Bentevi

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Bentevi

Mensagem por Frocha1962 em Sex Jan 09, 2015 5:37 pm

Recolhi um bem-te-vi que caiu do ninho na empresa que trabalho. Levei-o para casa e estou cuidando dele. Gostaria de ajuda para que eu possa devolvê-lo à natureza já que moro próximo à uma APA com muitos pássaros e obviamente muitos bentevis. Que alimentação devo utilizar para que ele se torne mais independente? Como o ajudo a se aproximar da vida que ele teria se não tivesse caído do ninho; voar, caçar ... Agradeço conselhos. Ele come algumas frutas, tenebrios e papinha para filhotes da Alcon. Grato.

Frocha1962
Criador novato
Criador novato

Masculino
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Re: Bentevi

Mensagem por Celia Maria Cayres em Sex Jan 09, 2015 8:44 pm

Boa noite amigos da Nação dos Pássaros !

Frocha,

O filhote já está empenadinho?

Seria interessante  nos enviar uma foto para tentarmos avaliar quantos dias o filhote tem.

A alimentação pode ser com ração de cães de pequeno porte e umedecida com água morna(ofereça em quanto estão morna), não dura.

Pode oferecer pedacinhos de ovo cozido picado e pedaços de frutas.

Existem em lojas Pet, farinhadas para pássaros silvestres, se o filhote for pequeno pode oferecer papinha para filhotes, tem algumas marcas: Alcon e outras.

Deve ser alimentando em 2:00 em 2:00 horas, utilizando uma seringá adaptada para filhotes, a noite precisa mante-lo aquecido. 

Mantenha-o hidratado, fornecendo água no bico. Na natureza essas aves apreciam insetos. 

Quando ele estiver crescendo, pode dar comida de sabiá, frutas (uvas, figo e outras ), principalmente larvas de tenébrio.

Espero ter ajudado !

CÉLIA

Celia Maria Cayres
Vip
Vip

Feminino
Quantos pássaros você cria? : canários do reino
Reputação : 393

Ver perfil do usuário

Mensagem por Celia Maria Cayres em Sab Jan 10, 2015 11:10 am

boa tarde amigos da Nação dos Pássaros !

Frocha,

Quando o filhote de bem-te-vi, estiver comendo sozinho, solte-o em local, que tenha outros bem-te-vis, assim ele terá mais chance de sobreviver. 

Pode entrega-lo também ao orgão especializado em aves silvestres para providenciar a adaptação para ser solto na natureza.

CÉLIA

Celia Maria Cayres
Vip
Vip

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Frocha1962 em Seg Abr 06, 2015 6:45 pm

Boa noite Célia. Pensei que seria avisado por e-mail quando meu tópico fosse respondido. Desculpe a demora. Meu bem-te-vi tem 7 meses. Já tentei farinhada, diversas fruta, ração de cães e gatos, avenida de banana... Ele até come porém, muito pouco. Até hoje dou a papinha da Alcon e alguns tenebrios. Estou decepcionado com minha incapacidade em torná-lo uma ave livre. Não desisti, caço insetos e os dou vivos, o deixo próximo de insetos para que ele tente caçar... Ele tenta. Está muito dependente de mim. Vou seguir tentando, a esperança é a última que morre. Grato pela atenção e interesse.
Um abraço.

Frocha1962
Criador novato
Criador novato

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Celia Maria Cayres em Seg Abr 06, 2015 7:27 pm

Boa noite amigos da Nação dos Pássaros !

Frocha,

O bem-te-vi, já está com sete meses, ele precisar se encaminhado para o orgão especializado em aves silvestres.

Ele precisa ser alimentado com a alimentação, que a própria natureza oferece, a papinha deixa de mante-lo saudável, pois faltarão nutrientes importantes para ele que já é um bem-te-vi adulto.

Você conhece algum veterinário de aves silvestres ?

Se conhecer peça orientação para o veterinário como proceder com o bem-te-vi.

Nos mantenha informados !

CÉLIA

Celia Maria Cayres
Vip
Vip

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Frocha1962 em Seg Abr 06, 2015 8:17 pm

Grato pela resposta. Estou próximo de um Campus da UCB com cursos de veterinária e zootecnia. Vou me informar com eles!
Um abraço!

Frocha1962
Criador novato
Criador novato

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 2:53 pm

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: