Meus periquitos estão com ovos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Meus periquitos estão com ovos

Mensagem por Julia Campanucci em Qui Mar 12, 2015 3:01 pm

ola

Tenho um casal de periquitos de aproximadamente 1 ano, venho notando a um tempo que eles estão roendo muito o ninho e tem passado boa parte do tempo dentro do ninho roendo.

Terça-feira fui conferir o ninho e vi que tinham 2 ovos lá, ontem conferi de novo e vi que eles tinham quebrado um dos 2 ovos, e penso que foi por que eu mexi no ninho umas três vezes .

Hoje a fêmea ficou a maior parte do tempo no ninho será que esta pondo outro ovo?
Será que ela quebrou o ovo por eu ter mexido no ninho?
Será que ela vai quebrar os próximos ovos também?
é normal o macho também entrar no ninho?
vi em uma foto que algumas pessoas enchem o ninho de ração para periquitos, devo fazer isso?

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

grata

Julia Campanucci
Criador novato
Criador novato

Feminino
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Re: Meus periquitos estão com ovos

Mensagem por RONALDO SOARES RODRIGUES em Qui Mar 12, 2015 3:39 pm

O ovo pode ter rolado pois esta numa superfície plana e a ave pode ter tentado acolhe-lo para perto e te-lo quebrado.
Não acredito que a ave possa ter atacado apenas um único ovo.
O que tenho lido, e ouvido falar, é que os ataques, na maioria das vezes, são contra os filhotes. Sim, isso acontece por ficar mexendo demasiadamente na gaiola. Isso gera um estresse. Todavia é bom evitar ficar mexendo na gaiola para que também o ovo não venha rolar e quebrar.
As prováveis cascas de cementes que você viu em fotos, é justamente para evitar algum tipo de acidente com os ovos e também para absorver umidade de urina que são depositadas com as fezes das aves.

O macho entra no ninho para alimentar a fêmea quando ela está chocando, isso ocorre na maioria das vezes. Esporadicamente ele também pode chocar o ovo em situações adversas, como por exemplo, quando a fêmea está debilitada ou com problemas para expelir algum ovo. Mas, são casos mais isolados.

Colocar ração não é aconselhável a medida que pode misturar com a fezes e a ave se alimentar com aquilo. O macho se incumbe de alimentar a fêmea.
Mas, você pode colocar serragem e/ou cascas de ração conforme citado anteriormente para evitar umidade e acidentes com os ovos.

Não sou experiente, mas acredito que os motivos devam ser esses... Porém, devemos aguardar mais respostas para termos certeza.

Ah! Outra dica importante é reforçar a alimentação com frutas e verduras, e, se possível uma pedra de cálcio ou osso de siba na gaiola. isso ajuda a fêmea ficar com boa saúde nesse momento difícil...rs...

Boa sorte com os quitos!

RONALDO SOARES RODRIGUES
Criador novato
Criador novato

Masculino
Sub-Nick : RED_MOLINARI
Quantos pássaros você cria? : 2
Reputação : 5

Ver perfil do usuário

Mensagem por Gil Vieira em Qui Mar 12, 2015 8:06 pm

Oi Julia!
O Ronaldo explicou tudo, vou só complementar algumas coisas.

Esse ninho não está muito adequado.. além de estar pequeno tem tipo uma 'segunda porta' ali que diminuiu ainda mais o espaço do ninho, imagina só a fêmea e o macho dentro dele, as chances de ovos quebrarem aumenta. Dá próxima vez, procure ninhos maiores e que não tenham essa 'porta' e sim, somente, aquela divisória pequena. Em relação ao ovo, sim.. pode até ter sido por você mexer no ninho mas eu acho difícil. Creio que pela falta de espaço, e por o macho também entrar no ninho, pode ter ocorrido de quebrar algum ovinho. Como o Ronaldo falou, as cascas de sementes/serragem de hamster servem para criar atrito entre o chão do ninho e os ovos dificultando que eles fiquem rolando de um lado pro outro. E também serve pra absorver a água das fezes dos filhotes quando os mesmos nascerem.

O osso de siba ou pedra de cálcio não pode faltar nesse momento pois a fêmea precisará de cálcio para formar os ovinhos. A falta dele pode influenciar o casal a comer os ovos.
Creio que ela irá colocar mais alguns ovinhos. Não fique direto mexendo no ninho, de preferencia só olhe uma vez ao dia para verificar se está tudo ok e pronto. Boa sorte com eles =) .

Gil Vieira
Ajudeiro
Ajudeiro

Feminino
Quantos pássaros você cria? : 18
Reputação : 447

Ver perfil do usuário

Mensagem por RONALDO SOARES RODRIGUES em Qui Mar 12, 2015 9:36 pm

Gil Vieira escreveu:Oi Julia!
O Ronaldo explicou tudo, vou só complementar algumas coisas.

Esse ninho não está muito adequado.. além de estar pequeno tem tipo uma 'segunda porta' ali que diminuiu ainda mais o espaço do ninho, imagina só a fêmea e o macho dentro dele, as chances de ovos quebrarem aumenta. Dá próxima vez, procure ninhos maiores e que não tenham essa 'porta' e sim, somente, aquela divisória pequena. Em relação ao ovo, sim.. pode até ter sido por você mexer no ninho mas eu acho difícil. Creio que pela falta de espaço, e por o macho também entrar no ninho, pode ter ocorrido de quebrar algum ovinho. Como o Ronaldo falou, as cascas de sementes/serragem de hamster servem para criar atrito entre o chão do ninho e os ovos dificultando que eles fiquem rolando de um lado pro outro. E também serve pra absorver a água das fezes dos filhotes quando os mesmos nascerem.

O osso de siba ou pedra de cálcio não pode faltar nesse momento pois a fêmea precisará de cálcio para formar os ovinhos. A falta dele pode influenciar o casal a comer os ovos.
Creio que ela irá colocar mais alguns ovinhos. Não fique direto mexendo no ninho, de preferencia só olhe uma vez ao dia para verificar se está tudo ok e pronto. Boa sorte com eles =) .

É, eu tô aprendendo a ser gente...

Aqui a gente tem excelentes professores...

RONALDO SOARES RODRIGUES
Criador novato
Criador novato

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por victor souza em Sex Mar 13, 2015 6:56 pm

kkk verdade

victor souza
Criador nível 2
Criador nível 2

Masculino
Sub-Nick : VWSD
Quantos pássaros você cria? : por enquanto 2
Reputação : 26

Ver perfil do usuário http://www.nacaodosperiquitos.com

Mensagem por Julia Campanucci em Sab Mar 14, 2015 10:13 am

ola

obrigada por responder.
não mexi mais no ninho. já coloquei a pedra de cálcio!
fiquei com medo de assusta-los e não mexi mais no ninho então não sei se eles quebraram mais algum ovo e nem quantos têm.
Vocês sugerem que eu coloque as cascas de ração ou espere para colocar só na próxima postura??

grata

Julia Campanucci
Criador novato
Criador novato

Feminino
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Mensagem por victor souza em Sab Mar 14, 2015 6:16 pm

pode colocar agora. vc pode olhar uma vez ao dia e rapidamente para não estressa-los (se preferir uma vez a cada 2 dias)

victor souza
Criador nível 2
Criador nível 2

Masculino
Sub-Nick : VWSD
Quantos pássaros você cria? : por enquanto 2
Reputação : 26

Ver perfil do usuário http://www.nacaodosperiquitos.com

Mensagem por RONALDO SOARES RODRIGUES em Dom Mar 15, 2015 4:05 pm

victor souza escreveu:pode colocar agora. vc pode olhar uma vez ao dia e rapidamente para não estressa-los (se preferir uma vez a cada 2 dias)

Sim, como o Victor disse, pode olhar uma vez por dia, ou a cada dois dias para saber se está tudo bem. Pode sim colocar serragem o casca de sementes para evitar qualquer tipo de incidente.

Evite apenas movimentos bruscos com a gaiola.

Reforce a alimentação dos seus quitos. Acredito que vai dar tudo certo.

RONALDO SOARES RODRIGUES
Criador novato
Criador novato

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por ErickTierling em Sab Mar 21, 2015 1:06 pm

Up para regulação da área de PERIQUITOS. Poderá ser encerrado sem aviso prévio caso não haja continuidade do tópico.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

ErickTierling
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 93
Reputação : 357

Ver perfil do usuário

Mensagem por ErickTierling em Ter Abr 21, 2015 1:50 pm

Tópico encerrado por tempo excessivo sem comentários. Poderá ser reaberto mediante solicitação do autor à Staff

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

ErickTierling
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 93
Reputação : 357

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 6:59 am

Conteúdo patrocinado