Postura Crônica - Forpus

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Postura Crônica - Forpus

Mensagem por m-afalda em Sex Abr 10, 2015 7:10 pm

Olá! Tenho duas Forpus coelestis fêmeas sexadas em casa. Uma das forpus, a Celeste, está colocando ovos sem parar. Desde setembro já foram uns 10, sendo que último colocou hoje a tarde. Logo que ela coloca, fica cansada e come o ovo quase imediatamente (não sei se é muito recomendado, mas como ela come tudo, eu acabo dando casca de ovo de galinha limpa e fervida para ajudar). O problema é que já fiz de tudo para interromper a crise! Ela é irmã biológica da Brioche, então passaram a vida inteira juntas. As duas cruzavam e se revezavam o dia inteiro. Também trocavam carinho e uma alimentava a outra pelo bico. Quem mais vazia isso era a Celeste. Como ela havia colocado uns 5 ovos seguidos em um mês, levei para fica internada com a veterinária. Acontece que nesse tempo de internação (uma semana), a Celeste ficou louca pelo Chiquito, calopsita macho da veterinária. Ficou tão fissurada que não posso mais deixá-la com ela. Assim que voltou para casa, ficou super agressiva com a irmã e só passou a ficar com as calopsitas. Ficou completamente louca pelo Poof, meu macho silvestre (e é igual ao Chiquito). Ele detesta aves e principalmente as forpus, então é bem estressante para ele, pois a Celeste segue ele em todos os lugares. Ela começou a fazer ninho nos locais em que ele mais fica, como em cima das prateleiras, dentro da escrivaninha, debaixo da escrivaninha, etc. Como ela já havia colocado ovos depois da internação, forrei o quarto inteiro. Todos os buracos possíveis, qualquer local com sombra foi tampado. Qualquer item que pudesse virar material de ninho foi retirado. O problema é que ela começou a fazer ninho nas dobras das paredes. Tive que deixá-la presa. Ela está TÃO surtada que começou a fazer ninho nas grades da gaiola! Ela interpreta o espaço das grades como sendo um buraco, então faz ninho (sempre que as forpus fazem ninho, emitem um barulho, então sei identificar). Quando vejo isso, começo a afastá-la das grades e ela passou a fazer ninho na bandeja da gaiola, nos potes de comida. Eu não sei mais o que fazer. Não posso deixá-la solta, presa, com a veterinária e em outra clínica, pois o veterinário deixa as aves saudáveis em um mesmo cômodo e ela provavelmente fará "imprint" com outra ave de outra espécie. Por isso pensei em pegar um forpus macho para ela. A veterinária acha uma boa ideia, pois talvez com filhotes ela dê uma trégua. O veterinário de outra clínica acha uma má ideia e acha que é melhor acabar com a crise dela (mas como eu disse, está praticamente impossível). O problema é que uma vez uma pessoa me contou que a criação e Forpus coelestis é proibida em Florianópolis-SC. Alguém pode me dizer como descubro se isso é verdade? Pois eu nunca vi essa espécie para vender por aqui (as minhsa vieram de Curitiba), então o IBAMA pode ter proibido mesmo. Se eu conseguir um macho em outra cidade, o que eu poderia fazer com os filhotes? Se não poderei doar ou vender, não sei o que faria com eles, pois já tenho 7 aves e só pretendo ter mais o macho para a Celeste.
Obrigada!

m-afalda
Criador novato
Criador novato

Feminino
Quantos pássaros você cria? : 7
Reputação : 1

Ver perfil do usuário

Re: Postura Crônica - Forpus

Mensagem por ErickTierling em Sex Maio 22, 2015 5:01 pm

Tópico encerrado por tempo excessivo sem comentários. Poderá ser reaberto mediante solicitação do autor à Staff

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

ErickTierling
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 93
Reputação : 357

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: