Criação 100% com ração extrusada !

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Criação 100% com ração extrusada !

Mensagem por William Monteiro em Qui Set 04, 2014 8:13 pm

Venho estudando sobre a alimentação de aves somente com ração extrusada , afim de substituir as sementes usuais. Conversei com vários amigos criadores especializados em canários de porte , canto e cor e muitos deles buscam variações na alimentação dos planteis que possuem , e o ovo é o centro da maioria dos problemas que acabamos discutindo e concordando !
A partir dai , defini a Megazoo como alimentação base e uma farinhada seca da Nutrópica a base de ovo desidratado.
Os dois tipos de alimento de acordo com suas especificações , contêm tudo que a ave necessita e ainda fica acima nutricionalmente das sementes , além disso tem a vantagem de não gerar tanta sugerira no ambiente de criação , isso se da porque a ave consome 100% sem jogar as casacas ou selecionar as sementes que ela prefere.
Os casais entraram em postura , nasceram os filhotes e a ausência do ovo cozido foi completamente suprida tanto pela ração extrusada + a farinhada seca !
Os pais alimentam os filhotes com a ração e a farinhada , o desenvolvimento das crias está excelente , e os pais extremamente saudáveis !
Criei canários por anos , e nessa volta eu notei uma diferença muito grande nas aves criadas com a extrusada , penas , saúde e beleza e um detalhe que mais me chamou a atenção , a fertilidade dos ovos...

Eu tenho mais alguns casais na minha empresa , estes eu optei por manter alimentando com sementes e tenho uma pessoa integralmente cuidando destes casais. O resultado entrou naturalmente em comparação , enquanto os casais criados no meu criatorio em casa a base de extrusada teve um aproveitamento quase que total em relação as crias , além das aves se apresentarem mais saudáveis , as criadas na sementes a taxa de aproveitamento com filhotes foi inferior , além de todo resultado negativo põe uso do ovo cozido , diarréia e um acúmulo enorme de sugerira na gaiola bem como no ambiente de criação !

Bom , vou acompanhando a evolução e postando aqui , bem como o desenvolvimento dos filhotes até a fase de independência , mas por enquanto os resultados são muito satisfatórios e positivos...

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

William Monteiro
Ausente

Masculino
Reputação : 166

Ver perfil do usuário

Re: Criação 100% com ração extrusada !

Mensagem por Ricardo de melo em Qui Set 04, 2014 11:17 pm

Eu esse ano comecei a tratar os filhotes com extrusada, ja que e bem mais fácil de acostumar do que os pais, pretendo ate o ano que vem tratar todos com extrusada, o que eu já notei no uso e a facilidade de usar, não suja o chão, não precisa ta assoprando... em fim to gostando muito, em bora na minha cidade só ter da marca alcon e custar 10$ a garrafa de 300g.

Ricardo de melo
Criador nível 2
Criador nível 2

Masculino
Sub-Nick : Rick
Quantos pássaros você cria? : Até o momento são 13 lindos Canários.
Reputação : 43

Ver perfil do usuário

Mensagem por William Monteiro em Sex Set 05, 2014 5:10 pm

Ricardo , concordo com vc , o manejo fica mais simples e limpo !
O que eu venho constatando é a diferença entre as aves tratadas com este alimento além do ponto principal que é a eliminação da utilização do ovo cozido quando os casais estão com filhotes...
Um dos motivos de eu ter parado e ter desfeito todo meu plantel de canários no passado , foi por causa do manejo que era infinitamente diferente dos Goulds , mas agora dessa forma tudo fica mais tranquilo e com ótimos resultados !

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

William Monteiro
Ausente

Masculino
Reputação : 166

Ver perfil do usuário

Mensagem por Ricardo de melo em Sex Set 05, 2014 5:34 pm

por enquanto o meu casal que esta reproduzindo esta na base de sementes, mas eh aquela coisa ovo 2 vezes por semana, couve... espero que seja bem melhor o ano que vem só com extrusada.

Ricardo de melo
Criador nível 2
Criador nível 2

Masculino
Sub-Nick : Rick
Quantos pássaros você cria? : Até o momento são 13 lindos Canários.
Reputação : 43

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 7:11 am

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: