ENTREVISTA ESPECIAL COM: BENINO MARQUES

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

ENTREVISTA ESPECIAL COM: BENINO MARQUES

Mensagem por Andre Bass em Qua Dez 12, 2012 10:46 am

Só lembrando que a entrevista não foi feita por mim foi feita pelo amigo Nick Mozer.
BEM AMIGOS CONVIDEI NOSSO ESTIMADO AMIGO: BENINO MARQUES. PARA SER ENTREVISTADO POR MIM. POIS BEM, BENINO É SOTEROPOLITANO, É CASADO, INSPETOR DE SEGURANÇA PATRIMONIAL PLENO. TEM QUATRO FILHOS UM DE CORAÇÃO. CRIA PÁSSAROS DESDE OS 8 ANOS DE IDADE E REPRODUZ COLEIROS HÁ 5 ANOS BUSCANDO APRIMORAR CADA VEZ MAIS SEU PLANTEL COM GENÉTICA DE QUALIDADE VOLTADA PARA FIBRA E CANTO, COM A PARCERIA DO SEU AMIGO AGNELO.

BOA LEITURA.

NICK: QUAIS AS ESPECIES DE PÁSSAROS CRIADOS PELA POPULAÇÃO SOTEROPOLITANA? E QUAIS ESTÃO PARTICIPANDO DE TORNEIOS?
BENINO: NÓS TEMOS UMA DIVERSIDADE DE PÁSSAROS CRIADOS EM CATIVEIRO NO MOMENTO, OS MAIS EVIDENCIADOS SÃO OS COLEIROS, CANÁRIOS E CURIÓS COM UMA LEVE TENDENCIA AO TRINCA FERRO DEVIDO A CRIAÇÃO DA (ABCP).


NICK: ATUALMENTE CRIA QUAIS PÁSSAROS? E QUAL REPRODUZ?
BENINO: SÓ COLEIROS. CRIO E REPRODUZO, MAS ESTAMOS COM PRETENÇÃO DE CRIAR E REPRODUZIR TRINCA FERRO E PARA ISSO INICIAREMOS UM ESTUDO DA ESPÉCIE E ESPERO CONTAR COM OS COMPANHEIROS DO FÓRUM.

NICK: AS GAIOLAS DE ARAME SÃO MELHORES PARA REPRODUÇÃO EM CATIVEIRO? POR QUE?
BENINO: AQUI NO CRIADOURO SÓ PARA PAPA-CAPIM ( COLEIRO ) É UTILIZADA DAS DUAS GAIOLAS E SINCERAMENTE A ÚNICA SITUAÇÃO NEGATIVA QUE VEJO É EM RELAÇÃO À ATUAÇÃO QUANTO AO CLIMA DIARIO TIPO: A GAIOLA DE FERRO QUANDO COLOCADA NO SOL PARA O PASSARO TOMAR BANHO TEMOS QUE FICAR MAIS ALERTAS PORQUE PODE ESQUENTAR DEMAIS E PREJUDICAR O PÁSSARO E QUANDO O TEMPO ESTA FRIO ELA ESFRIA E NÃO AQUECE O PASSARO ADEQUADAMENTE, JÁ A GAIOLA DE MADEIRA NÃO TEM ESSES PROBLEMAS. NO ENTANTO AS DE ARAMES SÃO MAIS HIGIENICAS POR SEREM DE FACIL HIGIENIZAÇÃO.

NICK: QUAL A MELHOR ÉPOCA PARA TIRAR FILHOTES DE COLEIRO?
BENINO: INDEPENDENTE DE ÉPOCA A FÊMEA VAI APRONTAR NO TEMPO DELA, PORTANTO DEPENDENDO DAS FÊMEAS DO PLANTEL O CRIADOR PODE TIRAR FILHOTES O ANO TODO, POIS O TEMPO DE DESCANSO DELA SERA DE ACORDO AO ORGANISMO DELA, MAS TENHO OBSERVADO QUE NA ALTA ESTAÇÃO A MAIORIA DELAS APRONTA BEM, PORTANTO É A MELHOR ÉPOCA.

NICK: O QUE TE DAR MAIS PRAZER OS TORNEIOS OU TIRAR FILHOTES?
BENINO: O MEU PROBLEMA É QUE SOU AFICIONADO POR COLEIROS E GOSTO TANTO DE TORNEIO COMO DE REPRODUÇÃO, MAS PELO FATO QUE, AQUI EM SALVADOR-BA, ESTARMOS BASTANTE ATRASADOS NO PROCESSO, EU OPTEI POR TRABALHAR MAIS NA REPRODUÇÃO, POIS ASSIM HAVERIA MAIOR POSSIBILIDADE DOS COMPANHEIROS DAQUI ENCONTRAREM PÁSSAROS LEGALIZADOS, O QUE FOI MUITO DIFÍCIL PARA MIM.

NICK: APÓS A CRIAÇÃO DA ABCP HOUVE UMA MAIOR CONSCIENTIZAÇÃO?
BENINO: É EVIDENTE QUE ESSE PROCESSO SERÁ GRADATIVO, POIS A COISA SE TORNA BASTANTE COMPLICADA QUANDO SE FALA EM MUDAR UMA CULTURA LOCAL, MAS TENHO OBSERVADO QUE A GRANDE MAIORIA DAS PESSOAS QUE ESTÃO PARTICIPANDO ESTÁ GOSTANDO. PRINCIPALMENTE PELO FATO DE ESTAREM DENTRO DA LEI. ACREDITO QUE EM POUCO TEMPO AS COISAS ESTARÃO EM SEUS DEVIDOS LUGARES.

ALGUMAS PESSOAS TEM RECLAMADO QUANTO ÁS REGRAS, MAS ISSO É NATURAL, POIS ANTES ERAMOS NÓS QUEM FAZÍAMOS AS REGRAS TAIS COMO: TAMANHO DE GAIOLAS, GAIOLAS EM MESAS, SEMENTES MATINHOS NAS GAIOLAS E ETC. HOJE SEGUIMOS AS REGRAS VIGENTES NOS TORNEIOS NACIONAIS E ATÉ AS PESSOAS SE ACOSTUMAREM TERÁ MUITAS RECLAMAÇÕES, NO ENTANTO NA SUA MAIORIA, AS PESSOAS TÊM MUDADO O CONCEITO QUANTO A CRIAÇÃO ILEGAL.

NICK: QUAL ALIMENTAÇÃO DOS SEUS FILHOTES?
BENINO: Á ALIMENTAÇÃO DOS FILHOTES É A ALIMENTAÇÃO NORMAL DOS COLEIROS ADULTOS QUE É: MISTURA PARA COLEIRO PREMIUM 500 GM, MISTURA COM ALPISTE 1KG, FARINHADA MEGAZOO FA-16,MISTURA DA FORTALL PAPA DE OVOS SENDO QUE METADE DE CADA,FRUTAS E VERDURAS DIVERSAS,GRITT NATURAL MISTURADO COM FARINHA DE OSTRA,OSSO DE SIBA SEMPRE NA GAIOLA,TERRA CANGA E ÁGUA FRESCA FILTRADA DIARIAMENTE. DE TRÊS EM TRÊS DIAS OFEREÇO LAVRAS DO BICHO DO AMENDOIM (TENÉBRIOS ) E NOS FINS DE SEMANA UM POUCO DE SEMENTES DE BRAQUIÁRIA.

NICK: QUAIS SÃO AS FRUTAS,VERDURAS E LEGUMES QUE FORNECE AOS SEUS COLEIROS?
BENINO: AS QUE MAIS OFEREÇO SÃO:
VERDURA – CHICÓRIA AS FOLHAS DE CHICÓRIA SÃO BASTANTE NUTRITIVAS. ELAS CONTÊM VITAMINA A, VITAMINAS DO COMPLEXO B, VITAMINA C, D E TAMBÉM ALGUNS MINERAIS COMO CÁLCIO, FERRO E FÓSFORO.

COUVE EXCELENTE FONTE DE BETA-CAROTENO E VITAMINA C E E. BOA FONTE DE ÁCIDO FÓLICO, CÁLCIO, FERRO E POTÁSSIO. CONTÉM BIOFLAVONÓIDES E OUTRAS SUBSTÂNCIAS QUE PROTEGEM CONTRA O CÂNCER.
LEGUME – PEPINO ELE POSSUI MUITA FIBRA E É IMPORTANTE PARA O SISTEMA DIGESTIVO. ESTA HORTALIÇA É UM PODEROSO TÔNICO PARA O FÍGADO E RINS, ALÉM DE DAR FORÇA AOS CABELOS E UNHAS — GRAÇAS AO ALTO TEOR DE SÍLICA E FLÚOR. O PEPINO É ALCALINIZANTE, CALMANTE, REFRESCANTE, EMOLIENTE, LAXANTE, ESTIMULANTE E MINERALIZANTE. ALÉM DISSO, O PEPINO É UM DIURÉTICO NATURAL E DE GRANDE AJUDA NA DISSOLUÇÃO DE CÁLCULOS RENAIS. ELE É RICO EM POTÁSSIO, QUE PROPORCIONA FLEXIBILIDADE AOS MÚSCULOS E DÁ ELASTICIDADE ÀS CÉLULAS QUE COMPÕEM A PELE. ISSO RESULTA EM REJUVENESCIMENTO DA EPIDERME, ESPECIALMENTE A DO ROSTO.

MILHO VERDE O MILHO É RICO EM CARBOIDRATOS, SENDO ASSIM UM ALIMENTO ENERGÉTICO. TAMBÉM É FONTE DE ÓLEO E FIBRAS E FORNECEM PEQUENAS QUANTIDADES DE VITAMINAS B1, B2 E.
FRUTA – JILÓ É UMA BOA FONTE DE CÁLCIO, FÓSFORO E FERRO. COM UM BAIXO TEOR CALÓRICO, O FRUTO TAMBÉM POSSUI SIGNIFICATIVAS QUANTIDADES DE VITAMINAS A, B E C.
MAÇA A COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL DA MAÇÃ MERECE DESTAQUE, PRINCIPALMENTE PELO SEU ALTO VALOR DE VITAMINAS DO COMPLEXO B, VITAMINA C E E, ALÉM DO MINERAL POTÁSSIO. ALÉM DISSO, SUA COMPOSIÇÃO DE FIBRAS, PRINCIPALMENTE DA PECTINA, FORNECE APROXIMADAMENTE 10% DAS NECESSIDADES DIÁRIAS DE FIBRAS. O CONSUMO REGULAR DA PECTINA, TEM SE MOSTRADO EFICAZ NO CONTROLE DA GLICEMIA, AUXILIANDO OS PORTADORES DE DIABETES A MANTER A BOA SAÚDE. O CONSUMO APROXIMADO DE 2 MAÇÃS PEQUENAS AO DIA, FORNECE A DOSE DE PECTINA NECESSÁRIA. A PECTINA AUXILIA TAMBÉM NA REDUÇÃO DO MAU COLESTEROL, POIS FORMA UMA BARREIRA DE FIBRA NA PAREDE INTESTINAL IMPEDINDO A ABSORÇÃO DO COLESTEROL E DE OUTRAS GORDURAS.

NICK: QUAIS OS PRÉ-REQUISITOS PARA SE OBTER O SUCESSO NA CRIAÇÃO DE COLEIROS?
BENINO: ACREDITO QUE ESTA QUESTÃO É MUITO COMPLICADA PORQUE PELAS MINHAS OBSERVAÇÕES E AS DE MUITA GENTE QUE TENHO CONTACTADO, SE CHEGOU A UMA SÓ CONCLUSÃO, A BASE DE TUDO É NADA MAIS E NADA MENOS QUE PACIENCIA, MUITA PACIENCIA, A PRINCIPIO É NECESSARIO ENTENDER QUE CADA PASSARO TEM A SUA PECULIARIDADE E ISSO NÃO SE REFERE APENAS AOS MACHOS E SIM PARA AS FÊMEAS TAMBEM, PORTANTO NO INICIO DA CRIAÇÃO AS COISAS PODEM SER COMPLICADAS OU NÃO ISSO VAI DEPENDER DA PECULIARIDADE DE CADA PASSARO INSERIDO NO CONTEXTO. É IMPRESCINDÍVEL DIZER QUE MESMO ADIQUIRINDO UM CASAL JÁ FORMADO E ACOSTUMADO A TIRAR FILHOTES, CORREMOS O RISCO, TAMBEM, DE TER PROBLEMAS INICIAIS PELO FATO DE QUE OS PASSAROS PODEM SENTIR A MUDANÇA DE TERRITORIO E MANEJO, PORTANTO A PACIENCIA ESTA EM PRIMEIRO LUGAR, POIS, TAMBÉM, SERÁ NECESSARIA PARA ADQUIRIR AS MATRIZES CASO QUEIRA TIRAR FILHOTES DE QUALIDADE E DE BOA GENETICA PARA AQUILO QUE O CRIADOURO SE ATER, CANTO E FIBRA OU SOMENTE CANTO.
O MACHO TEM QUE TER BOM PORTE E FIBRA, PLUMAGEM IMPECAVEL, TEMPERAMENTO DÓCIL, BOA CANTORIA ATENTANDO PARA O TIMBRE DE VOZ, CASO TENHA MUITA EXIGENCIA OBSERVAR, TAMBEM, A PERFEIÇÃO DAS PATAS. A FEMEA É FEITO DA MESMA FORMA.
PRONTO, ESCOLHIDO O CASAL DA-SE INICIO AO PROCESSO DE ENFEMAÇÃO E MANEJO DE REPRODUÇÃO.

NICK: É MAIS FÁCIL CRIAR COM UMA FÊMEA QUE PERMITE QUE O MACHO AJUDE A TRATAR DO FILHOTE?
BENINO: ACREDITO QUE ESTA QUESTÃO É MAIS PARA QUEM MEXE COM REPRODUÇÃO APENAS PARA SATISFAZER O DESEJO DE ESTAR FAZENDO AQUILO QUE GOSTA, PORQUE PARA NÓS QUE TRABALHAMOS COM LIMPEZA GENETICA O MACHO TEM QUE ESTAR SEMPRE PRONTO PARA GALAR UMA FEMEA QUE APRONTE E PARA ISSO ELE TEM QUE ESTAR DESCANSADO E BEM FOGOSO.

NICK: AS FÊMEAS QUE NÃO ACEITAM QUE O MACHO TRATE O FILHOTE SIGNIFICAM QUE TÊM MAIS FIBRA?
BENINO: NÃO VEJO POR ESTE LADO, ACREDITO QUE SEJA DEVIDO A PECULIARIDADE DE CADA INDIVIDUO, OU SEJA, O FATO DE UMA FEMEA NÃO DEIXAR O MACHO CUIDAR DOS FILHOTES NÃO SIGNIFICA QUE ELA TENHA MAIS FIBRA E SIM QUE O INSTINTO DE PROTEÇÃO AOS FILHOTES SEJA MAIS AGUÇADO.
NICK: ALGUNS CRIADORES DIZEM QUE 70% DA FIBRA DO FILHOTE VÊM DA FÊMEA EM SUA OPINIÃO ISSO É VERDADE OU MITO?
BENINO: BEM... FALANDO DE GENETICA POSSO DIZER QUE É MITO, PORQUE NA CRUZA OS GENES NÃO SÃO ESCOLHIDOS A DEDO E SIM ALEATORIAMENTE POR ESTE MOTIVO É QUE TEMOS DE ANALIZAR CADA FILHOTE PARA ESCOLHER OS MELHORES OS QUAIS SERÃO OS QUE PROSEGUIRÃO NO PROJETO DE APURAÇÃO.

NICK: AS FÊMEAS DE COLEIROS A MAIORIA TRATA O FILHOTE?
BENINO: SIM E NA MINHA HUMILDE OPINIÃO A FÊMEA QUE NÃO CUIDA DOS FILHOTES PODE SER TRATADA COMO ESTANDO COM ANOMALIA GENETICA PORQUE FAZ PARTE DA NATUREZA QUE AS MÃES TENHAM UMA FORTE LIGAÇÃO COM OS FILHOTES, POIS DISSO DEPENDE A PERPETUAÇÃO DA RAÇA, PORTANTO SE NÃO CUIDA DO FILHOTE, NA APURAÇÃO GENETICA, NÃO SERVE PARA REPRODUÇÃO.

NICK: QUAL IDADE CERTA PARA QUE A FÊMEA POSSA CRUZAR E CUIDAR DO FILHOTE?
BENINO: NA VERDADE O QUE VAI DETERMINAR ISSO É O ORGANISMO DE CADA FÊMEA, MAS NORMALMENTE AS FÊMEAS COMEÇAM A APRONTAR DEPOIS DO DECIMO MÊS DE VIDA. AS MINHAS APRONTARAM NESTE TEMPO, MAS NÃO CRUZARAM PORQUE NÃO COLOQUEI, MAS ESTE ANO, CASO CONSIGA ANILHAS, VOU CRUZALAS. “COMO SÓ ESTOU COM QUATRO ANILHAS ESTOU ESPERANDO AS MELHORES DAS MELHORES APRONTAREM PARA CRUZAR”.

NICK: QUANDO A FÊMEA BOTA MESMO SEM O MACHO GALAR ELA É ACONSELHÁVEL DEIXAR CHOCAR ESSE OVO BRANCO?
BENINO: SE FOR UMA FÊMEA NOVA SIM PORQUE ELA, NATURALMENTE, VAI APRENDER TODO O PROCESSO E FICAR PRONTA QUANDO FOR GALADA. O FATO DE NÃO A DEIXAR CUMPRIR TODO O PROCESSO ESTAMOS CORRENDO O RISCO DE LEVÁ-LA A FALSA IMPRESSÃO DE QUE O TRABALHO É SOMENTE POR OS OVOS E ATRAPALHAR O PROCESSO REPRODUTIVO DELA POR UM BOM TEMPO, CASO SEJA UMA FÊMEA JÁ EXPERIENTE NÃO É NECESSARIO PORQUE SERIA PERDA DE TEMPO.

NICK: COMO FAZ A SELEÇÃO DAS MATRIZES?
BENINO: DANDO SEGUIMENTO AO TRABALHO JÁ INICIADO, Á PRINCIPIO ESTUDANDO O IRMÃO DE NINHO E DEPOIS O COMPORTAMENTO DELA. O PROBLEMA É QUE, SE QUERO TER CERTEZA DA CAPACIDADE GENETICA DELA, O DESENVOLVIMENTO DESSE PROCESSO SE TORNA MUITO DEMORADO NO ENTANTO TEM DADO CERTO.

NICK: QUAIS SÃO AS MAIORES DIFICULDADES EM TIRAR FILHOTES?
BENINO: SINCERAMENTE, NA MINHA CONCEPÇÃO, É A IMPACIÊNCIA DO CRIADOR PORQUE A FÊMEA SÓ VAI APRONTAR NO TEMPO DELA, POR TANTO NÃO ADIANTA PENSAR QUE DANDO ESSE OU AQUELE TIPO DE MEDICAMENTO VAI FAZER COM QUE ELA APRONTE, NA VERDADE VAI MELHORAR A CONDIÇÃO ORGÂNICA DELA E QUANDO CHEGAR O TEMPO DE APRONTO DELA ELA VAI PASSAR POR TODAS AS ETAPAS DA REPRODUÇÃO EM BOAS CONDIÇÕES, TAMBÉM, POR TODA TEMPORADA.

NICK: QUAIS SÃO OS MEDICAMENTOS, POLIVITAMÍNICOS E SUPLEMENTOS QUE VOCÊ USA?
BENINO: FERT-VIT: ESTIMULA A FERTILIDADE E O CANTO.
HIDRAFORT-SUPLEMENTO HIDRATANTE E ENERGÉTICO.
AVECOX-COCCIDIOSTÁTICO
ERO-FLEC-ANTIBIOTICO COM AMPLO EXPECTO DE AÇÃO.

NICK: ALGUNS CRIADORES SE RECUSAM DA AOS SEUS PÁSSSAROS TENEBRIOS POR AFIRMAR QUE CONTEM MUITAS BACTERIAS NOCIVAS Á SAÚDE DOS PÁSSAROS, COMO MANTER UMA CRIAÇÃO DE TENÉBRIOS SAUDÁVEIS PARA OS PÁSSAROS?
BENINO: ISSO É BEM PESSOAL, NO MEU CASO ACREDITO QUE O IMPORTANTE É TER CUIDADO PARA QUE O ORGANISMO DO PASSARO ESTEJA FUNCIONANDO CORRETAMENTE PORQUE QUALQUER CORPO ESTRANHO QUE SE INTRODUZIR NO ORGANISMO DELE AUTOMATICAMENTE É ACIONADO A AUTO DEFESA ORGANICA, PORTANTO SE CUIDO CORRETAMENTE DA CULTURA DE TENEBRIOS A QUANTIDADE DE BACTERIAS SERA PEQUENA O BASTANTE PARA QUE O PROPRIO ORGANISMO, DO PÁSSARO, SE ENCARREGUE DE ELIMINÁ-LA.
O PROBLEMA É SABER EQUACIONAR A COISA PORQUE BACTERIAS SE ENCONTRA EM QUASE TODOS OS LOCAIS E O QUE PREJUDICA NA REALIDADE É A QUANTIDADE ENCONTRADA DE ACORDO A HIGIENIZAÇÃO DO LOCAL OU ALIMENTO. É A MINHA OPINIÃO DE LEIGO NO ASSUNTO.

NICK: VOCÊ TEM UMA CRIAÇÃO DE TENÉBRIOS: COMO É ESSA CRIAÇÃO?
BENINO: SEGUNDO OS ESPECIALISTAS AS LARVAS DE AMENDOIM ALEM DE SEREM RICAS EM VITAMINA E SÃO GRANDE FONTE DE PROTEINA ANIMAL, PORTANTO MUITO IMPORTANTE NA CRIAÇÃO E REPRODUÇÃO DOS PÁSSAROS E REALMENTE TENHO OBSERVADO QUE OS FILHOTES CRESCEM BEM MAIS SAUDAVEIS QUANDO SÃO, PERIODICAMENTE ALIMENTADOS COM ELAS.
A CRIAÇÃO DE LARVAS É TRATADA COM AMENDOIM E AIMPIM TAMBEM CONHECIDO POR MANDIOCA OU MACAXEIRA, QUE É TROCADO PERIODICAMENTE DE ACORDO A NECESSIDADE, A CAIXA FICA FORRADA (FECHADA) COM PANO DE MOSQUETEIRO PARA QUE ELAS TENHAM BOAS CONDIÇÕES DE RESPIRAÇÃO E NADA MAIS.

NICK: AS FARINHADAS SÃO UMA BOA OPÇÃO PARA COMPLEMENTAR A ALIMENTAÇÃO?
BENINO: COM CERTEZA, INCLUSIVE ALGUMAS PODEM SER ADMINISTRADAS APENAS ELA COMO ALIMENTO DIARIO, MAS NÃO É RECOMENDADO QUE SE FAÇA ISSO.

NICK: QUANTOS % DOS COLEIROS DAS RODAS EM SALVADOR SÃO COLEIROS SPOROPHILA NIGRICOLLIS E QUANTO % SÃO SPOROPHILA CAERULESCENS?
BENINO: BEM ACREDITO QUE NO NORDESTE BRASILEIRO O NIGRICOLLIS PREDOMINE, AQUI EM SALVADOR-BA. ACREDITO QUE SEJA DE DEZ PARA DOIS E É EXATAMENTE POR ISSO QUE NÃO ACREDITO QUE UMA ESPECIE SEJA MELHOR QUE A OUTRA E SIM A GENÉTICA DE CADA INDIVIDUO É QUE FAZ SOBRESSAIR OU NÃO.

NICK: NO REGULAMENTO DA ABCP HOUVE UMA BASE DE OUTRO?
BENINO: SIM NO DA COBRAP COM ALGUNS AJUSTES PARA NÃO FICAR MUITO PESADO, PELO FATO DE ESTARMOS AINDA "ENGATINHADO" É NECESSARIO MUITA CAUTELA PARA QUE NÃO SE CRIE UM CLIMA NEGATIVO ENTRE OS PARTICIPANTES DO SEGUIMENTO AQUI EM SALVADOR-BA.AFINAL DE CONTAS ESTAMOS TENTANDO MUDAR UMA CULTURA E ISSO É MUITO COMPLICADO.


NICK: HÁ POSSIBILIDADE DE SE FAZER UM ESTADUAL BAIANO? COM AS CIDADES DE TEXEIRA DE FREITAS, ITAMARAJU, EUNÁPOLIS, PORTO SEGURO, ITABATAN, NOVA VIÇOSA ENTRE OUTRAS CIDADES BAIANAS QUE TEM PÁSSAROS DE PONTA.
BENINO: A (ABCP) TEM O INTERESSE EM AGREGAR O MAIOR NÚMERO DE CIDADES DE ESPECIES DIFERENTES COM SUAS RESPECTIVAS SECRETARIAS E COM ISSO SE FORTALECER NACIONALMENTE. É EVIDENTE QUE EXISTE ESTA POSSIBILIDADE É JUSTAMENTE O QUE ESTAMOS BUSCANDO.

NICK: CERTA VEZ MEU AMIGO CRIS RAMONE ME DISSE QUE SUA FÊMEA DE COLEIROS CHOCOU, MAS ATIROU OS FILHOTES PARA FORA DO NINHO, E ELES MORRERAM NA QUEDA. POR QUE ISSO ACONTECE?
BENINO: ESTA SITUAÇÃO ESTA ATRELADA A VARIAS NUANCE, PORTANTO PARA SE TER UMA POSIÇÃO CORRETA É NECESSÁRIA ESTAR PRESENTE DURANTE O MANEJO DA FÊMEA. ELA PODERIA ESTAR OUVINDO O MACHO E VOLTOU A APRONTAR, O QUE ACHO PROVÁVEL, PODE TER ACONTECIDO TAMBÉM, POR SER UMA FÊMEA NOVA E INEXPERIENTE,TALVEZ NO COLOCAR DA ANILHA NOS FILHOTES ELA TENTASSE TIRAR,PIOLHO OU ÁCAROS E OUTRAS SITUAÇÕES QUE OCORREM AS QUAIS TODO CRIADOR QUE LIDANDO COM REPRODUÇÃO,OU NÃO,DEVE ESTAR ATENTO.MAS O MAIS IMPORTANTE É TER PACIÊNCIA POR QUE ESTAS COISAS ACONTECEM COM CERTA FREQUÊNCIA PRINCIPALMENTE QUANDO ESTAMOS INICIANDO COM FÊMEAS INEXPERIENTES.

NICK Mozer: TODO CRIADOR DEVE TOMAR CUIDADO COM A CONSANGUIDADE? QUAL O RICO CASO ISSO ACONTEÇA?
BENINO: BEM... O TRABALHO DE CONSAGUINIDADE É VISTO COMO MUITO BOM POR BOA PARTE DAS PESSOAS QUE SE ESPECIALIZARAM NESTE RAMO DO NOSSO SEGUIMENTO QUE É A REPRODUÇÃO COM APURAÇÃO GENÉTICA E SE FOR FEITO COM O CUIDADO NECESSÁRIO COM CERTEZA NÃO HAVERA PROBLEMAS, POIS SERÃO CRUZADOS SEMPRE OS MELHORES, PORTANTO A MELHOR GENETICA DE CADA INDIVIDUO, AGORA A MINHA COLOCAÇÃO É MERA ESPECULAÇÃO PORQUE ESTOU PASSANDO O QUE LI NAS MINHAS PESQUISAS, NO ENTANTO QUANDO ESTIVER NA FASE DOS F2 TEREI MAIS CERTEZA E CONVICÇÃO NAS MINHAS COLOCAÇÕES.

NICK Mozer: MAIS DE UM COLEIRO CANTANDO EM CASA ATRAPALHA O PROCESSO DE REPRODUÇÃO?
BENINO: BEM... NÃO TENHO TIDO ESSE TIPO DE PROBLEMA, TENHO CINCO COLEIROS MACHOS EM MEU PLANTEL TODOS CANTAM E AS FÊMEAS APRONTAM NORMALMENTE, ISSO DEPENDER DA PECULIARIDADE DE CADA PÁSSARO.
NICK Mozer: COMO SABER SE O MACHO E/OU A FÊMEA SÃO ESTÉRIL?
BENINO: NESSE CASO ACREDITO QUE TUDO QUE EU DISSER SERÁ APENAS ESPECULAÇÕES, HAJA VISTA QUE, SE TORNA NECESSÁRIO UM EXAME ESPECIFICO PARA QUE SE COMPROVE COM EXATIDÃO ESTA SITUAÇÃO PORQUE O PÁSSARO PODE FICAR ESTÉRIL POR VARIOS MOTIVOS E ESTE PROCESSO PODE SER TEMPORARIO OU NÃO.


NICK Mozer: QUAL A DIMENSÃO DA GAIOLA QUE VOCÊ USA PARA TIRAR FILHOTES?
BENINO: 52 DE COMPRIMENTO
34 DE ALTURA
23 LARGURA, SENDO QUE TODAS AS GAIOLAS DAS FÊMEAS FORAM FEITAS COM 1MM DE ESPAÇO NAS TALAS PARA EVITAR QUE OS FILHOTES ESCAPEM E CASO EU NÃO ESTEJA NO LOCAL ELES MORRAM.

NICK Mozer: QUAL NINHO VOCÊ USA PARA AS FEMEAS E QUAIS SÃO OS MATERIAIS QUE USA PARA ESTIMULAR O ACASALAMENTO?
BENINO: NINHO FORMATO TAÇA. PRODUZIDO EM SISAL. MEDIDAS: DIÂMETRO: 7,5CM PROFUNDIDADE: 3,5CM.
RAIZ PARA NINHO DE PÁSSAROS SILVESTRES, E MUITA PACIÊNCIA.

NICK Mozer: A VITAMINA “E” FUNCIONA PARA QUE AS FÊMEAS APRONTEM MAIS RÁPIDO?
BENINO: É EVIDENTE QUE ELA É EFICAZ, MAS DENTRO DO CONCEITO LÓGICO NO QUE TANGE O ORGANISMO DE CADA INDIVIDUO, EX: PEGUE DUAS FÊMEAS E ADMINISTRE A VITAMINA E AS DUAS AO MESMO TEMPO E DOSAGEM E VOCÊ VERÁ QUE ELAS NÃO APRONTARÃO AO MESMO TEMPO E SIM CADA UMA DE ACORDO AO QUE SE PREDISPÕE O SEU ORGANISMO, O EFEITO DA VITAMINA VAI INFLUENCIAR NA BOA CONDIÇÃO ORGÂNICA DURANTE O PERIODO DE REPRODUÇÃO.

NICK Mozer: CITE ALGUNS ERROS FREQUENTES DOS CRIADORES QUE LEVAM AO ÓBITO DOS FILHOTES.
BENINO: NA MINHA CONCEPÇÃO A PRINCIPAL É A FALTA DE PESQUISA ANTES DE INICIAR O PROCESSO, O QUE É NATURAL DEVIDO A FALTA DE ESPERIÊNCIA E PACIÊNCIA.
O FILHOTE QUANDO NASCE ESTA DESPROVIDO DE ANTI CORPOS PORTANTO É IMPRESCINDIVEL A HIGIENIZAÇÃO DO AMBIENTE EM QUE ELE VAI ESTAR E NÃO OBSTANTE A ISSO, TORNA-SE NECESSÁRIO QUE SEJA FEITO UM EXAME NOS PAIS PARA SABER SE ESTÃO INFECTADOS POR COCCIDEOS E CASO ESTEJAM QUAL A TAXA DE ELEVAÇÃO DA INFECÇÃO PARA QUE SEJAM TRATADOS E NÃO PASSEM PARA OS FILHOTES O QUE SERIA FATAL.

NICK Mozer: COMO CONSEGUIR O SUCESSO EM UMA CRIAÇÃO?
BENINO: NÃO SÓ NA CRIAÇÃO DE PÁSSAROS COMO EM QUALQUER COISA É NECESSÁRIO MUITA PACIÊNCIA E PERSEVERANÇA.

NICK Mozer: COMO FAZ A HIGIENE EM SEU PLANTEL?
BENINO: TEM UM GAROTO QUE CUIDA DA LIMPEZA DAS GAIOLAS E AMBIENTE DE DOIS EM DOIS DIAS COM O USO DE KILOL-L.

NICK Mozer: TEM TIDO DIFICULDADE EM CONSEGUIR AS ANILHAS JUNTO AO IBAMA?
BENINO: SIM, AQUI EM SALVADOR-BA. NÃO ESTA DIFERENTE DOS OUTROS LUGARES DO PAÍS, ESTAMOS COM AS MESMAS DIFICULDADES É TANTO QUE NÃO ESTOU INCENTIVANDO O APRONTO DAS FÊMEAS EMBORA ALGUMAS FILHOTAS JÁ ESTÃO BOTANDO OVOS SEM SEREM GALADAS.

NICK Mozer: A IN 10 AFETOU OS CRIADORES DE SALVADOR E REGIÃO DE QUE FORMA?
BENINO: AO CONTRARIO DOS OUTROS LUGARES ACREDITO QUE DA MELHOR FORMA POSSÍVEL PORQUE ÉRAMOS A MAIORIA ILEGAIS E AGORA O QUADRO ESTA MUDANDO PARA MELHOR, INCLUINDO A LIBERAÇÃO DOS BAIANOS PARA PARTICIPAÇÃO NOS TORNEIOS E REPRODUÇÃO, É AQUELA VELHA MÁXIMA; TEM MAU QUE VEM PARA O BEM ( RISOS ).

NICK Mozer: NO MOMENTO OS SEUS FILHOTES SÃO COLEIROS F1,F2...?
BENINO: DEVIDO AO PROCESSO CLITERIOSO QUE ESTAMOS FAZENDO SÃO TODOS F1 AGORA ESTAMOS PARTINDO PARA F2 A DIFICULDADE É EXATAMENTE A FALTA DE ANILHAS, POIS NO MOMENTO SÓ ESTAMOS COM QUATRO DE BAIANO.

NICK Mozer: DEPOIS DE QUANTOS DIAS SEPARA OS FILHOTES DAS FÊMEAS DE DEIXA OS MACHOS AJUDAREM A CRIAR OS FILHOTES?
BENINO: INDEPENDENTE DE QUANTIDADE DE DIAS OS FILHOTES SÃO OBSERVADOS E QUANDO DETECTAMOS QUE ELES JÁ ESTÃO COMENDO BEM SOZINHOS SÃO SEPARADOS DA MÃE. OS PAIS NÃO SÃO USADOS NA CRIAÇÃO APENAS NA CÓPULA.

NICK Mozer: A GENÉTICA DOS COLEIROS CRIADORES DOMESTICAMENTE ESTÁ ATRASADA EM RELAÇÃO HÁ DOS CURIOS E BICUDOS?
BENINO: ACREDITO QUE MUITO ATRASADA, AGORA É QUE ESTAMOS PARTINDO PARA UMA LINHAGEM DE PONTA O QUE JÁ ERA NORMAL ENTRE OS CURIOZEIROS E BICUDEIROS, O COLEIRO ESTÁ SE IGUALANDO A ELES E ISSO ESTA SENDO OBSERVADO ATE POR QUEM “NÃO GOSTA” DE COLEIRO UM PÁSSARO QUE ERA USADO PARA A INICIAÇÃO DO PASSARINHEIRO QUE QUANDO AINDA MENINO GANHAVA UM DO PAI.

NICK Mozer: COMO DEVE SER O MANEJO DE UM COLEIRO PARDO PARA QUE QUANDO PRETO POSSO PARTICIPAR DE TORNEIOS?
BENINO: SEGUNDO OS ESPECIALISTAS UM COLEIRO ESTA PRONTO PARA PARTICIPAR DE TORNEIOS DEPOIS DE DOIS ANOS DE VIDA E, SALVO OS DIFERENCIADOS, COM CINCO ANOS COMEÇA A APRESENTAR BONS RESULTADOS. DURANTE O TEMPO DE PARDO PARA VIRADO É NECESSARIO MANTER O MANEJO CORRETO TIPO: A ESCOLHA DO CANTO QUE TEM DE SER CURTO, MAS NÃO NECESSARIAMENTE, TREINAMENTO A DISTÂNCIA SEM FORÇAR O ANIMAL E POR AI VAI...

NICK Mozer: É MAIS FÁCIL TIRAR FILHOTES EM GAIOLAS, VOADORES OU VIVEIRO?
BENINO: MAIS UMA VEZ É ONDE ENTRAM AS PECULIARIDADES DE CADA PÁSSARO AS FÊMEAS QUE TENHO REPRODUZEM MUITO BEM EM GAIOLAS TIPO VOADORES.

NICK Mozer: QUANTO CUSTA PARA FAZER O EXAME DE GENOTIPAGEM?
BENINO: ESTA NO VALOR APROXIMADO DE QUARENTA A QUARENTA E CINCO REAIS DEPENDENDO DO LABORATÓRIO. É UM EXAME QUE SE TORNA NECESSARIO E DE CERTA FORMA OBRIGATORIO PARA UM CRIADOURO RENOMADO POIS É COMO ELE VAI COMPROVAR A VERACIDADE DAS INFORMAÇÕES DA PROLE DELE.

NICK Mozer: QUANTO CUSTA PARA FAZER O EXAME DE SEXAGEM?
BENINO: APROXIMADAMENTE NO VALOR DE TREZE A QUATORZE REAIS A DEPENDER DO LABORATÓRIO. AQUI NÃO ESTAMOS MAIS FAZENDO PELO FATO DE QUE OS FILHOTES COM QUATRO MESES JÁ COMEÇAM A PINTAR E ALGUNS COM DOIS MESES JÁ CANTAM ABERTO SENDO ASSIM TORNA-SE FACIL A IDENTIFICAÇÃO DO SEXO DELES.

NICK Mozer: AO ADQUIRIR UM FILHOTE DE UM COLEIRO CAMPEÃO DE UM CRIADOURO COMERCIAL, O COMPRADOR DEVE SOLICITAR A GENOTIPAGEM?
BENINO: EMBORA EU TENHA COMETIDO ESTE ERRO, O DE NÃO SOLICITAR QUANDO ADQUIRI MEUS COLEIROS, ELE TEM OBRIGAÇÃO DE FAZER ISSO, ATÉ PORQUE ESTARÁ COLABORANDO PARA QUE NÃO HAJA FALCATRUAS EM NOSSO MEIO E NÃO DÊ ESPAÇO PARA PESSOAS INESCRUPULOSAS. COMO DISSE, COMETI ESSE ERRO, MAS ISSO NÃO VAI MAIS ACONTECER.

NICK Mozer: QUAL MENSAGEM GOSTARIA DE DEIXAR Á POPULAÇÃO SOTEROPOLITANA?
BENINO: A hora é chegada e nós,passarinheiros de salvador-ba. estamos crescendo e nos desenvolvelndo dentro dos limites da lei, por tanto conclamando a todos passarinheiros, desta capital e municipios, que mudem o seu conceito quanto a legalidade porque não há mais espaço para erro e nós da abcp ( associação baiana dos criadores de pássaros nativos) estamos de braços a bertos para recebê-los.

NICK Mozer: QUAL MENSAGEM GOSTARIA DE DEIXAR AOS AMIGOS DO FORUM?
BENINO: Em primeiro lugar gostaria de agradecer á Deus por iluminar o caminho e mim direcionando a este espaço pois foi aqui, que conheci a necessidade da legalização e busquei firmá-la em minha vida, ao jlouzada que abraçou a idéia e hoje deu no que deu, acredito que até hoje, em momentos do dia-a-dia, ele se pergunta como foi que tudo isso aconteceu. (risos).

aos companheiros que passam informações precisas quanto ao seguimento e aos que buscam informações em mim. obrigando a pesquisar para respondê-las sem erros embora saibamos quem em algum momento podemos errar. hehehehehehe...

Deus abençoe a todos.

ops...ao NICK Mozer obrigado pela oportunidade única em minha vida.
Deus, te abençoe sempre.

fonte:http://www.coleirosetrincas.com.br


Última edição por Andre Bass em Sab Dez 22, 2012 6:17 pm, editado 3 vez(es)


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Andre Bass
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Mensagens : 956
Reputação : 90
Idade : 24
Data de inscrição : 13/09/2012
Localização : Ibitirama

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ENTREVISTA ESPECIAL COM: BENINO MARQUES

Mensagem por Reryson Colares em Qua Dez 12, 2012 11:48 am

Muito bom, salvei para ler com bastante atenção.


Respeite as regras do fórum!!!
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Reryson Colares
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : RC
Mensagens : 5855
Reputação : 562
Idade : 20
Data de inscrição : 12/09/2012
Localização : Fortaleza-ce

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ENTREVISTA ESPECIAL COM: BENINO MARQUES

Mensagem por Davi Hemerly em Sex Dez 14, 2012 6:40 am

Concordo, show de entrevista. Abraços.


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Dicas Importantes:
- Clique no botão [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]para escolher a melhor Resposta.
- Respeite as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e conheça as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Como abir um [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Curta a nossa página no Facebook
- Não peça suporte por MP

Davi Hemerly
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : K2
Quantos pássaros você cria? : 2
Mensagens : 9779
Reputação : 868
Idade : 24
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : Vitória ES

Ver perfil do usuário http://www.nacaodospassaros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ENTREVISTA ESPECIAL COM: BENINO MARQUES

Mensagem por Bruno Pereira em Sex Dez 14, 2012 8:43 am

E o forum esta muito bom hehehe pena que tem poucos usuarios kkk


][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Bruno Pereira
Criador nível 3
Criador nível 3

Masculino
Mensagens : 628
Reputação : 71
Idade : 18
Data de inscrição : 11/12/2012
Localização : Mirai MG

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ENTREVISTA ESPECIAL COM: BENINO MARQUES

Mensagem por DRYKA em Sab Jan 05, 2013 8:47 am

andré muito bom esse post e lembrando que o nick faz umas entrevistas muito boas....ele tem uma com o nego dono do trinca titanic que um show....


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

DRYKA
Criador nível 1
Criador nível 1

Feminino
Mensagens : 163
Reputação : 50
Idade : 37
Data de inscrição : 16/09/2012
Localização : mauá-sp

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ENTREVISTA ESPECIAL COM: BENINO MARQUES

Mensagem por Duda Nogueira em Sab Jan 05, 2013 10:26 am

Muito Bom!!!


Boa Sorte e Qualquer Coisa...Estamos Prontos para Ajudar [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Meu Blog: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Atenciosamente,
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Duda Nogueira
Criador experiente
Criador experiente

Feminino
Mensagens : 1180
Reputação : 83
Idade : 22
Data de inscrição : 25/12/2012
Localização : Rio de Janeiro

Ver perfil do usuário http://diariodasmiinhasaves.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ENTREVISTA ESPECIAL COM: BENINO MARQUES

Mensagem por Jessica Estephany em Seg Jan 07, 2013 8:15 am

muito legal parabéns!


Acesse meu site talvez você goste :
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Jessica Estephany
Criador nível 3
Criador nível 3

Feminino
Sub-Nick : Muito amor com os meus bichinhos :* <3
Quantos pássaros você cria? : 10
Mensagens : 631
Reputação : 50
Idade : 16
Data de inscrição : 13/11/2012
Localização : contagem (MG)

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ENTREVISTA ESPECIAL COM: BENINO MARQUES

Mensagem por Andre Bass em Ter Jan 08, 2013 2:23 pm

DRYKA escreveu:andré muito bom esse post e lembrando que o nick faz umas entrevistas muito boas....ele tem uma com o nego dono do trinca titanic que um show....

realmente o Nick faz otimas entrevistas ai postei a do nego tbm [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Andre Bass
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Mensagens : 956
Reputação : 90
Idade : 24
Data de inscrição : 13/09/2012
Localização : Ibitirama

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ENTREVISTA ESPECIAL COM: BENINO MARQUES

Mensagem por CRIADOURO GOUVEIA em Ter Jan 08, 2013 6:26 pm

COMPARTILHAR O CONHECIMENTO , ESSE É O MELHOR CAMINHO E NADA MELHOR PARA ISSO DO QUE ESSE TIPO DE ENTREVISTA , BELA MATÉRIA , PARABÉNS AO ENTREVISTADOR E TAMBÉM AO ENTREVISTADO , ABRAÇOS

CRIADOURO GOUVEIA
Criador novato
Criador novato

Masculino
Mensagens : 18
Reputação : 5
Idade : 38
Data de inscrição : 25/11/2012
Localização : SÃO PAULO

Ver perfil do usuário http://www.criadourogouveia.no.comunidades.net/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ENTREVISTA ESPECIAL COM: BENINO MARQUES

Mensagem por NICK MOZER em Sab Jan 26, 2013 7:55 pm

GOSTEI DA ENTREVISTA!!! RSRSRSS........

NICK MOZER
Criador novato
Criador novato

Masculino
Mensagens : 28
Reputação : 3
Idade : 31
Data de inscrição : 26/01/2013
Localização : LINHARES-ES

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ENTREVISTA ESPECIAL COM: BENINO MARQUES

Mensagem por Davi Hemerly em Sab Jan 26, 2013 8:01 pm

Olá NICK MOZER, apresente-se, conte-nos um pouco sobre você e sua criação.
Abraço.


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Dicas Importantes:
- Clique no botão [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]para escolher a melhor Resposta.
- Respeite as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e conheça as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Como abir um [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Curta a nossa página no Facebook
- Não peça suporte por MP

Davi Hemerly
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : K2
Quantos pássaros você cria? : 2
Mensagens : 9779
Reputação : 868
Idade : 24
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : Vitória ES

Ver perfil do usuário http://www.nacaodospassaros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ENTREVISTA ESPECIAL COM: BENINO MARQUES

Mensagem por Diego Henrique em Qua Mar 06, 2013 12:07 pm

Muito bom. gostei muito, vale lembrar esse conteudo!!


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Diego Henrique
Moderador
Moderador

Masculino
Mensagens : 2659
Reputação : 280
Idade : 26
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : Brasilia Df

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ENTREVISTA ESPECIAL COM: BENINO MARQUES

Mensagem por Davi Hemerly em Sex Ago 09, 2013 4:55 pm

Muito bom lembara deste conteúdo!


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Dicas Importantes:
- Clique no botão [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]para escolher a melhor Resposta.
- Respeite as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e conheça as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Como abir um [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Curta a nossa página no Facebook
- Não peça suporte por MP

Davi Hemerly
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : K2
Quantos pássaros você cria? : 2
Mensagens : 9779
Reputação : 868
Idade : 24
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : Vitória ES

Ver perfil do usuário http://www.nacaodospassaros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ENTREVISTA ESPECIAL COM: BENINO MARQUES

Mensagem por Gil Vieira em Ter Dez 16, 2014 11:01 am

Tópico antigo e sem movimentação. Encerrado.


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Gil Vieira
Ajudeiro
Ajudeiro

Feminino
Quantos pássaros você cria? : 18
Mensagens : 3010
Reputação : 447
Idade : 20
Data de inscrição : 13/04/2014
Localização : Parnaíba/PI

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ENTREVISTA ESPECIAL COM: BENINO MARQUES

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 6:32 am


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum