Ajuda com fêmea chocando

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ajuda com fêmea chocando

Mensagem por Roxinho em Ter Mar 17, 2015 12:46 pm

Boa tarde amigos!

A tempos acompanho e leio as msgs do fórum, porém, somente agora me cadastrei para solicitar a ajuda dos mais experientes.

Vou contar brevemente a história dos pássaros para facilitar o entendimento.

Sempre criei curió e coleiro, mas nunca havia tentado reproduzir algum destes em cativeiro. Atualmente só tenho os curiós.

Tenho um curió (registrado c/10 anos de idade) e em outubro de 2014 adiquiri uma fêmea (registrada, fez 1 ano em fevereiro) e comecei a tentar a reprodução.
Nos primeiros meses (nov e dez) ela fez umas 3 posturas sem gala, pois aprontava e eu ainda não conhecia o momento certo para a gala, já que decidi não casar os pássaros e por saber também que as fêmeas muito jovens não tem um "cronograma" muito certo.

Com um pouco de treinamento para nós 3 (eu, o macho e a fêmea), muita leitura da minha parte e tempo dedicado a eles, consegui aprender como as coisas deve acontecer. Em meados de fevereiro, a fêmea aprontou e pediu gala, coloquei o macho pra galar e a cópula aconteceu normalmente, tudo aconteceu exatamente conforme descrito na maioria das literaturas sobre o assunto, sendo que ela chocou por 1 dia aopos a postura do 2º ovo e depois abandonou o ninho, mantive os ovos em uma chocadeira caseira e pude confirmar 1 semana depois que não estavam galados, vale ressaltar que o macho estava enxugando muda quando galou, na verdade foi um repasse, mas não sei se fica infértil nesse período.

No meio da semana passada, ela aprontou novamente, o macho galou 2x em um dia e mais 2x no dia seguinte (manhã e final da tarde), e 1 dia após o segundo dia de gala (sexta 13/03) ela colocou o primeiro ovo e no dia seguinte o segundo, desde então começando a chocar os 2 ovos, durante o dia, choca normalmente...fica o dia inteiro no ninho, saindo eventualmente apenas para beber água e se alimentar. Mas a noite não dorme no ninho, sempre no poleiro e essa é a minha dúvida: caso o macho seja fértil e os ovos estejam cheios, ela abandonando o ninho para dormir no poleiro, os ovos não vão esfriar e por consequencia a morte dos filhotes ?

Como já mencionei acima, possuo uma chocadeira automática que fiz e funciona direitinho, se for válido, posso transferir os ovos pra ela, em tempo, qual a temperatura ideal para manter a chocadeira? Li algo sobre 37,5 a 38,8º. Mantive a 38º quando usei.

Agradeço a todos pelo tempo dispensado e pela ajuda.

Grande abraço!

Roxinho
Criador novato
Criador novato

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 2
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: