Domesticar periquito [Lenine]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Domesticar periquito [Lenine]

Mensagem por Lenine em Ter Dez 04, 2012 10:07 am

Oi . eu gostaria de ter um periquito, manso criado na mão. Porém nas lojas eles são vendidos mais grandinhos. Digamos Adolescentes. Eu pensei em comprar e cortar as azinhas dele para que ele se habitue a mão . Também pretendo ter só um. Um machinho que aprendi a identificar se quando filhote tiver o nariz lilás.
Por favor alguém pode me dar uma opinião sincera? Será que estou pensando corretamente?

Última edição por Lenine em Seg Dez 10, 2012 11:01 am, editado 1 vez(es)

Lenine
Criador novato
Criador novato

Masculino
Reputação : 1

Ver perfil do usuário

Re: Domesticar periquito [Lenine]

Mensagem por Davi Hemerly em Ter Dez 04, 2012 10:15 am

Olá Lenine. Faça a sua apresentação, por favor Smile

Seu tópico foi separado e movido para a área de periquitos, temos vários criadores dessa espécie aqui no NDP.

Tente comprar um direto num criador bem novinho, mas de qualquer forma compre sim, seja bem grandinho num pet ou ainda novo num criador, o que vale é tenta amansar. Espere por mais respostas.
Cordialmente.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Dicas Importantes:
- Clique no botão [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]para escolher a melhor Resposta.
- Respeite as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e conheça as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Como abir um [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Curta a nossa página no Facebook
- Não peça suporte por MP

Davi Hemerly
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : K2
Quantos pássaros você cria? : 2
Reputação : 868

Ver perfil do usuário http://www.nacaodospassaros.com

Mensagem por Reryson Colares em Ter Dez 04, 2012 10:18 am

Olá Lenine esse artigo irá te ajudar muito,[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Por favor faça sua apresentação, link: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Respeite as regras do fórum!!!
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Reryson Colares
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : RC
Reputação : 562

Ver perfil do usuário

Mensagem por Lenine em Ter Dez 04, 2012 11:27 am

Ok Reryson . Já fiz minha apresentação. Agradeço o link foi de muito proveito. Infelizmente na minha cidade não se vendem periquitos filhotinhos , só os que já comem sozinhos e adultos. Vou tentar pegar um adolescente para ver se ele se amansa. Será uma tarefa dificil , mas vou tentar . Se der certo reporto ao forum. Se alguém mais puder me dar uma dica eu agradeço.

Lenine
Criador novato
Criador novato

Masculino
Reputação : 1

Ver perfil do usuário

Mensagem por Reryson Colares em Ter Dez 04, 2012 5:10 pm

De nada Lenine, se sua dúvida foi resolvida por favor clicar no botão resolvido!

Respeite as regras do fórum!!!

Reryson Colares
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : RC
Reputação : 562

Ver perfil do usuário

Mensagem por Davi Hemerly em Ter Dez 04, 2012 5:51 pm

Olá Lenine.

Dizem que quanto mais difícil, é melhor, é mais gratificante Smile
Boa sorte com o seu futuro alado, e se você tiver qualquer dúvida, volte a nos contatar.
Cordialmente.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]Dicas Importantes:
- Clique no botão [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]para escolher a melhor Resposta.
- Respeite as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] e conheça as [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Como abir um [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
- Curta a nossa página no Facebook
- Não peça suporte por MP

Davi Hemerly
Administrador
Administrador

Masculino
Sub-Nick : K2
Quantos pássaros você cria? : 2
Reputação : 868

Ver perfil do usuário http://www.nacaodospassaros.com

Mensagem por Wendel em Ter Dez 04, 2012 10:26 pm

Lenine escreveu:Oi . eu gostaria de ter um periquito, manso criado na mão. Porém nas lojas eles são vendidos mais grandinhos. Digamos Adolescentes. Eu pensei em comprar e cortar as azinhas dele para que ele se habitue a mão . Também pretendo ter só um. Um machinho que aprendi a identificar se quando filhote tiver o nariz lilás.
Por favor alguém pode me dar uma opinião sincera? Será que estou pensando corretamente?

Olá Lenine!

Primeiro, eu não recomendo o corte das asas. Já fiz isso uma vez e me arrependi bastante, além de ficar esteticamente feio. Porém, há quem pratique e até recomende.

É inegável que um quito em tenra idade é muito mais fácil de amansar, mas amansar os adultos também é possível. Só que precisamos de uma dose extra de perseverança e muita, mas muita paciência.

Quando comprar o periquito, escolha uma parede onde haja movimentação de pessoas e coloque a gaiola dele presa na altura de seus membros superiores e cabeça, de forma que ele veja o volume do corpo. Quando notar que ele já está mais à vontade com o novo lar, você dá início ao processo. Lembre-se que durante todo o processo, nada de fazer movimentos bruscos perto da gaiola.

Depois que ele já esteja acostumado com sua aproximação, descubra qual alimento é o preferido dele(no meu caso é pão), ponha um pedaço bem pequeno e retire. Agora tente dar pela grade. É quase certo que ele não venha buscar. Repita isso até ele ficar acostumado a vir comer oque vc segura pela grade.

Agora que já está habituado a comer pela grade, você passa para o próximo passo que é segurar a comida dentro da gaiola. Não leve a comida para perto do pássaro. Apenas segure e ponha a mão para dentro da gaiola. Se o pássaro tiver segurança, virá comer, caso contrário, repita o exercício diariamente até que ele pouse na sua mão para buscar a comida.

Ele agora está acostumado com você e já pousa na sua mão dentro da gaiola. Chega a hora de soltar(portas e janelas fechadas). Levante a porta da gaiola e prenda com um pegador. Segure a comida próximo a porta um pouco abaixo do nível do piso da gaiola de forma que a ave tenha que se esticar um pouco ou até dar um pequeno voo para alcançar sua mão. É possível que ele fique voando por dentro da casa, visto que é uma nova situação depois de tanto tempo na gaiola. Passada a possível euforia, ponha-o de volta na gaiola.

O segredo é ter paciência. Com muita paciência você consegue. Se você tiver sorte, quem sabe pega um quito mais atirado que vai amansar mais rápido.

Eu gravei um vídeo nessa fase de soltura com um casal que estava com filhotes. A fêmea cobalto, fazia 15 dias que estava comigo, mas como o macho malva já mostrava confiança e vinha comer na mão, passou confiança para a fêmea e o resultado foi mais rápido.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.][Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Aqui é o processo de colocar amão dentro da gaiola

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Blog PERNAMBUQUITOS

Wendel
Vip
Vip

Masculino
Sub-Nick : Pernambuquitos
Quantos pássaros você cria? : 55
Reputação : 283

Ver perfil do usuário http://pernambuquitos.blogspot.com