Duvidas - Canario Belga

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Duvidas - Canario Belga

Mensagem por Fabiana Biaseto em Seg Mar 23, 2015 4:27 pm

Boa tarde pessoal,

Sou nova no grupo e ja li varios foruns aqui, mas tenho algumas duvidas sobre o meu bichinho, se puderem me ajudar, por favor, agradeço muito Smile Smile

Tenho meu canarinho ha aproxidamente 1 ano (mas acho que ele ja tinha uns meses quando ganhei) e em janeiro ele começou a soltar umas peninhas na gaiola e parou de cantar, pesquisei e cheguei a conclusão que era a muda de penas.
Comecei a dar PIU SANA MUDAMIX 7 gotas no bebedouro por 5 dias e 5 dias de agua normal e tenho seguido assim até então...neste meio tempo também dei 5 dias de AVITRIN VERMIFUGO.
Para a alimentação dele eu dou o alpiste TORI, um de caixinha proprio para canarios, também dou Farinha Seca amarela da Zootekna e Granulado com carvão ativado Pet Pira Dolomax, de vez em quando dou aquelas barrinhas com alpiste, linhaça, niger com aroma de mel e ovo, também dou maçã, ovo cozido, agrião, cenoura e jiló, mas isso tudo so de vez em quando, no dia a dia so o alpiste a farinha e o granulado.
Limpo a gaiola dele todo os dias, também ja coloquei algumas vezes na banheira dele umas 3 gotinhas de vinagre de maçã e coloco som de canarios para ele ouvir e voltar a cantar, mas até agora nada. Ah e na gaiola dele também tem um osso de siba.
Bom, depois de tudo isso, tenho algumas preocupações...
É normal a muda demorar tanto tempo? No caso 3 meses?
Na gaiolinha dele coloquei tipo uma toquinha e ele sempre ficou em cima dela, so dormiu dentro 2 vezes, normalmente so passava por dentro dela e saia do outro lado e ultimamente ele tem ficado la dentro algum tempo durante a manhã (1 hora por ai) e também a tarde e fica com as patinhas encolhidas como se estivesse dormindo, mas de olho aberto e sem ficar em forma de bolinha como quando dorme...isso é normal?
Ele esta comendo normalmente e até tenta cantar, mas so pia e tem dias que nem o piado sai, so sai um som como um assopro.
Ah..também vejo que ele raspa muito o biquinho no puleiro.
A gaiola dele fica pendurada na sacada que é fechada por vidros e normalmente deixo 1 vidro aberto, mas sem vento direto nele e bate sol na gaiola so na parte da manhã, até umas 10 hrs e quando é por volta de umas 18:30 eu cubro a gaiola com um pano escuro pra ele poder dormir.

Por favor, me ajudem...o que faço? estou preocupada com meu bichinho.

Muito obrigada!!! Smile

Fabiana Biaseto
Criador novato
Criador novato

Feminino
Quantos pássaros você cria? : 1
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Re: Duvidas - Canario Belga

Mensagem por Celia Maria Cayres em Seg Mar 23, 2015 8:57 pm

Boa noite amigos da Nação dos Pássaros !

Fabiana,

1) A muda de penas dura de 6 semanas a 8 semanas não passa disso.

2) A vermifugação é um mês antes do período de reprodução e após.
Próxima será daqui 6 meses.

3) Após a vermifugação deve fornecer uma alimentação balanceada e uma vitamina (Avitrin Vitamínico, Vitagold ...)

4) Automedicação pode prejudicar o fígado, agora deve parar com medicamentos para Muda de Penas.
Precisa esperar uns 15 dias para algum tratamento, mas é melhor com a indicação de um veterinário de aves.

5) Alimentação que você oferece para o canário está completa, maçã sem sementes, as sementes são prejudiciais.
Verifique se o canário está com um gordura amarela no abdômen, pode estar gordo, isso evita que o canário fique ativo.

6) Manuseio e limpeza da gaiola, está correto.

7) Em dias frios não coloque banheirinha com água para banho.

Cool Banho de sol no horário das 9:00 hs da manhã.

9) Muda de penas o canário fica frágil e propenso as doenças, entre elas a respiratória, fica com chiado e respiração ofegante, verifique e veja se está com magreza e com uma divisão no peito.

10) Talvez o canário está rouco e não consegue cantar, verifique !

11) É normal dormi no poleiro e coçar o bico na gaiola( está limpando ).

12) Como está as FEZES  do canário ?

13) Tem certeza que o canário está quebrando as sementes e se alimentando, se o comedouro ficar com sementes quebradas e sinal que ele não está comendo.
Mas você já oferece outros alimentos já ajuda ele se alimentar. 

13) Cuidado com a janela que fica aberta, por causa do vento e corrente de ar.

14) Se tiver alguns sintomas que você esqueceu de relatar nos informe.

15) Pode ser estranho lhe perguntar : Tem certeza que canário ?

Espero ter ajudado !

Nos mantenha informados !

CÉLIA

Celia Maria Cayres
Vip
Vip

Feminino
Quantos pássaros você cria? : canários do reino
Reputação : 393

Ver perfil do usuário

Mensagem por Fabiana Biaseto em Seg Mar 23, 2015 9:32 pm

Boa noite Celia,

Muito obrigada pelas respostas, vou parar com o Mudamix e ver o peito dele mas não me parece magro, vou ver se não esta gordo porque ai sim pode ser.
sobre a rouquidão, tem dias que ele pia ate que alto, mas cantar como cantava antes, não esta cantando :( mas também tem dias que não sai som nenhum
Ele dorme em cima da toquinha e durante o dia tem ficado algum tempo dentro da toquinha, isso também que tenho achado estranho, porque nunca fez isso antes :/
as fezes dele estão normais, percebo que fica mais mole quando come maçã mas também dou so um pedacinho no maximo 1 x por semana
vou conferir as sementes mas de qualquer forma ele tem comido outras coisas sim Smile
Rsrsrs é um canario sim, não sei se consigo, mas vou tentar mandar uma foto dele Smile
muito obrigada mais uma semana vez Celia Smile

Fabiana Biaseto
Criador novato
Criador novato

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Celia Maria Cayres em Seg Mar 23, 2015 9:38 pm

Boa noite amigos da Nação dos Pássaros !

Fabiana,

1) Por enquanto suspenda a maçã.

2) Não é normal o canário ficar parado durante o dia.

3) A muda de penas durante entre 6 a 8 semanas.

Nos mantenha informados !

CÉLIA

Celia Maria Cayres
Vip
Vip

Feminino
Quantos pássaros você cria? : canários do reino
Reputação : 393

Ver perfil do usuário

Mensagem por Fabiana Biaseto em Ter Mar 24, 2015 4:19 pm

Boa tarde Celia,

Hoje parei com a vitamina para muda e conferi as sementes, ele esta comendo sim Smile

Por incrível que pareça (não sei se isso é normal) mas estou achando que ele estava meio triste ou deprimido com o lugar que a gaiola ficava (estranho é que a gaiola sempre ficou no mesmo lugar) mas hoje cedo coloquei a gaiola em outro lugar, para fazer um teste mesmo, e ele mudou totalmente o comportamento, e a postura também, esta mais ativo, pulando, subindo no balancinho da gaiola e até quando esta parado no poleiro esta mais ereto, com postura mesmo sabe, como era antes da muda Very Happy até ameaçou cantar, esta fazendo vários barulhinhos Very Happy Very Happy voltou até a cutucar a pulseirinha do registro que fica na perninha, que sempre fez e também não estava mais fazendo rs e vejo isso como um comportamento de feliz Very Happy Eu também estou muito feliz por ve-lo assim, agora so falta voltar a cantar.

Muito obrigada mais uma vez pela sua atenção e ajuda com meu bichinho  flower

Olha ele ai I love you

Fabiana Biaseto
Criador novato
Criador novato

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por ErickTierling em Sab Abr 25, 2015 6:27 pm

Tópico encerrado por tempo excessivo sem comentários. Poderá ser reaberto mediante solicitação do autor à Staff

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

ErickTierling
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 93
Reputação : 357

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 5:15 pm

Conteúdo patrocinado