Canario com problemas respiratórios

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Canario com problemas respiratórios

Mensagem por Elvis Lopes de Morais em Ter Dez 23, 2014 5:16 am

Bom dia Pessoal.

Estou com um problema difícil de resolver a 2 meses atras comprei uma canaria amarela para colocar para cruzar com um macho que tenho com olhos vermelhos onde fiz melhoria genética, por azar cometi um erro bobo coloquei a femeá logo de cara com as gaiolas uma do lado da outra para namorarem depois de uma semana juntei eles, o problema é que nessa correria de final de ano na empresa apenas estava fazendo a higiene básica nas gaiolas trocando o fundo e limpando bebedouros e potes de comida, eu não tinha percebido que ela estava com sarna nas patas e quando percebi logo isolei ela e tratei com dolemil o que resolveu, logo então fiz higienização das duas gaiolas e ok....dai veio o problema que não consegui resolver ela começou apresentar rouquidão e o meu canário que estava com ela também parou de cantar o canto dele é campainha cantava muitooo...então coloquei a 6 dias atras allax nos dois mais ainda não resolveu, o macho está um pouco menos ruim mas a fêmea as vezes se embola e o macho está apresentando perca de apetite....alguém pode me ajudar eu no momento estou dando desde ontem canta lindo ( vias aéreas ) mas não sei se é a praga do ácaro de traqueia ou problema respiratório, podem me ajudar vou postar um vídeo da fêmea que está pior...por favor me ajudem com respostas uteis pois veterinários sabem o tanto quanto nós de pássaros pois para eles não compensam trabalhar com estes animais então por favor me ajudem.

Elvis Lopes de Morais
Criador novato
Criador novato

Masculino
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Re: Canario com problemas respiratórios

Mensagem por Celia Maria Cayres em Sab Dez 27, 2014 10:20 pm

Bom dia amigos da Nação dos Pássaros !

Elvis,

Examine os canários e verifique se existe uma divisão no meio do peito, ou uma magreza, pode se peito seco, não é uma doença e sim as consequências de alimentação e manejo incorretos, corrigindo a tempo pode salvar os canários.

Verifique se os canários estão quebrando as sementes, e no comedouro existem sementes quebradas, isso é sinal que o canário não está conseguindo se alimentar.

Terá que mudar o tipo de alimentação para facilitar para o canário começar a se alimentar.

Deverá oferecer gema de ovo cozido peneirada, farinhada seca, farinhada úmida, e também legumes e frutas, isso depende das fezes se estão firmes ou não (diarréia) , analise.  

Observe se os canários estão com chiados e respiração ofegante ou seja dificuldade em respirar.

Estou citando as doenças respiratórias mais conhecidas:

1) ACARÍASE RESPIRATÓRIA

Causas: Ataque do ácaro Stermostoma tracheaculum, nas vias respiratórias. As exposições e trocas e compras de aves são as principais causas pela instalação da doença no canaril.

Sintomas: Respiração penosa, ofegante, tosses, plumagem desalinhada, emagrecimento da ave, abertura do bico sincronizado com os movimentos respiratórios.

Tratamento: Isolar a ave, desinfetar todo o criadouro, aplicar aerosol com antibióticos. Aviobitina na água de beber. 

Obs.: Quando se adquiri pássaros novos para o canaril, é obrigatório a quarentena do pássaro.

2) ASMA

Causas: Poeira, friage, alimentos condimentados, gaiolas sujas, mudanças no clima e mal ventilação do criadouro.

Sintomas: Respiração difícil e acesso asmático frequente e ofegante. 

Em casos muito graves imobilidade, olhos entreabertos, penas soltas respiração acelerada intermitente com emissão de pequenos gemidos.

Tratamento: Eliminar frio, vento, poeira, úmida, colocar a ave em gaiola com temperatura de 30C, na hora da crise administrar gotas de adrenalina a 1./10.000, antibióticos e tânicos.

3) BRONQUITE OU TRANQUEITE

Causas: Correntes de ar, aves em local de ar não renovado, bruscas mudanças de temperaturas.

Sintomas: A ave perde o apetite, narinas obstruidas, bico aberto, rouquidão e catarro, a ave não canta e fica agitada.

Tratamento: Colocar a ave separada numa temperatura de 30C e administrar antibióticos e vitaminas A e D e aviobitina na água de beber.

Conselho:

Os tratamentos feitos com os medicamentos ALLAX E O CANTOLINDO VIAS AÉREAS, OS TRATAMENTOS  DEVEM TER INTERVALOS DE APLICAÇÕES DE 15 DIAS PARA NÃO SOBRECARREGAR  FÍGADO DO PÁSSARO. 

Eu utilizo para tratamento respiratório o medicamento da Cantolindo no tratamento dos meus pássaros, e o resultado tem sido satisfatório.

Cuidado com a automedicação.

O veterinário seria importante para avaliar o pássaro, mas se não é possível, algum tratamento precisa ser feito.

Quando o pássaro fica doente, não é rápida a cura demora e em alguns casos fica sequelas, tenha paciência e aguarde os tratamentos surtirem efeito satisfatório.

Aviso desde já que não sou veterinária, estou utilizando os meus conhecimentos e experiências, juntando mais as pesquisas que faço sobre pássaros (canários e outros). 

Espero ter ajudado !

Nos mantenha informados !

CÉLIA

Celia Maria Cayres
Vip
Vip

Feminino
Quantos pássaros você cria? : canários do reino
Reputação : 393

Ver perfil do usuário

Mensagem por ErickTierling em Dom Jan 11, 2015 10:14 am

Up para regulação da área de CANÁRIOS. Poderá ser encerrado sem aviso prévio caso não haja continuidade do tópico.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

ErickTierling
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 93
Reputação : 357

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 7:11 am

Conteúdo patrocinado