/palavra-de-mestre-dr-felipe-bath.html


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Andre Bass
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Mensagens : 956
Reputação : 90
Idade : 24
Data de inscrição : 13/09/2012
Localização : Ibitirama

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Palavra de Mestre: Dr. Felipe Bath

Mensagem por Davi Hemerly em Sex Dez 14, 2012 6:41 am

Olá, entrevista muito boa, abraços.


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Dicas Importantes:
- Clique no botão [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]para escolher a melhor Resposta.
- Respeite as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e conheça as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Como abir um [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Curta a nossa página no Facebook
- Não peça suporte por MP

Davi Hemerly
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : K2
Quantos pássaros você cria? : 2
Mensagens : 9779
Reputação : 868
Idade : 24
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : Vitória ES

Ver perfil do usuário http://www.nacaodospassaros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Palavra de Mestre: Dr. Felipe Bath

Mensagem por Bruno Pereira em Sex Dez 14, 2012 8:42 am

Legal Smile


][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Bruno Pereira
Criador nível 3
Criador nível 3

Masculino
Mensagens : 628
Reputação : 71
Idade : 18
Data de inscrição : 11/12/2012
Localização : Mirai MG

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Palavra de Mestre: Dr. Felipe Bath

Mensagem por Diego Henrique em Sex Ago 09, 2013 12:57 pm

Muito bom, palavras de de quem sabe!!
Att Diego Henrique!!


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Diego Henrique
Moderador
Moderador

Masculino
Mensagens : 2659
Reputação : 280
Idade : 26
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : Brasilia Df

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Palavra de Mestre: Dr. Felipe Bath

Mensagem por Gil Vieira em Ter Dez 16, 2014 10:56 am

Tópico antigo e sem movimentação. Encerrado.


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Gil Vieira
Ajudeiro
Ajudeiro

Feminino
Quantos pássaros você cria? : 18
Mensagens : 3010
Reputação : 447
Idade : 20
Data de inscrição : 13/04/2014
Localização : Parnaíba/PI

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Palavra de Mestre: Dr. Felipe Bath

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 5:19 pm


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum