Canário com doença respiratória

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Canário com doença respiratória

Mensagem por josé Bittencourt em Sab Nov 22, 2014 7:17 pm

Pessoal,
Tenho um canário roller, eu o comprei deve ter uns 3 a 5 meses, ele veio bem sujo, penas feias. Comecei meu manejo com remédio de verme, boa alimentação, mistura boa, farinhada boa, frutas, legumes ou verduras alternadamente, banhos de sol.
De uns tempos para cá, o passarinho vinha dando sinais que estava doente e eu não percebi.
Conclusão: O canário está doente, doença respiratória. Eu o levejo no criatório que comprei e o dono lá o pegou na mão e ouviu que ele estava congestionado e chiando e recomendou dar a ele o allax na nuca e enro flec.
No mesmo dia o canário foi medicado, dia 08/11, com o allax(4 gotas) e enro flec(3 gotas) por 5 dias.
O canário deu uma melhorada e voltou a piorar.
Hoje, com receio do canarinho piorar mais ainda reiniciei o tratamento com o allax e enro flec. O pássaro está ficando bem quietinho, não sei mais o que fazer. Eestou chateado, gosto muito do passarinho, não queria perde-lo.
Abraços

josé Bittencourt
Criador novato
Criador novato

Masculino
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Re: Canário com doença respiratória

Mensagem por wanderlei em Dom Nov 23, 2014 7:30 am

José, vc não deveria ter comprado essa ave nas condições em q estava, vc sempre deve escolhar aves com boa aparencia, agitada(feliz). Agr vc tem duas opções leva-lo a um veterinario e continuar o tratamento correndo o risco de perde-lo e ficar no prejuizo, ou voltar no criatorio q comprou e exigir a troca e escolher uma aves em boas condições.

Se vc gosta mto dele e não quiser devolve-lo pode continuar tratando, vai q ele melhora e fica bom d novo Wink. Boa sorte espero ter ajudado amigo.

wanderlei
Criador nível 3
Criador nível 3

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 8
Reputação : 43

Ver perfil do usuário

Mensagem por victin souza em Dom Nov 23, 2014 10:07 am

vc pode continuar dando allax nele até ver que ele melhorou mas se ñ perceber melhoras leve-o ao veterinario!!!

[img][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][/img]

victin souza
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Sub-Nick : periquitomandarim
Quantos pássaros você cria? : Por enquanto 5
Reputação : 62

Ver perfil do usuário

Mensagem por josé Bittencourt em Dom Nov 23, 2014 11:09 am

Wanderlei,
Obrigado pela resposta.
O que aconteceu, eu comprei nesse criatório um outro Canário, um roller phaeo vermelho, muito lindo, porém veio com um vício no canto e dava uns assovios muito esquisitos. Fui lá no criatório diversas vezes para reclamar e sempre o dono me falava para pegar outro roller, o problema é que foi no momento ele só tinha esses que parecem um pardal, não sei o nome, como eu não gosto fui ficando com ele até que apareceu esse vermelho nevado, estava animado, pulando de um lado para outro, tinha um canto baixo e grave, que me agradou demais, mas estava com as pernas feias, penas feias, mas achei que tinha jeito, não imaginei que ele já poderia estar doente.
Ja esqueci a questão do dinheiro, e estou esgotando a possibilidade de um tratamento, próximo passo é achar um Veterinario.
Abraços

josé Bittencourt
Criador novato
Criador novato

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por GilmarCassio em Seg Nov 24, 2014 11:28 am

Boa tarde, e agora o negócio é tratar, eu já gastei dinheiro as vezes só pra tirar o pássaro da gaiola dos vendedores por não gostar de ver eles maltratados ali, já perdi muito mesmo, mas no final vc via os resultados e fica contente, igual agora eu estou com um canário amarelo que abri um tópico pra ele como canário preguiçoso pra cantar, eu queria até trocar ele, mas ele nasceu no viveiro da minha tia, desde novinho e não quer cantar de jeito nenhum, só nos piados e não é que agora eu coloquei o cd que sempre colocava pra eles ouvirem os cantos e não é que ele está se soltando um pouco mais do que os outros dias, o negócio e tratar e cuidar com muito amor e carinho, eu em um que tinha com rouquidão deu evomec direto no bico, mas muito cuidado pois mais de uma gota pode matar eles.
Abraços

GilmarCassio
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Reputação : 6

Ver perfil do usuário

Mensagem por josé Bittencourt em Seg Dez 01, 2014 6:25 pm

Pessoal,
Levei o canarinho na Veterinária sábado e ela não falou bem o que ele tem, disse que se trata de uma doença respiratória e prescreveu o antibiótico trissulfin suspensão, 1 gota no bico por 7 dias. Pô o antibiótico vem dizendo na caixa que é para tratamento gastroentéricos e dermatológicos em cães e gatos.
Eu já tinha achado estranho no sábado essa questão e 3 dias depois o passarinho não teve melhora, entrei em contato hoje com a veterinária, meio que duvidando da eficácia do remédio e ela pediu para deixar o passarinho lá para ela analisar ao longo do dia.
Alguém convence esse antibiótico? Já usaram?
Abraços

josé Bittencourt
Criador novato
Criador novato

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por josé Bittencourt em Ter Dez 16, 2014 1:22 pm

Dando continuidade ao tópico.
A veterinária não resolveu com o antibiótico que ela receitou, eu levei meu canário na loja Pássaro Legal aqui em campos.
Um criador conhecido dando uma olhada no passarinho, disse que ele já estava com peito seco e o achou com sintomas de coccidiose e recomendou o uso do antibiótico baycox, tal antibiótico deu uma levantada no passarinho, ele passou a se alimentar melhor, porém não resolveu, continuou espirrando ...
Por último, apliquei nele no domingo com auxílio desse criador um ivomec pour on na coxa, visto que ele continuava a espirrar e coçar o bico no poleiro e estou aguardando, acho que ele está espirrando um pouco menos, mas está melhorando pouco.

Conclusão: Já gastei o que eu podia para salvar o canário, paguei veterinário, compro todo e qualquer medicamento que me indicam, estou dando uma reforçada na alimentação e na higiene, chego a limpar a gaiola 2 x por dia e o passarinho só está piorando

Postei 2 vídeos no youtube gravados no mesmo dia, um que o passarinho está bem encorujado e um dele alegre, quem puder dar uma olhadinha e arriscar uma opinião sobre a doença, eu fico muito agradecido, já não sei o que fazer.

josé Bittencourt
Criador novato
Criador novato

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por ErickTierling em Dom Jan 11, 2015 10:08 am

Up para regulação da área de CANÁRIOS. Poderá ser encerrado sem aviso prévio caso não haja continuidade do tópico.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

ErickTierling
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 93
Reputação : 357

Ver perfil do usuário

Mensagem por ErickTierling em Dom Jan 25, 2015 1:38 pm

Tópico encerrado por tempo excessivo sem comentários. Poderá ser reaberto mediante solicitação do autor à Staff

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

ErickTierling
Criador ativo
Criador ativo

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 93
Reputação : 357

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 2:47 am

Conteúdo patrocinado