Mutações de calopsitas com fotos - Artigo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mutações de calopsitas com fotos - Artigo

Mensagem por Celia Maria Cayres em Qui Mar 12, 2015 5:12 pm

Boa tarde amigos da Nação dos Pássaros !

Vejam que lindas mutações e leiam o artigo com certeza iremos aprender muito.


MUTAÇÕES 

No cativeiro foram surgindo mutações de cores variadas, algumas bastante diferentes das observadas na natureza. A partir de 1949 a espécie começou-se a difundir pelo mundo, com a criação do "silvestre", e em seguida "arlequim" mutação desenvolvida na Califórnia, nos Estados Unidos. 

Existem muitas mutações de calopsitas com cores variadas, são elas: Silvestre, Arlequim, Lutino, Canela, Opalina (Pérola), Cara Branca, Prata, Lutina, Albino (há um padrão albino e não apenas mutações genéticas), Pastel, Prata Recessivo e Prata dominante. ( Wikipédia).



[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]



[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Sobre as mutações.


Além dessas mutações, existem outras mais raras, muitas ainda não existentes no Brasil, que falaremos a seguir. 


As mutações da calopsita são classificadas da seguinte forma : 

1) Sexo-ligado : Lutino, Canela, Pérola, Bochecha Amarela 

2) Recessivo : Arlequim, Cara Branca, Fulvo, Pastel, Esmeralda, Prata Recessivo 

3) Dominante : Cinza Silvestre, Prata Dominante, Bochecha Amarela Dominante

1) Sexo Ligado : São mutações que não precisam necessariamente ocorrer nos dois alelos para que manifestem na plumagem da ave. Nos machos, por serem XX teria que ocorrer nos dois alelos e na fêmea, por ser XY, poderia ser herdada apenas do pai.

Em resumo, Sexo Ligado são as mutações que a fêmea somente precisa apenas herdar de um dos pais, pois fêmea é XY, enquanto que macho precisa herdar tanto do pai quanto da mãe pois são XX.

A fêmea sendo XY, não vai conseguir PORTAR a mutação ligada ao sexo, pois elas apenas tem um cromossomo X, mas basta que ela apenas receba a mutação de um dos pais para que a mesma se manifeste na cor da plumagem.

Lutino  

Ave branca apresenta ausência de melanina, por essa razão o bico e pés são rosados e olhos avermelhados. A sua coloração vai desde uma coloração no corpo quase branca até um amarelo forte. Existe ainda a combinação do lutino com outras mutações, surgindo então Lutino-Pérola, Lutino-Arlequim, Lutino-Canela, etc. Algumas ave lutinas e albinas apresentam uma falha de penas logo abaixo do topete, que é uma herança de falha genética. 

Geralmente os exemplares de lutinos apresentam uma ausência de penas embaixo do topete, que é caracterizado por falha genética. De uns anos para cá, criadores têm conseguido obter lutinos sem essa falha. Indicamos evitar cruzamento com aves que tenham a falha, na medida do possível, para que os filhotes não a herdem.

Canela 

Ave com as penas do corpo no tom canela, amarronzado (podendo ser claro ou mais escuro) e bico e patas ligeiramente mais claros do que o cinza padrão silvestre.  Também as pernas e os olhos são de coloração mais clara. Os machos adultos são um pouco mais escuros que as fêmeas (em razão da maior presença de melanina). Algumas fêmeas podem ter mais amarelo na face do que os machos, além de apresentarem o barramento típico sob as asas da cauda.

Pérola  

O perolado são "pintas" de cor amarela ou branca marcadas no corpo da Calopsita. A coloração difere bastante, devido a variação da quantidade e intensidade do perolado. A mutação Pérola pode combinar-se com outras mutações, conforme os exemplos a seguir:

Nos machos, à medida que torna-se adulto, após ter passado pelas mudas de penas, o perolado vai desaparecendo, ficando totalmente sem o perolado aos 12 meses aproximadamente, enquanto que na fêmea se mantém.

Atenção :

Observamos que a perda do perolado nos machos que possuem a combinação ARLEQUIM-PÉROLA é mais lenta, podendo o macho permanecer com o perolado, mas não na mesma intensidade como antes das mudas.

A seguir, macho ARLEQUIM-PÉROLA, com 4 anos de vida, que ainda mantém resquícios do perolado, nas asas e no dorso.

Bochecha Amarela 

É uma das mas recentes mutações e a única que há Sexo-Ligado e Dominante. A característica principal é a bochecha na cor amarela, ao contrário da cor laranja tradicional. No cruzamento, é importante não fazê-lo entre uma ave Sexo-Ligado e outra Dominante, e também não é recomendado cruzar Bochecha amarela com Cara Branca. 

2) Recessivo : uma mutação é recessiva quando é necessário que ambos os progenitores sejam ou portem mutação recessiva, para que possam obter filhote da mesma mutação. Isso acontece porque a cor selvagem é sempre dominante em relação à mutação recessiva.

Cara Branca  

Ausência de pigmentação amarela e a bochecha laranja no corpo. Compare essa foto com a do casal Cinza Silvestre e perceba que a diferença somente existe na ausência do amarelo e laranja.

Nos Caras Brancas existem combinações muito lindas como Cara branca Pérola, Cara Branca Pérola Canela, Cara Branca Arlequim, etc. 

Cara Branca Lutino (Albino)  

A mutação Cara Branca Lutino, conhecida também como Albino (indevidamente), é uma combinação das mutações Cara Branca e Lutino. Desse cruzamento surge uma ave branca com olhos vermelhos e pés e bicos rosados decorrente da ausência de melanina e lipocromo.  

Para obter filhotes Cara Branca Lutino, veja as combinações possíveis:

Pai CB Lutino x Mãe CB Lutino 
filhotes CB Lutinos (machos e fêmeas) 

Pai CB Lutino x Mãe CB

filhotes CB Lutinos (fêmeas)

Pai CB e portador de CB Lutino x Mãe CB Lutino

filhotes CB Lutinos (machos e fêmeas)

Para que uma calopsita Lutino (tanto M quanto F) possa gerar filhotes CB Lutino, deverá portar a mutação Cara Branca

Pai CB x Mãe CB Lutino

não nascem filhotes CB Lutino 

Algumas calopsitas CB Lutino apresentam uma coloração canela suave, nas costas e asas, que surgem à medida que vai ocorrendo a muda de penas:

Trata-se de herança genética trazida pelas Lutinas-Canelas.

Ao criar CB Lutino, seja cuidadoso na escolha de aves Lutinas que tenham esse tom acanelado nas penas, e que não tenham ausência de penas atrás do topete (decorrente de falha genética), para não transferirem essa herança aos seus filhotes. 

Arlequim

A ave possui um mesclado, como se fossem manchas, de cinza com amarelo ou cinza e branco (nos caras brancas) ao longo do corpo.

Mutação que causa alteração ou disrupção da coloração normal em áreas randômicas. Esse padrão é muito variável e se apresenta em aves bastantes semelhantes ao normal, até aquelas com poucas áreas de cor cinza, predominando o amarelo claro e apenas algumas penas de coloração cinza. Nota-se que a cabeça exibe um amarelo forte, bochechas bem vermelhas e crista amarela. Idealmente, uma arlequim deve mostrar 75% de penas com ausência de melanina e 25% com presença de melanina. Um arlequim puro tem, idealmente, uma máscara limpa, sem manchas cinzas, uma cauda limpa e asas de vôos com cores balanceadamente iguais nas asas, com simetria perfeita. Existem 4 classificações reconhecidas de arlequim: Arlquim claro (ou light, com 75% ou mais de melanina), escuro (ou heavy, com apenas 25% de melanina), reverso (ou reverse, com manchas apenas nas asas de vôo, tendo restante do corpo sem melanina) e limpo (ou clear, um pássaro totalmente amarelo ou branco; é também conhecido como lutino de olhos pretos).

Fulvo  

Semelhante ao canela (também há mudança da coloração da melanina de preto para marrom), mas aqui também ocorre uma diminuição da densidade da melanina, fazendo com que pareçam um canela pálido. O amarelo é mais pronunciado (principalmente embaixo do corpo e crista), olhos são vermelhos e peito é de coloração mostarda ou creme. As fêmeas costumam ser mais bonitas que os machos, por apresentarem cores mais brilhantes. Os sexos são praticamente iguais, tornando-se mais difícil a identificação.

Pastel (pastelface)

A ave possui a coloração das bochechas no tom pastel. 
Apesar de conferir a mesma coloração, o padrão Pastel não deve ser confundido com o cara amarela. Essa é uma mutação sutil, que promove um tom mais brando de todas as cores. Externamente é em tudo semelhante ao cara amarela, mas tem herança genética autossômica recessiva, o que facilita e acelera as combinações entre os padrões, principalmente com aqueles de herança ligada ao sexo. É dominante apenas para o padrão cara branca. Também aqui ocorre duas formas: fator-simples e fator-duplo.

Esmeralda  

A combinação de amarelo e cinza ao longo do corpo faz com que se pareça visualmente verde, daí o nome, também conhecida a mutação como Oliva.

3) Dominante : São aquelas mutações que se sobrepõem as demais, significa que requer apenas que um dos pais tenha mutação dominante, para poder passá-la para suas crias. Uma calopsita nunca será portadora de uma mutação dominante, isto é, sua mutação é visível ou não.

Cinza Silvestre 

É a cor existente na natureza, por isso chamamos de "silvestre". Quando filhotes, a calopsita é inteiramente cinza e com as bochechas laranjas, mas ao longo das mudas de penas, a partir de aproximadamente os 5 meses de vida, os machos vão adquirindo a coloração amarela, na cabeça e topete partir desta cor, enquanto que a fêmea permanece com a sua coloração ao longo de sua existência.

(processo de mudança da coloração da cabeça, nos machos silvestres)

Prata 

Mutação rara, Prata é uma coloração cinza, que vai de intensidade clara até mais acentuada.
Prata Recessivo & Prata (Silver): Há duas formas distintas. A chamada recessiva e a dominante. Prata Recessivo: Difere do padrão normal pelo fato de os olhos serem de cor vermelha e o cinza global do corpo ter passado à cor prateada, ocorrendo uma grande flutuação de tonalidades entre os indivíduos. As demais características de cor são as mesmas do padrão normal, inclusive quanto a identificação do macho e da fêmea.

Prata Dominante : São aves que apresentam a cor cinza do padrão normal diluída, mostrando um tom pastel prateado. Os olhos e pernas são pretos, as pernas cinzas, mantendo o amarelo forte das faces e da crista e o vermelho das bochechas, com um prateado mais escuro na região do pescoço. A graduação do prateado varia de ave para ave, sendo a cor dos machos mais brilhante e intensa. A diferenciação entre os sexos pode ser feita do mesmo modo que o padrão normal. Nesta mutação, os genes produzem dois efeitos visuais diferentes, caso ocorram como fator simples ou duplo. Aves fator-duplo são mais claras que as fator-simples, parecendo lutinos, mas com um tom acinzentado; eles retém a marcação mais escura na cabeça, olhos e pés escuros.

a) Prata dominante

A calopsita possui tom de cinza mais claro, e olhos pretos. 

Prata dominante portador de pérola e arlequim 

No Prata recessivo a calopsita possui olhos vermelhos, e bico e pés rosados. 

Quando a ave carrega o gene dominante em apenas 1 dos cromossomos, é chamado fator simples, a cor "prata" se torna mais clara, enquanto que se o gene se encontra em ambos os cromossomos, chamado de duplo fator, a cor "prata" é mais escura. 

Bochecha Amarela Dominante 

É muito similar ao Bochecha Amarela Sexo Ligado, com diferenças sutis quanto à intensidade na coloração da cor amarela e laranja.

Portadores  

Portar uma mutação significa que, embora o pássaro não apresente visualmente (em seu fenótipo) determinada coloração, geneticamente a possui, portanto, sendo possível transmiti-la aos filhos. Significa também que essa ave herdou apenas metade do que seria necessário para que a mutação pudesse ser apresentada visualmente.

Calopsitas que portam a mutação Arlequim geralmente apresentam pequenas marcas/manchas na parte detrás da cabeça, na nuca, ou em algumas partes do corpo e isso facilita a identificação (em alguns casos pode ser não visível). Essas manchas são geralmente amarelas em calopsitas de fundo amarelo, ou branco em calopsitas de fundo branco (caras brancas), veja: 



CURIOSIDADE 
Algumas calopsitas, tanto macho quanto fêmeas, podem apresentar algumas manchas em determinados locais do rosto e da cabeça, em volta dos olhos, face, testa, atrás da nuca, principalmente na época de reprodução, e depois de um tempo acabam por sumir. Essas manchas são visíveis em calopsitas de fundo amarelo (cinza silvestre, Lutino, etc.) 

No livro da Birdkeeper, publicação australiana, diz que existem colorações que não são geneticamente controladas e que podem aparecer após o nascimento, ou até mesmo bem mais tarde. Essas alterações de cores podem surgir e desaparecer em alguns momentos ao longo da vida do pássaro como ser uma mudança permanente. 

E uma dessas alterações é essa pigmentação laranja a causa exata ainda não foi cientificamente comprovada, mas o que se observa é que aparece mais comumente em aves reprodutoras, na região da face, que a causa pode ser hormonal ou decorrente do estresse causado na fase de reprodução (cansaço gerado nos cuidados com os filhotes).


 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


Silvestre Macho e Fêmea


 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


Pérola Macho e Fêmea


 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


Pastel Macho e Fêmea
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


Lutino Macho e Fêmea


 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


Cara branca Macho e Fêmea


 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Prata Macho e Fêmea  

















 


 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


Canela Macho e Fêmea


 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


Arlequim Macho e Fêmea
 
 

 


Última edição por Celia Maria Cayres em Qui Mar 12, 2015 5:30 pm, editado 1 vez(es)


CÉLIA

Celia Maria Cayres
Vip
Vip

Feminino
Quantos pássaros você cria? : canários do reino
Mensagens : 2985
Reputação : 393
Idade : 51
Data de inscrição : 06/08/2013
Localização : São Paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mutações de calopsitas com fotos - Artigo

Mensagem por Marcelo Custódio em Qui Mar 12, 2015 5:24 pm

Muito bom seu artigo Célia parabéns, obrigado em compartilhar com a gente ! Smile


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Marcelo Custódio
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 30
Mensagens : 1765
Reputação : 249
Idade : 18
Data de inscrição : 16/07/2014
Localização : Sorocaba-SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mutações de calopsitas com fotos - Artigo

Mensagem por douglasbmagalhaes em Sex Mar 13, 2015 7:13 am

Parabéns Célia! Ótimo artigo.
Muito Obrigado!

douglasbmagalhaes
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Sub-Nick : Douglas Magalhães
Quantos pássaros você cria? : 1.000.000
Mensagens : 61
Reputação : 7
Idade : 28
Data de inscrição : 09/02/2015
Localização : Piracuruca-Piauí, Brasil

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mutações de calopsitas com fotos - Artigo

Mensagem por Celia Maria Cayres em Sex Mar 13, 2015 9:02 pm

Boa noite amigos da Nação dos Pássaros !

Amigos,

Obrigada, eu que lhes agradeço !


CÉLIA

Celia Maria Cayres
Vip
Vip

Feminino
Quantos pássaros você cria? : canários do reino
Mensagens : 2985
Reputação : 393
Idade : 51
Data de inscrição : 06/08/2013
Localização : São Paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mutações de calopsitas com fotos - Artigo

Mensagem por ErickTierling em Sab Mar 21, 2015 11:38 am

Up para regulação da área de CALOPSITAS. Poderá ser encerrado sem aviso prévio caso não haja continuidade do tópico.


[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

ErickTierling
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 93
Mensagens : 7524
Reputação : 357
Idade : 27
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Tremembé-SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mutações de calopsitas com fotos - Artigo

Mensagem por ErickTierling em Dom Abr 12, 2015 2:40 pm

Tópico encerrado por tempo excessivo sem comentários. Poderá ser reaberto mediante solicitação do autor à Staff


[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

ErickTierling
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 93
Mensagens : 7524
Reputação : 357
Idade : 27
Data de inscrição : 09/12/2013
Localização : Tremembé-SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mutações de calopsitas com fotos - Artigo

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 2:26 pm


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum