Acompanhamento: Sofia e Jaday

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mensagem por Bruna em Qua Out 22, 2014 4:37 pm

Olá pessoas! Faz muito tempo que não entro no fórum, de modo que muita coisa mudou, tanto comigo tanto quanto por aqui.  Várias situações ocorreram, muitas perdas, muitos felicidade, mas chega de papo de velho pq ainda sou novinha (Levem na brincadeira).

Mas enfim, meus bebês cresceram, e algo muito inesperado, para dizer o mínimo, aconteceu; Sofia, minha pérola caraba-branca, fez par com o Jaday, o lutino. Por que exatamente isso é estranho, Bruna? Calopsitas formam casais, isto é mais que comum! Sim sim, meus queridos, mas digamos, Sofia é a menina dos meus olhos, a mais bela e meiga calopsita de todas, minha bebê, meu chodó, aquela que é especial e... Okay, ela é a minha favorita, e o Jaday... Bem, ele não é último biscoito do pacote.

Mas como toda boa sogra, devo apoiar minha menina no momento especial dela, e com este momento veem-me muitas dúvida a respeito de reprodução. Pesquisei bastante e está no momento certo; Ambos tem pouco mais de um ano e meio, digo isso pq é o tempo em que estão comigo, e eu os já ganhei grandinhos.  Já dei uma reforçada na alimentação, estou dando a vitamina Vitagold, três gotinhas na água, troco de manhã e a tarde, além de verduras (Principalmente folhas, alface vez ou outra, folhas de beterraba e couve) e goiaba, pq até agora é a única que eles comem.  O ninho está arrumadinho, cheio de maravalha/palha para Hamster/Cerrado.  Também coloquei duas pedras de cálcio, uma dentro e outra fora do ninho.

Nossa, esse texto está enorme, Uhg. NÃO DESISTAM DE ME AJUDAR, CALMAE que eu já chego lá.

Entãooo, quanto ao comportamento, eles são um casal fofo, tem aquela meiguice toda de ficar de S2, fazendo carinhos nas penas, dormir no mesmo puleiro e convencionalmente a cópula/coito/reprodução, bem, vocês entenderam. Entram no ninho demais! Sofia principalmente, fica quase o dia todo.
Gostaria de fazer o acompanhamento da reprodução deles por este tópico, já vi que o pessoal do fórum faz o mesmo e consegue uma ajuda boa, e como é a primeira postura deles(E a minha primeira, de certa forma) estou bastante insegura e tenho milhares de dúvidas.
Vou colocar por tópicos, para dar uma ajuda.

- A fêmea, além do comportamento, muda em algo quando chega perto de se por os ovos? Por exemplo, existe algum inchaço ou algo parecido?

-Existe alguma dica que possam me dar a respeito do tempo? Pq onde moro o clima está LOUCO, hoje frio e amanhã um calor de fritar ovo na calçada.

-O que são ovos gorados? Eu vejo o pessoal comentar sobre eles todo o tempo, mas até agora eu não faço ideia do que possam ser.

-Tem algum risco para eles? Quero dizer, vou fazer o possível e o impossível para não terem problemas, digo, eu vejo o  problema de ovo preso e, sério, eu fico muito desesperada de isso ter possibilidade de ocorrer com minha doce bebê.

-Quais outras frutas/legumes que eu posso oferecer para eles? Frutas no geral eles estão rejeitando tudo, então estou aberta à dicas.

- Quais as possíveis mutações que podem rolar?  Sabendo que A- Eu não sei que mutação eram os pais de nenhum dos dois.

Obs> Desculpem o texto grande, mas é mania mesmo. Assim que puder postarei fotos e atualizarei para vocês, mas a Sofia e essa aqui do meu avatar, essa foto foi de quando ela chegou!

Bruna
Criador nível 1
Criador nível 1

Feminino
Sub-Nick : Só mais um pássaro aprendendo à voar
Reputação : 19

Ver perfil do usuário

Re: Acompanhamento: Sofia e Jaday

Mensagem por Mateus Leite Ferreira em Qua Out 22, 2014 5:57 pm

n sou criador experiênte + vamos lá.

1- além do comportamento, a cloaca (oveiro onde fica concentrado os ovos) tem um aumento olhando bem tá pra perceber cresce um pouco.

2- único jeito é colocar uma banheirinha pra eles tomar banho ou como muitos fazem borrifar agua neles.

3- ovos gorados são ovos q n formaram o embrião dentro, o ovo n foi galago ou houve alguma coisa de errado uns ate ficam com um mal cheiro quando são quebrados.

4- risco com certeza sim, de ovo preso por ser primeira postura + como vc está fazendo tudo certo, as chances diminue, por isso q n é bom colocar pra reproduzir aves mansas q a gente gosta muito tudo pode acontecer ou n, pode dar tudo certo.

5- aqui os meus n comem nada de frutas e legumes, vamos esperar + respostas.

6- n entendo de mutações tbm kk vamos esperar + respostas...

7- só falta as fotos deles kk

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Mateus Leite Ferreira
Ajudeiro
Ajudeiro

Masculino
Reputação : 225

Ver perfil do usuário

Mensagem por Bruna em Qua Out 22, 2014 6:40 pm

Okay, ficaram meio ruins por conta da qualidade da máquina e também da escuridão, mas seguem ai as fotos:

A gaiola:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][/URL]

E uma foto mais nítida (Tadinhos, não gostam de Flash)
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][/URL]

Então, é impressão minha ou ela está com a paradinha inchada?
E, no geral, eles não são mansos, de vir no dedo e tal. Só que não bicam, só fogem, Sofia quando eu luto para a por no dedo ela quer voltar para o amado cX

Bruna
Criador nível 1
Criador nível 1

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por victin souza em Qua Out 22, 2014 7:04 pm

mateus leite ferreira escreveu:n sou criador experiênte + vamos lá.

1- além do comportamento, a cloaca (oveiro onde fica concentrado os ovos) tem um aumento olhando bem tá pra perceber cresce um pouco.

2- único jeito é colocar uma banheirinha pra eles tomar banho ou como muitos fazem borrifar agua neles.

3- ovos gorados são ovos q n formaram o embrião dentro, o ovo n foi galago ou houve alguma coisa de errado uns ate ficam com um mal cheiro quando são quebrados.

4- risco com certeza sim, de ovo preso por ser primeira postura + como vc está fazendo tudo certo, as chances diminue, por isso q n é bom colocar pra reproduzir aves mansas q a gente gosta muito tudo pode acontecer ou n, pode dar tudo certo.

5- aqui os meus n comem nada de frutas e legumes, vamos esperar + respostas.

6- n entendo de mutações tbm kk vamos esperar + respostas...

7- só falta as fotos deles kk

Ja disse tudo matheus

victin souza
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Sub-Nick : periquitomandarim
Quantos pássaros você cria? : Por enquanto 5
Reputação : 62

Ver perfil do usuário

Mensagem por victin souza em Qua Out 22, 2014 7:11 pm

me parece inchada mesmo tomara que bote logo

[img][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][/img]

victin souza
Criador experiente
Criador experiente

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Custódio em Qua Out 22, 2014 9:44 pm

O Mateus falou tudo, eles são lindos Bruna, parabéns, boa sorte com eles e os futuros filhotes.

Marcelo Custódio
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 30
Reputação : 249

Ver perfil do usuário

Mensagem por Mateus Leite Ferreira em Qui Out 23, 2014 3:58 pm

são lindos parabéns! e boa sorte, se eles estiverem entrando no ninho e ajeitado logo logo irão iniciar uma postura.

Mateus Leite Ferreira
Ajudeiro
Ajudeiro

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por victin souza em Qui Out 23, 2014 4:07 pm

Tomara neh mateus rsrs =)

victin souza
Criador experiente
Criador experiente

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Bruna em Qui Out 23, 2014 7:47 pm

Vlw galera. Agradeço pela força.
No geral sem muitas novidades por aqui, apesar deles estarem mais arredios (Sofia acentuadamente) comigo e não sair do ninho... Tomara que não demore muito para esses ovinhos chegarem Wink
E eu vou providenciar uma banheira assim que puder.

As fezes também mudam alguma coisa? Pq no geral eu não vejo diferença nenhuma nas fezes deles, digo até que estão mais firmes (E maiores!)

Eu queria saber sobre algo para emergências que eu possa fazer, também, tipo, um ovo leva cerca de 20 dias para nascer, certo? Se ocorrer algo, eu posso ajudá-lo a sair?
E que coisas posso fazer se algum deles parar de chocar? Pq eu admito não ver o Jaday sozinho no ninho, ou é ele junto com a Sofia ou é muito brevemente.

Bruna
Criador nível 1
Criador nível 1

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por victin souza em Sex Out 24, 2014 12:15 pm

Quando esta prestes a botar ficam maiores as fezes mesmo. QUE VENHA OS OVOS rsrs

victin souza
Criador experiente
Criador experiente

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por victin souza em Sex Out 24, 2014 12:28 pm

Vc pode ajudar o filhote a nascer se ele ñ tiver conseguindo mas com cuidado e se os pais abandonarem os ovos vc pode fazer uma chocadeira por menos de 20 reais.

victin souza
Criador experiente
Criador experiente

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Mateus Leite Ferreira em Sex Out 24, 2014 1:18 pm

quando estão em postura as feses ficam maiores e meio q moles.
filhotes nascem com 18 dias de choco se a femea começar o choco no primeiro dia q ela botar.
as vezes filhotes de calopsitas n tem força pra sair n sai exatamente pq e se n ajudar pode morrer + precisa esperar de ele pia por muitas horas se vê q n nasce tem q ajudar, e exige muita delicadesa para abri o ovo.
os meus: a femea choca á noite e o macho o dia.
sobre dificuldades dos filhotes sairem do ovo caso acontece peça ajuda aqui ante de tomar qualquer decisão Smile

Mateus Leite Ferreira
Ajudeiro
Ajudeiro

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por victin souza em Sex Out 24, 2014 2:57 pm

Vdd sempre quando for tomar decisões nos avise e falaremos o que é melhor

victin souza
Criador experiente
Criador experiente

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Bruna em Sab Out 25, 2014 7:54 am

Obrigada pelas dicas pessoal! Estão ajudando bastante!
Mas as novidades finalmente chegaram! Minha pequetucha pôs o primeiro ovinho ontem! Dá para acreditar?! É a coisinha mais linda que já vi, menor que um ovo de codorna <3

Ela pôe dia sim dia não, não é?  
Serão os 18 dias mais ansiosos que já tive *-*. Tomara que estejam galados e que venham mais!
Outra coisa que eu notei; Apesar de estarem chocando, eles trocam na hora que querem, e não dia-noite, mas no geral não deixam o ninho a sós de forma alguma, eu acho que é por não serem experientes, devo ficar preocupada?

Ahn, falando nisso, como funciona a ovoscópia, na prática? E logo logo eu postarei fotos para vocês, mas eu vou dar uma esperada, tirar foto só amanhã para não correr o risco deles abandonarem o ninho.

Bruna
Criador nível 1
Criador nível 1

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Mateus Leite Ferreira em Sab Out 25, 2014 11:11 am

parabéns! sobre o choco o importante é q eles estão chocando n precisa ser macho de dia e femea a noite depois pode ir reveisando de outras maneiras na primeira ninhada eles ficam os dois depois vai reveisando. a ovoscopia pode ser feita depois de + ou - oito dias de choco é facil se n tiver o aparelho pode fazer com uma lanterna ou colocando o ovo sobre a claridade ate da luz ovos q ficam claros por dentro q a luz tipo atravessa não estão galados ( n nascerá filhotes) ovos q ficam tipo escuros pesados ( estão galados) + lembre se só com 8 dias ou + da pra fazer a ovoscopia.
como ela botou ontem amanhã ela botar o segundo, eu aconselho vc a esperar ela botar todos aí fica melhor ver, fazer ovoscopia e tirar fotos.
eu particurarmente espero a minha botar todos aí mecho no ninho ate pq é primeira postura das suas. boa sorte.

Mateus Leite Ferreira
Ajudeiro
Ajudeiro

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Bruna em Sab Out 25, 2014 12:05 pm

Hm... Eu gosto da ideia, além disso é melhor prevenir do que remediar. Vou deixar para mexer neles quando ela tiver posto todos. Mas assim, como você sabe quais são os mais velhos? Quer dizer, se fizer ovoscópia em um ovo novo vai parecer que não está galado e isso não pode levar ao risco de descarte?
(Por favor, não fique ofendido, só estou perguntando mesmo)

Abraço, obrigada por estarem me ajudando

Bruna
Criador nível 1
Criador nível 1

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Mateus Leite Ferreira em Sab Out 25, 2014 12:41 pm

por isso q a ovoscopia só pode ser feita depois q ela terminar a postura de ovos. se ela botar 4 ovos o primeiro terá 8 dias de choco espere + uns 5 dias depois q ela terminar a postura e todos já tera como saber se está galado ou n vc colocando o ovo para cima ou na frende de vc procurando a claridade vc vai ver ovos meio q escuros com filhotes dentro e ovos claros por dentro q a luz tipo q atravessa. eu faço a ovoscopia quando o primeiro ovo completam 14 dias assim n terá + duvidas quando a ovos novos... foi bom vc lembrar disso sobre ovos novo q vai parecer n galados. kk
n quero te assustar + fique atenta quando completar 18 dias de choco aqui tõ desanimado 4 ovos galados e ontem um n tinha força pra sair tive q ajudar + é muito dificil tirar a casca precisa muita delicadeza e saber bem pq a hora certa pq se tirar cedo morre se demorar pode morrer no ovo se o úmbigo romper já era e ele morreu n sei se foi pq os pais regeitou ou por fato da dificuldade de nascer tem muitas ninhadas de calopsitas q n tem problema nascem todos sozinhos outros dá esse problema... + só pode ajudar ele a nascer se passar varias horas e n tenha nascido. n sei se era essa resposta q vc queria + boa sorte.

Mateus Leite Ferreira
Ajudeiro
Ajudeiro

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Bruna em Ter Out 28, 2014 7:26 pm

Então queridos, só dando uma atualizada para vocês: Hoje eu não conseguir me conter quando fui limpar a gaiola e dei uma espiada no ninho, como o esperado, tinha três ovinhos! Smile
São tão pequenos! E meio rosadinhos. Tomara que ela ponha mais um *-*

Mas enfim, queria dicas de vocês em relação ao filhotes, pois pretendo amansar, qual é a melhor maneira? E quanto às mutações, alguém aí já tem ideia?

E quando aos pais, estão bem, cuidando direitinho dos ovos.

Bruna
Criador nível 1
Criador nível 1

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Bruna em Sex Out 31, 2014 12:24 pm

Up! Pessoas, ainda mantenho as dúvidas anteriores. E já tem 4 ovinhos por aqui!

Bruna
Criador nível 1
Criador nível 1

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por victin souza em Qua Nov 05, 2014 3:58 pm

que bom que ela já tem quatro ovos. para mansar pegue-as para cuidar na papinha quando tiverem uns 15 dias de vida. SE GOSTOU CLICK EMM OBRIGADO. ESPERO TER AJUDADO!!!

victin souza
Criador experiente
Criador experiente

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Bruna em Qua Nov 12, 2014 10:02 am

PESSOAS! Demorei, eu sei, mas trago MUITAS novidades.

Assim, o tempo foi passando e cada vez mais eu fiquei ansiosa, cheia de dúvidas e preocupações, acabou que a minha Sofia ficou só com quatro ovos mesmo, mas quando fiz a ovoscopia (meio tarde, devo admitir) todos galados. Duas horas depois eu abri o ninho e o primeiro filhote tinha nascido! (Isso foi na segunda, dia 10). Tá certo que com 19 dias de choco, mas é lindo!

O filhote é TÃOOO miudinho, mas ainda assim espertinho, a penugem é amarela, em um tom bem forte, isso quer dizer que ele será lutino?
Mas não acabou por ai! No dia seguinte (Dia 11) o segundo nasceu, um dia antes! Ele é bem menor que o irmão, e todo vermelhinho, mas muito fofo.

Isso aliviou muito a carga que eu tinha nas costas, pois até a altura do campeonato eu tinha dúvidas bobas, tipo: Será que estavam mesmo galados? Será que o Jaday era mesmo macho? (Eu não fiz a sexagem) Será que não teriam complicações para nascer? Mas no geral está indo muito bem. Até que o sr Jaday está sendo um bom papai, todo doce com os bebês, e minha Sofia é a que geralmente alimenta os bebês.

Me desejem sorte nesta fase!

Bruna
Criador nível 1
Criador nível 1

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcelo Custódio em Qua Nov 12, 2014 10:12 am

Para você saber se é lutino olha o olho dele se for vermelho e da penugem amarela é lutino, que cor que é a penugem do segundo? Boa sorte com eles que venham os quatros.

Marcelo Custódio
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 30
Reputação : 249

Ver perfil do usuário

Mensagem por Mateus Leite Ferreira em Qua Nov 12, 2014 1:22 pm

parabéns! bruna estava na torcia acompanhei desde o começo Very Happy
se ao redor do olho for meio rosa ou avermelhado é lutino, n esqueça de oferecer pão e milho verde, os ovos estão meio q escuros corados,? os q estiver assim pode ter filhotes, os ovos clarinhos q a luz passa n tem filhotes. e sobre a mutação vamos esperar os q ententem + para q olhando o casal informe as possiveis mutações dos filhotes. boa sorte.

Mateus Leite Ferreira
Ajudeiro
Ajudeiro

Masculino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Bruna em Qua Nov 12, 2014 5:07 pm

Obrigado pessoas *-*

Então, o segundo bebê é amarelinho também, mas não tão forte quanto o do primeiro. E eu acho que serão silvestres, pois ao redor dos olhos é escuro. Mas fico no aguardo dos mais experiêntes Wink

Quanto aos ovos, eu comparei com os de galinha contra a luz, e realmente não deixam a luz passar, sem falar que eu consegui ver a bolsa de ar.

Para terminar, como se oferece o pão? É só por lá mesmo?

Novamente agradeço pessoas, vocês realmente tem sido maravilhosos, obrigada mesmo.

Bruna
Criador nível 1
Criador nível 1

Feminino

Ver perfil do usuário

Mensagem por Mateus Leite Ferreira em Qua Nov 12, 2014 6:00 pm

se vc viu a bolsa de ar certamente vem + filhote por aí kk
molhe o pão na agua e oferesa a eles...