Precisei separar o casal

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Precisei separar o casal

Mensagem por marcusvc em Sab Abr 11, 2015 12:50 pm

Olá gente.

Infelizmente foi necessário separar o casal de mandarim, pois a fêmea não está bem, eu a levei ao veterinário, e ele disse que é melhor separá-los, pois além dela estar com falta de vitaminas, ele desconfia que ela esteja com um ovo retido o que pode ser perigoso para ela.
Ele já fez a recomendação com relação às vitaminas e alimentação para que ela se recupere e consiga por pra fora este possível ovo retido. Eu diria que ela está melhor sozinha, mas o macho por sua vez fica muito agitado por vê-la mas não poder ficar junto.
A minha intenção é deixá-los separados em definitivo, pois será melhor para ela.
A minha dúvida é a seguinte: será que corre o risco do macho ficar doente por não poder ficar junto dela, ou será que com o tempo ele acostuma?

Obrigado.

marcusvc
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Re: Precisei separar o casal

Mensagem por marcusvc em Seg Abr 13, 2015 10:29 am

Ninguém pode me tirar esta dúvida?

marcusvc
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Thiago Loredo em Ter Abr 14, 2015 8:09 pm

Marcus não há problema em o macho ficar separado da fêmea nesse meio tempo que ela apresentar o problema, nem depois dela conseguir realizar a postura. O melhor a se fazer nesse caso é continuar administrando o tratamento indicado pelo veterinário e deixar uma fonte de cálcio disponivel na gaiola dela, além de banhos de sol diarios para produção de vitamina D3 para a absorção do cálcio pelo organismo dela, pois na falta do mesmo, o organismo dela começa a absorver cálcio dos ossos para poder produzir os ovos e geralmente é quando ocorre o ovo preso, eu mesmo me encotro com uma fêmea nessa situação que se encontra separada do companheiro.

Caso você deixe ela na companhia do macho nessa situação, não irá demorar para que ele comece a agredi-la, como foi no meu caso antes de ter separado-a dele para fazer o tratamento.

Meu Blog: Pássaros Exóticos.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Thiago Loredo
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 13
Reputação : 23

Ver perfil do usuário http://hobbydospassaros.blogspot.com.br/

Mensagem por marcusvc em Ter Abr 14, 2015 10:17 pm

Thiago, muito obrigado pela resposta. Muito bem explicado.
O que você disse já vinha acontecendo há algum tempo, ou seja, o macho estava agredindo a fêmea.
Estou muito preocupado com ela, pois ela se encontra muito desanimada, só fica com a cabecinha recolhida como se quisesse dormir, as penas arrepiadas, e pelo volume parece que ela tem um ovo entalado sim, mas o veterinário disse que caso tenho de fato este ovo entalado, ele ainda não deve estar calcificado. Disse para pingar 10 gotas de vita gold no bebedouro de 50 ml (achei muito mas estou fazendo o que ele disse), dar escarola ou couve, ovo cozido (pela proteína), e ser muito dedicado. Tudo isso além do que já dou, que são a mistura para exóticos, farinhada, ração extrusada (que ela nem liga), areia, e de vez em quando maçã.  
Confesso que não os colocava muito no sol, pois moro em apto, mas a partir de agora os colocarei com frequência na parte da manhã.

marcusvc
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Thiago Loredo em Ter Abr 14, 2015 10:53 pm

Valeu Marcus, hehe...

Você pode oferecer brócolis também, ele é rico em cálcio, os meus costumam pegar, a areia também oferece um pouco de cálcio além de ajudar na digestão, é sempre bom também misturar a areia com casca de ovo torrada e moída, inclusive existem algumas marcas de areia que já vem ou com casca de ovo ou com farinha de ostra misturado.

A extrusada é díficil mesmo de algumas aves pegarem, e o pior é que ela é super balanceada...

O problema dessas aves que não pegam nesse tipo de alimento é que geralmente nas lojas de ração e Pet Shops elas costumam serem alimentadas somente com mistura de sementes dificultando a aceitação da ração, uma alternativa é você misturar nas sementes, que elas começam a pegar depois de um tempo de experimentação e adaptação.

Meu Blog: Pássaros Exóticos.

Thiago Loredo
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 13
Reputação : 23

Ver perfil do usuário http://hobbydospassaros.blogspot.com.br/

Mensagem por marcusvc em Qua Abr 15, 2015 12:21 pm

Thiago, infelizmente a minha menina morreu. Coitadinha, devia estar sentindo muita dor e sofrendo bastante. Estou muito chateado por não tê-la mais comigo, mas principalmente pelo que ela deve ter sofrido. O que consola é que o sofrimento dela acabou.
De qualquer forma muito obrigado pelas dicas e pela atenção.

Abraço.

marcusvc
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por ErickTierling em Sex Maio 22, 2015 5:16 pm

Tópico encerrado por tempo excessivo sem comentários. Poderá ser reaberto mediante solicitação do autor à Staff

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

ErickTierling
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 93
Reputação : 357

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 1:54 am

Conteúdo patrocinado