Acompanhamento: Sofia e Jaday

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Acompanhamento: Sofia e Jaday

Mensagem por Bruna em Qua Out 22, 2014 4:37 pm

Relembrando a primeira mensagem :

Olá pessoas! Faz muito tempo que não entro no fórum, de modo que muita coisa mudou, tanto comigo tanto quanto por aqui.  Várias situações ocorreram, muitas perdas, muitos felicidade, mas chega de papo de velho pq ainda sou novinha (Levem na brincadeira).

Mas enfim, meus bebês cresceram, e algo muito inesperado, para dizer o mínimo, aconteceu; Sofia, minha pérola caraba-branca, fez par com o Jaday, o lutino. Por que exatamente isso é estranho, Bruna? Calopsitas formam casais, isto é mais que comum! Sim sim, meus queridos, mas digamos, Sofia é a menina dos meus olhos, a mais bela e meiga calopsita de todas, minha bebê, meu chodó, aquela que é especial e... Okay, ela é a minha favorita, e o Jaday... Bem, ele não é último biscoito do pacote.

Mas como toda boa sogra, devo apoiar minha menina no momento especial dela, e com este momento veem-me muitas dúvida a respeito de reprodução. Pesquisei bastante e está no momento certo; Ambos tem pouco mais de um ano e meio, digo isso pq é o tempo em que estão comigo, e eu os já ganhei grandinhos.  Já dei uma reforçada na alimentação, estou dando a vitamina Vitagold, três gotinhas na água, troco de manhã e a tarde, além de verduras (Principalmente folhas, alface vez ou outra, folhas de beterraba e couve) e goiaba, pq até agora é a única que eles comem.  O ninho está arrumadinho, cheio de maravalha/palha para Hamster/Cerrado.  Também coloquei duas pedras de cálcio, uma dentro e outra fora do ninho.

Nossa, esse texto está enorme, Uhg. NÃO DESISTAM DE ME AJUDAR, CALMAE que eu já chego lá.

Entãooo, quanto ao comportamento, eles são um casal fofo, tem aquela meiguice toda de ficar de S2, fazendo carinhos nas penas, dormir no mesmo puleiro e convencionalmente a cópula/coito/reprodução, bem, vocês entenderam. Entram no ninho demais! Sofia principalmente, fica quase o dia todo.
Gostaria de fazer o acompanhamento da reprodução deles por este tópico, já vi que o pessoal do fórum faz o mesmo e consegue uma ajuda boa, e como é a primeira postura deles(E a minha primeira, de certa forma) estou bastante insegura e tenho milhares de dúvidas.
Vou colocar por tópicos, para dar uma ajuda.

- A fêmea, além do comportamento, muda em algo quando chega perto de se por os ovos? Por exemplo, existe algum inchaço ou algo parecido?

-Existe alguma dica que possam me dar a respeito do tempo? Pq onde moro o clima está LOUCO, hoje frio e amanhã um calor de fritar ovo na calçada.

-O que são ovos gorados? Eu vejo o pessoal comentar sobre eles todo o tempo, mas até agora eu não faço ideia do que possam ser.

-Tem algum risco para eles? Quero dizer, vou fazer o possível e o impossível para não terem problemas, digo, eu vejo o  problema de ovo preso e, sério, eu fico muito desesperada de isso ter possibilidade de ocorrer com minha doce bebê.

-Quais outras frutas/legumes que eu posso oferecer para eles? Frutas no geral eles estão rejeitando tudo, então estou aberta à dicas.

- Quais as possíveis mutações que podem rolar?  Sabendo que A- Eu não sei que mutação eram os pais de nenhum dos dois.

Obs> Desculpem o texto grande, mas é mania mesmo. Assim que puder postarei fotos e atualizarei para vocês, mas a Sofia e essa aqui do meu avatar, essa foto foi de quando ela chegou!

Bruna
Criador nível 1
Criador nível 1

Feminino
Sub-Nick : Só mais um pássaro aprendendo à voar
Reputação : 19

Ver perfil do usuário

Re: Acompanhamento: Sofia e Jaday

Mensagem por Bruna em Sex Nov 14, 2014 10:26 am

O terceiro bebê nasceu ontem pela tarde. Tão pequetucho <3. E a diferença entre ele e o mais velho é enorme! Vou ter cuidado com isso, prestar bastante atenção e, caso eles não deem conta, dar uma complementada na alimentação dos bebês.
É, até que está sendo bastante tranquilo a reprodução, fico muito feliz ^-^. A propósito, alguém ai conhece algum criador no RJ que seja de confiança? Estou pensando em adquirir um novo casal, provavelmente CB ou canela.

Bruna
Criador nível 1
Criador nível 1

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Bruna em Sab Nov 15, 2014 4:27 pm

GENTEM. Quebrem o ovo que estou chocada, ok? Com o terceiro filhote correu tudo absolutamente bem, tranquilo como nos dois primeiros. Ele também é amarelinho e uma graça.

Dei uma super complementada na alimentação, coloquei aquela areia para pássaros e pus na banheira que eles haviam rejeitado. Além de comprar a ração que assemelha-se a ração de coelho, da nutrópica, e misturei às sementes. No geral estava tudo absolutamente bem, Sofia quase nunca sai do ninho e o Jaday é um bom pai.

Só que hoje, o quarto filhote começou a quebrar a casca do ovo, só que ele estava a muito tempo tentando e nada de nada além de um mínimo buraquinho. Entrei em desespero, principalmente quando o ovo se enfurdou no meio dos outros filhotes, todo apertado entre os irmãos. Ai já viu né?Vovó coruja como eu sou, pensei em tudo quanto é coisa: Que ia morrer, ser pisoteado, os filhotes não iam deixar o filhote sair, ele ia morrer sufocado. Enfim, acabei vendo uns vídeos na net e tomei uma decisão: Eu ia dar um empurrãozinho no caminho da vida.

Imaginem: Um garota mó desengonçada, cabelo bagunçado, mãos tremendo e com a roupa do dia anterior, dando uma de parteira para aves. Visão linda né? É, bem por ai.

Mas por fim, lá fui eu, tomei o ovo em mão e comecei a arrancar pedacinho por pedacinho com o maior zelo que conseguia, no geral, acho que fui bem, ele estava se movendo e às asinhas, mas algo me preocupa: tinha veias na parte interna do ovo, coisa que não tinha rolado com os outros três, então eu temo que fiz algo cedo demais. Por favor pessoas, me ajudem com isso, pois estou muito preocupada.

Bruna
Criador nível 1
Criador nível 1

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Mateus Leite Ferreira em Dom Nov 16, 2014 8:55 am

e aí o último filhote sobreviveu?? se aquela parte tipo o úmbigo n saiu para fora e n sangrou muito provavelmente irá sobreviver.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Mateus Leite Ferreira
Ajudeiro
Ajudeiro

Masculino
Reputação : 225

Ver perfil do usuário

Mensagem por Bruna em Dom Nov 16, 2014 11:05 am

Sim, ele está bem. Acho que dei muita sorte nessa primeira ninhada, todos os ovos galados, todos os bebês nasceram e, apesar desse probleminha com o mais novo, está tudo absolutamente tranquilo.

É, pelo visto eu subestimei o Jaday, ele é um pai melhor do que eu esperava. E a Sofia é uma mãe muito dedicada, quase nunca sai do ninho! Só tomo nota: Vale a pena esperar pelo tempo certo e investir na saúde das aves.

Bruna
Criador nível 1
Criador nível 1

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Bruna em Dom Nov 16, 2014 1:53 pm

Aqui pessoas, tirei uma fotinha deles:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]" />

Agora que me dei conta, o mais novo tem olhos vermelhos! É um lutino! *-*

Bruna
Criador nível 1
Criador nível 1

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Custódio em Dom Nov 16, 2014 2:49 pm

Eles estão bem fofinho saudades quando os meus eram pequenos igual aos seus, quantos que tem 5 ou 4 filhotes ?

Marcelo Custódio
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 30
Reputação : 249

Ver perfil do usuário

Mensagem por Mateus Leite Ferreira em Dom Nov 16, 2014 3:58 pm

como estão lindos... Smile

Mateus Leite Ferreira
Ajudeiro
Ajudeiro

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Bruna em Seg Nov 17, 2014 10:56 am

São 4... *-*

Só acho estranho essa papa do mais velho... Não parece enorme para vocês? E essas coisinhas escuras, é normal?

Bruna
Criador nível 1
Criador nível 1

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Custódio em Seg Nov 17, 2014 11:43 am

É normal sim deve ser algum alimento escuro que eles comeu e deu pros filhotes, os meus também veio 4 filhotes um ovo eles quebrou sem querer, os meus é 2 albinos um lutino e um perola, agora vamos esperar a mutação dos seus, não tem nenhum com penugem branca né ?

Marcelo Custódio
Criador experiente
Criador experiente

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Bruna em Seg Nov 17, 2014 3:24 pm

Aposto que foi a couve mesmo ... rs. Poxa cara, sinto muito pelo ovo que quebrou :/.

Se eu fosse chutar, diria que são os três mais velhos são cinzas e possivelmente que um venha pérola (A Sofia é pérola), e o mais novo um lutino. Mas eu fiquei um tanto quanto chateada, queria muito que viesse um cara branca como a Sofia. 2 albinos?! Que sorte *-*. Mesmo assim, estou feliz que estejam bem e com saúde. Você vai vender os seus filhotes?

Bruna
Criador nível 1
Criador nível 1

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Custódio em Seg Nov 17, 2014 3:57 pm

Talvez eu venda se for macho pois eu já tenho muitos machos, olha eles ai ela já estão saindo do ninho.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Marcelo Custódio
Criador experiente
Criador experiente

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Bruna em Ter Nov 18, 2014 4:35 pm

Como disse no outro tópico, achei os filhotes lindos Marcelo.

Pessoas, eu estou preocupada com o filhote mais novo, toda vez que eu vou olhar o ninho ele está com o papo quase vazio, enquanto os mais velhos estão super bem e animados, o pequenino fica espremido entre os irmãos! Eu tenho a papinha e a seringa aqui, vocês acham que eu devo dar a papinha? Pq eu sinceramente estou com medo por ele.

O mais velho abriu os olhos hoje, e eu vi nos cantinhos das asas pequenos bulbos, muito mínimos.

Bruna
Criador nível 1
Criador nível 1

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Custódio em Ter Nov 18, 2014 4:38 pm

Não sei se pode dar papinha já para ele, talvez por ele ser pequeno seja assim mesmo, mais espere por mais resposta do pessoal, tome cuidado por que eu quase perdi um filhote como você viu lá no meu tópico.

Marcelo Custódio
Criador experiente
Criador experiente

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por victin souza em Ter Nov 18, 2014 4:49 pm

Dê a papinha mais de um jeito que a femea ñ abandone o filhote

[img][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][/img]

victin souza
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Sub-Nick : periquitomandarim
Quantos pássaros você cria? : Por enquanto 5
Reputação : 62

Ver perfil do usuário

Mensagem por Bruna em Ter Nov 18, 2014 5:38 pm

Poxa gente, eu dei a papinha e foi a decisão mais acertada que tomei em relação aos filhotes. O caso era pior do que eu esperava: O bebê estava apativo e o papo estava completamente vazio, e ele estava AFASTADO dos irmãos! Do outro lado da divisória! Fiquei P* da vida com os pais, e dei papinha para ele, cerca de 2 ml(Vi isso no blog Psita online), limpei a sujeira com papel e água morna, e ele ficou bem melhor depois que eu coloquei ele novamente do ninho. Vou ficar de olho nele e nos pais depois dessa.

Bruna
Criador nível 1
Criador nível 1

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por victin souza em Ter Nov 18, 2014 5:42 pm

poste fotos dele

[img][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][/img]

victin souza
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Sub-Nick : periquitomandarim
Quantos pássaros você cria? : Por enquanto 5
Reputação : 62

Ver perfil do usuário

Mensagem por Mateus Leite Ferreira em Ter Nov 18, 2014 7:28 pm

fique de olho mesmo, pq se os pais regeitar e ele ficar no lado da divisória do ninho sozinho pode morrer de frio e fome, acredito q foi normal, como eles são pais de primeira viagem e com 4 filhotes, alguns imprevistos podem acontecer. + já mostraram q são bons reprodutores tendo 4 filhotes sem gorar nenhum ovo.

Mateus Leite Ferreira
Ajudeiro
Ajudeiro

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Bruna em Qua Nov 19, 2014 4:42 am

Bem, não é a primeira que ocorre, já aconteceu a mesma coisa com o 3º filhote, mas foi só uma vez. Eu creio que como é a primeira vez eles ainda não conseguem administrar direito e o mais novo, por não conseguir 'pedir' comida tão bem e nem sequer firmar a cabeça direito os pais acabam ignorando.

Mas o que me preocupa mesmo é que eles não estão mais ficando no ninho direito, até uns 3 dias atrás, era raríssimo ver a Sofia fora do ninho, agora ela está fora direto! Estou com medo que os bebês morram de frio. Será que pode ser inexperiência?

Desde já, obrigada.

Bruna
Criador nível 1
Criador nível 1

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Gil Vieira em Qua Nov 19, 2014 6:21 am

Bruna, seu casal é uma lutino com uma cara branca pérola.
Vão nascer machos silvestres portadores de INO, CB e pérola.
Fêmeas lutinas ou silvestres portadoras de CB.
Esse filhotinho INO que nasceu é uma fêmea sem dúvidas.
Caso o pai porte outras mutações, o que eu acho muito provável por ser INO, poderá nascer filhotes diferentes =).
São lindos e parabéns pelo diário, li tudo hoje e adorei rsrs..

Gil Vieira
Ajudeiro
Ajudeiro

Feminino
Quantos pássaros você cria? : 18
Reputação : 447

Ver perfil do usuário

Mensagem por Bruna em Qua Nov 19, 2014 7:58 am

Háhá cX, vlw Gil!

Nossa, meus machinhos vão portar tudo isso? WOW. E eu nem sabia que podia portar tanta coisa! Mas um segundo... Fêmeas também podem portar uma mutação? Que incrível!

Se o mais novo é fêmea... Então já tenho um nome! Vai ser Sunny. Mas então, vou continuar ajudando a Sofia e o Jaday a alimentar a pequenina, já que não estão dando conta.

Ontem eu limpei o ninho, pq aquilo estava fedendo igual ao suvaco de bode. Nem passei álcool nem nada, só troquei a maravalha, não acho que dará problema.

Pessoas, qual lâmpada eu posso comprar para aquecer o ninho? Pois a Sofia não está entrando tanto quanto antes, e eu estou começando a ficar preocupada.

Agradeço novamente por toda a ajuda que estão me dando.

Bruna
Criador nível 1
Criador nível 1

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Mateus Leite Ferreira em Qua Nov 19, 2014 10:10 am

eu particularmente, acredito q seja normal q eles estão entrando menos no ninho pois os filhotes estão crescendo e com o passar dos dias a frequência no ninho dos pais vai diminuindo, agora n pode é confiar precisa sempre olhar para ver se eles estão cuidando bem dos filhote e se estão dormindo no ninho... sobre a lãmpada, só se usa quando tira os filhotes para amansar e cria separado, quando ainda estão com os pais n pode colocar assim eu acredito.

Mateus Leite Ferreira
Ajudeiro
Ajudeiro

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Bruna em Qui Nov 20, 2014 5:35 am

Ok ok, vlw Mateus. Acho que faz todo o sentido ^-^.

Então vamos às atualizações , está indo absolutamente tudo bem, tenho alimentado a Sunny de 3 em 3 horas e ela tem reagido bem. Pessoas, eu sei que a papinha artificial nunca será tão boa quanto a natural, até porque não tem anticorpos, mas eu gostaria de saber se é normal ela crescer mais lentamente, pois Sunny ainda está muito pequenina para sua idade.

E como são(Ou deveriam ser) as fezes de um filhote? Sempre tive curiosidade de saber isso.

Logo mais eu posto algumas fotos.

Bruna
Criador nível 1
Criador nível 1

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Bruna em Qui Nov 20, 2014 10:44 am

Então pessoas, aqui eles.

A mais nova, Sunny, que, como vocês estão acompanhando, estou alimentando na papa. Ela mal consegue manter o pescoço erguido ainda, tadinha  :(. Mas com toda certeza é a mais adorável dos bebês, e estou torcendo para que cresça logo!

O terceiro filhote, também estou alimentando ele quando os pais não dão muita comida. Ele é muito, MUITO comilão, do tipo que segura a seringa com o bico e eu tenho que fazer esforço para tirar.

O segundo, ele eu não alimento, mas é um docinho!  Está abrindo os olhos agora.

E esse é o primogênito, é super esperto e fofo, já abriu os olhos e adora reclamar quando eu tiro ele do ninho(Para tirar foto/Ver como ele está/Brincar). Não é o ET mais feio, fedido e lindo que vocês já viram? <3

Bruna
Criador nível 1
Criador nível 1

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Bruna em Qui Nov 20, 2014 10:44 am

Então pessoas, aqui eles.

A mais nova, Sunny, que, como vocês estão acompanhando, estou alimentando na papa. Ela mal consegue manter o pescoço erguido ainda, tadinha  :(. Mas com toda certeza é a mais adorável dos bebês, e estou torcendo para que cresça logo!

O terceiro filhote, também estou alimentando ele quando os pais não dão muita comida. Ele é muito, MUITO comilão, do tipo que segura a seringa com o bico e eu tenho que fazer esforço para tirar.

O segundo, ele eu não alimento, mas é um docinho!  Está abrindo os olhos agora.

E esse é o primogênito, é super esperto e fofo, já abriu os olhos e adora reclamar quando eu tiro ele do ninho(Para tirar foto/Ver como ele está/Brincar). Não é o ET mais feio, fedido e lindo que vocês já viram? <3

Bruna
Criador nível 1
Criador nível 1

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Custódio em Qui Nov 20, 2014 10:54 am

Eles estão bem grandinhos parabéns pelo seu cuidado Bruna.

Marcelo Custódio
Criador experiente
Criador experiente

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 9:04 pm

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte