ajuda com o canto

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

ajuda com o canto

Mensagem por alisson23 em Sab Jan 10, 2015 10:01 am

Ola gostaria de pedir ajuda pois meu papa-capim saiu de muda a algum tempo e o canto não está limpo gostaria de saber. como limpar o canto








alisson23
Criador novato
Criador novato

Masculino
Mensagens : 39
Reputação : 0
Idade : 19
Data de inscrição : 06/12/2013
Localização : feira de santana-BA

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ajuda com o canto

Mensagem por Celia Maria Cayres em Sab Jan 10, 2015 11:00 am

Boa tarde amigos da Nação dos Pássaros !

Alisson,

Quando o pássaro sai da muda, inicia o período de canto, isso ocorre aos poucos, o canto não será forte como antes.

Precisa aguarda com paciência, começa canto embolado, e aos poucos vai melhorando, quando menos você esperar, verás que já está 
cantando da mesma forma de antes.

Tem pássaro que passa a muda toda cantando, e após a muda ainda continua a cantar. 

Quando o pássaro pará de cantar, é sinal que irá começar o período da muda de penas, que exige mais atenção, pois ficam frágeis e com a resistência baixa, podendo contrair doenças.

É natural o coleiro sair da muda e ainda frio embolar o canto, com o decorrer dos dias o coleiro começa a limpar e ai solta seu canto normal.

O ideal é colocar um CD com o volume baixo, assim não o assustará, esse procedimento irá colaborar para fortalecer a memorização do canto aprendido.

Se houver outros coleiros próximo da sua casa, cantando poderá ajudar o seu coleiro a limpar o canto, pode até ocorrer do seu coleiro mudar de canto, pois sabemos que os pássaros possuem uma audição muito sensível, mesmo a distância conseguiram ouvir outros cantos.

Os coleiros só cantam no período de Setembro a Março, quando iniciar o período de muda eles param de cantar.  

Poderá prejudicar o seu coleiro, forçando-o à cantar nos períodos de Abril a Agosto (são os meses de descanso), também o que pode prejudicar é coloca-lo com fêmeas ou submete-lo a desafios com outros coleiros, com esse tipo de manejo, irá dificultar e prejudicar a recuperação do seu coleiro, sendo que o período de descanso é importante e deve ser respeitado.

Algumas dicas para o coleiro soltar e limpar o canto:

Autor das dicas: Eduardo Machado

1) Banhos de Sol:

Sol pela manhã é uma das coisas que mais alegra os pássaros. Tome cuidado com a exposição excessiva. Sempre deixe uma parte da gaiola que não tome sol, com sombra (pois o pássaro terá onde se abrigar quando sua temperatura subir).

2) Banheiras com água:

Pássaros também adoram banhos. Isso faz bem para sua higiene e para seu humor. Tome cuidado com Coleiros muito novinhos nos dias de frio. Eles ainda não sabem direito quando podem tomar banho e quando não podem (e o criador terá de ter este discernimento). Cuidado também com o posicionamento da banheira dentro da gaiola (para que ela não fique abaixo de um poleiro). O Coleiro pode fazer suas necessidades na água e depois utilizá-la para beber (o que é muito prejudicial à sua saúde).

3) Lugares abertos, com barulho de natureza:

Se seu Coleiro fica sempre em casa (sempre no mesmo prego), há chances de que ele esfrie. Coleiros gostam de movimento. Quanto mais você mexer com ele, mais ele vai gostar. Leve-o a praças e lugares abertos, com sons da natureza. Isso vai animar seu pássaro.

4) Ouvir, à distância, um outro coleiro cantar (ou um CD):

Seu Coleiro pode se animar também quando ouvir outros pássaros cantarem (sejam pássaros de verdade ou sons vindos de um CD). Ele irá se sentir motivado a demarcar seu território (e irá cantar). Caso você utilize um CD, não coloque o volume alto (pois isso pode intimidar o Coleiro).

5) Ver ou escutar uma fêmea:

Fêmeas são sempre uma boa maneira de mexer com o brio do Coleiro. Preste atenção se seu Coleiro vai gostar de cantar para uma fêmea, pois alguns deles ficam tão assanhados quando vêem uma fêmea que não fazem mais nada (nem cantar). Você terá de descobrir se a fêmea ajuda ou atrapalha o canto do seu Coleiro.

6) Ficar pendurado em lugares interessantes:

Coleiros gostam de movimento. Por isso, se você colocá-lo isolado em um quarto sem movimentação, talvez ele fique triste. Procure deixá-lo em um lugar onde ele possa ver pessoas e movimentação. Cuidado na hora do repouso. Se seu Coleiro ficar em um lugar onde ele não tenha sossego na hora do repouso (de noite) isso pode prejudicar sua saúde.

Espero ter ajudado !


CÉLIA

Celia Maria Cayres
Vip
Vip

Feminino
Quantos pássaros você cria? : canários do reino
Mensagens : 2985
Reputação : 393
Idade : 51
Data de inscrição : 06/08/2013
Localização : São Paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum