Filhote de Maritaca arrancando as penas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Filhote de Maritaca arrancando as penas

Mensagem por caiquethallys em Seg Jan 12, 2015 11:44 am

Boa tarde a todos!

Sou novo no aqui, na verdade só acabei de criar meu login.

Estou com muita dó de um filhotinho de maritaca que minha cunhada ganhou do pai dela, ele mora no sitio e encontrou dentro do forro dele um dos filhotes já estava morto mais o outro estava bem então ele o retirou do forro e minha cunhada pegou para criar, a uns dias atras ele estava com um dos "tubinhos" de pena do rabo quebrado, estava relando no chão, e de forma nenhuma ele conseguia se sentar pois o "tubinho" relava no chão e ele sentia muita dor, fui tentar cortar o tubinho para parar de relar no chão, mais em vez de cortar acabei tirando o "tubinho" o mesmo estava com a ponta mole e com um sangue preto, parecia infeccionado. Depois disso ele ficou todo feliz e conseguiu dormir. 3 dias depois (hoje) quando fui almoçar na casa dela vi que o pássaro estava inquieto e quando fui olhar ele tinha quebrado todas as pena do rabo e estão todas do mesmo jeito sangrando de inchadas, o que devo fazer estou muito preocupado pois tenho dó do bichinho

caiquethallys
Criador novato
Criador novato

Masculino
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Re: Filhote de Maritaca arrancando as penas

Mensagem por Celia Maria Cayres em Qui Jan 22, 2015 8:51 pm

Boa noite amigos da Nação dos Pássaros !

Caique,

Prepare uma banheirinha com água morna, uma pitada de sal e uma gota de vinagre e deixe alguns minutos e seque.

Se tiver alguma pomada passe nos locais machucados.

Para tirar essas penas e evitar sagramentos, compre glicerina liquida e
repita o banho acima citado e acrescente na água morna umas cinco gotas de glicerina liquida e deixe o pássaro de molho por alguns minutos, dessa forma irá amolecer os canudos, aí sim deve tentar tirar mas sem fazer força para evitar sangramentos.

Repita se necessário todos os dias esse banho e esse procedimento até melhorar.

A indicação correta e necessária é:

Entregar o filhote para o Ibama ou um orgão que cuida de pássaros silvestres, eles cuidarão e irão providenciar a adaptação do pássaro para ser solto na natureza. 

Alertando que a maritaca é um pássaro SILVESTRE, é proibido mante-lo em cativeiro sem autorização do Ibama, quem for denunciado estará sujeito a multa e apreensão do pássaro.

Espero ter ajudado !

CÉLIA

Celia Maria Cayres
Vip
Vip

Feminino
Quantos pássaros você cria? : canários do reino
Reputação : 393

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: