REGISTRO DE PÁSSAROS SILVESTRES X RESOLUÇÃO DO CONAMA QUE CONCEDE A GUARDA...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

REGISTRO DE PÁSSAROS SILVESTRES X RESOLUÇÃO DO CONAMA QUE CONCEDE A GUARDA...

Mensagem por VANESSA GIORFI em Sab Dez 20, 2014 9:45 am

Boa tarde,

Verifiquei que um administrador aqui deste fórum, orienta um membro do fórum, que tem um amigo que possui pássaros silvestres, entregá-los junto ao IBAMA, pois o administrador informa que "não é possível registrar pássaros retirados da natureza".

No entanto, eu estou com uma Maritaca em minha casa há 40 dias. Salvei-a de um atropelamento na rua. Estava com uma pata machucada, roxa, e não conseguia voar, só rastejar. Então, levei-a para casa para cuidar. Ao tentar dar banana, ela não conseguiu comer. Então, eu não poderia soltá-la na natureza, por ela não ter condições de providenciar seu próprio alimento. Comprei papa para psitacídeos e estou dando à ela, no bico, (e agora ela já come sozinha). Inclusive, já come sementes e ração, após os cuidados prévios que tive.
Venho buscando informações durante esses 40 dias em petshops, como registrá-la, e cada uma fala que eu tenho que ir em um local diferente. Gostaria de registrá-la, e nas minhas pesquisas, encontrei este documento abaixo, onde fala da POSSIBILIDADE DE TER A GUARDA DE UM PÁSSARO RETIRADO DA NATUREZA.

Termo de Guarda de Animal Silvestre (TGAS): termo de caráter provisório pelo qual o interessado, que não detinha o espécime, devidamente cadastrado no órgão ambiental competente, assume voluntariamente o dever de guarda do animal resgatado, entregue espontaneamente ou apreendido, enquanto não houver destinação nos termos da lei.

Ver em: Proposta de Resolução que disciplina a concessão do termo de guarda de animais apreendidos, resgatados ou oriundos de entrega espontânea e dá outras providências. -
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA
Procedência: 1ª Reunião Extraordinária da Câmara Técnica de Assuntos Jurídicos
Data: 4 e 5 de março de 2013
Processo Nº 02000.002732/2009-14

Por favor, me esclareçam quanto à esta resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente, para que eu possa ter a guarda desta maritaca dentro da Lei.

Desde já, agradeço a atenção dispensada,

Vanessa

VANESSA GIORFI
Criador novato
Criador novato

Feminino
Reputação : 1

Ver perfil do usuário

Re: REGISTRO DE PÁSSAROS SILVESTRES X RESOLUÇÃO DO CONAMA QUE CONCEDE A GUARDA...

Mensagem por Celia Maria Cayres em Sab Dez 20, 2014 8:18 pm

Boa noite amigos da Nação dos Pássaros !

Vanessa,

Nesse caso, seria melhor procurar o Orgão CONAMA ou o próprio IBAMA para esclarecer esse dúvida sobre a guarda da maritaca.

Li algumas das leis que é contraria a legalizar pássaros silvestres retirados da natureza.

Se há possibilidade da guarda seria bom nesse caso.

Eu penso que se tiver essa brecha, muitos poderão alegar que estão com pássaros silvestres e possam também querer a guarda.

As leis do IBAMA são um tanto confusas, o melhor é comparecer no IBAMA e verificar se realmente a lei sobre a guarda do pássaro silvestre é validade.

Se você puder nos manter informados, agradecemos !

CÉLIA

Celia Maria Cayres
Vip
Vip

Feminino
Quantos pássaros você cria? : canários do reino
Reputação : 393

Ver perfil do usuário

Re: REGISTRO DE PÁSSAROS SILVESTRES X RESOLUÇÃO DO CONAMA QUE CONCEDE A GUARDA...

Mensagem por victormossoro em Qui Fev 12, 2015 7:30 pm

Eu estou louco do juízo querendo saber se posso registrar meu Golinha Brejal! Ganhei ele de um amigo, que tem outros amigos que criam algumas especies selvagem; Canarios, Galo de Campina, Golinhas, Graúnas, Corrupio..

Tô doido pra legalizar meu golinha! Smile

victormossoro
Criador novato
Criador novato

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 01

Ver perfil do usuário http://www.victormossoro.blogspot.com

Mensagem por Celia Maria Cayres em Seg Fev 16, 2015 10:46 am

Boa tarde amigos da Nação dos Pássaros !

Victor,

Pelos artigos que pesquisei não achei nenhum que facilite a legalização de pássaros adquiridos ilegalmente.

Lembrando que ser for denunciado ou pego com pássaro ou animal silvestres ilegais, pagará multa no valor de um salário mínimo, apreensão do pássaro e par quem for responsável será preso.

Citei para :

Vanessa,

Nesse caso, seria melhor procurar o Órgão CONAMA ou o próprio IBAMA para esclarecer esse dúvida sobre a guarda da maritaca.

Li algumas das leis que é contraria a legalizar pássaros silvestres retirados da natureza.

Se há possibilidade da guarda seria bom nesse caso.

Eu penso que se tiver essa brecha, muitos poderão alegar que estão com pássaros silvestres e possam também querer a guarda.

As leis do IBAMA são um tanto confusas, o melhor é comparecer no IBAMA e verificar se realmente a lei sobre a guarda do pássaro silvestre é validade.

Victor,

Procure o escritório do Ibama ou um Órgão responsável que atua na proteção de pássaros silvestres, e tire suas dúvidas.

Se você puder nos manter informados, agradecemos !

CÉLIA

Celia Maria Cayres
Vip
Vip

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por victormossoro em Ter Fev 17, 2015 1:58 pm

Muito obrigado. Me ajudou bastante!
Já busquei a localização do Ibama da cidade, assim que puder apareço por lá.
Trarei informações, se eu conseguir, gravo as informações que puder com quem me atender lá.

victormossoro
Criador novato
Criador novato

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 01

Ver perfil do usuário http://www.victormossoro.blogspot.com

Mensagem por Celia Maria Cayres em Ter Fev 17, 2015 9:17 pm

Bom dia amigos da Nação dos Pássaros !

Victor,

Aguardaremos as suas informações, ok ? Wink

CÉLIA

Celia Maria Cayres
Vip
Vip

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Joao_Lucaas em Sab Maio 09, 2015 4:19 pm

Esse breve texto que você postou é claro: "assume voluntariamente o dever de guarda do animal resgatado, entregue espontaneamente ou apreendido, enquanto não houver destinação nos termos da lei.", logo, não será por muito tempo que você terá a guarda. Não tenha muita esperança, faça o que é melhor, entregue para o órgão IBAMA se não tiver condições de tratar da ave corretamente ou de enfrentar uma possível multa.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Joao_Lucaas
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Sub-Nick : Rex
Quantos pássaros você cria? : Papagaio-verdadeiro
Reputação : 21

Ver perfil do usuário

Mensagem por fanta4567 Ontem à(s) 10:12 pm

gravo as informações que puder com quem me atender lá.
รูเล็ตออนไลน์

fanta4567
Criador novato
Criador novato

Feminino
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 12:59 am

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: