Aprontando Coleiro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Aprontando Coleiro

Mensagem por Marlon Monteiro em Qua Out 15, 2014 1:35 pm

Bom gente durante um tempo fui coletando informações e cheguei a uma conclusão.

Vocês devem se perguntar "Por que os manejos que eu vejo na internet não funciona no meu coleiro?"
Bom, alguns coleiros tem certo manejo para aprontar existem diversos manejos para coleiro, bom vou tentar passar para vocês alguns truques que fui coletando já a algum tempo.

Para começar o coleiro tem quer estar manso!
Como amansar: Coloque o coleiro perto de pessoas coloque onde você passa todos dias. Pegue a gaiola na mão e ande com ele pra la e pra cá. faça com que ele acostume. Geralmente o pássaro quando tratado no bico fica bem mansinho.

A muda.
Na muda é bom deixa-lo em um voador com mais de 1 metro para que ele voe e se exercite e não fique gordo. dê a ele perila e farinha de ostra e alpiste durante toda a muda não deixe que ele pegue vento e não deixe ele fazer muda perto de outros coleiros ou de fêmeas pois o coleiro deve fazer uma muda tranquila em um lugar calmo. Não o deixe em local escuro deixe em local claro e forneça vitamina e ao final da muda dê vermifugo.

Alimentação
Alpiste(diário), Jiló(semanal), Chicória(semanal), Pepino(semanal), Semente de Capim(Em período), Mistura de semente para coleiros(Uso diário em período), Milho Alvo(Em Período),Painço português Legitimo(Uso controlado e Alternado), Ração extrusada Alcon-Club coleiro(Uso diário em período ), Osso de Siba(Diário), Canjiquinha(mensal),Farinha de Ostra(diário), Areia(diário), Tenébrio Molitor(semanal), Casca de ovo(diário), Gema de ovo cozida(mensal) e Milho Verde(mensal).

Como Aprontar
Banheira com água, Banho de sol,  Lugares abertos com sons da natureza, Ouvir som de outros coleiros chamando ou cantando a distância ou um CD, Ver ou escutar uma fêmea,  Ficar pendurado em lugares interessantes e passeios pelo menos 1 ou 2 vezes na semana.

Depois que o coleiro estiver cantando bem!
(Cantando o dia inteiro e cantando para outro, sem esfriar)

Fêmea: Colocar a fêmea em um gaiolão que tenha divisória, colocar um ninho na gaiola e fornecer ciscos para que ela leve os para o ninho, deixá-la em um local que ela possa ouvir o macho cantando o mas perto possível que não bata vendo, e se possível que ela possa dormir ali melhor ainda. Não mexer na gaiola, somente na hora de trocar aguá e comida, caso a fêmea seja meio difícil de aprontar dê vitamina E, Que eu recomendo dar avitrin-E.
Coleiro: O coleiro não pode ver a fêmea somente ouvir, tem que estar cantando o dia inteiro. Nele você deve passear com ele todos os dias se não der no minimo nos finais de semana, quando você chega do passeio coloca o coleiro no prego e deixa o dia inteiro ele cantando. Passado 1 semana se o coleiro estiver bem quente o coleiro deve ver a fêmea, mais com muita cautela, começa uns 5 metros com ela na capa no outro dia deixa ela sem capa se ele parar de cantar e ficar batendo ordem, querendo galar ou esfriar tire  imediatamente e comece tudo de novo, até encostar as gaiolas e ele estiver cantando. Mais para ele não viciar na fêmea melhor por ela “1 dia sim, 2 dias não” mais se ele parar de cantar tire. Depois vá tirando a fêmea lentamente para que ele não perceba até que você só precise por ela 1 vez por semana, ou 1 dia antes da roda. Mais o mais importante é o passeio.
Caso o Coleiro não aceite fêmea é melhor não insistir e tentar apenas passeando com ele.

Depois que ele já estiver pronto
              Bom para que a ave não esfrie você tem que passear o máximo possível pelas manhãs e deixar ele sempre ativo e cantando com outros coleiros. Não coloque ele todos os dias em desafios por que isso pode cansa-lo  e ele esfriar. Evite troca-lo de gaiola pois ele pode estranhar.Canhões podem aparecer dando a previsão de que a muda está próxima mais isso não é certo! Caso apareça canhões nele pare de passear por uma semana e deixe ele em um local que não bata vendo só para que ele seque os canhões mais ele não pode parar de cantar se for preciso passear passeie com ele na capa. Caso ele esteja de cara com outro coleiro ele não esteja cantando e o outro sim ele pode ficar corrido, então tire. E não deixe outros coleiros brigarem com ele nem soltos e nem ficar encostando gaiola por que isso acaba com a ave. As vezes Mexa com ele, ele gosta de trocar de lugar Ex. Coloque ele em vários pregos principalmente pregos que ele veja outros ambientes. Ele deve dormir (dê 18:00 ás 06:00). Evite vento no Coleiro, isso é importantíssimo.

Marlon Monteiro
Criador nível 1
Criador nível 1

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 4
Mensagens : 161
Reputação : 10
Idade : 17
Data de inscrição : 19/12/2013
Localização : Rio de Janeiro

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Aprontando Coleiro

Mensagem por Celia Maria Cayres em Qui Out 16, 2014 9:45 pm

Boa noite amigos da Nação dos Pássaros !

Marlon,

Parabéns pelo artigo !

Eu gostei, depois de ler, me esclareceu dúvidas que tinha antes sobre coleiros, o manejo é bem diferente em relação a outros pássaros, exemplo:

O canário do reino, o manejo é bem diferente e a reprodução.

Gostei das dicas como amansar um coleiro !

Obrigada por compartilhar seus conhecimentos e suas pesquisas com todos nós !


CÉLIA

Celia Maria Cayres
Vip
Vip

Feminino
Quantos pássaros você cria? : canários do reino
Mensagens : 2985
Reputação : 393
Idade : 51
Data de inscrição : 06/08/2013
Localização : São Paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Aprontando Coleiro

Mensagem por Marcelo Custódio em Qui Out 16, 2014 10:24 pm

Muito bom o artigo, parabéns.


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Marcelo Custódio
Criador experiente
Criador experiente

Masculino
Quantos pássaros você cria? : 30
Mensagens : 1765
Reputação : 249
Idade : 18
Data de inscrição : 16/07/2014
Localização : Sorocaba-SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Aprontando Coleiro

Mensagem por Luiszera em Qua Nov 19, 2014 5:12 am

Artigo Nota 10 Exclamation Smile


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Luiszera
Criador novato
Criador novato

Masculino
Mensagens : 49
Reputação : 0
Idade : 20
Data de inscrição : 18/11/2014

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Aprontando Coleiro

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 1:27 pm


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum