Crie você mesmo o seu campeão

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Crie você mesmo o seu campeão

Mensagem por Davi Hemerly em Sab Set 22, 2012 1:00 pm

CRIE VOCÊ MESMO O SEU “CAMPEÃO”
Antonio Pereira da Silva – Botucatu/SP
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Na realidade não existe uma fórmula mágica para que consigamos criar um curió de canto praia grande clássico, sem nenhum defeito ou deficiência. Claro que se existisse e fosse fácil essa proeza, essa categoria de canto não seria considerada a mais rara e requisitada pelos curiozeiros como ela é. Entretanto, este é o sonho da maioria dos criadores e mantenedores; conseguir um curió de canto que se aproxime o máximo possível da perfeição.

Reconhecemos o mérito de abnegados e respeitáveis criadores de curiós, que muito já contribuíram e continuam contribuindo, se empenhando na criação em ambiente doméstico de quantidade relativamente grande e de ótima qualidade de canto, sendo eles, desta maneira, os maiores responsáveis pela perpetuação da espécie que estava sendo ameaçada de extinção em algumas regiões do país.

Rendemos, nesta oportunidade, nossas justas e sinceras homenagens e nossos agradecimentos a estes criadores incansáveis.

Graças a eles existem hoje curiós criados em ambiente doméstico com o canto muito educado e de ótima qualidade, tanto na voz, andamento, repetição e na riqueza de suas notas, superando em muito àqueles de origem silvestre, que um dia foram considerados excelentes.

O sucesso alcançado por esses passarinheiros foi resultado de longos anos de zelo, boa vontade e de muita dedicação na pesquisa e seleção da genética de seus reprodutores e de suas fêmeas, através de permutas com seus colegas criadores.

Existem passarinheiros que por residirem em apartamentos e/ou em grandes centros urbanos, e por não possuírem espaço físico adequado para instalar um criadouro, são presenteados com um filhote por um amigo, e se empenham em ensiná-lo por meio de toca CD; e, não muito raro, são muito bem sucedidos.

Estes passarinheiros poderão se considerar até uns privilegiados quanto à facilidade para o ensinamento do seu filhote, uma vez que não possuem outros pássaros que possam atrapalhar e dificultar o aprendizado do mesmo. Mas mesmo assim, não é tão fácil quanto parece.

É importante que estes passarinheiros continuem se dedicando em ensinar um filhote e tenham em mente que a possibilidade de se conseguir um pássaro raro existe. O que não pode é desanimar na primeira tentativa, precisa ser perseverante.

Conhecemos alguns outros passarinheiros que, embora tenham espaço, tempo e conhecimentos profundos de todos os detalhes de uma criação, não se importam muito com a qualidade de canto dos filhotes; querem simplesmente criar como “hobby”.

Estes criadores merecem também todo nosso respeito e admiração, e servem de exemplo a muitos daqueles que gostam de pássaros, mas nunca se propuseram em criá-los, imaginando, talvez, que seja muito difícil, mas podemos assegurar que não há nada de complicado. Basta ter boa vontade, amor aos pássaros e se empenhar.

O nosso propósito, neste momento, além de homenagear os criadores mais antigos, é incentivar os iniciantes e amantes de pássaros para que se dediquem em criá-los; pois já foi comprovado que a criação de pássaros é uma atividade saudável, inclusive ser uma terapia muito eficiente no alívio do estresse do dia-a-dia.

Antes, porém, de se iniciar a criação de pássaros, o interessado deverá providenciar seu Cadastramento junto ao IBAMA, como criador amador, cumprindo as exigências estabelecidas na Instrução Normativa em vigor, expedida por aquele órgão.

Repetimos o que já dissemos inicialmente, “não existe uma fórmula mágica para se criar um curió de canto praia grande clássico”, entretanto, com a experiência adquirida, no decurso de tantos anos de criação, e sem pretensão alguma, modestamente, temos o prazer de transmitir algumas opiniões pessoais, que embora elementares, julgamos que possam colaborar com àqueles que estão iniciando.

Queremos simplesmente compartilhar nossa experiência e modesto modo de pensar com nossos sucessores, no entanto, respeitamos opiniões em contrário.

Entendemos que não há necessidade de contar com um plantel muito grande de fêmeas, talvez duas ou três, no máximo, o importante é que sejam comprovadamente de boa procedência, isto é, filhas de pais que já geraram filhos inteligentes, de boa qualidade de canto e de repetição

Com uma quantidade reduzida de fêmeas o criador não terá necessidade de muito espaço para acomodá-las, e, evidentemente, o manejo das gaiolas, a manutenção de higiene, a alimentação, alguns procedimentos básicos para se evitar a instalação ou propagação de doenças, enfim, todos os procedimentos atinentes à criação, ficarão proporcionalmente menores e prazerosos.

O toca CD deverá ficar ligado no ambiente onde serão instaladas as gaiolas de criação, certamente as fêmeas “esquentarão” naturalmente, começando a ninhar e logo a seguir (dentro de poucos dias) pedirão gala.

O curió reprodutor, que deverá também ser de boa linhagem, especialmente quanto à voz, repetição e valentia, poderá ficar nesse recinto até a primeira postura, porém a partir daí não precisa e nem deve ficar nesse local.

O curió reprodutor deverá ser mantido em outro recinto, longe do criatório, enquanto aguarda o próximo período fértil das fêmeas.

Quando as fêmeas estiverem chocando, é interessante manter o toca CD ligado, com intervalos de 10 x 15 minutos, para não estressá–las e não deixar o curió criador cantar neste ambiente nesse período.

Depois de separados os filhotes deverão ser observados atentamente, pois os talentosos e diferenciados logo se destacarão.

Existem alguns filhotes tão diferenciados que mesmo antes de separar da mãe já estão “cochichando”. Esses já prenunciam suas aptidões.

O filhote que demonstrar ser promissor deverá ser isolado dos demais e ser submetido ao aperfeiçoamento do canto ouvindo apenas o CD; nunca deixá–lo ouvir outros pássaros.

Excepcionalmente, em se tratando de um mestre cujo canto seja reconhecidamente de alta qualidade, o filhote poderá até ouvi-lo durante algum tempo, contudo, assim que demonstrar sua facilidade e talento na aprendizagem e já estiver pronunciando (marcando) as primeiras notas semelhantes ao CD, deverá ser separado definitivamente. Daí em diante só ouvir o CD que está até então acostumado.

O aparelho de som e alto–falantes deverão ser de boa qualidade, com potência e frequência adequadas para a fiel reprodução das notas gravadas no CD.

Não é aconselhável a mudança do CD que o filhote esteja acostumado por outro, já que ele vem demonstrando estar assimilando gradativamente as notas.

Obviamente, não podemos garantir com certeza absoluta que os filhotes aprenderão todas as notas do CD, o importante, entretanto, é fazermos a nossa parte.

Não esqueçamos, ainda, que se um filhote se revelou ser competitivo e de ótima qualidade de canto e seu proprietário não expô-lo em torneios, certamente ele ficará no anonimato, e nunca será reconhecido como um campeão.

A chance de se conseguir um curió de canto praia grande clássico existe, entretanto, a tarefa de conduzi-lo a ser um campeão é um desafio que exige muita determinação e persistência por parte de seu criador, mas vale à pena.

Encare você também este desafio:
CRIE VOCÊ MESMO O SEU CAMPEÃO.

Boa sorte!

Antonio Pereira da Silva
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Pereira Botucatu

Fórum Nação dos Pássaros



Última edição por Davi Hemerly em Sab Jan 19, 2013 10:12 pm, editado 1 vez(es)


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Dicas Importantes:
- Clique no botão [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]para escolher a melhor Resposta.
- Respeite as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e conheça as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Como abir um [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Curta a nossa página no Facebook
- Não peça suporte por MP

Davi Hemerly
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : K2
Quantos pássaros você cria? : 2
Mensagens : 9779
Reputação : 868
Idade : 24
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : Vitória ES

Ver perfil do usuário http://www.nacaodospassaros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Crie você mesmo o seu campeão

Mensagem por NDP BOT em Sex Nov 23, 2012 2:26 pm

Olá.

Ótimo artigo.

NDP BOT
Criador nível 3
Criador nível 3

Feminino
Mensagens : 532
Reputação : 17
Idade : 25
Data de inscrição : 01/11/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Crie você mesmo o seu campeão

Mensagem por Arthur Ferreira em Sex Nov 23, 2012 2:47 pm

Gostei deste artigo,Muito bom para os criadores de curió.


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Arthur Ferreira
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Mensagens : 1398
Reputação : 153
Idade : 18
Data de inscrição : 11/09/2012
Localização : Salinas-MG

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Crie você mesmo o seu campeão

Mensagem por jailson rafael da costa em Sab Jan 19, 2013 10:08 pm

Eu tenho 1 e meu primo tem outro estão com 2 meses os dois, estao tds anilhados e registrados no ibama. Os dois ja estao corrichiando bem e muito bem, porem o do meu primo corrichia com mais frequencia e por menos tempo e o meu corrichia com menos frequencia, mas quando começa demora muito pra parar. Isso significa que o do meu primo é melhor que o meu pra cantar, os 2 são promissores?
Obrigado.

jailson rafael da costa
Criador novato
Criador novato

Masculino
Mensagens : 20
Reputação : 4
Idade : 27
Data de inscrição : 24/10/2012
Localização : Ruas das internet numero 212, Cuiaba MT

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Crie você mesmo o seu campeão

Mensagem por Bruno Buzinaro em Dom Jan 20, 2013 5:05 am

Bom tópico


Só dê ouvidos a quem te ama. Não te preocupes tanto com o que acham de ti. O que te salva não é o que os outros andam achando, mas é o que Deus sabe a teu respeito.
Padre Fábio de Mello.

Bruno Buzinaro
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Mensagens : 2224
Reputação : 211
Idade : 21
Data de inscrição : 28/09/2012
Localização : Paraná

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Crie você mesmo o seu campeão

Mensagem por Diego Henrique em Seg Jan 21, 2013 6:45 am

Muito bom!!


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Diego Henrique
Moderador
Moderador

Masculino
Mensagens : 2659
Reputação : 280
Idade : 26
Data de inscrição : 04/09/2012
Localização : Brasilia Df

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Crie você mesmo o seu campeão

Mensagem por carlos campos em Qua Jan 01, 2014 8:57 am

ótimo artigo


meu tie sangue o ''vampiro''

carlos campos
Vip
Vip

Masculino
Sub-Nick : cc40
Mensagens : 510
Reputação : 30
Idade : 18
Data de inscrição : 25/11/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Crie você mesmo o seu campeão

Mensagem por Julia em Qua Jan 01, 2014 9:22 am

Penso em criar um curió, este artigo foi muito útil para mim!


''Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por
dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível.''

Julia
Vip
Vip

Feminino
Sub-Nick : RobotXP
Quantos pássaros você cria? : 3
Mensagens : 1984
Reputação : 238
Idade : 23
Data de inscrição : 29/12/2013
Localização : Brasilia-DF

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Crie você mesmo o seu campeão

Mensagem por negrao em Ter Ago 12, 2014 7:21 pm

Quanto tempo vive um curio?

negrao
Criador novato
Criador novato

Masculino
Mensagens : 2
Reputação : 0
Idade : 42
Data de inscrição : 07/08/2014

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Crie você mesmo o seu campeão

Mensagem por Tarantinni em Qua Ago 13, 2014 12:14 am

Tempo de Vida: 30 anos no cativeiro (se bem cuidado) e de 8 a 10 anos na vida selvagem.


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


Dicas Importantes:
- Clique no botão [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]para escolher a melhor Resposta. 
- Respeite as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e conheça as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]




Tarantinni
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Sub-Nick : Theodoro
Quantos pássaros você cria? : 46
Mensagens : 1478
Reputação : 142
Idade : 24
Data de inscrição : 24/05/2014
Localização : Caratinga - MG

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Crie você mesmo o seu campeão

Mensagem por joão carlos matos rodrigu em Dom Maio 17, 2015 7:14 pm

muito bom este artigo

joão carlos matos rodrigu
Criador novato
Criador novato

Masculino
Mensagens : 1
Reputação : 0
Idade : 48
Data de inscrição : 17/05/2015

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Crie você mesmo o seu campeão

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 5:33 am


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum